Como Fazer Envelope de Papel – Base Mimo Making

Gaby Mallab

Publicado em maio 23, 2024

16

Olá, pessoal do Blog da Mimo!  Neste post vou ensinar como fazer envelope de papel com a Base Mimo Making.

 

Como Fazer Envelope de Papel - Base Mimo Making

 

Vamos aprender a fazer 3 envelopes de papel com diferentes tamanhos. Com eles você pode enviar convites de eventos e enviar recados, informações e agradecimentos em uma cartinha dentro das embalagens de seus produtos.

O Que É a Base Mimo Making?

Mas, antes de colocarmos a mão na massa, iremos falar um pouco sobre a Base Mimo Making e os materiais utilizados para fazer nossos envelopes.

A Mimo Making foi desenvolvida com o intuito de ser uma ferramenta compacta e eficiente para a criação de caixas e envelopes em diversos formatos e tamanhos.

Essa base é ideal para confeccionar lindas caixas e envelopes de forma rápida e prática, utilizando papéis cartão de 125 g/m² a 300 g/m².

Outro destaque é o extensor retrátil exclusivo da guia de marcação de vinco, que facilita a criação de caixas e envelopes em tamanhos maiores.

Para complementar suas funcionalidades, a Base Mimo Making inclui um incrível Furador 2 em 1.

Pois, de um lado, ele serve como arredondador de cantos para acabamentos em caixas e envelopes. Do outro, ele perfura os feixes de encaixes para fechamento das caixas.

 

Parte frontal da Base Mimo Making

 

Equipada com um sistema antiderrapante, a base não desliza na mesa durante o uso, garantindo estabilidade na confecção das suas peças.

Além disso, a Base Mimo Making inclui um Vincador Removível para fazer as marcações na base, oferecendo uma solução completa para seus projetos.

Com todas essas facilidades, a Mimo Making aprimora ainda mais seus projetos.

 

Parte traseira da Mimo Making

 

Além disso, a base possui uma régua gravada em polegadas, auxiliando na precisão das medições conforme as instruções de montagem de caixas e envelope de papel.

 

Tabela em polegadas da Base Mimo Making

 

Se você não está familiarizado com polegadas, não se preocupe. Afinal, a Base Mimo Making vem com uma versão da tabela impressa em centímetros dentro da embalagem.

No entanto, para obter os melhores resultados, sugerimos o uso das marcações em polegadas em combinação com uma das Guilhotinas Mimo.

 

Tabela em centímetros da Base Mimo Making

 

Materiais Para Fazer Envelopes de Papel

Agora que você já conhece melhor a Mimo Making, vamos começar a fazer alguns modelos de envelope. Então, vou usar os seguintes materiais:

 

Como Fazer Envelopes de Papel na Base Mimo Making?

Primeiramente, para fazer o envelope de papel, vamos escolher o tamanho do cartão que vai dentro dele. Isto vai depender muito da finalidade do projeto, desde um cartão de agradecimento ou até mesmo um convite de casamento.

Nas tabelas da Base Mimo Making, já vem indicado o tamanho do cartão na coluna “Card  Size” e do papel que iremos utilizar, na coluna “Paper Size”.

Para mostrar como fazer os envelopes, escolhi três tamanhos diferentes. Lembrando que o tamanho, é definido pelo cartão que irá dentro do envelope de papel.

Portanto, o menor envelope que iremos fazer tem a medida do cartão de 2 x 3 ½, o envelope médio com cartão de 3 ½ x 6 e o envelope maior com tamanho de 6 x 8 ½, conforme indiquei com as setas na imagem abaixo.

 

Indicando os tamanhos dos envelopes que será feito na Base Mimo Making

 

E com a ajuda da Guilhotina Mimo, recortamos todos os tamanhos dos Papéis Mimo nas medidas certinhas.

O legal desta Guilhotina, é que ela vem em polegadas também, desta forma facilita muito o corte e com uma excelente precisão.

 

Cortando papéis Mimo na Guilhotina 2 em 1

 

Os papéis que iremos utilizar nos envelopes são os Papéis do Kit Colibri Mimo e o Papel Color Pop Branco Neve Mimo.

 

Papéis Mimo para fazer envelopes de papel com a Base Mimo Making

 

Utilizo sempre esse o Kit Colibri pois, além de possuir 100 folhas com 20 cores maravilhosas, com a gramatura de 180g. Sendo assim, é possível  fazer os mais variados tipos de caixas e envelopes com um acabamento profissional.

Inclusive, você pode fazer impressões nos papeis e deixar seus envelopes muitos mais criativos e divertidos como fiz neste projeto.

Neste vídeo que está no Canal do YouTube da Mimo, a Mih Pocket, vai te contar tudo sobre os Papéis Color Pop Mimo e porque eles são a melhor escolha para os seus projetos de papelaria.

 

Envelope Pequeno

Para confeccionar os envelopes, vamos utilizar apenas a linha SCORE LINE como ponto de partida e utilizar também as linhas Horizontal e Vertical para fazermos os vincos.

 

Linhas verticais e horizontais para fazer envelope de papel

 

Com nosso papel já cortado nas medidas 5 x 5 polegadas, iremos posicionar o papel na posição 2” do SCORE LINE.

 

Posicionado o papel para fazer envelope de papel pequeno

 

Logo em seguida, iremos utilizar o Vincador que vem junto da Base Mimo Making, para vincar a linha Vertical e a linha Horizontal.

 

Fazendo os vincos na Base Mimo Making

 

Em seguida, fure o Papel Branco Neve Mimol com o Furador 2 em 1,  para fazer o recorte.

 

Fazendo o furo do papel com o Furador 2 em 1 da Mimo Making

 

Agora é só girar o papel no sentido anti-horário e alinhar o vinco com a linha vertical da Mimo Making.

 

Fazendo o furo do papel com o Furador 2 em 1 da Mimo Making

 

Depois de alinhado, basta fazer o vinco horizontal e acionar o botão novamente para o corte do canto. Iremos repetir esse processo até completar os quatro lados.

Lembrando que no último lado do envelope, você deverá alinhar os vincos nas linhas Vertical e Horizontal da Base Mimo Making e recortar o último canto.

E para dar acabamento em nosso envelope, iremos posicionar o papel na parte superior do botão e recortar as pontas e deixá-las arredondadas.

 

Arredondando os cantos com o Furador da Base Mimo Making

 

Para reforçar melhor os vincos, vamos utilizar a parte oposta do Vincador. Então, vamos dobrar onde foram feitos os vincos e passar o lado oposto do vincador, garantindo dessa forma, um vinco de boa qualidade.

 

Reforçando os vincos com o vincador da Base Mimo Making

 

Com a Fita Dupla Face, vamos colar as abas laterais em uma das abas centrais do envelope.

 

Colando o envelope de papel com a Fita Dupla Face Mimo

 

E está pronto nosso primeiro envelope de papel feito com a Base Mimo Making, muito rápido e simples de fazer.

 

Resultado do envelope de papel pequeno feito na Base Mimo Making

 

Envelope Médio

Com o Papel Branco Neve Mimo  já cortado nas medidas 8 x 8 polegadas, iremos posicionar o papel na posição 3” 1/8” da linha SCORE LINE.

 

Posicionado o papel para fazer envelope de papel médio

 

O processo para o envelope médio é o mesmo do que fizemos anteriormente. Então, basta seguir todo o passo a passo que fizemos no envelope menor.

 

Resultado do envelope de papel médio feito na Base Mimo Making

 

Envelope Maior

E por último, com nosso Papel Color Pop Azul Marinho,  já cortado nas medidas 11 ½ x 11 ½ polegadas, iremos posicionar o papel na posição 4” 7/8” do SCORE LINE.

A diferença é que esse papel tem um tamanho  maior, por isso utilizaremos o guia extensor da Base Mimo Making.

 

Posicionado o papel para fazer envelope de papel grande

 

O processo é mesmo dos anteriores, mas com uma observação. Quando for fazer o primeiro vinco Vertical, você não irá conseguir fazer até o final do papel, por conta do tamanho, mas não se preocupe.

Na medida que vamos girando o papel no sentido anti-horário, na última etapa, ele vai coincidir com a linha Horizontal, com isso você poderá completar o vinco.

 

Finalizando os vincos no envelope de papel grande

 

E assim terminamos nossos envelopes super fofos feitos com os Papéis Mimo. O melhor é que eles possuem a massa colorida, ou seja, quando fizermos os vincos eles não ficaram com aspecto esbranquiçado.

 

Envelopes de papel feitos na Base Mimo Making

 

Caso você queira, você pode personalizar ainda mais seus envelopes, colocando fitas, aplicações e adesivos. Deixando os muitos mais criativos e divertidos.

 

Envelopes de papel feitos na Base Mimo Making

 

Descubra Mais Possibilidades Com a Base Mimo Making

Com a Base Mimo Making também é possível fazer caixas de papel. Neste post, mostro todo o passo a passo de como fazer três tamanhos de caixas de papel com a Base Mimo Making.

 

Como Fazer Caixas de Papel – Base Mimo Making

 

Veja como fazer caixas de papel e envelopes para casamento usando a Base Mimo Making, neste vídeo que a Thiara Ney, embaixadora do Time dos Sonhos Mimo preparou para o Canal da Mimo no YouTube.

 

 

Aprenda mais sobre como usar a Base Mimo Making, neste post que a Elaine Caroline preparou para o Blog da Mimo Crafts. Você também pode conferir várias dicas de como usar essa ferramenta.

 

Como Usar a Base Mimo Making para Criação de Caixas e Envelopes?

 

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Online Mimo Crafts

 

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima.