O que é scrapbook?

Mimo Crafts

Publicado em agosto 30, 2019

60

O Que é ScrapBook

Você  sabe O que é scrapbook? Então, mesmo se você não souber o que é, mas for uma pessoa que ama guardar suas recordações de forma criativa, esse conteúdo é perfeito para você.

Afinal, a vida é feita de momentos e são tantas lembranças incríveis que vão se construindo ao longo de nossa história, nos fazendo querer revive-las depois. Por isso, vale a pena guardar todos os momentos com muito carinho!

Aquele fim de tarde na beira da praia, a espera do bebê, depois sua chegada e seu primeiro aniversário. O primeiro emprego, aquela reunião de família e a lista não para, nem para você e nem para mim.

O Que é ScrapBook - álbum personalizado

Meu Deus! São tantos ciclos e fases diferentes que não queremos deixá-los guardados somente na memória, não é?

Sendo assim, queremos construir um lugar físico para elas, porque assim além de termos as lembranças para nós, poderemos também compartilhar com pessoas queridas.

Desta maneira, uma das formas mais criativas, divertidas e lindas de guardar essas memórias são os scrapbooks. Visto que, essa técnica permite reunir em um único lugar os momentos mais especiais de nossa vida.

Além do que, você pode colocar lá suas músicas favoritas, fotos e até aquele poema de amor que você ganhou.

Então se você ama papéis, recortes, fofuras e tem muitas lembranças lindas para guardar, esse texto é para você.

 

O Que é ScrapBook - faça você mesmo

Mas afinal, o que é Scrapbook?

Usando a tradução livre para essa terminologia em Inglês, no Português significa livro ou álbuns de recortes.

Assim sendo, o Scrapbook é uma forma de produzir arte que consiste em técnicas de recorte e colagem para guardar suas recordações mais preciosas.

Tudo pode ser utilizado nesse método, recortes, enfeites, acessórios, carimbos, decalques, sobras de papel e o que mais sua criatividade mandar.

O Que é ScrapBook - album decorado

 

Nesse sentido, esse método pode ser aplicado em cartas, cadernos, agendas, álbuns de fotos, porta-retratos, caixas de presente, cartões e murais.

Além disso, ultimamente tem sido muito utilizada para ornamentar festas de aniversários personalizados e eventos em geral.

O que na realidade parece ser contemporâneo, é na verdade bastante antigo. Muitos scrapers (termo usado para o artesão que se utiliza a técnica), pode não ter conhecimento de que esta técnica surgiu no Século XV.

Conheça um pouco da história do Scrapbook

 

O Que é ScrapBook - como fazer

A ideia de guardar lembranças em álbuns é muito antiga, começou no Século XV e se estende firmemente até os dias de hoje. De acordo com historiadores, o conceito de scrapbook teve sua origem na Inglaterra antiga.

Naquela época, poemas, receita e cartas entre outros papeis eram reunidos em apenas um livro.

O registro era recheado de diversos interesses de seus respectivos donos. Tudo o que as pessoas mais gostavam era colocado ali. Esses livros eram chamados de Common Place Book.

Depois disso, no século XVl, surgiram os anuários escolares que guardavam recordações do ano letivo. Eram também chamados de álbuns de amizade. Então, a partir daí as decorações passaram a fazer parte desses livros.

 

O Que é ScrapBook - álbum de casamento

 

Não há uma data certa para o primeiro “Scrap”. No entanto, ao decorrer da história as lembranças, antes guardadas nas páginas brancas dos livros, foram recebendo cor, tags coloridas, mimos, recorte e enfeites de todos os jeitos e tipos.

Nesse contexto, a primeira série sobre o tema foi lançada no ano de 1825, e recebeu o nome de: The Scrapbook. Ela reunia dicas sobre como usar fotos e outros recortes para preencher o Scrapbook em branco.

Enquanto isso, em 1826, o manuscrito Gleanings e Scrapbook trazia páginas abarrotadas com poesias e gravuras, além de instruir o que fazer com os recortes acumulados.

Todavia, vale ressaltar que nessa época não existia celular, computadores ou câmeras, tão logo os recortes eram retirados de jornais, revistas, cartões e sobras de papel.

O Que é ScrapBook - personalização de álbum

 

Por fim, essa maravilhosa técnica se tornou um hobby que encantou a muitos. Dessa maneira, as empresas passaram a produzir materiais e ferramentas específicas para serem utilizados no procedimento de construção e criação dos scrapbooks.

Então, se você gostou da ideia, mas não sabe por onde começar e nem quais os materiais deverá utilizar, vou lhe mostrar algumas ferramentas utilizadas nesse processo de criação.

Materiais básicos para Scrapbook – Ferramentas Mimo Cricut

 

O Que é ScrapBook - ferramentas para scrap

Se você já pesquisou sobre o assunto, com certeza pôde constatar que há muitos produtos e ferramentas para scrap.

Por isso, ficamos perdidos e não sabemos por onde começar. Mas não se preocupe que irei te ajudar, ok?

Então, se você é iniciante vou deixar uma dica de ouro: comece pelos materiais básicos, porém de qualidade.

Isso porque a ideia no começo é não gastar muito e criar intimidade com a técnica.  Desse modo, observe as técnicas mais simples, as que somente os materiais essenciais serão necessários.  Vamos a lista: 

Kit Scrap Mimo

 

O Que é ScrapBook - ferramentas essenciais

  1. Base de corte é uma superfície essencial para o scraper, pois ela contém diversas marcações em centímetros que auxiliam nas marcações dos papeis que serão cortados. A Base da Mimo é regenerativa, ideal para aumentar a durabilidade do seu estilete e proteger o seu móvel de apoio . 
  2. Estilete por falar em corte, o estilete é uma das ferramentas de corte mais usadas na produção de um Scrapbook. O Estilete bisturi Cricut é ideal para quem trabalha com Scrapbook.
  3. Régua Profissional fundamental para fazer medições no papel.  Sim, a régua deverá ser profissional, pois é própria para realizar esse tipo de trabalho. Nesse sentido, além de servir para marcações, ela também irá auxiliar nos cortes que serão feitos com o estilete.
  4. Tesouras outra fermenta de corte muito importante para usar durante o scrap. Aconselho você a ter pelo menos duas tesouras, sendo uma para papéis e outra para fitas adesivas. Uma vez que, a cola da fita adesiva com o tempo deixa o utensílio sem corte. Para fazer cortes precisos é necessário que as tesouras sejam bem afiadas e tenham ótima qualidade.
  5. Papeis aahhh, os papeis! Eles são a melhor parte. Escolher os papeis é tudo de bom, mas vá com calma e compre somente o necessário para que não fiquem papéis parados e sem uso. É recomendado trabalhar com até três estampas em um projeto. Escolha seus preferidos e divirta-se.

Ainda existem outros materiais que você pode utilizar para deixar o seu trabalho ainda mais bonito. Veja mais:

Outros Materiais para Scrap

 

O Que é ScrapBook - ferramentas essenciais para scrap

  1. Aplicadores de ilhós e acessórios – ilhoses, bailarinas e tachinhas fazem toda a diferença no trabalho, por isso não deixe de investir nesses materiais. É um pequeno investimento que vale muito a pena.
  2. Canetas são diversas as canetas para scrapbook. As Canetas Cricut são um item importante e com elas você poderá fazer muitas decorações, escrever frases em pequenos pedaços de papéis ou em recortes para enfeitar seu álbum. Essas Canetas são ideais para esse tipo de trabalho, porque existem canetas de várias cores e tipos, com pontas finas, medias ou grossas. Portanto, aproveite a variedade e solte a criatividade.
  3. Carimbos, figuras, recortes e adesivos – são extremamente essências e existe uma infinidade de material nesse segmento como: figuras, desenhos, decalques, recortes e adesivos. Importante – procure por materiais de boa qualidade que são livres de ácido para não correr o risco de estragar o seu trabalho.
  4. Cola Acid Free – as colocas comuns possuem ácidos que deixam os papeis amarelados. Por isso, use a cola acid free. Elas além de não deixarem o seu projeto amarelar, rende muito mais que a comum.

