Como Organizar Material de Scrap Sem Ter Espaço

Pri Sathler

Publicado em fevereiro 17, 2022

66

Oi, oi minha gente! Como vocês estão? Eu estou aqui super animada para falar novamente sobre organização e dessa vez será sobre como organizar material de scrap e do ateliê em geral. Mas, dessa vez vou dar sugestões para quem não tem espaço para isso!

Organizar com pouco espaço disponível é um desafio, mas não é impossível. Pois, existem várias maneiras de fazer isso e hoje você vai se inspirar!

 

Como Organizar Material de Scrap Sem Ter Espaço

 

Inclusive, não tem muito tempo, publicamos aqui no blog da Mimo um conteúdo contando 7 Ideais de como organizar material de artesanato, na qual compartilhei as soluções que uso aqui no meu ateliê.

 

Como Organizar Material de Artesanato – 7 Ideias

 

Dessa forma, você também deve ler esse post, porque um não elimina a importância do outro. As soluções que apresento lá também podem servir para quem não tem o mesmo espaço que eu tenho hoje.

Assim, tudo que eu falei nele e vou falar aqui nesse post deve ser adaptado por você aí no seu espaço. Afinal, nós temos demandas diferentes, trabalhamos com coisas diferentes e cada variante dessa conta na hora de organizar. 

Saiba como Organizar Material de Scrap em Seu Espaço

Esse é mais um conteúdo que vai abrir a sua mente e te ajudar a ter ideias para organizar o seu espaço de trabalho. Não tem nada melhor do que saber onde estar tudo que precisa na hora de produzir um projeto.

Essas ideias não são nada mirabolantes e você pode sim aproveitá-las para deixar o seu ateliê totalmente organizado. Então, bora começar a falar das dicas que preparei para você!

 

Espaço adaptado para guardar materiais de scrap

 

Desapegue de Materiais Não Tão Importantes

Então, quero começar falando de uma norma básica que serve para qualquer tamanho de ateliê ou tipo de trabalho. Porém, pra quem tem escassez de espaço é mais importante ainda.

Desapegue de coisas que não sejam tão importantes naquele momento, eliminar excessos é fundamental. Sei que é bem difícil a gente ouvir isso. Porque a maioria de nós faz tantas coisas diferentes, tem tantas habilidades e gosta de tantas técnicas que costumamos ter de tudo um pouco.

Mas, eu não estou falando pra você não ter nenhum tipo de estoque ou nem ter aqueles materiais coringas que salvam um projeto. Estou te incentivando eliminar excessos.

A foto acima é do meu antigo ateliê. Sim, ele era na sala. E nessa mesma sala tinha também o sofá com TV ligada para crianças na pandemia e a mesa para refeições. A gente brincava falando que era uma sala 3 ambientes! Haha

Desse modo, se eu não tivesse o hábito de manter uma quantidade mais enxuta de materiais, obviamente não teria um lugar organizado para trabalhar.

 

organização de material de scrap

 

Portanto, considere excesso aquilo que você tem numa quantidade desproporcional ao uso que você dá para aquele material. Como, por exemplo, eu gosto de bordar, mas não sei fazer isso muito bem. No entanto,  eu gosto de incluir isso em alguns projetos de vez em quando.

Contudo, como é de vez em quando, não faz sentido eu ter muito desse tipo de material. E você dever estar se perguntando, qual seria a quantidade certa? A quantidade certa é aquela que não te atrapalha a ter o que é mais importante pra você. Assim, com isso claro e definido, vamos para o próximo ponto!

Organize os Materiais por Prioridade

Nesse segundo momento, quando você já tirou o que não usa ou o que tem em grande quantidade, você vai organizar o material de scrap por ordem de prioridade de uso. É muito mais prático deixar a mão aquilo que usamos sempre e guardar em lugares de mais difícil acesso os itens que utilizamos com menos frequência, certo?

