Como Fazer Relógio de Papel – Molde Grátis Cricut

Pri Sathler

Publicado em fevereiro 3, 2022

66

Oi, oi minha gente! Como vocês estão? Hoje, eu cheguei com um passo a passo bem legal para você! Já imaginou fazer um relógio de parede todo de papel?

 

Como Fazer Relógio de Papel - Molde Grátis

 

Eu sei que o assunto Home Decor com papel ainda é novidade para maioria das pessoas. Toda vez que a gente vê alguém falando sobre ou usando uma plotter de corte é com o objetivo de fazer personalizados para festas ou itens de papelaria.

Mas, com as máquinas de corte Cricut é possível criar peças duráveis, variadas em funcionalidade, mesclando materiais diferentes e super interessantes para decoração.

Quando falo de decoração a gente pode pensar em algo mais amplo do que o home decor. Você pode produzir peças para decorar ambientes de lojas, cenários, vitrines e até festas.

Alguns dos itens que podem ser feitos a partir dos equipamentos e materiais da Mimo são: almofadas, guardanapos, toalhas, jogo americano, pano de prato e qualquer outro item de tecido para casa; adornos de parede feitos com papel, com feltro, com couro sintético, papelão e vinil adesivo; quadros, bandejas, e porque não um relógio?

Então, esse relógio que criei tem um design mais limpo e moderno, e é super decorativo, porque não tem o formato redondo comum. Esse é um passo a passo com alguns cuidados na montagem, mas nada complicado.

Ele é todo de papel e a cor ou acabamento fica a sua escolha! Dá até para colar um vinil adesivo na camada de cima e ter um relógio todo brilhante, por exemplo.

Materiais para Fazer Relógio de Papel

Na lista de material abaixo, vou te mostrar o que você vai precisar para fazer esse projeto.

E é claro que você já pode comprar todos esse materiais na Loja Mimo Crafts. Pois, além dos equipamentos, suprimentos e ferramentas Mimo, ela também vende todos os produtos Cricut no Brasil.

 

Materiais necessários para fazer relógio de papel

 

Sobre o mecanismo para o relógio: Eu usei e fiz o projeto para uma máquina de relógio com eixo de 9mm (o menor) e com a caixa medindo 5,5 x 5,5. O tamanho da caixa costuma ser o mesmo independente do tamanho do eixo, mas te sugiro usar o menor eixo que encontrar.

Relógio de Papel – Molde Grátis Cricut

E, para esse passo a passo ficar ainda melhor, temos molde grátis do relógio de papel para você baixar e cortar na sua Cricut. É só clicar na imagem abaixo.

 

Relógio de Papel - Molde Grátis Cricut

 

Agora que você já tem a parte principal para iniciar esse projeto, vamos colocar a mão na massa e seguir o passo a passo.

Passo a Passo Relógio de Papel

Primeiramente, baixe o arquivo e faça o Upload no Design Space.

 

Upload do molde grátis

 

Em seguida, insira o projeto na biblioteca.

 

Inserindo no Desing Space

 

Logo depois, abra na sua tela.

 

arquivo do molde grátis no design space

 

O arquivo vai abrir todo preto e agrupado. Selecione tudo e escolha uma cor de preenchimento, vai facilitar visualizar as linhas internas do desenho.

As indicações em texto para cada parte do arquivo significam quantas vezes você vai cortar cada uma dessas peças.

Em primeiro lugar, delete o grupo de “1x picote”. Pois, na Cricut a gente usa o vinco para as dobras.

 

arquivo do molde grátis no design space

 

Depois disso, vamos transformar algumas linhas em linhas de vinco. No Design Space, linha de vinco (score) fica tracejada e linha cheia é linha de corte.

 

arquivo do molde grátis no design space

 

Todos os vincos estão no grupo “1x vinco”, repare na escrita. Esse 1x significa quantas vezes você vai cortar essa parte. Então, selecione o quadrado interno da peça maior e todas as linhas internas da peça menor.

Depois disso, vai em operação (no canto superior esquerdo), clica na setinha e selecione ponteamento ou score. Então, repare que as linhas ficaram tracejadas.

