O Que é Cartonagem? Ideias de Negócios

Ká Freitas

Publicado em abril 20, 2023

3

Olá, pessoal do Blog da Mimo! Tudo bem com vocês? Neste post, vou te contar o que é cartonagem e falar sobre ideias de negócios para esse nicho do artesanato.

 

O Que é Cartonagem? Ideias de Negócios

O Que é Cartonagem?

A cartonagem é uma técnica do artesanato que possibilita a criação de diversas peças com papelão cinza, que é a base desse tipo de projeto. Por ser um material com gramatura mais grossa, os objetos produzidos serão bastante resistentes e duradouros.

Sendo assim, é possível criar lembrancinhas personalizadas que vão durar por muito tempo e manter a lembrança desse momento especial guardada com você.

O papelão cinza possui diversas espessuras, porém, as mais utilizadas na cartonagem são as de 1.5mm ou 2.0mm. Dessa forma, você irá conseguir resultados mais resistentes nos seus projetos.

Com a cartonagem é possível fazer diversas criações de projetos personalizados. Contudo, os mais procurados são lembrancinhas para datas comemorativas como, por exemplo, aniversários, casamentos e batizados, além de caixas organizadoras, cadernos e muito mais!

Materiais Para Iniciantes em Cartonagem

Para iniciar na cartonagem, você não precisa de diversos equipamentos, pois se trata de uma técnica na qual você consegue trabalhar de forma manual.

Desse modo, vou mostrar alguns materiais necessários para você iniciar na cartonagem, esses produtos maravilhosos você encontra na Loja Online Mimo Crafts.

Papéis Para Cartonagem

Primeiramente, você irá precisar dos Papéis Color Pop Mimo. Eles são incríveis para fazer o revestimento das suas caixas, pois possuem massa colorida, ou seja, é possível fazer vincos ou cortar o papel sem se preocupar com os filetes brancos.

A linha de papéis coloridos Color Pop Mimo contam com 22 cores incríveis: Amarelo CanarinhoAmarelo Sol, Branco NeveLaranja Puro, Vermelho CarmimAzul ÁguaRosa Chiclete, Rosa PinkRoxo MirtiloAzul CéuAzul MarinhoVerde SaladaVerde NatureVerde OlivaCinza LuaMarrom CaféPreto AbsolutoCreme BaunilhaAmarelo Candy,Verde Candy, Roxo Candy e Vermelho Puro.

Outra vantagem dos papéis Color Pop Mimo, é que eles passam por um rigoroso controle de qualidade, o que garante que lotes diferentes não possuam variação de cores.

Conheça mais sobre os papéis Color Pop Mimo e suas diversas vantagens, em outro conteúdo do Blog Mimo Crafts.

 

Papel Colorido A4 180g Color Pop Mimo

 

Outra linha de papel que também recomendo para dar personalidade aos seus projetos são os Papéis Fotográficos Mimo.

Eles são ideais para você criar a identidade visual do seu projeto e aplicar na sua caixa, afinal ele é resistente a água, aceita impressão a jato de tinta e possui secagem instantânea.

Isto é, ele tem tudo para garantir que o seu projeto fique perfeito para os seus clientes.

Para saber mais sobre essa linha de papel da Mimo, a Mih Pocket, também do Time dos Sonhos Mimo Crafts, preparou um vídeo para o Canal da Mimo no YouTube.

Neste vídeo, você vai conhecer as diferenças entre os papéis fotográficos e as vantagens de uso para cada ocasião.

 

Ferramentas para Cartonagem

Ter ferramentas para cartonagem de qualidade, certamente, são uma das coisas mais importantes, para que os seus projetos tenham um acabamento profissional.

Desse modo, eu gosto de usar a Espátula Mimo 50mm para auxiliar no acabamento das caixas, porque além de ser pequena e firme, ela possui um revestimento de camurça na ponta que ajuda na hora da colagem dos papéis, sem danificar o material.

O Vincador Mimo também é indispensável, com essa ferramenta você irá fazer as marcações dos cantinhos e dobras do seu projeto. A sua ponta fina facilita no acabamento dos personalizados. 

Outra ferramenta que sou apaixonada, são as tesouras da Mimo, uso sempre a Tesoura Profissional Mimo para fazer os cortes em papéis e a Tesoura de Precisão Mimo deixo reservada para fazer cortes de fitas adesivas e da Fita Banana Mimo. Pois, as suas lâminas antiaderentes têm um poderoso e exclusivo revestimento em teflon de alta qualidade.

Ou seja, nada de fitas adesivas e colas de outros materiais grudando na lâmina de sua tesoura durante e após o corte e manchando os seus materiais cortados.

Para fazer as marcações e cortes dos seus projetos, é muito importante que você tenha uma boa régua e base de corte para proteger o seu local de trabalho.

A Régua Profissional para Corte Mimo é supertransparente, dessa forma, facilita na hora de fazer as medidas e marcações. A Base de Corte Regenerativa Mimo é antiderrapante, macia e resistente, ideal para fazer os seus cortes.

Inegavelmente, o estilete também é uma ferramenta de corte indispensável, o Estilete Profissional Mimo é ideal para cortar materiais pesados ou múltiplos materiais de baixa gramatura.

Ideias de Projetos

Portanto, o legal da cartonagem é que ela nos traz a possibilidade de criar diversos projetos de forma manual.

Confira o vídeo no canal da Mimo Crafts que falei sobre o que é a cartonagem e mostrei diferentes ideias de projetos. E o melhor de tudo, é que todas as caixas cartonadas que mostrei, você consegue fazer manualmente com os materiais e ferramentas que citei anteriormente.

 

Além disso, as caixas cartonadas também são ótimas opções de venda em datas sazonais. Confira o projeto que fiz com tema de páscoa durante uma live para o Instagram da Mimo Crafts.

Acompanhe todo o passo a passo desse projeto sazonal no Canal da Mimo no YouTube.

 

CUPOM DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

E continue de olho no Canal Mimo Crafts no Youtube, pois todas quartas, às 20h, sempre tem vídeo novo para te levar mais longe no seu negócio craft!

Vou ficando por aqui, um beijo e até mais!

Ká Freitas

Instagram: @KaFreitasPersonalizados

0
4

Comente o post aqui

Comentários