Como Fazer Letras 3D de Papel – Molde Grátis Cricut

Pri Sathler

Publicado em setembro 30, 2021

66

Oi, oi! Tudo bem aí? Eu sou a Pri Sathler , do Time dos Sonhos Mimo. Nesse post vou te ensinar como fazer letras 3D de papel com molde grátis Cricut. Ou seja, essa é uma ideia super legal para você usar em decoração.

Eu amo a versatilidade das letras 3D e já usei em várias ocasiões. Além disso, esse tipo de personalizado deixa todo mundo encantado, afinal elas são muito legais e bonitas.

Dessa forma, com o molde que eu criei, você pode fazer as letras de uma cor só ou pode usar uma única cor diferente de papel para a lateral. Essa última opção dá um efeito super legal.

Para fazer efeitos diferentes, você pode usar a Mimo Embossing e aplicar textura, pode pintar ou pode também fazer decorações mais ousadas. O legal da letra 3D é que ela acompanha a sua ideia independente do tema.

 

Como Fazer Letras 3D de Papel - Molde Grátis Cricut

 

Então, para esse passo a passo de como fazer letras 3D de papel, eu escolhi o caractere especial “&” e preparei o arquivo grátis pra você baixar. O & não é uma letra, mas pode ser usado em várias composições e frases, como entre as iniciais dos noivos, por exemplo.

Desta forma, para acompanhar essa modernidade, eu preparei uma linda decoração. Ela é simples e toda de papel, mas dá um efeito incrível. Assim, escolha as cores da sua preferência e crie outros efeitos só mudando os papeis. Você vai se surpreender!

Materiais para Fazer Letras 3D no Papel

Agora, vamos te mostrar a lista de materiais necessários para você aprender como fazer letras 3D no papel. Então, veja o que você vai precisar:

 

Materiais Necessários para Aprender Como Fazer Letras 3D de Papel

 

E é claro que você já pode comprar todos esse materiais na Loja Mimo Crafts. Pois, além dos equipamentos, suprimentos e ferramentas Mimo, ela também vende todos os produtos Cricut no Brasil.

Letras 3D Molde Grátis

E, como prometido, aqui está o molde grátis da letra 3D “&” para você baixar e cortar na sua Cricut. É só clicar na imagem abaixo.

 

Como Fazer Letras 3D de Papel - Molde Grátis Cricut

 

Como Cortar Letras 3D

Então, agora que você já reuniu todos os materiais, vamos dar início a criação da nossa letra 3D de papel Color Pop Mimo. Depois que estiver feito o download do arquivo grátis, faça o Upload deste material no programa Cricut Design Space.

Logo depois, insira todos eles na sua tela e vamos começar a trabalhar. Desta forma, siga os passos, abaixo, para configurar o arquivo de maneira correta para o corte.

 

Configurando design space para fazer a Letra 3D

 

  1. Desagrupe o arquivo;
  2. Se eles estiverem pretos, mude para uma cor clara. Assim, você vai ver as linhas de vinco;
  3. Selecione as linhas internas (você pode selecionar pelas camadas no painel lateral). Logo depois, clique em Operação (barra superior) e escolha Ponteamento ou Score. Dessa forma, todas essas linhas vão ficar tracejadas, isso significa que elas serão vincadas;
  4. Selecione cada parte com suas respectivas linhas de vinco e clique em Anexar (barra inferior do painel lateral – ícone de clips). Desse modo,  essa ferramenta vai manter as linhas de vinco junto com as linhas de corte na hora que você for mandar fazer;
  5. Por fim, faça isso com todas as partes do projeto.

Agora é só mandar cortar na Cricut Maker ou Explore Air.

Saiba Como Fazer Letras 3D Personalizadas

Agora, é o momento de começar a dar vida ao nosso personalizado. Depois que tudo estiver cortado, é hora de organizar as partes da letra 3D antes de começar a colar.

Essa é uma parte importante, principalmente quando o projeto tem partes que precisam se encaixar perfeitamente, como esse artesanato.

 

Separando as partes do projeto artesanal

 

Você vai reparar que eu coloquei pequenas formas geométricas nas laterais e na parte da frente do &. Dessa maneira, fica mais visível onde cada lateral vai se encaixar.

Então, faça o seguinte, confira no arquivo e marque com um lápis essas formas nas suas respectivas partes.

 

Marque as laterais das partes da letra com lápis

 

Em seguida, já com as partes organizadas, é hora de começar a preparar a montagem. Algumas laterais vão acompanhar as curvas do &.

Então, use a Dobradeira Mimo para quebrar a fibra do papel e modelar aquela parte pra acompanhar as curvas. É mais fácil fazer isso antes de dobrar as abinhas.

 

Dobrando as laterais com a Dobradeira Mimo

 

Logo depois, faça as dobras das abas e quinas das laterais. Repare que as duas partes internas do & devem ter as abinhas dobradas pra fora.

Como Montar Letras 3D no Papel

Uma das coisas mais complexas na montagem de uma letra 3D é por onde começar. Por isso, preparei algumas dicas para facilitar esse processo.

