Como Fazer Caixa de Panetone de Natal – Molde Grátis Cricut

Pri Sathler

Publicado em novembro 10, 2020

66

Oi, oi! Eu sou a Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo Crafts. E eu preparei um projeto super completinho pra você arrasar em dezembro. Um passo a passo de como fazer caixa de panetone de Natal, com molde grátis exclusivo para Cricut.

Então, o arquivo grátis de hoje é de uma caixa para panetone personalizada com papéis digitais para você imprimir e fazer uma caixa super exclusiva, como esta do banner deste post, por exemplo!

Todo ano todo mundo tem que arrumar vários presentes, não é mesmo? Isto é, por mais que a gente fale que não vai gastar muito no Natal, que não vai poder dar presente pra todo mundo, todo ano acontece a mesma coisa! haha

Ou seja, todo mundo troca presente e você volta pra casa cheio de sacolas – pelo menos na minha família é assim. E na sua? Me conte nos comentários aqui embaixo deste post!

Sendo assim, nessa tarefa de pensar em presente personalizado pra todo mundo, sempre tem aquele panetone gostoso que você querer presentear. Então, pode ser pra família vizinha, pro colega de trabalho ou pra tia que já tem de tudo.

E porque não dar esse panetone numa caixa linda, toda especial e cheia de desejos bons pro próximo ano, não é verdade?

 

Como Fazer Caixa de Panetone de Natal - Molde Grátis Cricut

 

Portanto, essa caixa foi feita pra um panetone de 500g ou mais um pouco! Por isso, ela mede 17 x 17 x 17 cm e tem o fundo reforçado. Contudo, se você quiser colocar outras delícias de Natal, também pode e fica ótimo!

Por exemplo, pode ser outro bolo, pode ser biscoito, um pão especial, ou outra coisa. Além disso, honestamente, essa caixa também serve pra presentes que não são comida!

 

Caixa Panetone Molde

Você vai perceber que estes papéis digitais que eu criei para download grátis não são com as cores tradicionais de Natal. Pois, minha proposta é ser inovadora e moderna nesse ano?

Aqui, nesse kit de papéis digitais de Natal exclusivo para a Mimo Crafts, você vai ter três estampas diferentes pra combinar sua caixa:

  1. Uma de folhas (que usei na parte interna da caixa – clique aqui para baixar);
  2. Outra de fundo branco, com palavras temáticas;
  3. E, por último, outra também com as palavras temáticas e positivas, mas com fundo cinza escuro.

Ou seja, essas duas últimas são iguais, com palavras de desejos para o Natal. E, por isso, elas são tão legais de combinar! E, para baixar as duas é só clicar aqui!

Então, para fazer essa caixa de panetone de Natal personalizada, você vai precisar ter ou comprar os materiais a seguir. Caso você não os tenha, você encontra quase tudo à venda na Loja Mimo Cafts:

 

Lista de Materiais para Fazer Caixa de Panetone de Natal

 

Aqui você vai baixar o arquivo SVG, que é o arquivo de corte e os papeis digitais pra você personalizar a sua caixa.

Depois reunir os materiais, é a vez de baixar o seu arquivo grátis! Para isso, é só você clicar nesta imagem aqui embaixo:

 

Arquivo Grátis da Caixa de Panetone de Natal

 

Como Fazer Caixa para Panetone

Quando finalizar o download, importe o arquivo .svg para dentro do seu Design Space – clique em Upload, selecione o arquivo que baixou e salve esse arquivo na sua biblioteca. O próximo passo é clicar em Inserir e abrir esse arquivo na Tela.

 

Abra o arquivo da Caixa no Design Space

 

Depois desses passos, ainda com todo o arquivo agrupado, redimensione para 56cmx 95cm. Essa etapa é importante para garantir que sua caixa vai medir 17x17x17cm.

O Design Space abre os arquivos .svg com uma pequena diferença de medida, normalmente milímetros. Mas, esses milímetros podem fazer a diferença e podem atrapalhar a proporção das partes do seu projeto.

Em seguida selecione o grupo de camadas que tem as linhas internas e clique em Tipo de Linha e escolha Vinco. Repare que todas as linhas internas vão ficar tracejadas. Confira todas e, caso alguma não esteja tracejada, selecione e marque vinco.

 

Em seguida selecione o grupo de camadas que tem as linhas internas e clique em Tipo de Linha e escolha Vinco.

 

Veja no seu painel de camadas que você tem dois grupos: um com as linhas internas e outro com as linhas externas.

Então, desagrupe primeiro as linhas externas e depois as linhas internas (tracejadas). Assim você garante que as linhas tracejadas fiquem por cima das linhas externas.

 

Desagrupe primeiro as linhas externas e depois as linhas internas (tracejadas).

 

1ª Observação Importante: se por um acaso as linhas tracejadas sumirem quando você desagrupar, é só alterar a ordem das camadas no seu painel lateral. Selecione as camadas que quer mudar de ordem e arraste pra cima ou pra baixo.

Depois de desagrupar tudo, selecione cada forma com suas linhas tracejadas e clique em Anexar (esse ícone de clip na parte de baixo do painel lateral).

Pois, essa ferramenta garante que tudo vai ser cortado e vincado desse jeito que está na sua tela. Ou seja, ela fixa todas as partes e linhas no lugar como estão.

 

Como Fazer Lembrancinha Personalizada de Natal

E, o último passo antes de cortar, é marcar com cores diferentes as partes de acordo com o material ou estampa que você vai usar. Isso facilita MUITO na hora do corte. Ainda mais num projeto como esse, cheio de partes parecidas.

