Como Trabalhar com Resina para Artesanato

Pri Sathler

Publicado em outubro 19, 2021

66

Oi, oi!! Tudo bem, aí?  Vou te mostrar um super tutorial de como trabalhar com resina para artesanato. Tenho certeza que no final você vai estar muito empolgada para fazer. Pois, esse projeto está legal demais!

Então, esse é um passo a passo de brincos feitos de papel e cobertos com resina. Parece complexo, mas não é.

Resina é um material que está em alta nos últimos meses e tem muita gente fazendo chaveiros, porta copos, colares, topos de bolo, artigos para home decor, coleiras para pets, entre outras coisas cheias de brilhinhos e glitter.

Dessa forma, vamos ter como base o papel e você não vai precisar de molde para fazer esse artesanato. E aí, vamos começar a criar esse projeto incrível?

 

Como Trabalhar com Resina para Artesanato

 

Acessórios de Resina

Primeiramente, antes de te explicar todos os detalhes de como trabalhar com resina para artesanato, quero falar de como os acessórios artesanais com esse material são grandes oportunidades de negócio.

São vários motivos que mostram como esse tipo de bijuteria, especificamente, é um ótimo produto para vender e ganhar muito dim dim. Veja abaixo, as vantagens de trabalhar com os brincos de resina.

  1. Acessórios femininos são peças que sempre são renovadas no nosso armário, a gente sempre quer comprar um brinco novo.
  2. Você pode fazer da cor e do formato que quiser. Sendo assim, você tem infinitas possibilidades pensando em estilos e ocasiões. Além disso, é possível fazer até para algo temático ou sazonal dependendo do seu público.
  3. É muito pouco material que se gasta pra fazer um brinco do estilo desse tutorial.
  4. Dá pra cortar uma grande quantidade de uma vez e aplicar resina também em uma grande quantidade de cada vez, ou seja, é muito prático.
  5. O produto final é muito bonito e diferente. Por isso, você não tem que cobrar baratinho só porque é de papel.

Pronto, te mostrei 5 vantagens de fazer essas bijuterias! Agora, você já sabe que  eles são rápidos de fazer, ou seja, dá pra escalonar a produção. Gastam pouquíssimo material, pois você vai usar todos os retalhos de papel. Além disso, o resultado final é um produto bonito e diferente, que tem o seu valor.

Então, bora ver como é que se faz pra você já começar a sua produção!

Materiais para Fazer Acessórios de Resina

Antes de tudo, vamos ter mostrar o que você vai precisar para conseguir trabalhar com resina para artesanato. Veja a lista de material abaixo:

 

Materiais usados para trabalhar com resina

 

Como Fazer Artesanato com Resina

Então, vamos dar início a criação do nosso artesanato com resina. Você pode fazer os brincos a partir de formas básicas e ir incrementando.

Sendo assim, pense em  fazer círculos de diferentes tamanhos, uma combinação de 2 quadrados ou triângulos, por exemplo. Usar as formas geométricas é um ótimo começo!

Contudo, se quiser um pouco mais de inspiração, dê uma olhada no Pinterest e veja ideias de outras composições. E a verdade é que você pode cortar qualquer formato pra criar um brinco.

Além disso, se você assinar a Biblioteca Cricut Access, vai ter uma série de desenhos e formas prontas para usar.

Depois que definir as formas, você terá que fazer o Upload desses arquivos no programa Design Space. Logo depois que inserir todos eles na sua tela, escolha também as cores para visualizar melhor o resultado.

 

Faça upload dos arquivos na Desing Space

 

Chegou a hora de cortar! O Design Space vai separar tudo por cor. E você pode fazer assim tranquilamente. Mas, se quiser cortar tudo junto, usando retalhos de papel Color Pop Mimo numa mesma base de corte, também é possível.

Então, eu vou te ensinar como fazer esse corte. Parece trabalhoso, mas pode ser mais rápido do que trocar a base de corte e apertar os botões de acordo com cada cor.

Configurações de Corte no Cricut Design Space

Em primeiro lugar, clique nos 3 pontinhos no cantinho superior da sua forma e escolha Mover Objeto, conforme imagem abaixo:

 

Escolha a opção mover objeto

 

Depois, vai parecer a próxima tela: escolha para qual base de corte quer mandar aquele objeto.

 

Escolha para qual base de corte quer mandar o objeto

 

Logo após,  é só organizar e arrastar esse objeto para o cantinho que você escolher.

 

Escolha como quer organizar os arquivos

 

Contudo, o mais importante de trabalhar dessa forma é organizar os retalhos para cada formato e usar o mesmo tipo de papel. Dessa forma, a maneira mais fácil de fazer isso é colocar o retalho na base na medida em que você vai organizando as formas na base na tela do seu computador.

Porém, é possível enviar base por base de corte. Pois, esse método aqui é uma escolha, e pode fazer sentido ou não pra você, ok?

 

Organize os retalhos pra cada formato e use o mesmo tipo de papel na base de corte

 

Quando as formas e retalhos são organizados certinho, o seu resultado de corte vai ser esse.

 

Resultado do corte feito na Cricut

 

Assim, quando tudo estiver cortadinho é hora de colocar detalhes. Mas, claro que isso é opcional. Ah! E se você quiser fazer um desenho feito pela plotter de corte com caneta, também dá super certo e fica lindo.

 

Depois de tudo cortado é hora de pensar nos detalhes da resina para artesanato

 

A minha ideia foi usar o Conjunto de Canetas Metálicas Cricut para decorar com pontinhos, como mostro na imagem abaixo. Observe que foi uma coisa simples, mas que deu um grande diferencial na peça.

Sendo assim, eu usei as cores azul, dourada e bronze. Mas, você pode usar as que combinarem com o papel. Para saber como vai ficar o efeito, faça um teste antes num retalho do mesmo papel.

 

Usei o Conjunto de Canetas Metálicas Cricut para decorar

 

Em seguida, em outro brinco, eu quis criar um efeito de gradiente e brincar mais com as cores. Dessa forma, usei o Aerógrafo da Mimo com as canetas rosa escuro, rosa claro, laranja e amarelo.

Então, fui aplicando aos poucos pra que as nuances ficassem suaves.

 

Usei o Aerógrafo da Mimo com as canetas para decorar o artesanato

 

Como Usar Resina para Artesanato

Chegou a hora de trabalhar com resina para artesanato efetivamente. Isto é, aplicá-la nas peças. Para a preparação da resina, siga as instruções do fabricante, se atente às quantidades.

 

Faça aplicação da resina para artesanato no papel

 

Nas instruções da resina para artesanato que eu usei, a orientação era 1 parte de resina para ½ parte de endurecedor. Respeite as dosagens indicadas pelo fabricante para não atrapalhar a secagem da sua resina.

Além disso, veja outras dicas:

  1. Use uma base firme – como a Base de Corte Regenerativa Mimo, por exemplo, e forre com papel. O papel vai proteger a sua base, porque a resina vai grudar nela. E também protegerá as suas peças, pois aquelas linhas brancas são transferidas para o papel do brinco se entrar em contato com a resina.
  2. Sempre misture muito bem a sua resina evitando a formação de bolhas. Quando finalizar, dê umas batidinhas no pote para que as bolhas subam e se rompam mais facilmente.
  3. Use material descartável para misturar a resina, algo que possa ser descartado após o uso.
  4. Faça com calma, mas não devagar. Não interrompa a aplicação.
  5. Use toda a resina preparada de uma vez e aplique no máximo de peças que conseguir para aproveitar melhor o seu material.

Em seguida, aplique a resina para artesanato no papel. Para fazer isso, basta colocar uma determinada quantidade que ela vai se espalhando. Mas, coloque aos poucos para evitar vazamentos.

Para peças pequenas, pode usar o palito da mistura para colocar a resina. Assim, espere ela se espalhar um pouco e, só depois, coloque mais.

Depois, com esse mesmo palito, ajude a resina a chegar até a borda do papel. É muito importante que ela cubra todo o papel e chegue em toda a borda. Mas, não pode vazar. Essa resina é mais viscosa, por isso é ideal para esses trabalhos.

Detalhes do Trabalho com Resina

No entanto, se vazar, tente arrastar a peça para um outro ponto limpo do papel. De qualquer forma, o artesanato deve dar uma grudada no papel do forro. Mas, tem jeito de salvar o seu projeto, ok? Não se desespere!

E para as bolhinhas resistentes, use um palito de dentes para furá-las.

 

Usei uma palito para furar as bolinhas mais resistentes

 

Os brincos precisam receber a camada de resina dos dois lados. Por isso veja o tempo de secagem da resina que usou. É importante que espere secar totalmente, e não somente para o toque.

Antes de resinar as peças que vão ter os pinos dos brincos, cole os pinos. Eu usei uma cola adesivo permanente, esperei secar e depois apliquei a resina. Além disso, aplique a resina nas outras partes também e espere secar novamente.

