Como Fazer Colar de Feltro – Molde Grátis Cricut Maker

Pri Sathler

Publicado em janeiro 14, 2021

66

Oi, oi!! Hoje, eu vou te ensinar como fazer colar de feltro com molde grátis para Cricut Maker. Aliás, este é um dos materiais que mais gosto de cortar na minha Maker, pois a precisão e a qualidade do corte dela são surpreendentes.

Contudo, a ideia principal deste post não é mostrar que dá para fazer acessórios e bijuterias com a Cricut e que o corte de feltros fica incrível. Mas, sim, te mostrar na prática como a Maker te possibilita economizar tempo e trabalhar cortes em série ou em larga escala.

Além disso, a Cricut Maker é uma máquina muito versátil! Porque, ela é a mais potente da marca e a que corta a maior variedade de materiais. Por causa disso, ela é perfeita pra você desenvolver projetos mais ousados e com materiais diferentes.

Sendo assim, nesse outro post que eu fiz aqui no Blog Mimo Crafts, conto 10 Coisas que você precisa saber sobre esta plotter de recorte maravilhosa da Cricut.

 

Cricut Maker: 10 Coisas que Você Precisa Saber

 

E, a fim de te ajudar ainda mais, também indico este outro conteúdo no qual explico várias dicas de como usar a Maker.

 

Cricut Maker: Utilidades e Dicas de Uso

 

E pensando nisso, eu fiz esse colar pra você fazer aí também! O shape é grátis e você vai baixá-lo já, já, logo mais abaixo, neste post!

 

Como Fazer Colar de Feltro - Molde Grátis Cricut Maker

 

Como Fazer Colar de Feltro – Passo a Passo

Esta proposta de colar é super fácil de fazer e, para cada combinação de cor que você quiser usar, o resultado vai proporcionar um produto diferente! Sendo assim, misture outras cores ou faça tudo de uma cor só! Pois, qualquer opção vai ficar ótima com essa peça.

Então, vamos ao passo a passo! Para criar esta maravilhosidade, você vai precisar ter ou comprar os seguintes materiais:

 

Lista de materiais do tutorial de como fazer colar de feltro

 

A maioria deste materiais, você já encontra disponível para compra com pronta entrega na loja Mimo Crafts agora mesmo: www.loja.mimocrafts.com.br.

Após reunir esta lista de materiais, é hora de baixar o shape grátis deste colar, para você cortar o feltro com perfeição na sua Cricut Maker. Para isso, é só clicar na imagem abaixo:

 

Baixe aqui o molde grátis do colar de feltro

 

Logo que você baixar o arquivo, abra o software Design Space e crie um novo arquivo. Portanto, clique em Upload > Upload Imagem > clique no arquivo svg que você acabou de baixar.

Em seguida, ele vai aparecer na sua biblioteca. Selecione o arquivo clicando sobre ele e depois que clique em Inserir Imagem.

 

Selecione o arquivo e clique em Inserir Imagem

 

Configurando o arquivo no Design Space

O arquivo vai abrir assim, com as formas preenchidas de preto. Esse conjunto de formas deve medir 11x4cm. Então, esse é o tamanho pra suas peças ficarem como as minhas.

 

Arquivo vai abrir com as formas preenchidas de preto.

 

Se o seu arquivo abrir um pouquinho diferente, selecione todas as partes e redimensione para essa medida.

Depois de desagrupar, mude as cores das peças para as cores que você vai usar. Pois, isso é importante para você visualizar melhor o seu projeto e também para que o corte fique organizado.

 

Mude as cores das peças para as cores que você vai usar

 

O Design Space distribui as partes para o corte baseado nas cores das formas. Por isso, esse passo é imprescindível para o seu projeto dar certo!

Logo após isso, você deve começar a duplicar as partes do colar. Ao todo, o colar tem 57cm de comprimento. A parte de feltro tem 22cm mais ou menos. Isto é, para conseguir essa medida, eu cortei 160 peças de feltro, mais ou menos.

 

Duplique as partes do colar, para gerar as 160 peças necessárias

 

E aqui entra a agilidade da Maker, que vai fazer estes 160 cortes em série com altíssima precisão e em um piscar de olhos para você! Sem esforço e sem choro.

