Como Fazer Adesivo de Resina Com a Cricut

Paty Moura

Publicado em fevereiro 15, 2022

38

Oi, pessoal do Blog da Mimo! Tudo bem com vocês? No post de hoje, vou te ensinar como fazer adesivo de resina com a Cricut.

Se você nunca mexeu com resina e acha que esse conteúdo não é para você, está enganada, vou te mostrar um passo a passo super fácil!

Então, fique tranquila! Vou te mostrar como fazer a resina, como aplicar corretamente no adesivo, te dar também ideias de quais adesivos escolher e como usar eles da melhor maneira.

 

Como Fazer Adesivo de Resina com a Cricut

 

O Que é Resina Epóxi?

Antes de tudo, quero explicar para você o que é a resina epóxi, pois talvez você não esteja familiarizado com esse material.

A resina epóxi, também conhecida como poliepóxido, é um tipo de plástico que ao entrar em contato com um agente catalisador endurece e se torna uma superfície sólida e rígida, transformando uma peça comum em um alto valor estético.

O artesanato com resina epóxi ainda é novidade no Brasil, mas vem chamando a atenção de muitas pessoas por ter um acabamento brilhoso e espelhado como nunca se viu em nenhum outro material.

A resina epóxi pode aderir a muitas superfícies diferentes, o que facilita seu uso em centenas de artesanatos.

5 Vantagens da Resina Epóxi no Artesanato

  1. Durabilidade e resistência: durável e muito resistente, as peças feitas com resina epóxi são muito mais resistentes a impactos fortes, quedas ou arranhões.
  2. Acabamentos: Se você está em busca de um acabamento especial, a resina epóxi é uma ótima opção! Podendo ser brilhante, fosco, texturizado ou até mesmo, fluorescente.
  3. Impermeável: A resina epóxi é um revestimento totalmente impermeável. Isto é, como a peça não absorve líquidos, consequentemente, se torna resistente a manchas.
  4. Limpeza e Manutenção Fácil: A resina epóxi é muito mais fácil de limpar e praticamente não exige manutenção.
  5. Produto em Alta no Artesanato de 2022: Uma dica de amiga: sempre invista em peças que estão em alta. A resina está sendo muito usada ultimamente. Aproveite esse momento e lucre bastante!

Portanto, trabalhar com resina para artesanato é um excelente caminho para quem deseja criar produtos mais resistentes como pingentes, bottons, chaveirinhos, placas, brincos e dentre outros itens.

E lembre-se que você pode fazer qualquer formato, com qualquer cor de vinil e acrescentar detalhes a mão. As possibilidades são infinitas e a produção pode ser super escalonada.

Dessa forma, reforço que é uma oportunidade de negócio artesanal e que tem espaço nesse mercado.

Aproveitando que estou falando sobre resina, vou te mostrar que realmente ela é um material muito versátil e que pode te fazer produzir diversas coisas interessantes, só é preciso sair da zona de conforto.

Por exemplo, a Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo Crafts, criou brincos lindíssimos de papel com resina. O resultado é simplesmente surpreendente e maravilhoso. Veja no post a seguir.

 

Como Trabalhar com Resina para Artesanato

Materiais para fazer Adesivo de Resina

Veja a lista de materiais, abaixo, que usei para fazer todos os adesivos.

Passo a Passo de Adesivos de Resina

Então, para fazer o adesivo de resina eu usei o Vinil Adesivo da Cricut e o Adesivo Vinil Texturizado da Mimo.

 

Vinil adesivo e texturado

 

Em seguida, vamos colocar esses materiais para cortar na nossa estrela Cricut Explore Air 2. Ela corta perfeitamente com um super acabamento nas peças.

 

Cricut Explore Air 2

 

Esse é o nosso primeiro adesivo, ele foi feito em camadas. Para fazê-lo foi usado somente o vinil adesivo.

 

Adesivo Vinil

 

Agora, nós vamos usar o Vinil Adesivo Imprimível Transparente Mimo e o Vinil Adesivo Imprimível Branco Mimo. Eles são muito bons, pois não soltam tinta, são resistentes a água, não mancham e têm uma ótima durabilidade.

 

Adesivo Vinil Transparente

 

Logo depois, eu fiz a impressão dos desenhos no Vinil Adesivo Branco e coloquei na Cricut Explore Air 2 para cortar.

Nessa etapa, nós vamos fazer meio corte, isso quer dizer que ela foi configurada para cortar somente a parte de cima e deixar o liner embaixo. Dessa forma, quando for puxar vai sair somente o adesivo.

 

Adesivo Vinil branco

 

Em seguida, vamos puxar toda essa parte da sobra pra gente conseguir trabalhar bem com o epóxi, ou seja, a resina.

 

Puxando a sobra do adesivo vinil

 

Como Usar Resina

Então, vamos lá, uma coisa importante é você ter uma balança de precisão para conseguir trabalhar com a resina.

 

Balança de precisão para a resina

 

Depois que você fizer a preparação da sua resina e do endurecedor, de acordo com a indicação do fabricante, vamos misturar bastante.

 

Preparando a resina

 

Para facilitar a aplicação da resina nos adesivos, eu peguei um potinho de remédio, fiz a limpeza com água quente, deixei bem higienizado para usá-lo.

Em seguida, coloquei a minha resina pronta dentro dele.

 

Usando potinho de remédio para colocar a resina

 

Então, vamos começar aplicar a resina nos adesivos. Desse modo, é só pressionar o potinho para a gotinha cair e ver a quantidade ideal para tampar o adesivo como um todo.

 

Aplicando resina em adesivo

 

Para espalhar a resina em todo adesivo sem fazer muita bagunça, vamos usar um palitinho e ir preenchendo toda a área do desenho.

 

 

Palito para espalhar resina

Em seguida, o processo no adesivo de vinil é exatamente o mesmo. Coloque uma quantidade de resina que dê pra preencher todo o desenho e depois espalhe até as bordas com o palitinho.

 

Resina no vinil adesivo

 

Logo após umas 12 horas de secagem, está tudo pronto para usar. O epóxi dá esse efeito “gordinho” em cima do adesivo, espelhado e brilhoso. O resultado é muito lindo e dá pra gente usar de várias formas.

 

Adesivo de Resina

 

Olha só, o adesivo fica todo certinho, bem durinho. Eles ficam uma graça gente!

 

Adesivo de resina

 

Portanto, vou usar esses adesivos de resina na capa do meu caderno para decorá-lo. É uma ótima utilização, não tem problema encostar a mão molhada. E para limpar é só passar um paninho, por exemplo, que eles vão ficar sempre lindos!

 

Capa de caderno decorada com adesivo de resina

 

Outra ideia também é personalizar caixinhas com esses adesivos!

 

Caixinha personalizada com Adesivo de resina

 

Eu amei fazer esses adesivos de resina! Espero que você também tenha gostado.

Então, se quiser ver esse passo a passo super fácil e maravilhoso na prática, confira o vídeo abaixo:

 

 

CUPOM DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

E continue de olho no Canal Mimo Crafts no Youtube, pois toda quartas, às 20h, sempre tem vídeo novo para te levar mais longe no seu negócio craft!

Um  beijãooo e até mais!

Comente o post aqui

Comentários