 

Use uma cola adesivo permanente, espere secar e depois aplique a resina para artesanato

 

Veja as dicas de como trabalhar com resina para artesanato e ter um resultado perfeito:

  1. Confira se há alguma falha ou borda que não foi coberta pela resina. Se necessário, faça retoques. 
  2. Se alguma resina tiver vazado e sua peça grudou no papel do forro, tire o máximo desse papel que conseguir. Depois, lixe essa parte com o lado menos áspero de uma lixa de unha.
  3. Lodo depois, retoque com um pouco de resina.
  4. Você também pode lixar as bordas que ficaram ásperas ou uma pontinha de papel que não foi coberto. Faça sempre aos poucos até chegar no resultado que deseja.

 

Resultado perfeito do trabalho feito com resina para artesanato

 

Resina para Fazer Brincos – Como Furar

Outra dica importante sobre trabalhar com resina para artesanato é que só é seguro mexer e furar as peças depois que tudo estiver completamente seco.

Primeiramente, marque com uma caneta onde você vai furar. Não fure muito perto da borda, porque pode causar uma bolha e descolar a resina.

 

Marque a resina com uma caneta onde você vai furar e Não fure muito perto da borda

 

Para fazer os furos você vai usar uma broca bem fininha. Ou seja, ela deve ser suficiente para passar o elo e montar o brinco. Além disso, é preciso usar algo para apoiar a peça durante o furo.

Sendo assim, eu usei retalhos de Chipboard. Dessa forma, você pode usar um pedaço de madeira, uma base de corte regenerativa que já foi pra guerra, camadas de EVA ou o que você preferir! Mas, é super importante ter essa base, porque o furo deve vazar as peças.

 

Use algo para apoiar a peça durante o furo

 

Esse é o momento de fazer os furos em todas as partes que vão receber elos ou outro acessório de montagem.

 

Furo feito na peça

 

Logo depois que fazer o furo, prossiga com a montagem.

 

Após o furo feito prossiga com a montagem do artesanato

 

Veja esse outro modelo, eu montei diferente. Ao invés de usar um elo, eu usei uma tirinha do material sintético da Cricut. Assim, fiz um furo para passar o pino do brinco.

Essa peça não é furada e eu posso usar a parte de cima sozinha como um brinco pequeno. Você pode pensar em outros modelos assim, que não necessitem de furo e que sejam versáteis no uso.

 

Usei uma tirinha do material sintético para esse artesanato

 

Brincos de Resina

E assim os seus brincos de resina epóxi ficaram prontos! Não ficam super, megas, diferentes,  bonitos e com cara de produto chique?

 

Brincos incríveis feitos com papel e resina para artesanato

 

Olha o resultado dos brincos que usei as canetas para colocar detalhes. Ninguém fala que isso é retalho de papel!

 

Usei as canetas pra colocar detalhes nos brincos

 

Essa é a versão preta e minimalista do brinco com o couro sintético.

 

Versão do brinco de resina com o couro sintético

 

E esse foi feito com o Papel Color Pop Luminous. O brilho que esse papel ganha com a aplicação da resina é incrível. A resina funciona como uma lente de aumento para o brilho e ele fica bonito demais!

 

Versão do brinco de resina com papel Color Pop Luminous

 

E lembre-se que você pode fazer qualquer forma, com qualquer cor de papel e acrescentar detalhes a mão. As possibilidades são infinitas e a produção pode ser super escalonada. Sim, reforço que é uma oportunidade de negócio artesanal e que tem espaço pra você nesse mercado.

Espero ter colocado muitas ideias na sua cabeça! O papel é um material muito versátil. Ele pode ir muito além da papelaria e caixinhas. Sendo assim, ele pode andar junto com outros materiais e ser transformado em produtos excepcionais! Basta você querer fazer diferente.

 

Resultado de todos os brincos

 

 

Agora é sério, faz aí e mostra pra gente! Ficamos aqui morrendo de curiosidade de saber o que você tem inventado com as suas máquinas e amamos ver absolutamente tudo.

Espero, de verdade, que você tenha curtido esse passo a passo de como trabalhar com resina para artesanato.

Quando você fizer esse projeto, registre e compartilhe nas redes sociais marcando #mimocrafts. Marque @Prisathler e @MimoCrafts no seu post pra gente ver e se emocionar com esse momento!

CUPOM DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma Prensa Térmica Cricut ou uma Mimo Embossing, ou Mimo Stamping! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos da Pri

Comente o post aqui

Comentários