 

Marque com cores diferentes as partes de acordo com o material ou estampa que você vai usar.

 

Eu coloquei de branco as partes que seriam impressas com o papel de fundo branco; cinza as partes com papel de fundo cinza e azul o acetato. Todas essas partes tiveram o verso impresso com as estampa de folhas.

2ª Observação Importante: se atente para as duas partes que forram o fundo da caixa. Pois, a parte interna (quadrado sem vinco), você vai imprimir só um lado com a estampa que escolheu pra parte interna – aqui eu usei a de folhas.

E a outra parte, que é a externa (quadrado com abas nos quatro lados), você vai imprimir um lado só com a estampa que escolheu pra parte de fora da caixa. Então, aqui, por exemplo, eu usei a fundo branco com palavras.

Antes de cortar, imprima as folhas. Vão ser:

  • 1 com as folhas
  • 1 com palavras fundo branco
  • 4 com palavras fundo branco + folhas no verso
  • 3 com palavras fundo cinza + folhas no verso

 

Clique em Fazer e vá para a parte de edição das bases de corte. Selecione formato A4 no tamanho do material. Clique sobre a peça na base e gire para a peça que vai ser cortada ficar virada pra cima.

Isso é importante para que todos os lados fiquem com a estampa no mesmo sentido. Faça em todas as bases!

 

Configure as bases de coirte no Design Space

 

Depois, é só cortar tudo na sua máquina de corte Cricut Maker ou Explore Air 2! Eu usei a configuração padrão pra papel 80lb (216gm) e deu super certo. De qualquer maneira, faça um teste pra ver qual a melhor pra você.

 

Hora de cortar a Caixa de Panetone de Natal na Máquina de Corte Cricut

 

Como Montar a Caixa de presente de natal

Com todas as partes cortadas, é hora da montagem!

 

Todas as partes da Caixa de Panetone de Natal cortadas

 

Veja como fica lindo esta estampa do papel digital impressa nas partes da caixa de panetone de Natal:

 

Estampa do papel digital impressa nas partes da caixa de panetone de Natal

 

Marque todos os vincos com a ajuda do Vincador Mimo. É só começar. A dobra com as mãos e depois reforçar com a vincadeira. Essa etapa é importante pra garantir os ângulos das partes da caixa.

 

Marque todos os vincos com a ajuda do Vincador Mimo

 

Com a ajuda de um pincel ou rolinho, aplique cola de um lado do papelão e cole na peça que vai forrar o lado interno da caixa (folha só com as folhas impressas).

 

Aplique cola de um lado do papelão

 

Faça as dobras (use a vincadeira novamente pra ajudar) e deixe secar.

 

Faça as dobras com a vincadeira e deixe secar.

 

Vai ficar assim!

 

Primeira parte da caixa de panetone de natal vai ficar assim

 

Coloque um peso sobre ele pra deixar secar bem retinho. Depois de seco, cole as laterais da caixa. Então, encaixe com cuidado pra tudo ficar bem alinhado.

 

Cole as laterais da caixa da panetone de Natal

 

Ela vai começar a ficar assim, olha!

 

Caixa de Panetone de Natal vai começar a tomar forma

 

Use a vincadeira pra reforçar a colagem das partes e tenha paciência pra esperar a cola secar!

A parte final é colar o fundo externo. Ou seja, basta passar a cola com pincel e colar a última parte da base da caixa de panetone de Natal.

 

Passe cola no fundo da caixa para panetone de Natal

 

A primeira parte está pronta.

 

Primeira parte da caixa de panetone de Natal está pronta

 

Olha como fica legal a estampa única em todos os lados da caixa!

 

Olha como fica legal a estampa única em todos os lados da caixa!

 

Agora, você vai colar a tampa. Cole as laterais no fundo e deixe secar. Aplique cola para o acetato na aba do papel e cole o acetato de um lado. Use pouca cola pra não borrar! E espere secar. Demora um pouquinho.

Depois de seco, cole o outro lado. Use a vincadeira pra reforçar as partes, se necessário.

 

Depois de seco, cole o outro lado

 

Acabamento

Coloque a tampa na caixa e, agora, sua caixa está pronta! E linda! Veja como a estampa igual, mas com fundo diferente, cria um efeito legal!

 

Caixa pronta. Repare contraste entre estampas iguais, mas de fundos diferentes

 

O contraste entre os lado da caixa quando ela está com a tampa deixa o projeto mais interessante. E a estampa interna mostra o cuidado na execução da caixa.

3ª Observação Importante: Quanto maior a gramatura do acetato, mais firme vai ficar a sua tampa!

Agora, é só rechear a sua caixa com um panetone ou outro presente e dar pra aquela pessoa especial!!

 

Rechei a caixa de Natal com o panetone de sua preferência

 

Então, espero demais que você tenha curtido esse passo a passo de como fazer caixa de panetone de Natal. Mostra para gente o que você vai inventar com esse projeto e o que vai usar pra dar de presente? A gente quer muito ver!

Siga e marque a gente no Instagram @mimocrafts. Depois, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos usando a nossa hashtag #mimocrafts.

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Mimo Crafts

 

Nos vemos em breve!

Pri Sathler

Quer conhecer mais o meu trabalho? Me segue aqui, olha:

Instagram | Facebook

Mimo Crafts

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui

Comentários