Contudo, essa parte das medidas é com você! Mudar essas proporções e as quantidades das partes vai resultar em colares diferentes. Ou seja, outros produtos que podem ser vendidos. Com somente esse arquivo, você pode produzir vários modelos diferentes de colar.

E se você considerar a história das cores que falei no início, você vai ter uma grande variedade de produtos para oferecer! Já pensou nisso?

Assim que você terminar de duplicar as partes, clique em Fazer. Não tem problema algum as peças estarem se sobrepondo assim. Isso porque, o Design Space distribui tudo bonitinho nas bases de corte.

 

Design Space distribui peças nas bases de corte

 

Cortando as peças de feltro do colar na Cricut Maker

Você pode ajustar a disposição das peças apenas selecionando a parte e arrastando ou girando. Isso é super importante caso você vá usar retalhos de feltro. Eu usei vários!

 

Ajuste a disposição das peças apenas selecionando a parte e arrastando ou girando

 

Ok! Com o projeto pronto pra cortar, comece a preparar as bases de corte. Eu usei o combo Cortador Circular Cricut + Régua Mimo + Base de Corte Regenerativa Mimo para cortar os pedaços de feltro.

 

Usei o combo cortador circular Cricut + régua Mimo + base de corte regenerativa Mimo para cortar os pedaços de feltro

 

Dica: nunca deixe o feltro com uma largura maior do que 30cm. O feltro não pode sobrar pras laterais da base de corte porque assim ele atrapalha a máquina e pode, inclusive, enroscar nas peças que puxam a base e estragar tudo.

Aplique os feltros nas bases de corte. Para isso, sempre confira as medidas necessárias para cada pedaço. Você deve olhar o grid na base de corte do Design Space e comparar com a sua base de corte.

E pra aplicar o feltro e deixar tudo reto, sem nenhuma bolha ou ruga, use o aplicar de tecidos do Kit que citei na lista de materias. Esse rolinho da foto abaixo! Parece desnecessário, mas não é!

Isso, porque ele estica o material e dá aquela ultima grudada na base de corte. Você pode usá-lo com qualquer material que for cortar!

 

Use o Aplicador de Tecidos Cricut para aplicar o feltro na base de corte e deixar tudo reto, sem nenhuma bolha ou ruga

 

Com as primeiras bases prontas, comece a cortar o feltro. Fique atento para não confundir as bases, ok? Ao cortar projetos com várias bases assim, é muito comum isso acontecer.

 

Com as primeiras bases prontas, comece a cortar o feltro

 

A configuração de corte que eu uso é a de feltro (Felt), padrão da Cricut Maker. Corta muito bem! Mas, você pode experimentar o corte antes de cortar todo o seu projeto.

 

Primeiras peças de feltro do colar cortadas na Maker

 

 

O corte de feltros feito pela Cricut Maker fica perfeito, nenhum ponto preso, como mostro nesta foto agora:

 

O corte de feltros feito pela Cricut Maker fica perfeito, nenhum ponto preso

 

Agora, é só retirar as peças cortadas e empilhando por grupos de tamanho.

 

Retire peças cortadas e empilhe por grupos de tamanho

 

Montagem do Colar de Feltros

Com tudo cortado, chegou a parte da montagem neste passo a passo de como fazer colar de feltro. Eu dividi as quantidade ao meio e fui arrumando os grupos. Minha ideia, aqui, foi fazer um gradiente de cores e tamanhos.

 

Organize as peças de feltro em um gradiente de cores e tamanhos

 

Portanto, fui do rosa até o laranja, com as cores que já tinha aqui. E, depois, coloquei as peças maiores no meio e as menores nas pontas. Essa é a ideia do colar. Mas, como eu já disse, você pode reinventar e fazer do seu jeito!!

 

Fui do rosa até o laranja

 

Arrume as peças em cada grupinho. Tente deixar todas o mais certinho e alinhado possível. Pois, isso vai ajudar a passar a ideia de gradiente. Se as peças estiverem desencontradas, o colar vai ficar meio bagunçado.

Agora, pegue o grupo de uma das extremidades e passe a agulha (com linha, claro!) no meio da peça.

 

Pegue o grupo de uma das extremidades e passe a agulha com linha no meio das peças

 

Você passará o fio por todos os grupinhos. Ou seja, lembre-se que você vai começar em uma ponta e terminar na outra.

 

Passe o fio por todos os grupos de peças de feltro

 

Sendo assim, vá passando os grupos pela agulha de maneira que eles fiquem alinhados. A base deles (esse lado reto) deve estar o mais alinhado possível. Quando um grupo for muito grande, divida-o em partes para facilitar essa etapa da agulha. Continue a fazer isso até chega na outra ponta do colar.

 

A base dos grupos de peças de feltro (esse lado reto) deve estar o mais alinhada possível

 

No final da montagem, o pingente de feltro deste seu colar deve ficar assim. Deixe as peças bem juntinhas.

 

O pingente de feltro deste colar deve ficar com as peças bem juntas

 

Acabamento do Pingente do Colar de Feltro

Como eu não tinha todas as peças para a montagem de um colar, usei técnicas alternativas! Deu super certo e você pode fazer o mesmo.

Mas, se você já tem essas peças pra bijuteria ou vai comprar o material, por exemplo, considere ter contrapinos para fazer essa parte. Antes de cortar a linha, eu voltei a agulha para dentro de umas 4 pecinhas formando um tipo de alça.

 

Volte a agulha para dentro de umas 4 pecinhas formando um tipo de alça

 

Depois, eu voltei com a agulha para o final do colar e continuei a montagem. Além disso, você só precisa criar um ponto de fixação para o terminal que vai dar acabamento ao cordão.

 

Volte com a agulha para o final do colar e continue a montagem

 

Com a agulha de volta ao final do colar, eu coloquei o terminal e uma miçanga. Mas, a miçanga é só pra segurar o ponto. Sendo assim, eu usei a miçanga para passar a linha de volta e alcançar aquela alça que eu fiz no passo anterior.

 

Coloque o terminal e uma miçanga

 

Depois, eu dei um nó apenas enlaçando a linha entre o feltro e o terminal. Conforme mostrei na foto acima. Repito! Se você vai comprar ou tem as peças corretas para a montagem de bijuteria, vai fundo! Use tudo certinho. É mais fácil.

Mas se você, assim como eu, não tem esses acessórios, saiba que dá pra criar soluções com outras coisas.

Faça o mesmo na outra ponta. Para isso, você vai ter colocar a agulha na outra ponta. Entretanto, mesmo com o nó, vai dar certo também. E o pingente do colar deve ficar assim!

 

 

Estamos chegando ao fim do PAP Como Fazer um Colar de Feltro

 

Finalização do Colar de Feltro

Agora, você pode cortar o excesso de linha, porque o cordão vai entrar bem ali.

 

Corte o excesso de linha, porque o cordão vai entrar bem ali

 

Dentro do terminal, bem na miçanga, você vai aplicar um pouco de cola. Não coloque muita para não vazar. Lembre que tem um furo aí!

A seguir, coloque um pedaço do cordão e segure por um tempinho para ajudar a colar no lugar. Paciência, viu? Faça o mesmo na outra ponta e siga pra finalizar.

Cole os outros terminar nas outras pontas e finalize com os elos e fecho.

 

Finalize com os elos e fecho

Deixe a cola secar e seu colar está prontinho para o uso!

 

Deixe a cola secar bem

Agora, é só você fazer um foto bem legal pra valorizar ainda mais o seu produto!

 

Faça fotos que valorizem seu produto, evidenciando as nuances de cores

 

10 Vantagens de Trabalhar com Feltro

Conforme já falei, o tutorial de como fazer colar de feltro une duas coisas que gosto muito: feltro e acessório! Amo, porque é um material muito incrível de trabalhar, conforme mostro nestas 10 vantagens da lista a seguir:

  1. É versátil: com ele você pode criar muitas coisas de diferentes tipos de artesanatos personalizados.  De bolsas a quadros de home decor, passando por bijuterias e decorações para quartos de bebê, lembrancinhas de maternidade, enfeites de Natal, almofadas, tapetes, chaveiros e muito mais: é um universo de boas opções;
  2. Esta variedade de tipos de artesanatos permite agradar estilos de pessoas de todas as idades e estilos. Ou seja, grande mercado consumidor ou muitos clientes para comprar na sua mão;
  3. Também pode ser finalizado com cola ou com costura e, neste último caso, como ele não desfia, você não precisa se preocupar;
  4. Além disso, tem muitas cores para gente escolher, tem até com estampa;
  5. Pode ser usado para criar personalizados de alta durabilidade, que serão expostos a mais estresse no uso diário, como brinquedos de crianças. para isso, basta tratá-lo. E a Maker também corta feltro tratado. Tem até uma configuração pronta própria para isso no programa Cricut Design Space;
  6. Pode ser usado em trabalhos de estamparia, tanto com transfer para tecidos, como em sublimação. Inclusive, ele funciona super bem com a linha Sublimática Infusible Ink Cricut;
  7. É fácil de achar no mercado: você não precisará passar sufoco atrás de um material raríssimo numa verdadeira caça às bruxas;
  8. Por ser fácil de ser encontrado, não é caro;
  9. É fácil de manusear e guardar. Basta você enrolar ou dobrar e pronto!
  10. Possui um ótimo custo-benefício: você paga barato no material e consegue agregar muito valor aos personalizados feitos com ele, ou seja, lucra mais com os trabalhos manuais feitos com este material.

5 Motivos para Trabalhar com Personalizados de Feltro

E sabe que eu estava aqui pensando em mais 5 motivos para você trabalhar com produtos assim, feitos de feltro. Por isso, eu decidi listá-los agora pra você!

  1. Produto artesanal – produção em baixa escala, o que faz com ele tenha maior qualidade de acabamento;
  2. Exclusividade – a baixa produção e o fato de ser feito por alguém reforça o fato de ter poucas peças como essa no mercado, além do fato de que você pode dar a sua cara pras suas peças;
  3. Frete fácil – a peça é leve e flexível, fácil de enviar pra qualquer lugar do Brasil;
  4. Permite releituras – se você variar cores, formatos e proporção de tamanho e quantidade de peças você vai ter vários colares diferentes;
  5. Venda recorrente – acessório de uso pessoal tem alta rotatividade no nosso armário. Mesmo que a gente goste muito da peça, a gente sempre compra algo novo. Ou seja, você pode ter clientes fiéis se conseguir variar o produto!
Por que investir no mercado de Bijuterias?

Então, juntar todas estas vantagens acima com a ideia de como fazer um colar de feltro é um paraíso pra mim! Amo este tipo de peça e reconheço que um bom acessório faz o look! Não é mesmo?

Uma roupa básica ganha outra cara com um colar ou com um brinco marcante. E não é que precisa ser grande, não, tem que ser interessante. Chamar a atenção por ser bonito é o principal!

Além disso, esse é um ótimo nicho de mercado! Peças artesanais e exclusivas estão cada vez mais em alta. E isso vale pra itens de uso pessoal. Eu não sei você, mas eu tenho preferência por coisas que não estão no guarda roupa de todo mundo.

Contudo, isso não quer dizer, necessariamente, que você não deve seguir tendência. Não é isso! Quero te chamar a atenção pra aquilo que é bonito e diferenciado. Isso sim é valioso!

Conclusões

Esses são alguns pontos que eu pensei sobre esse produto e que, na verdade, se aplica a vários outros. Criar o próprio negócio e a própria marca são os desejos de muitas pessoas.

Esse último ano, trouxe à tona muitas demandas pessoais e profissionais. ePor isso, muita gente tem buscado caminhos alternativos e, muitas vezes, voo solo também.

E este acessório deste tutorial de como fazer colar de feltro é uma possibilidade de empreender agora, com o que você tem em mãos! Aqui, no blog da Mimo, você vai encontrar muitas ideias como essa.

Isto é, ideias que podem se tornar parte do seu portfólio de produtos. Então, fique atento ao que mostramos aqui e nas nossas redes sociais. Queremos te ajudar a alavancar ou a criar a sua carreira no artesanato!

E se você tem outras ideias sobre esse conteúdo ou pensou em outras vantagens que eu não listei aqui, conta para gente aqui embaixo, nos comentários deste post!

Além disso, não se esqueça de que nós amamos ver o que você faz! Então, marque a gente com a hashtag #mimocrafts nas fotos que postar de suas produções nas redes sociais.

 

Cupom de Desconto é na Loja Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos da Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo Crafts!

Quer conhecer mais do meu trabalho? Me segue aqui, olha:

Instagram | Facebook

Mimo Crafts | Muito Além do Papel!

Comente o post aqui

Comentários