Tudo Sobre a Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular

Pri Sathler

Publicado em abril 12, 2022

54

Oi, oi, minha gente! Como vocês estão? No conteúdo de hoje, vou te contar tudo sobre a Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular. Estávamos ansiosos com esse lançamento e esperamos que você também goste muito dessa novidade que a Mimo Crafts trouxe pra gente!

 

Tudo Sobre a Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

A Mimo Binding é o mais novo equipamento da Mimo e ela veio para transformar a encadernação! Assim, se esse é um assunto que você vinha se interessando em estudar pra aumentar os trabalhos que você faz, vem comigo, porque aqui, nesse post, eu vou te contar tudo!

 

Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

Então, conheça a nova encadernadora do mercado, a Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular! Ela é compacta, portátil, forte e fácil de manusear.

 

Encadernadora Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

A Encadernadora Mimo tem o furo retangular e tem passo 2:1. Isto é, ela faz 2 furos por cada inches do seu projeto. Contudo, raciocinar em inches pode ser complicado pra gente, mas apenas pra você ter uma ideia: 1” = 2,5 cm (aproximadamente).

Ou seja, você vai fazer 2 furos a cada 2,5 cm de projeto. Assim, isso a torna perfeita para projetos como agendas e planners.

 

Encadernadora Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

Recursos da Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular

Confira a foto, abaixo, que eu preparei para te ajudar a conhecer todos os recursos da Encadernadora Mimo. Pois, tudo isso que detalhei, vai te ajudar a fazer um trabalho preciso e com excelente acabamento.

 

recursos para te ajudar a fazer um trabalho preciso na Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

  1. A – Botão de Microajuste:  faz ajuste de acordo com o tamanho do Wire que você vai usar.
  2. B – Placa Ajustável de Fechamento do Wire: serve para apoiar o wire no fechamento.
  3. C – Placa Móvel de Fechamento do Wire Mimo: serve para empurrar o wire no fechamento.
  4. D – Área de Perfuração: é nessa parte que você coloca o material para ser perfurado. E ele tem espaço suficiente para receber materiais mais espessos.
  5. E – Trava de Liberação e Bloqueio (direita e esquerda)
  6. F – Alavanca: confortável e eficiente pra fazer a força durante a furação.
  7. G- Base Extensora: base que te dá estabilidade durante todo o trabalho. Só feche ela pra guardar!
  8. H- Barra Guia de Extensão de Papel: serve para apoiar os materiais maiores durante a furação.
  9. I – Placa da Barra Guia de Parada de Papel: permite diferentes configurações para os seus projetos bloqueando alguns furos.
  10. J – Aba Guia de Contenção de Papel: essencial para a etapa de furação do miolo e capas.
  11. K – Área de Fechamento de Wire: vem com espaço suficiente para o fechamento perfeito do seu wire.
  12. L – Gabarito de Wire: serve para conferir o espaço na área de fechamento de wire e também o tamanho dos wires que já não têm mais caixa.

A furação da Encadernadora Mimo Binding te oferece muitas possibilidades! Pois, a medida mínima para um projeto de encadernação com ela começa com 2,8 cm (1 1/8”) e passa de 30cm.

Ou seja, você pode criar qualquer projeto com esse equipamento! Portanto, com a encadernadora Mimo você vai poder trabalhar desde a encadernação até o fechamento do wire.

 

fechamento de wire com a Mimo Binding

 

Tabela de Furação

Além disso, uma outra qualidade da Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular é a força de furação que ela tem. Confira a tabela de furação dela, abaixo!

Tabela de Furação da Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding 

MATERIAL/GRAMATURA – FORÇA + FORÇA
Papel 75g 10 folhas 12 folhas
Papel 90g 10 folhas 18 folhas
Papel 120g 6 folhas 8 folhas
Papel 180g 3 folhas 6 folhas
Papel 240g 10 folhas 5 folhas
Chipboard/Papelão Cinza de até 2mm 1
Chipboard/Papelão Cinza forrado de até 2mm 1

 

Em seguida, veja o resultado perfeito de um furo retangular feito com essa encadernadora!

 

Furo retangular da encadernadora Mimo

 

 

 

 

 

 

 

 

Então, você pode sim usar a Encadernadora Mimo para fazer projetos com capa dura usando papelão ou chipboard para a estrutura da capa e contra capa.

Além disso, você pode trabalhar com forração de papel, tecido ou couro sintético. Pois, a Binding dá conta de furar bonito! Porém, apenas faça cada parte de uma vez para não sobrecarregar o equipamento.

Conheça Cada Parte da Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding

Conheça a Aba de Contenção de Papel

Esse é um dos recursos mais importantes da Mimo Binding. Pois, essa Aba tem 4 posições e cada uma tem uma função.

