Como Fazer Caixas de Papel – Base Mimo Making

Gaby Mallab

Publicado em março 21, 2024

13

Ei, pessoal do Blog da Mimo! Vou ensinar para você como fazer caixas de papel utilizando a Base Mimo Making. Uma ferramenta compacta e perfeita para criar lindas caixas e envelopes de forma rápida e prática com papéis.

Vamos fazer 3 modelos diferentes e personalizar cada uma delas. Afinal, além de ficarem lindas, acabam valorizando ainda mais seu produto.

 

Como Fazer Caixas de Papel - Base Mimo Making

 

Então, se você ficou curioso e quer saber como fazer caixas de papel usando a Base Mimo Making, continue neste post que vou mostrar todo o passo a passo, para você lucrar ainda mais na papelaria.

Materiais Para Fazer Caixas de Papel

Para fazer as caixas de papel, você vai precisar dos seguintes materiais:

Conheça a Base Mimo Making para Criação de Caixas e Envelopes

A Base Mimo Making foi desenvolvida para criação de caixas e envelopes de diversos formatos e tamanhos.

Ela é compacta e perfeita para a criação de lindas caixas e envelopes de forma rápida e prática com papéis cartão de 125 g/m² a 300 g/m².

Além disso, ela acompanha um sistema antiderrapante que não deixa nossa base deslizar na mesa quando estamos fazendo nossas caixas e envelopes.

Essa base possui também um vincador de precisão removível incluso, que é perfeito para fazer as marcações nas caixas de papel e envelopes.

 

Vincador junto com a Base Mimo Making para fazer caixas de papel

 

Essa ferramenta é ideal para criar envelopes no tamanho máximo de 15,2 cm x 21,6 cm e caixas 10,1 cm x 10,1 cm x 10,1 cm.

Ela conta com um exclusivo extensor retrátil da guia de marcação de vinco para criação das caixas e envelopes de tamanhos maiores.

As facilidades de uso não param por aí, a Mimo Making conta ainda com um incrível furador 2 em 1.

Ou seja, de um lado, ele é arredondador de cantos para fazer os furos das caixas e acabamentos delas e dos envelopes. Já do outro lado, ele fura os feixes de encaixes para fechamento das caixas de papel.

 

Base Mimo Making para a criação de caixas e envelopes

 

Com toda essa gama de facilidades, a Base Mimo Making é muito prática e fácil de usar para criar caixas e envelopes.

E para facilitar ainda mais o seu trabalho, ela ainda possui uma régua em polegadas gravada na ferramenta, que ajuda na hora de seguir as instruções de medições das caixas e envelopes à risca.

 

Tabela em polegadas da Base Mimo Making

 

Caso você não esteja familiarizado com polegadas, ela acompanha uma versão impressa em centímetros desse gabarito dentro da embalagem.

Para obter melhores resultados, recomendamos o uso das marcações em polegadas em conjunto com uma das Guilhotinas Mimo.

 

Tabela em centímetros da Base Mimo Making

 

Como Fazer Caixas de Papel Com a Base Mimo Making?

Primeiramente, iremos definir qual tamanho das caixas que iremos fazer, o tamanho é informado na coluna Box Size. Para o nosso projeto iremos fazer 3 tamanhos diferentes, conforme a imagem abaixo.

 

Tamanho para a caixa de papel na tabela da Base Mimo Making

 

Como escolhemos os tamanhos “1.75 x 1.75 x 2.5”, “2.5 x 2.5 x 4” e “4 x 4 x 4” polegadas das caixas é preciso ficar atento para os tamanhos dos papéis, pois eles precisam ter os tamanhos exatos para tudo sair certo.

Se você olhar as informações bem ao lado do tamanho da caixa na própria base da Mimo Making, iremos ver o tamanho que o papel deverá ser cortado, na coluna Paper Size.

 

Tamanho que o papel deverá ter para fazer as caixas

 

Iremos utilizar em nosso projeto os papéis coloridos do Kit Colobri Mimo e o  Papel Fotográfico Fosco Mimo.

Utilizo sempre o Kit Colibri, pois além de possuir 100 folhas com 20 cores maravilhosas, ele tem 180g. Dessa forma, é possível fazer os mais variados tipos de caixas e envelopes com um aspecto mais profissional.

 

Kit Colibri e Papel Fotográfico Fosco Mimo, para fazer as caixas de papel

 

Com o tamanho das caixas e o tamanho dos papeis já definidos iremos para a produção. Primeiro vou mostrar como fazer a caixa de menor tamanho, logo depois a de tamanho médio e por fim a de maior tamanho.

Caixa Pequena

Como o tamanho da caixinha é 1.75” x 1.75” x 2.5” (polegadas) o tamanho do Papel Color Pop deverá ser 7” x 7” (polegadas), conforme a tabela Base da Mimo Making.

Mas nosso Papel do Kit Colibri tem o tamanho 12” x 12” polegadas. Por isso, utilizamos a Guilhotina Mimo para cortar nosso papel no tamanho de 7” x 7” polegadas.

Uma vantagem da Guilhotina Mimo, é que ela possui marcações em polegadas também, facilitando o corte do nosso papel.

 

Cortando o papel na Guilhotina 2 em 1 Mimo

 

Logo após o corte do papel, iremos verificar novamente na tabela a posição inicial, Start Line.

Isto é, o ponto de início para o desenvolvimento das nossas caixas de papel. Portanto, devemos encaixar o papel nessa posição para começar o projeto das caixas.

 

Tabela para a produção das caixas com a Mimo Making

 

Nesse sentido, para a nossa caixinha menor, o Start Line é a posição S. O legal que ela possui uma linha que nos ajuda ainda mais a alinhar tudo certinho.

 

Iniciando a marcação o vincos para fazer a caixa de papel

 

Como Fazer as Marcações na Base Mimo Making?

As marcações que deverão ser feitas com o vincador serão realizadas na parte Diagonal, Vertical e Horizontal da Base Mimo Making, como mostro na imagem abaixo. 

 

Marcações de vincos da Base Mimo Making

 

Voltando a nossa tabela, podemos ver também a informação sobre a linha diagonal (Diagonal Line), já que será nela que iremos definir onde o vincador irá passar na posição Diagonal. Neste caso, será com a diagonal M.

 

Tabela da Base Mimo Making, com a marcação da linha diagonal

 

Agora basta passar o vincador na linha diagonal correta, na horizontal e vertical.

 

Fazendo a marcação na base

 

Depois que você fazer o vinco nas 3 posições, basta apertar o furador para fazer os cortes dos cantos.

 

Cortando os cantos no furador 2 em 1

 

Feito esse processo, um lado da caixa já está pronto. Em seguida, é só girar a folha no sentido anti-horário (para a esquerda) e repetir o processo feito acima, depois faça nos 3 lados restantes da folha.

No entanto, ainda estão faltando cortar os 4 cantos da folha. Isto é, esses cantos que estão destacados na foto.

 

Resultado dos cantos arredondados na Mimo Making

 

Para facilitar, você pode virar a folha do lado contrário e alinhar novamente a folha na linha S do Start Line e fazer o corte. Só repetir esse processo mais 3 vezes, mas lembre-se de girar a folha no sentido anti-horário (para a esquerda).

 

Resultado dos cantos arredondados na Mimo Making

 

Em seguida,  vamos arredondar e fazer o picote nos 4 cantos do nosso Papel Verde Candy, esse picote serve para que possamos fechar a caixa depois de pronta.

 

Fazendo o fechamento da caixa

 

Para reforçar melhor os vincos, vamos utilizar a parte oposta do vincador. Vamos dobrar onde foram feitos os vincos e passar o lado oposto do vincador. Dessa forma, garantimos um vinco perfeito.

 

Reforçando o vinco com o vincador profissional

 

Por último, vamos montar a caixinha. Basta juntar todas as pontas da caixinha e encaixar os picotes que havíamos feito anteriormente.

 

Fechando a caixa feita na Base Mimo Making

 

Caixa Média

Para a caixa média o tamanho é de 2.5” x 2.5” x 4” (polegadas) e o tamanho do Papel Verde Candy deverá ser 10” x 10” (polegadas), conforme a tabela na própria Base da Mimo Making.