Como Usar Máquina de Corte Cricut para Scrapbook

 

O Que é ScrapBook - cricut maker

Há também possibilidades de personalizar seus produtos com estampas próprias, que você mesmo produz. Dessa forma, o scrapbook ficará a sua cara.

Nesse caso você precisará adquirir uma máquina de corte da Cricut . Essas máquinas realizam cortes perfeitos nos seus trabalhos.

Além disso, elas facilitam e otimizam o seu tempo, pois você poderá recortar os materiais para o seu álbum na sua plotter ao invés de utilizar tesoura e estilete. 

Isso se deve ao fato de que as máquinas de corte Cricut possuem toques inteligentes que transformam nossa experiência em algo incrível. Elas cortam vários tipos de materiais como: papel, tecido, couro, vinil, madeira e outros.

Além disso, nós podemos enviar os arquivos do nosso celular para ela, não precisamos de um computador ou notebook como as outras. 

O Que é ScrapBook - Cricut Explore Air 2

Outro detalhe que amo nas maquinas de corte da Cricut são as Canetas Cricut. Dá para vibrar com elas, pois são usadas na Cricut Maker e Cricut Explore Air 2 para desenhar e escrever o que sua criatividade mandar.

Você pode fazer textos caligráficos e formas delicadas dando um efeito profissional ao trabalho. Mas, existem muitas diferenças entre as plotters de corte Cricut. Contudo, todas são perfeitas, tenho certeza que você também vai amar!

Com esses materiais que citamos é possível produzir lindos e incríveis trabalhos. Agora é só colocar a mão na massa.

 

O Que é ScrapBook - DIY Livro Personalizado

 

Se você não sabe por onde começar a comprar seus materiais, conheça a  Loja Online Mimo Crafts tenho certeza que você vai amar os nossos produtos.

E se você ainda precisa de mais incentivos para iniciar, eu tenho ótimos e bons pretextos que vão te fazer começar a produzir já os primeiros trabalhos.

Trabalhar como scrap traz inúmeros benefícios à saúde metal, física, emocional e financeira também. 

Conheça os Benefícios que o Scrapbook traz:

  1. Reduz o estresse – você já reparou como o mundo anda estressado? Isso tem sido reflexo da correria e do tempo que achamos não ter. Trabalhos manuais ajudam em muito nesse processo de se aquietar e se tranquilizar. Enquanto você trabalha no seu projeto sua mente se desliga de todo o resto. É só você e sua arte!
  2. Aumenta a criatividade – a criatividade funciona como um elástico, precisa ser estimulada. Quanto mais criar estímulos para sua mente, mais criativo você  vai ser. É por isso que o Scrapbook ajuda muito nesse processo de criação, é realmente muito inspirador.O Que é ScrapBook - Benefícios Scrapbook
  3. Melhora a autoestima – confiança é tudo. Uma pessoa confiante chega a lugares nunca pensados ou sonhados.  Ao ponto que você desconstrói suas barreiras mentais, você consegue enxergar com mais clareza seu potencial.
  4. Nos incentiva a expressar gratidão – essa tem sido uma das palavras mais usadas pela psicologia positiva. O fato de manusear suas lembranças e preparar um bom lugar para elas, permite você reviver novamente a situação e ficar mais próximos das pessoas que você ama. Isso gera o sentimento de gratidão que por consequência provoca um sentimento de satisfação.
  5. Pode ser uma fonte de renda – sim, isso mesmo! Muitas pessoas não possuem habilidades para trabalhos manuais. Por isso, elas pagam por eles. Além do mais, essa é uma ótima opção para quem está desempregado ou busca uma renda extra.O Que é ScrapBook - como fazer Scrapbook

Depois de tudo isso que tratamos, tenho certeza que você está ansiosa para começar seu projeto, não é mesmo? Então bora começar!

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 , ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping. Clique na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora!
Cupom de Desconto Blog

Beijinho e até a próxima!

Mimo Crafts | Muito Além do Papel!

Comente o post aqui

Comentários