Ideia para o Dia das Crianças – DIY – Arquivo Grátis Cricut

Pri Sathler

Publicado em setembro 22, 2022

66

Oi, oi, minha gente! Como vocês estão? Hoje, o post tem conteúdo gratuito e diversão garantida! Preparei um arquivo grátis de um DIY que é uma ótima ideia para o Dia das Crianças.

É isso mesmo, já está na hora de pensar em um presentinho para as nossas crianças ou ter algo para vender e ganhar dinheiro com essa data comemorativa.

 

DIY Ideia para o Dia das Crianças - Arquivo Grátis Cricut

 

Pensando nessas duas possibilidades, criei o arquivo de um brinquedo muito legal, não muito comum, é um pouco diferente. Mas, confie em mim, as crianças gostam! Pois, aqui em casa, tive a aprovação de duas com idades e interesses diferentes. Então, vamos lá, vou explicar a brincadeira:

DIY – Animais do Brasil

Então, para criar esse brinquedo escolhi os Animais do Brasil, a nossa majestosa Onça-Pintada, a bela Arara-Azul e o imponente Jacaré. 

Esse é um brinquedo ótimo para desenvolver várias habilidades das crianças:

  1. Estimula Imaginação e Criação – eles vão ter que pensar como querem preencher os bichos, quais cores usar e qual desenho querem fazer com a lã.
  2. Desafia para Planejar e Executar – para conseguirem fazer o bicho do jeito que imaginaram, eles vão ter que pensar em maneiras de fazer isso acontecer. Ou seja, decidir por onde começar, por qual buraco passar a agulha e refazer algo que não saiu como o esperado. Eles vão fazer parte de todo o processo da brincadeira.
  3. Auxilia no Desenvolvimento da Coordenação Motora Fina – nos primeiros anos de vida essa coordenação é importante para aprender a escrever, a colorir, cortar com a tesoura, comer e várias outras coisas. No futuro, ela é superimportante para tarefas corriqueiras e até para definir habilidades mais elaboradas.

Por aqui, o filho mais velho curtiu, porque pode colocar em prática os ensinamentos que aprendeu a pouco nas aulas de matemática sobre padrões de repetição. Outro ponto importante, precisamos levar o olhar deles para perceber o design e a beleza dos objetos, isso é fundamental para criarmos crianças sensíveis e atentas ao mundo em que vivemos.

E tem uma outra parte do brinquedo que já ia me esquecendo de falar: a embalagem também é um brinquedo! Aliás, essa foi a parte preferida da caçula que está aprendendo a ler e escrever.

Aproveita, tem um arquivo de caça-palavras com o nome dos animais pra você colocar na embalagem também!

Materiais para Fazer Brinquedo para Dia das Crianças

Para fazer esse brinquedo incrível, você vai precisar dos seguintes materiais e equipamentos:

 

Materiais para Fazer Brinquedo para Dia das Crianças

 

DIY para Dia das Crianças – Molde Grátis Cricut

E, para esse passo a passo ficar ainda melhor, temos molde grátis dessa ideia de presente para o Dia das Crianças para você baixar e cortar na sua Cricut. É só clicar na imagem abaixo.

 

Brinquedo de ideia para Dia das Crianças - Molde Grátis Cricut

 

Agora que você já tem a parte principal para iniciar esse projeto, vamos colocar a mão na massa e seguir o passo a passo.

Passo a Passo de Como Fazer Brinquedo Educativo

Depois que baixar os arquivos, insira cada um deles no programa Design Space. Caso não saiba como fazer essa primeira etapa de abrir o arquivo no software Cricut, veja o ínicio do conteúdo Lembrancinha Dia dos Pais – Arquivo Grátis Cricut  para aprender.

Contudo, primeiramente, você vai baixá-lo em seu computador. Logo depois, insira o desenho do arquivo em seu Design Space. Clique em “upload” e siga as etapas.

 

Clique em “upload” e siga as etapas do Design Space

 

Após inseridos na sua tela, eles vão aparecer no tamanho certo! Não diminua, porque os buracos estão no limite do menor tamanho que a Lâmina para Corte Profundo (2.4mm) – Cricut Maker (Lâmina Faca).

E também não aumente, porque se não os buracos vão ficar muito grandes. A não ser que queira trabalhar com lãs bem grossas! Dessa forma, você não precisa fazer nada no arquivo.

Os detalhes pretos vão ser cortados em vinil adesivo e já estão todos numa mesma camada. Quando você cortar os detalhes de cada animal, eles vão sair todos juntos, no lugar certinho pra você aplicar todos de uma vez!

 

arquivo do brinquedo dentro do Design Space

 

Depois, clique em “fazer” e vá para configurações de corte. Para os animais, mude o tamanho do material para 27,9 cm x 27,9 cm caso esteja usando o Chipboard Cricut.

 

Configure o tamanho do arquivo dentro do Design Space

 

E se você não quer fazer com esse material ou não tem a Cricut Maker, você pode cortar várias folhas de Papel Color Pop na sua Cricut Explore. A ideia é você usar a mesma técnica que usei no post de Como Fazer Relógio de Papel.

Quando a gente faz várias camadas de papel cortados no mesmo formato, a gente consegue uma firmeza incrível do projeto! Porém, o único cuidado é o de colar o mais certinho possível. E para ter esse efeito, você precisa de umas 13 camadas de papel, no mínimo.

Como Cortar Chipboard na Cricut Maker

Seguimos para a próxima etapa, o corte do Chipboard requer um preparo especial. Assim, você vai usar a Base de Corte de Fixação Forte (Roxa), pois como o próprio nome já diz, ela tem a cola mais forte.

Então, coloque o seu material alinhado no canto superior esquerdo da Base de Corte e passe fita crepe por todos os lados inteiros!

Isso é importante para deixar o seu material preso no lugar enquanto é cortado. Pois, como a lâmina passa várias vezes e o chipboard é um material grosso, ele precisa de um reforço para ficar paradinho enquanto a lâmina corta.

DICA: Antes de você usar a Lâmina Faca, faça uma calibragem! É superimportante para fazer corte com várias passadas. Assim, se tem um tempo que você não faz, faça agora, é rapidinho.

Basta clicar nos três tracinhos no canto superior esquerdo e clicar em “calibragem“. Em seguida, escolha a lâmina e siga as instruções que vão aparecer.

 

Cricut Maker cortando Chipboard Cricut

 

Esse é um corte longo e que requer supervisão. O Design Space configura 24 passadas e isso leva mais de hora, dependendo do desenho. Mas, não é necessário tudo isso, pois com 11 a 13 passadas os desenhos costumam estar recortados. Isso também varia de acordo com o desenho.

Desse modo, um desenho com mais quinas pode levar um pouco mais de tempo. Por isso, acompanhe o corte pela tela do seu computador (você não consegue usar a lâmina faca pelo aplicativo, por segurança), e observe o material sendo cortado.

 

Acompanhando o corte do chipboard pelo Design Space

 

Corte Perfeito de Chipboard

O processo de corte da Maker para materiais espessos é todo muito inteligente. Pois, a lâmina começa passando bem de leve e a força e profundidade do corte vão sendo aumentados gradualmente. É isso que garante um corte preciso e com acabamento perfeito!

 

Corte do material do brinquedo de ideia para o Dia das Crianças

Logo depois, você vai perceber quando as partes do projeto começarem a se soltar do restante do material.

Observação: devido ao tamanho das bolinhas é comum todas elas irem se soltando a medida em que as camadas vão sendo cortadas. Fique de olho pra que nenhum fique presa na lâmina e tire as que você conseguir enquanto o corte acontece.

Quando você perceber que a maior parte do seu recorte se soltou do material, pause a máquina e verifique. Se estiver tudo solto, cancele o corte.

 

Partes da peças de DIY ideia para o Dia das Crianças já soltas

 

O resultado do seu corte deve ser esse, limpo e preciso. Porém, se você perceber alguma rebarba ou restinho de material, use uma lixa para tirar.

 

Resultado das peças do DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

Como Cortar Vinil Adesivo na Cricut Maker

Agora, vamos partir para outro tipo de corte. Para cortar o Vinil Adesivo, use a Lâmina de Ponta Fina e a Base de Corte De Fixação Leve (Azul). Assim, configure o corte conforme o vinil que está usando e coloque para cortar.

 

Maker cortando Vinil Adesivo Cricut

 

Depois que o corte terminar, com a ajuda do Gancho Cricut, depile o material.

 

Depilando o Vinil Adesivo com o Gancho Cricut

 

Em seguida, aplique a Máscara de Transferência nos recortes de chipboard.  Para isso, use a Espátula Cricut para colar bem a máscara no vinil adesivo.

 

Aplicação do vinil da máscara de transferência no Chipboard do DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

Passe a espátula do lado oposto também, como mostro na imagem a seguir.

 

Fixação do vinil adesivo com espátula

 

Logo depois, retire o liner do vinil e aplique no animal de chipboard do nosso DIY, ótima ideia para o Dia das Crianças. Faça isso com todos os bichinhos!

 

Retirando o liner da máscara de transferência

Embalagem para o DIY

Agora é a hora da embalagem para colocar esse brinquedo. Sendo assim, preparei um caça-palavras pra criançada começar se divertindo antes mesmo de abrir o presente!

No caça-palavras estão escondidos os nomes dos animais, além do nome do brinquedo que é Animais do Brasil.

Assim, fiz um saquinho e estampei com transfer para tecido. Mas, essa mesma ideia pode ser feita no papel com vinil adesivo ou com sublimação em outro tipo de tecido.

Para começar essa segunda parte do DIY de ideia para o Dia das Crianças, insira o arquivo no software Design Space.

 

Arquivo da embalagem para brinquedo da ideia para o Dia das Crianças

 

Em seguida, selecione o quadrado e mude a cor dele para branco.

 

Mudando a cor do projeto para branco

 

Em seguida, selecione tudo e clique em “anexar” (ferramenta com ícone de clips na parte inferior direita). Agora, sim, o seu caça-palavras está pronto para cortar.

 

Caça-palavras para estampar a embalagem do DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

Caça-palavras para estampar a embalagem do DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

E para fazer isso, escolha a configuração de corte de acordo com o material  que está usando e espelhe o seu desenho! Não se esqueça disso!

 

Espelhando o transfer Cricut para Cortar

 

Como Estampar com a Mini Easy Press

Após cortar, depile o excesso do material usando novamente o Gancho Cricut. Em seguida, posicione o corte sobre o saquinho e use a Mini Easy Press 2 Cricut para fazer a aplicação.

Com a pequena Easy Press 2 use a temperatura média, e com as prensas maiores configure o tempo e temperatura conforme o Guia de Temperatura.

 

Aplicando a estampa na embalagem para colocar o brinquedo da ideia para o Dia das Crianças

 

Logo depois, espere esfriar totalmente antes de tirar o liner do transfer.

 

Retirando o liner da embalagem para ideia para o Dia das Crianças

 

E assim ficou o nosso saquinho para guardar o brinquedo de chipboard que é uma ideia de presente para o Dia das Crianças.

 

Embalagem para colocar o DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

Bom, agora é só juntar um pouco de lã, a agulha grossa sem ponta e montar o seu kit de ideia para Dia das Crianças! Claro que você também pode se divertir experimentando um pouquinho do bordado também. Pois, esse brinquedo vale para qualquer idade!

 

Brincando com o DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

E a embalagem vira um desafio! Só marcar com uma caneta e a brincadeira está feita!

 

Bricando com a Embalagem do DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

E assim a nossa fauna entra na vida das nossas crianças de uma maneira divertida.

 

Brinquedo DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

Eu amei fazer esse passo a passo e espero que você tenha curtido ele também! Não deixe fazer e aproveitar a oportunidade de dar ou vender um brinquedo tão legal!

Aproveite as opções de fazer só com papel. E quando você fizer, poste e marque a gente. A gente ama ver você aproveitando tudo que a gente prepara aqui pra vocês.

 

Brinquedo DIY Ideia para o Dia das Crianças

 

Lembrancinhas para o Dia das Crianças

Aproveita que você já está aqui e aprenda a fazer mais uma ideia para o Dia das Crianças. Então, confira esses dois posts, abaixo, também do Blog Mimo Crafts.

Como Fazer Presente de Dia das Crianças

Uma outra ideia para o Dia das Crianças é um projeto super divertido de jogo da memória que fiz para o Blog Mimo Crafts. Confira esse outro passo a passo também.

 

Como Fazer Presente de Dia das Crianças

 

Lembrancinha de Dia Das Crianças: Jogo da Velha Personalizado

Além desses dois DIY que criei para você presentear as suas crianças ou oferecer aos seus clientes, a Fernanda Estevão, do Time dos Sonhos, também publicou uma lembrancinha especial para o Dia das Crianças. É um jogo da velha de papel personalizado.

 

Lembrancinha de Dia Das Crianças: Jogo da Velha Personalizado

 

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Te espero no meu próximo post aqui no blog!

Um beijo

Pri!

Comente o post aqui

Comentários