 

Organize materiais por ordem de prioridade de uso

 

Essa etapa é bastante importante, porque ela te ajuda a setorizar os materiais de maneira a otimizar o seu fluxo de trabalho. Nesse sentido, para fazer isso de maneira mais eficiente, considere alguns pontos:

  1. Tenha claro qual o seu trabalho, ou seja, os produtos que você faz.
  2. Dentro de tudo o que você faz tem algo que é feito com mais frequência? Qual é o seu carro chefe?
  3. Como você trabalha? Sozinha, alguém com você todos os dias ou de vez em quando.

Recipientes Para Organizar Material de Scrap

Para ter uma organização bem feita e funcional, a gente precisa de recipientes que nos ajudem a fazer isso. Alguns desses itens podem ser reaproveitados e outros precisam ser comprados.

Investir em recipientes para organizar material de scrap e objetos é tão importante quanto a organização do espaço. Então, selecionei alguns itens que acho versáteis no uso e por isso considero bons investimentos!

1- Ganchos

Eles são ótimos aliados para pendurar ferramentas e materiais. Muitos desses materiais que usamos para o nosso trabalho vem com alguma alça ou buraquinho para ser pendurado.

Além disso, têm os ganchos adesivos também que são ótimas opções quando a gente não quer furar a parede ou porta. Aqui no meu escritório eu penduro todas as bases de corte na lateral do meu carrinho. Assim, elas ficam super fáceis de serem usadas. E eu já deixo pendurado o plástico que protege a base enquanto ela está em uso.

Isso ajuda muito na organização do espaço enquanto trabalho. Quem aqui nunca perdeu esse plástico protetor de base de corte na muvuca do trabalho, né?

 

Ganchos para pendurar materiais de scrap

 

2- Caixas e Cestos

Esses itens podem ser reaproveitados e comprados. Já vi muito tutorial por aí transformando caixas de papelão em caixas lindas, forradas, com alça e tudo. Mas, se você for comprar, faça um investimento inteligente.

Isto é, tire as medidas do lugar onde elas vão ficar para aproveitar melhor o espaço. Então, meça largura, altura e profundidade e pense nas possíveis variações de layout das caixas.

Além disso, prefira sempre as empilháveis e com tampa. Nada pior do que caixas que não encaixam uma sobre a outra. Já a tampa vai proteger da poeira, das mãos curiosas (quem tem filhos pequenos me entende) e ajuda a empilhar também.

Uma outra dica são as caixas transparentes, elas são sempre uma ótima pedida também. Pois, permitem que você veja o que tem dentro dela e isso adianta muito a nossa vida.

 

Caixas para guardar materiais e empilhar

 

3- Potes de Vidro

Sabe aquela geleia deliciosa que está acabando? Pois é, guarde o vidro dela. Os potes de vidro são maravilhosos pra guardar muito material, desde canetas e lápis até as miudezas como botões e etc.

Eu uso muitos, há muito tempo, e o que tento fazer é ter vários iguais, assim eles ficam mais bonitinhos um do lado do outro.

 

Podes de vidros para organizar materiais de scrap

 

4 – Etiquetas

Usar etiquetas ajuda muito, principalmente quando não se tem transparência na caixa, envelope ou o que quer que seja. Além do mais, vale etiquetar prateleiras também!

Já fiz isso pra organizar os livros daqui de casa, mas vale pra qualquer lugar com muitos itens que precisam ficar organizados. E para te ajudar nessa tarefa, a Mimo tem papéis ótimos para você imprimir, cortar e colar.

 

Papéis Mimo para fazer etiquetas

 

Quando a gente guarda nosso material de maneira organizada, eles podem ser estocados em qualquer outro lugar da casa, porque eles vão estar organizados. Sim, repeti a palavra de propósito, porque quero que você perceba a importância da organização mesmo quando não temos espaço o suficiente.