A – ABERTO: tem a função de dá livre passagem para os materiais. Essa posição é usada para furações de materiais maiores e para furação com alinhamento central.

B – CONTÍNUO: essa posição permite o encaixe do material já furado no dente de trás da Aba. Esse é o método usado para furação com 2 ou mais etapas. Assim, é muito comum em materiais maiores, ou seja, que vão ter mais de 6 furos. Portanto, o apoio do material no dente permite uma furação alinhada e corretamente espaçada.

C – CAPA: sempre que for furar capa e contracapa, use a Aba nessa posição. Pois, ela fura o material garantindo uma pequena diferença de alinhamento entre o miolo, dando assim um acabamento profissional ao seu projeto.

D – MIOLO (ou Páginas Internas): sempre que for furar o miolo use essa posição. Quando usada em conjunto com a posição C, que é para furação de capa e contracapa, o alinhamento da furação fica com uma pequena diferença e o seu projeto fica mais bonito!

Como Funciona o Garabrito de Wire

A Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular vem com um Gabarito de Wire. Essa ferramenta é super importante pra você configurar o espaço entre as paredes que vão fechar o Wire.

Então, pra fazer isso é super simples. Depois de definir qual wire você vai usar no seu projeto, pegue a placa do gabarito correspondente a ele, apoie na base da Área de Fechamento de Wire (B e C) e ajuste o espaço. Para fazer isso, basta rosquear o Botão de Micro Ajuste, esse verdinho, na frente, (A). Assim, deixe esse espaço bem justinho à placa do gabarito.

 

Aba de contenção da Encadernadora Mimo

 

Outra função do gabarito é nos ajudar a conferir o tamanho do wire. Já que muitas vezes, não conseguimos guardar tudo de volta na caixa. Essa é a triste realidade. Dessa forma, pra você não usar o material errado, basta conferir o tamanho com o gabarito.

 

Conferindo tamanho de wire com o gabarito

 

Dica: quando você não conseguir guardar os wires de volta na caixa original, junte-os bem bonitinho e embrulhe com filme pvc, aquele de cozinha, sabe? Assim, você mantém tudo junto e organizado, evitando perda de material e desorganização.

Conheça a Área de Fechamento de Wire

Vou te explicar, agora, sobre a área pra você fechar os wires. O melhor de tudo, é que ela vem com as medidas relacionadas aos wires usados no mercado. Dessa forma, fica fácil ajustar e conferir o espaço certinho.

 

Área de Fechamento de Wire da Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

Então, para fazer o fechamento, encoste bem o wire na base e na parede fixa da Área. Igual na foto abaixo! Isso vai te ajudar a ter um fechamento mais redondinho! Logo depois, é só abaixar a alavanca e aos poucos ir fechando o wire.

No entanto, vamos falar mais desse assunto num post totalmente dedicado a fechamento de wire. Pois, sabemos que é um drama da encadernação! Mas, fique tranquila, porque vamos te dar todas as dicas de como ter o wire mais redondo e perfeito!

 

fechando o wire na Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

Conheça a Barra Guia de Extensão de Papel

Por fim, vamos falar da Barra Guia. Desse modo, adianto que ela tem duas funções importantes e um pouco contraditórias. Pois, afinal de contas ela é um Guia de Extensão de Papel, mas também apoia a Placa de Contenção de Papel. De qualquer forma, ela desempenha muito bem o seu papel! Vamos as funções:

  1. Apoiar a Placa de Contenção de papel e assim garantir uma furação padronizada. Contudo, uma vez que isso foi configurado você pode ir furando todo o seu material sem ter que mexer novamente no ajuste.
  2. Por outro lado, ela também serve de guia extensor para o papel. Ou seja, quando você for trabalhar com materiais maiores, você pode esticar a barra de maneira a apoiar o material que passa do limite da encadernadora durante a furação contínua. Ela é toda numerada, o que te ajuda a criar padrões de uso também!

 

Barra Guia de Extensão de Papel da Mimo Binding

 

Como Fazer Furos na Mimo Binding

Agora, vamos para a etapa da furação na prática em diferentes tamanhos de projetos.

1 – Projeto pequeno com menos de 6 furos

Uma das maneiras de trabalhar um material menor, que vai ter menos de 6 furos (que é a quantidade máxima que a Mimo Binding faz por vez) é usando a Placa da Barra Guia (I). Então, essa placa é encaixada na Barra Guia de Papel (H) e deve ser posicionada dentro da Área de perfuração (D).

A função dessa placa é bloquear o papel para que ele não tenha furos indesejados. Assim, você não corre o risco de ter a beiradinha do seu projeto arruinada pelo furo ao lado. Desse modo, para projetos menores que 10cm ou 4”, considere o uso da placa para evitar erros no seu projeto.