  1. Em primeiro lugar, comece colando as laterais no que vai ser a frente da letra. Assim, é mais fácil de controlar o acabamento e essa é a parte que vai ficar exposta.
  2. No entanto, se tiver parte interna, comece por ela. Pois, colar essa parte depois que as laterais estão coladas em volta da letra é mais difícil. É quase impossível fazer isso sem amassar um pouco.Laterais da Letra 3D de papel
  3. Monte essa forma colando a aba maior;
  4. Em seguida cole essa parte no &. Mas, aplique pouca cola pra evitar vazamentos.
  5. Comece a colagem por alguma parte de referência. Ou seja, pode ser uma quina ou uma parte reta onde vai ser mais fácil você alinhar.

Letra 3D Personalizada

Depois que fizer essa parte da colagem, arrume as partes laterais pra conferir a ordem da montagem. Lembre-se que cada parte deve encontrar com a aba da próxima parte. É assim que a forma será fechada.

 

Organize as peças laterais da letra 3D

 

Em seguida, novamente é preciso escolher por onde começar. Eu escolhi começar pela perninha alta do &. Pois, acho que é sempre melhor deixar pra colar por último as partes que tem curvas mais abertas.

Observação: A parte de baixo é reta mesmo, ok? É pra que o & fique paradinho.

Logo depois, já com tudo colado é hora de colar a parte de trás da letra 3D. Então, para você não colar nada torto e para a cola não secar antes da hora, comece colando apenas as partes internas.

Depois que elas estiverem coladas e alinhadas certinho, você irá colar as laterais aos poucos.

Observação: É muito importante que você tenha cuidado com os encontros das abas, com o alinhamento e etc. Pois, qualquer milímetro que sobra de um lado, falta do outro. Esses arquivos têm medidas muito justinhas.

 

Laterais da letra 3D de papel coladas

 

Então, é só colar o fundo da letra 3D personalizada. Por fim, seu & está prontinho e já poderia ser usado assim, já que esse é um típico arquivo base de letra 3D. A partir de agora, você pode ousar nos acabamentos que eu citei lá no início desse tutorial.

 

Estrutura do projeto artesanal Letra 3D pronta

 

Como Personalizar Letras 3D no Papel

Agora, é o momento de usar a criatividade para personalizar a letra 3D no papel colorido Color Pop Mimo. Esse projeto artesanal te possibilita usar a imaginação e inovar a cada tema de decoração que você queira usar letras 3D.

Aqui, eu optei por fazer uma decoração com papéis coloridos para artesanato, mas você pode fazer do seu jeito. Veja abaixo como eu fiz a decoração da minha letra 3D.

Uma dica, antes de colar as partes coloridas, monte o quebra cabeça para conferir quem fica onde. Se preciso, confira no seu arquivo.

 

Decoração do passo a passo de como fazer letra 3D de papel

 

Como Colar Letras 3D no Papel

Para dar inicio a essa decoração, passe cola em uma peça de cada vez e comece a colar. É importante que as peças se encontrem. Ou seja, não deve haver nenhuma fresta branca entre as peças coloridas, nem borda branca em volta da letra.

 

Passe cola em uma peça de cada vez e comece a colar

 

Para garantir isso, alinhe a peça na borda externa da letra e tenha junto a outra parte colorida que vai ficar ao lado da que você está colando para garantir que tudo se encaixe.

Depois que colar as peças coloridas, é só colar o & mais fininho. Então, passe pouca cola nessa parte e use a pinça se for te facilitar para fazer a colagem com mais precisão. Eu usei a pinça inversa do Kit de Ferramentas com Guilhotina Champanhe – Cricut – 09 peças.

 

Uso a pinça inversa Cricut para colar o & mais fino com maior precisão

 

Você também pode colar uma pontinha e depois que garantir que tudo esteja alinhado, passar cola no restante e colar.

Agora sim está pronto, lindo e colorido! Eu amei esse negócio, gente! Curti muito essa combinação de cores, e já fiquei imaginando outras formas de decoração.

 

Passo a passo da Letra 3D de papel finalizado

 

Portanto, você só precisa achar um cantinho aí da sua casa ou ateliê pra decorar com ele. Gostei do meu até na minha mesa de jantar!

 

Decoração com letra 3d

 

Letras 3D são itens muito curingas numa decoração, seja para um evento ou para um home decor permanente, ou seja, para uma casa ou espaço comercial. É uma ótima maneira de colocar nomes e marcas em destaque.

Sendo assim, use e abuse dessa ideia! Espero, de verdade, que você tenha curtido esse passo a passo! Se ficou com alguma dúvida, comente aqui embaixo que a gente te ajuda.

Quando você fizer esse projeto, registre e compartilhe nas redes sociais marcando  hashtag #MimoCrafts. Marque @Prisathler e @mimocrafts no seu post pra gente ver e se emocionar com esse momento!

Cupom de Desconto Loja Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma Prensa Térmica Cricut ou uma Mimo Embossing, ou Mimo Stamping! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos da Pri!

Comente o post aqui

Comentários