Por muito tempo eu trabalhei assim, com uma caixa pra rolos de vinil adesivo, outra para transfer para tecido, algumas para papel, outras para potes de titã e por aí vai. A questão é que funcionava super bem, porque eu sabia onde tudo estava.

Separe os Materiais por Setor

Uma das melhores técnicas de organização é o agrupamento por afinidade. Falo um pouco disso no post sobre organizar materiais de artesanato, e quero frisar aqui também.

Faz muito mais sentido para o fluxo de trabalho você ter os materiais de costura todos juntos numa única caixa, ou parte do armário ou o espaço que você tiver definido que vai ser.

Ter um pote com todas as colas facilita quando você precisa de uma cola! Ou seja, é simples assim.

Quando eu tinha menos espaço designei cada gaveta do meu gaveteiro para um tipo de material. Eram coisas que eu queria ter mais perto ou que faziam sentido serem guardadas lá, porque eram em menor quantidade.

O importante, muito além de qualquer sugestão que eu dê aqui, é funcionar para você!

 

Organize os materiais para scrap por setor

 

Aproveite o Espaço Como um Todo

1- Aproveitamento Vertical

Já reparou o quanto de parede você tem aí? Eu posso ser um exemplo extremista, mas eu amo instalar uma prateleira! Haha

O meu escritório anterior no canto da minha única sala do meu apartamento que não era muito grande. Ali não cabiam os meus materiais, então eles ficavam nas caixas e cestos que citei anteriormente, em outro cômodo.

Sendo esse, um cômodo bem pequenininho (que tinha virado o escritório do marido, coitado…) e nesse espaço eu instalei muitas prateleiras. E foi ótimo, porque consegui guardar tudo de maneira bem organizada.

Se essa for a sua solução, pega a furadeira aí e comece a instalar as prateleiras!

 

Organização de materiais na vertical

 

2 – Use os materiais e ferramentas na decoração

O famoso Peg Board ganhou espaço nos ateliês do Brasil afora e é realmente uma ótima solução. Além de bem bonito!

Ele consiste basicamente em um painel de madeira perfurada (você pode fazer um com Eucatex furado), onde você vai colocar ganchos e alças para pendurar potes, rolos de materiais, ferramentas, tesouras e até prateleiras pequenas.

Ou seja, ele é muito prático, porque deixa na mão e de maneira bonita tudo que você mais usa. Além disso, você pode mudar as coisas de lugar, trocar os itens e acrescentar decoração também.

Essa versatilidade torna esse recurso mais atraente ainda! Esse da foto abaixo é da Mih Pocket, do Time dos Sonhos Mimo Crafts, minha companheira de time. Ela mesma fez esse painel e você pode conferir no Canal dela no YouTube!

 

PegBoad para organizar materiais de Scrap

 

3 – Aproveite as Portas

As portas não costuma ser aproveitadas, eu sei. A única coisa que a gente acha que pode colocar é aquela sapateira de bolsos. E você sabia que dá pra usar essa sapateira para guardar os seus materiais?

Pensou bem? Dá até para etiquetar! Além dessa porta, você também pode usar as portas internas do armário que você tiver aí, colocando ganchos adesivos ou cestos que tem aquelas alças pra pendurar por cima, sabe?

Normalmente a gente vê isso como item de organização de cozinha, mas serve perfeitamente para o nosso ateliê também.

 

Organização de ateliê

 

E aqui vai a minha dica final. O que você já viu por aí sobre organização de outros ambientes da casa, que podem servir para o seu ateliê? Tem muitas ideias e recursos que são usados no banheiro, cozinha, despensa, quarto e lavanderia, mas que poderiam ser aplicados no nosso espaço de trabalho também.

Fique atenta e crie pra você a sua melhor organização!

Por fim, te convido novamente a ler o outro post que citei no início desse texto, porque eles se completam. Você vai se inspirar muito lá também!

Espero ter te mostrado a importância de organizar material de scrap e espero muito que você perceba a diferença que ela vai fazer no seu trabalho!

CUPOM  DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos e até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários