O que é scrapbook

Robson Filho

Publicado em agosto 30, 2019

10

O Que é ScrapBook

Você  sabe O que é scrapbook? Primeiramente, mesmo se você não souber o que é Scrapbook, mas for uma pessoa que ama guardar suas recordações de forma criativa? Então o scrapbook é perfeito para você.

Afinal, a vida é feita de momentos, e são tantas lembranças incríveis que vão se construindo ao longo de nossa história, nos fazendo querer revive-las depois. Sendo assim, vale a pena guardar todos os momentos com muito carinho!

Aquele fim de tarde na beira da praia, a espera do bebê, depois sua chegada e seu primeiro aniversário. O primeiro emprego, aquela reunião de família… e a lista não para, nem para você e nem para mim.

O Que é ScrapBook - álbum personalizado

Meu Deus, são tantos ciclos e fases diferentes que não querermos deixá-los guardados somente na memória. Sendo assim, queremos construir um lugar físico para elas, porque assim, além de termos as lembranças para nós podemos também compartilhar com pessoas queridas.

Desta maneira, uma das formas mais criativas, divertidas e lindas de guardar essas memórias são os scrapbooks. Visto que, esta técnica permite reunir em um único lugar os momentos mais especiais de nossa vida.

Além do que, você pode colocar ali, suas músicas favoritas, fotos e até aquele poema de amor que você ganhou. Sabe aquele? Esse mesmo. Então se você ama papéis, recortes, fofuras e tem muitas lembranças lindas para guardar, este artigo é para você.

O Que é ScrapBook - faça você mesmo

Mas afinal, o que é Scrapbook?,

Usando a tradução livre para esta terminologia em Inglês, chamamos no Português de livro ou álbuns de recortes.

Assim sendo, o Scrapbook é uma forma de produzir arte que consiste em técnicas de recorte e colagem para guardar suas recordações mais preciosas. Tudo pode ser utilizado neste método, recortes, enfeites, acessórios, carimbos, decalques, sobras de papel e o que mais sua criatividade mandar.

O Que é ScrapBook - album decorado

Diante disso, esse método pode ser aplicado em cartas, cadernos, agendas, álbuns de fotos, porta-retratos, caixas de presente, cartões, murais e ultimamente tem sido muito utilizada para ornamentar festas de aniversários personalizados e eventos em geral.

O que na realidade parece ser contemporâneo, é na verdade bastante antigo. Muitos scrapers (termo usado para o artesão que se utiliza desta técnica), pode não ter conhecimento de que esta técnica surgiu no Século XV.

Conheça um pouco da história do Scrapbook

O Que é ScrapBook - como fazer

A ideia de guardar lembranças em álbuns é muito antiga, começou no Século XV e se estende firmemente até os dias de hoje. De acordo com historiadores, o conceito de scrapbook teve sua origem na Inglaterra antiga.

Naquela época, poemas, receita e cartas entre outros papeis eram reunidos em apenas um livro. Este registro era recheado de diversos interesses de seus respectivos donos. Tudo o que a pessoas mais gostavam eram colocados ali. Esses livros eram chamados de Common Place Book.

Depois disso, no século XVl, surgiram os anuários escolares que guardavam recordações do ano letivo. Eram também chamados de álbuns de amizade. Então, a partir daí, as decorações passaram a fazer parte desses livros.

O Que é ScrapBook - álbum de casamento

Não há uma data certa para o primeiro “Scrap”. Porém no decorrer da história, as lembranças antes guardadas nas páginas brancas dos livros, foram recebendo cor, tags coloridas, mimos, recorte e enfeites de todos os jeitos e tipos.

Por fim, “The Scrapbook” foi a primeira série lançada no ano de 1825, na qual reunia-se dicas sobre como usar fotos e outros recortes para preencher o Scrapbook em branco. Enquanto isso, em 1826 o manuscrito Gleanings e Scrapbook, trazia páginas abarrotadas com poesias e gravuras, além de instruir o que fazer com os recortes acumulados.

No entanto, vale ressaltar que nesta época não existia celular, computadores ou câmeras, tão logo os recortes eram retirados de jornais, revistas, cartões e sobras de papel.

O Que é ScrapBook - personalização de álbum

Por fim, esta maravilhosa técnica se tornou um hobby que encantou a muitos. Dessa maneira, as empresas passaram a produzir materiais e ferramentas específicas para serem utilizados no procedimento de construção e criação dos scrapbooks.

Portanto, se você adorou a ideia, mas não sabe por onde começar e nem quais os materiais deverá utilizar, quero lhe mostrar algumas ferramentas utilizados neste processo de criação.

Materiais básicos para Scrapbook – Ferramentas Mimo Cricut

 

O Que é ScrapBook - ferramentas para scrap

Se você já pesquisou sobre o assunto, com certeza pode constatar que há muitos, na verdade milhares de produtos e ferramentas para scrap. Isso com certeza assusta. Logo, ficamos perdidos e não sabemos por onde começar. Sendo assim, vou ajudar você a melhorar essa perspectiva, ok?

Pois bem, se você é iniciante, quero deixar aqui uma dica de ouro: comece pelos materiais básicos, porém de qualidade. Isso porque, a ideia no começo é não gastar muito e criar intimidade com a técnica.  Deste modo, observe as técnicas mais simples.  Aquelas que somente os materiais essenciais serão necessários. Sendo assim, vamos a lista: 

Kit Scrap Mimo

 

O Que é ScrapBook - ferramentas essenciais

  • Base de corte – é uma superfície essencial para o scraper. Uma vez que, nela contém marcações diversas em centímetros que auxiliam nas marcações dos papeis que serão cortados. A Base da Mimo é regenerativa e é ideal para aumentar a durabilidade do seu estilete e proteger o seu móvel de apoio . 
  • Estilete – por falar em corte… O estilete é uma das ferramentas de corte mais usadas na produção de um Scrapbook. O Estilete bisturi Cricut é ideal para quem trabalha com Scrapbook.
  • Régua Profissional – fundamental para fazer medições no papel.  E sim. A régua deverá ser profissional, própria para esse tipo de trabalho, pois além de marcações ela também irá auxiliar nos cortes que serão feitos com o estilete.
  • Tesouras – outra fermenta de corte muito importante para usar durante o scrap. Aconselho você a ter pelo menos duas tesouras sendo uma para papéis e outra para fitas adesivas. Uma vez que, a cola da fita adesiva com o tempo deixa o utensilio sem corte. Para fazer cortes precisos é necessário que as tesouras sejam bem afiadas e tenham ótima qualidade.
  • Papeis – aahhh os papeis! Eles são a melhor parte. Escolher os papeis é tudo de bom. Porém vá com calma, compre somente o necessário para que não fiquem papéis parados e sem uso. É recomendado trabalhar com até três estampas em um projeto. Escolha seus preferidos e divirta-se.

Contudo, existem outros materiais que você pode utilizar para deixar o seu trabalho ainda mais bonito.

Materiais para Scrap

 

O Que é ScrapBook - ferramentas essenciais para scrap

  • Aplicadores de ilhós e acessórios – ilhoses, bailarinas e tachinhas fazem toda a diferença no trabalho, por isso não deixe de investir nesses materiais. É um pequeno investimento que vale muito a pena.
  • Canetas – são diversas as canetas para scrapbook. Elas são com certeza um item muito importante. Com elas poderá fazer decorações, bem como escrever frases em pequenos pedaços de papeis ou em recortes para enfeitar seu álbum. As Canetas Cricut são ideais para este tipo de trabalho. Porque, existem canetas de várias cores e tipos, bem como suas pontas, que podem ser finas, medias e grossas. Portanto, aproveite essa variedade e solte a criatividade.
  • Carimbos, figuras, recortes e adesivos – são extremamente fofos e existe uma infinidade de material neste segmento. São figuras e desenhos, decalques, recortes e adesivos que não tem fim. Procure, porém materiais de boa qualidade que são livres de ácido para não correr o risco de estragar todo seu trabalho.
  • Cola Acid Free – as colocas comuns possuem ácidos que deixam os papeis amarelados. Neste caso a cola acid free é a mais indicada, pois além de não amarelar as páginas rende muito mais que as outras.

Como Utilizar Máquina de Corte Cricut para Scrapbook

 

O Que é ScrapBook - cricut maker

Há também possibilidades de personalizar seus produtos com estampas próprias, aquelas que você mesmo produz. Dessa forma,  o scrapbook ficará a sua cara.

Neste caso você precisa adquirir uma máquina de corte. Essas máquinas realizam cortes perfeitos nos seus trabalhos. Além disso, elas facilitam e optimizam o seu tempo. Por exemplo, você pode recortar os materiais para o seu álbum na sua Cricut ao invés de utilizar tesoura e estilete. 

Isso porque, as máquinas de corte Cricut são cheias de toques inteligentes que transformam nossa experiência em algo incrível. Pois elas cortam vários tipos de materiais como papel, tecido, couro, vinil, madeira e outros.

Além disso, nós podemos enviar os arquivos para direto do nosso celular, não precisamos de um computador ou notebook como as outras. 

O Que é ScrapBook - Cricut Explore Air 2

Ah! Outro detalhe que amo nas maquinas de corte da Cricut são as canetas. Dá para vibrar com elas. Elas são usadas nas Cricuts Maker e Explore Air 2 para desenhar e escrever o que sua criatividade mandar.

Você pode fazer textos caligráficos e formas delicadas dando um efeito profissional ao trabalho. As Cricuts são perfeitas, conheça mais sobre elas neste post abaixo. Tenho certeza que você também vai amar.

Com esses materiais que citamos é possível produzir lindos e incríveis trabalhos. Agora é só colocar a mão na massa. Se você não sabe muito bem por onde começar a comprar seus materiais, conheça a Loja Mimo, tenho certeza que você vai amar esses produtos.

 E se você ainda precisa de mais motivos para iniciar, eu tenho ótimos e bons pretextos que vão te fazer começar a produzir já os primeiros trabalhos. Trabalhar como scrap traz inúmeros benefícios à saúde metal, física, emocional e financeira também. 

O Que é ScrapBook - DIY Livro Personalizado

Benefícios que o scrapbook traz

1. Reduz o estresse – você já reparou como o mundo anda estressado? Pois é. Isso tem sido reflexo da correria e do tempo que achamos não ter. Trabalhos manuais ajudam em muito nesse processo de se aquietar e se tranquilizar. Enquanto você trabalha no seu projeto sua mente se desliga de todo o resto. Só resta neste processo, você sua arte.

2. Aumenta a criatividade – a criatividade funciona como um elástico, precisa ser estimulada. Quanto mais criar estímulos para sua mente, mais criativo você  vai ser. É por isso, que o Scrapbook ajuda muito neste processo de criação, é realmente muito inspirador.

O Que é ScrapBook - Benefícios Scrapbook

3. Melhora a autoestima – confiança é tudo. Uma pessoa confiante chega a lugares nunca pensados ou sonhados.  Ao ponto que você desconstrói suas barreiras mentais você consegue enxergar com mais clareza seu potencial.

4. Nos incentiva a expressar gratidão – esta tem sido uma das palavras mais usadas pela psicologia positiva. O fato de manusear suas lembranças e preparar um bom lugar para elas, permite você reviver novamente a situação e ficar mais próximos das pessoas que você ama. Isso gera o sentimento de gratidão que por consequência provoca um sentimento de satisfação.

5. Pode ser uma fonte de renda – sim isto mesmo. Muitas pessoas não possuem habilidades para trabalhos manuais. Por isso, elas pagam por eles. Além do mais é uma ótima opção para quem está desempregado ou busca uma renda extra.

O Que é ScrapBook - como fazer Scrapbook

Depois de tudo isso que tratamos neste artigo, tenho certeza que você está ansiosa para começar seu projeto. Então bora começar.

Até a próxima!

Beijinhos

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

 

Comente o post aqui