 

usando a placa de barra guia e barra guia para fazer furação

 

Dessa forma, basta encaixar a Placa na Barra Guia e medir quantos furos você quer bloquear com a placa (I). Considere todos os espaços entre os furos, principalmente o primeiro e o último! Isso é essencial para ter a furação centralizada no seu projeto.

 

furo retangular feito com a Mimo Binding

 

Dica: comece sempre com um papel de rascunho na mesma medida. Teste com papéis simples até achar o jeito certinho. Daí pra frente é só continuar!

2 – Projeto maior, usando mais de 6 furos.

E para projetos maiores com mais de 6 furos, você sempre vai trabalhar com duas ou mais etapas. Porém, essas etapas são idênticas e muito simples!

Nesse exemplo, estou furando um papel 14cm de comprimento. Então, vamos fazer 9 furos nele.

1º Etapa – Furar os 6 furos com o material encostado na Aba de Contenção de Papel (J). Portanto, posicione a Aba de Contenção na posição D de Miolo.

Dica: essa posição garante aquela diferença mínima de tamanho entre miolo e capa. Por isso, você vai usar a posição C para furação de Capas e a posição D para furação de Miolo. Use sempre esse recurso para ter um acabamento mais profissional!

Em seguida, coloque o seu papel (lembre-se, comece sempre com um de teste!) dentro da Área de perfuração (D) bem encostado na Aba de contenção e apoiado na base da área de perfuração.


Depois, abaixe a alavanca (F) e faça a primeira etapa de furação.

 

fazendo 9 furos na Mimo Binding

 

2º Etapa – Continuar a furação usando o dente atrás da Aba.

Primeiramente, posicione a Aba de Contenção (J) na posição B de contínua. Pois, essa posição te permite continuar furações com mais de 6 furos mantendo o alinhamento e espaçamentos corretos.

Logo depois, arraste o papel e encaixe o quinto furo no dente (contando da direita para a esquerda).

Depois de bem encaixado, abaixe a alavanca e faça a segunda sequência de furos. 

 

fazendo mais de 6 furos na Mimo Binding

 

Prontinho! Veja como temos furos retangulares perfeitos!

 

furo retangular em papel feito com encadernadora Mimo

 

Desse modo, caso o seu formato tenha uma quantidade maior de furos, você vai continuar fazendo outras etapas de furação dessa mesma maneira, encaixando um dos furos no dente de trás da Aba de Contenção e continuando a furar. Portanto, o que vai variar aí é em qual furo você vai encaixar o dente.

Manual de Instruções – Mimo Binding

A Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding, por si só, já é muito prática e fácil de usar para criar dezenas de combinações de furações para encadernar projetos de diferentes dimensões.

Contudo, a Mimo preparou um  Manual de Instruções da Mimo Binding muito completo. Dessa forma, além de toda a orientação sobre a encadernadora, ele tem uma Tabela no Padrão Nacional de Encadernação muito bem explicada com gabarito de furação das medidas mais usadas para miolos e capas no nosso mercado.

Contudo, a metodologia é essa: ENCAIXAR UM DOS FUROS DA PRIMEIRA ETAPA NO DENTE DE TRÁS. Dessa forma, a única coisa que você vai ter que fazer é conferir qual furo deve ser usado para continuar as etapas de furação.

Portanto, uma vez entendida a lógica da furação contínua, fica super fácil trabalhar formatos diferentes!

 

Encadernadora Mimo Binding

 

Bom, eu sei que foi um bombardeio de informações, nomes e medidas, mas esse é o mundo da encadernação! A Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular chegou para simplificar e otimizar a produção de produtos de papelaria.

Sua proposta compacta e eficaz apenas garantem que ela é um ótimo investimento. Certamente, ainda vamos falar e mostrar muito ela por aqui!

 

Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

Então, me conta o que você mais gostou desse novo equipamento da Mimo e o que mais você quer saber sobre ela!

Foi ótimo dividir meu conhecimento com vocês e espero que tenham gostado.

Além de ter visto esse tutorial detalhado aqui comigo, veja o unboxing da Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding que a Mih Pocket preparou para o canal do Youtube Mimo Crafts. Confira a segur:

 

 

Agora que você já conheça a melhor encadernadora para fazer encadernação, que tal já praticar fazendo lindos projetos personalizados? Confira, abaixo, dois DIY de planners incríveis com molde grátis.

Como Fazer Um Planner para Vender – Moldes Grátis Cricut

Consiga o molde grátis desse personalizado em nosso post do blog e confira o passo a passo no vídeo do canal:

 

Como Fazer Planner Slim – Molde Grátis Cricut

Consiga também o molde grátis desse personalizado em nosso post do blog e confira o passo a passo no vídeo do canal:

 

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos da Pri