 

arquivo do molde grátis no design space

 

O próximo passo é anexar essas linhas de vinco à sua respectiva peça. Dessa forma, selecione completamente uma peça de cada vez e clique em Anexar ou Attach – ícone de clips no canto inferior direito.

A função dessa ferramenta é deixar todas as partes de uma peça juntas.

 

arquivo do molde grátis no design space

 

Agora vamos duplicar as peças que devem ser cortadas em maior quantidade. A única parte que pode variar a quantidade é esse retangulozinho da foto abaixo. Pois, ele vai servir de calço para o nosso relógio.

Assim, usei 45 desses pedaços. Contudo, corte um pouquinho para mais, porque é melhor sobrar.

 

arquivo do molde grátis no design space

 

Vamos para o corte, siga as instruções do Design Space e corte todas as partes na Cricut.

 

Explore Air 2 cortando as peças do relógio

 

Com tudo cortado é hora de começar a colagem.

 

Molde do relógio de parede cortado

 

Como Montar um Relógio de Papel

Nesse ponto você já entendeu que esse é um projeto em camadas de papel. A única diferença é que as camadas são todas do mesmo tamanho.

A ideia dessa montagem é criar espessura e estrutura para a peça apenas usando papel. Mas, poderíamos substituir essa espessura por chipboard, por exemplo.

E para a colagem, tenho algumas dicas:

  1. Passe pouca cola, mas passe. É muito importante colar toda a extensão de todas as camadas.
  2. Tente posicionar o mais rente possível para que a peça tenha as laterais retinhas.
  3. Faça a colagem dessa peça com o centro cheio em duas etapas. Primeiro cole essa parte quadrada do centro do relógio de papel.
    Colando a parte quadrada central do relógio de papel
  4. Logo depois, aplique a cola em um número, ou seja, em um dos lados e cole. E por último, cole o outro número.
    Colando uma parte do relógio
  5. Tentar fazer tudo de uma vez pode não funcionar, porque a cola começa a secar.

 

Relógio de papel feito na cricut

 

Cole as pilhas de peças iguais e forme 3 camadas para o relógio, isso facilita e ajuda a deixar tudo mais certo.

Então, cole primeiro as camadas de peças todas vazadas na camada de centro cheio. E depois cole a peça com abas. Assim, terá o resultado da foto a seguir:

 

Relógio de papel feito na cricut

 

Dica muito importante: trabalhe no verso do relógio. Lembre-se que você está montando o relógio pelo lado de trás, onde vai entrar a máquina.

 

Máquina de Relógio – Como Encaixar

Agora, vamos encaixar a máquina de relógio em nosso projeto. Então, encaixe a máquina no fundo passando o eixo pelo orifício do relógio. E para firmar encaixe os ponteiros.

 

Encaixe a máquina de relógio no projeto

 

Seu relógio já está praticamente pronto! Só precisamos melhorar o acabamento do fundo e deixar essa máquina mais segura.

Para isso, use as duas peças restantes. Esse retângulo deve ser colado na aba que está perto da pilha. Por outro lado, a peça maior, vai cobrir uma parte da máquina. Desse modo, cole-a nas outras abas.

Esse acabamento vai dar uma visão lateral mais limpa do seu relógio, além de proteger a máquina. Ela só cobre uma parte, deixando ainda a pilha e o botão de ajuste dos ponteiros acessíveis para você.

 

Parte de trás do relógio de papel

 

Como Pendurar Relógio de Parede?

Por fim, temos 2 detalhes para resolver. Isto é, o primeiro é como pendurar o relógio. Dado ao peso da máquina e design da peça, nenhuma alça de papel funcionou de maneira equilibrada.

Então, depois de muitos, mas muitos testes, a melhor solução é usar um fixa quadros autoadesivo pequeno. Ele funciona com duas partes iguais e adesivas. Assim, você coloca um na parede e outro no relógio e essas partes vão grudar uma na outra como se fossem um velcro (mas não é velcro!!).

 

Fita adesiva para fixar o relógio na parede

 

A vantagem é que esse adesivo não estraga a sua parede, então quando você quiser mudar o relógio de lugar é só retirar tudo.

 

Fita adesiva para fixar o relógio na parede

 

E o segundo detalhe é fazer um calço na base do relógio que vai servir de apoio para equilibrar toda a peça na parede. Pois, mesmo tendo feito um vão para acomodar a máquina dentro do relógio, parte dela ainda ficou exposta.

Dessa forma, você vai colar algumas dessas pequenas peças até compensar esse desnível.

 

Fazendo calço para o relógio de papel

 

Minha dica aqui é ir colando grupos de cinco. Por isso, empilhe esses grupinhos e compare a altura com a máquina. Quando você chegar mais ou menos no mesmo nível, junte todos os grupinhos e cole na base do número 6.

Esse calço deve encaixar direitinho! Ele fica discreto e não atrapalha em nada o visual limpo do relógio de papel.

 

Calço para o relógio de papel

 

Portanto, é assim que ele deve ficar, retinho quando apoiado.

 

Relógio de papel feito na cricut

 

Agora é só achar um cantinho legal da sua casa para pendurar seu relógio exclusivo!

 

Relógio de papel pendurado na parede

 

Eu quero muito saber o que você achou dessa ideia de fazer projetos de decoração com papel! Preciso confessar que eu amo essa ideia e é algo que experimento há alguns bons anos.

 

Home decor de papel feito na cricut

 

 

Como Fazer Luminária de Parede

E para completar essa vibe home decor que vai invadir a sua casa, eu te sugiro um post incrível! Essa é uma luminária de parede e vai ficar lindona ao lado do relógio!

 

Como Fazer Luminária de Parede

 

Dá pra fazer muita coisa legal! O que mais você faria de papel para decorar a sua casa?

Compartilhe com a gente as suas ideias e a sua versão desse relógio de papel. A gente ama ver você fazendo as coisas junto com a gente!

Cupom de Desconto Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos e até a próxima!

Pri Sathler 

Comente o post aqui

Comentários

    • Ei, Fernanda! Tudo bem? Ficamos super felizes em saber que você gostou deste projeto! 💜💜 Conte sempre com a Mimo para ir muito além do papel. ❤️🧡💛💚💙💜🤍

  • O projeto é lindo mas estou com uma duvida! Quando é utilizado o adesivo de vinil, e depois colocado no adesivo de transferência, é necessário que seja um adesivo de vinil especifico ou pode ser um comum? porque na lista de compras temos adesivo de vinil removível e normal.

    • Ei, Luana! Tudo bem? Você pode fazer com os dois tipos de adesivo vinil. O vinil adesivo é muito resistente à água, porém ele deve ser lavado com delicadeza, tome cuidado e use apenas a parte macia da bucha de lavar louças, ou seja, não use aquela parte áspera. Conte sempre com a gente. 🥰😍

    • Fiquei com uma dúvida, a maker consegue cortar tecido de algodão, tipo tricoline, preparado com termocolante? E qual a capacidade de detalhes desse corte?

      • Ei, Flávia! Tudo bem? A Cricut Maker consegue cortar poliester, feltro, algodão, tecidos mistos, seda, jeans (fino), tecido impermebilizado e muito mais, sem tratamento prévio. Tudo isso graças a Lâmina Rotativa, que acompanha esta plotter de fábrica. 😁

        Veja o corte dela em tecido neste vídeo no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rRS1smuHTOk&t=19s ❤️

  • Pode colocar o vinil direto no vidro da vela? Tem problema de esquentar o vidro e estragar o vinil?
    Ficaram lindas!

    • Ei, Loraine! Tudo bem? Pode sim! O Adesivo Vinil Mimo também suporta até 40 lavagens em lava-louças, baseado em testes feitos em louça lisa em lava louça com água em temperatura de até 50º C. Outro destaque é que ele foi desenvolvido com cola de excelente qualidade, ou seja, isso garante excelente aderência para sua película adesiva. A Gaby Mallab do Time dos Sonhos Mimo Crafts, personalizou velas nesse vídeo do nosso canal do Youtube: https://youtu.be/8NFbEasnqs8?si=9mgOM9BA9O_hgY1Z 💖

  • Boa noite, muito bom os conteúdos. Tem ajudado e facilitado muito. Não possuo iOS, sabe se o snsp mat será disponibilizado para Android?