 

A medida que vamos usar para fazer a caixa média

 

Mas como no caso da caixinha menor, nosso papel Color Pop tem o tamanho 12” x 12” (polegadas). Por isso, utilizamos a Guilhotina Mimo novamente para cortar nosso Papel Color Pop no tamanho de 10” x 10” (polegadas).

 

Cortando o papel na Guilhotina 2 em 1 Mimo

 

Como o nosso papel é um pouco maior que a nossa Base Mimo Making, iremos utilizar o extensor da base para conseguimos fazer o vinco no papel  por completo.

 

Iniciando a marcação o vincos para fazer a caixa de papel

 

O processo de desenvolvimento da caixa média é idêntico ao da caixa menor, mas temos que ficar atentos ao Star Line e a Linha Diagonal, pois os valores podem mudar de caixa para caixa.

Portanto, para fazer essa caixa média, vou posicionar o papel no valor de Start Line, que é M e fazer o vinco na Linha Diagonal que é XL.

 

Posicionando o papel para fazer a marcação no papel

 

Em seguida, vamos fazer os vincos na diagonal, horizontal e vertical.

Utilize o furador da Base Mimo Making para fazer o arredondamento e picote em todos os lados do papel, igual ao que fizemos para a caixa menor.

 

Marcações recortes finalizados para fazer a caixa de papel

 

O processo de montagem das caixas é o mesmo para todos os tipos e tamanhos. Basta repetir o mesmo processo feito na caixinha menor.

 

Caixa média finalizada

 

Caixa Grande

E por último a caixa grande, ela possui o tamanho de 4” x 4” x 4” (polegadas) e o tamanho do Papel  Verde Candy deverá ser 12” x 12” (polegadas).

 

A medida que vamos usar para fazer a caixa grande

 

Mas nesse caso, como o tamanho do papel é o mesmo tamanho do papel descrito na tabela, não iremos precisar utilizar a Guilhotina para cortar o papel.

No mesmo caso da caixa média, iremos utilizar o extensor da base para conseguirmos fazer o vinco certinho.

 

Iniciando a marcação o vincos para fazer a caixa de papel

 

Faremos o mesmo processo das caixas anteriores para a caixa grande, mas lembre-se de sempre verificar o Star Line e a Diagonal, pois os valores são diferentes.

Para nossa caixa grande o valor de Start Line é XL e a Diagonal é XL.

 

Posicionando o papel para fazer a marcação

 

Agora, basta fazer os vincos na diagonal, horizontal e vertical e os acabamentos no furador 2 em 1 da Mimo Making em todos os lados do papel. Igual ao que fizemos para as duas caixas anteriormente.

 

Marcações recortes finalizados para fazer a caixa de papel

 

E para finalizar a produção da caixa maior, basta juntar todas as pontas da caixinha e encaixar os picotes que estará tudo pronto.

 

Resultado das três caixas prontas

 

Molde Grátis Para Personalizar Caixas de Papel

Depois de todas as caixinhas prontas iremos dar uma cara nova para elas, deixando-as com mais personalidade e muito mais bonitas.

Para a personalização iremos utilizar alguns apliques, que você pode cortar em uma plotter de recorte ou com a Tesoura Profissional, Estilete e Régua Mimo.

E, para esse passo a passo ficar ainda melhor, temos molde grátis  para você baixar e cortar na sua plotter de corte. É só clicar na imagem abaixo.

 

Arquivo Grátis

 

Como Personalizar Caixas de Papel?

Logo depois de tudo cortado, vamos para a aplicação. Vou explicar todo o processo de aplicação usando a caixa grande.

 

Personalizando a caixa grande

 

Iremos começar colando os três arcos na caixa, para esse processo iremos utilizar a Fita Adesiva Dupla Face com Aplicador. Ela facilita e muito a aplicação.

Vamos passar a fita dupla face na parte de trás dos arcos e com a ajuda da Pinça de Precisão, vamos posicionar e centralizar cada arco na caixa.

 

Posicionando os arcos com a pinça de precisão Mimo

 

Em seguida, iremos fazer a montagem das margaridas, vamos utilizar a Fita Banana Picotada para fazer as camadas.

Como a Fita Banana tem 1x1cm e nossas peças são menores, vamos utilizar a Tesoura de Precisão Mimo para cortá-la em pedaços menores e assim conseguir aplicar elas com perfeição.

 

Cortando a Fita Banana com a Tesoura de Precisão

 

Logo depois, cole a Fita Banana atrás do miolo da margarida, retire o liner de proteção e posicione no centro da margarida, com o auxílio da Pinça de Precisão.

 

Colando o miolo da flor com a Pinça de Precisão Mimo

 

Em seguida, vamos colar a margarida na caixa, iremos utilizar novamente a nossa queridinha Fita Banana. Ela é bem versátil e bastante funcional, afina ela é ideal para projetos de papelaria personalizada.

 

Colando a margarida na caixa

 

Agora vamos montar a aplicação central. Eu escolhi um nome, mas você pode colocar um número, um desenho ou uma letra, vai da sua imaginação e necessidade.

Nesse processo iremos sobrepor as peças. Vamos fazer como se fosse um sanduiche de Papel Color Pop e Fita Banana, intercalando os dois.

Iremos começar aplicando a fita banana na parte de trás do recorte branco.

 

Colando a fita banana para fazer as camadas

 

Com a pinça de precisão centralize o recorte branco no recorte amarelo.

 

Colando o nome para fazer as camadas

 

Logo em seguida, iremos recortar pedacinhos menores da Fita Banana com a Tesoura Profissional e colar atras das letras lilás.

Com o Kit de Pinças Mimo vamos cuidadosamente posicionar e colar as letras em cima do recorte branco.

 

Colando as letras com a pinça de precisão

 

Com nossa arte  já finalizada, vamos aplicá-la na caixa utilizando novamente a Fita Banana.

 

Colando o nome na caixa de papel

 

Como Fazer Laços Com a Base Mimo Making?

E para dar aquele charme especial a nossa caixinha, iremos fazer um laço com o Papel Colorido Mimo para colocar na parte superior da caixa.

Vamos usar o Vincador Mimo e passar nas artes do laço, para quebrar as fibras do papel. Esse processo é importante para o laço não amaçar e ficar redondinho e perfeito.

 

Quebrando as fibras do papel com o Vincador Mimo

 

Após passar o vincador, iremos unir as extremidades da peça do laço utilizando a Fita Dupla Face Mimo.

 

Colando o laço com a fita dupla face

 

E logo em seguida vamos passar a Fita Dupla Face no centro do laço e unir os dois centros.

 

Colando o laço com a fita dupla face

 

Agora vamos unir pelo centro as duas peças que compõem o laço.

 

Finalizando o laço feito na Mimo Making

 

E para dar acabamento, vamos utilizar uma tirinha de papel.

 

Resultado do laço feito na Mimo Making

 

Antes de aplicar o laço na nossa caixinha, aproveite este momento para rechear sua caixinha com guloseimas, presentes, lembrancinhas ou até mesmo um produto que você trabalha.

Com a Base Mimo Making você tem infinitas possibilidades. Você consegue criar caixinhas para fazer personalizados de festas e embalagens de produtos de várias formas e tamanhos.

Você pode personalizar com aplicações tipo as que acabamos de fazer, colocar adesivos com sua marca ou até mesmo fazer impressões no próprio papel e fazer as caixinhas com identidade e cheia de personalidade.

Para finalizar a personalização da nossa caixinha, basta colocar o laço na parte superior da caixa. E está pronta a nossa caixinha.

 

Resultado das caixas de papel feitas na Mimo Making

 

Saiba Mais Sobre a Base Mimo Making

Aprenda com a Thiara Ney, neste vídeo que está no Canal da Mimo no YouTube, como fazer caixas de papel e envelopes de tamanhos maiores com a Base Mimo Making para agregar ao seu negócio criativo.

 

 

Aprenda como usar a Base Mimo Making para criar caixas e envelopes de forma rápida e simples, neste post que está no Blog da Mimo Crafts onde a Elaine Caroline  ensina todo o passo a passo.

Como Usar a Base Mimo Making para Criação de Caixas e Envelopes?

 

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Online Mimo Crafts

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima.

Comente o post aqui

Comentários