Tudo sobre as Lâminas QuickSwap da Cricut Maker

Pri Sathler

Publicado em outubro 7, 2020

66

Oi, oi! Eu estou aqui novamente, para te falar tudo sobre as novas Lâminas QuickSwap da Cricut Maker!

Essas ferramentas são especiais, capazes de criar efeitos diferentes no seu trabalho. Neste post, vou contar cada detalhe sobre elas pra você não ficar com nenhuma dúvida!

A primeira coisa que deve ficar clara é que elas não são todas lâminas. Você já deve ter reparado que em um parágrafo que eu já as chamei de ferramentas e de lâminas.

Isso porque, nesse conjunto de quatro itens, nós temos uma lâmina (se considerarmos que lâminas devem cortar) e 3 ferramentas que fazem efeitos especiais.

Sendo assim, você pode ler o restante desse post entendendo que posso chamá-las de ferramenta ou de lâmina. Mas, que o importante mesmo é que estou sempre me referindo a esse grupo de 6 novos itens desta nova linha QuickSwap.

 

Cricut Maker: Tudo sobre as Lâminas Quick Swap

 

 

Antes de você continuar aqui (ou depois de ler tudo, você é quem sabe!), te convido pra ler nosso outro post sobre as diferenças entre as lâminas de corte Cricut.

 

Confira o post sobre as Diferenças entre as Lâminas Cricut

 

É um guia super completo sobre TODAS as lâminas. Ou seja, lá, eu te falo as principais informações sobre elas como quais materiais cortam e em qual máquina você pode usar.

E, se acaso você for um pouco mais curioso, vai poder ler ainda sobre:

  • o principal material usado nas pontas das lâminas;
  • a anatomia desenvolvida para melhorar a performance;
  • a tecnologia que está nelas.

Sendo assim, trata-se de um post cheio de informações importantes pra você que quer usar a sua máquina e lâminas da melhor maneira possível!

 

O que é QuickSwap?

Quick Swap, que se fôssemos traduzir seria algo como Troca Rápida, é uma tecnologia presente em apenas seis ferramentas da Cricut.

Contudo, dentre elas, quatro são lâminas novas, lançadas recentemente e ainda muito pouco conhecidas. Por isso, vou te apresentá-las melhor a seguir. Duas delas são antigas e já conhecidas: as ferramenta de vinco simples e de vinco duplo.

O que que tem de tão genial nessa tecnologia Quick Swap é, na realidade, a economia de grana e espaço que ela proporciona. Mas, indo ainda mais a fundo, a genialidade está na inteligência de uso e no modo de pensar da marca Cricut.

Ou seja, na prática significa que você precisa de um só corpo ou Suporte Quick Swap pra usar todas essas seis lâminas e ferramentas. Sendo assim, se você já tem o Kit Suporte QuickSwap e Lâminas de Vinco Simples e Duplo para Cricut Maker, por exemplo, pode comprar apenas as pontas desse novo grupo.

 

Como Trocar as Lâminas QuickSwap

E a troca é muito fácil! Basta apertar o botão prateado no topo das lâminas QuickSwap que a ponta de solta. Daí, é só encaixar a nova e usar. É tudo tão simples de explicar que parece nada de mais. Mas gente, isso é tudo!

 

Como Trocar as Pontas das Lâminas de Corte Quick Swapp Cricut

 

Nenhuma outra marca tem lâminas que funcionam dessa maneira. São tantas as qualidades que parece que sou uma exagerada. Mas sério, é tudo muito verdade!

 

Composição das Lâminas Quickswap de Corte

Algo muito importante de entender é que as lâminas da Cricut Maker são formadas por duas partes: o corpo e a ponta da lâmina.

Isso quer dizer que, por que ela é feita assim, com a lâmina separada, você vai trocar apenas essa parte quando o corte não estiver mais legal. Confira na lista abaixo a explicação de cada uma destas duas partes das ferramentas:

  1. Corpo com engrenagem (Drive Housing) – Esse corpo foi desenvolvido especialmente para Maker e funciona junto ao Adaptative Tool System™, a tecnologia que eu vou explicar para você logo abaixo.
  2. Ponta da lâminaÉ o que será reposto em caso de desgaste. Aqui nesse grupo, toda a parte de baixo pode ser trocada.

 

Sistema Adaptativo de Ferramentas da Cricut Maker

As novas lâminas QuickSwap são exclusivas da Cricut Maker! Por isso, elas funcionam junto com o Sistema Adaptativo de Ferramentas. Outra tecnologia que só o carrinho de ferramentas dessa plotter de recorte Cricut tem. Confira no vídeo abaixo do Canal Mimo Crafts no Youtube:

 

 

Então, essa tecnologia tem várias características. Uma delas é que a própria máquina identifica a ferramenta inserida nela. Sendo assim,  baseada na informação de escolha de material que você faz no Design Space, ela regula força, profundidade e velocidade da lâmina automaticamente.

Isso é super importante e extremamente inteligente para facilitar o seu corte. Além de poupar o nosso trabalho de fazer regulagens na mão, essa tecnologia também minimiza os erros na hora do corte.

Assim, a gente não corre o risco de ter algo mal cortado ou cortado demais, porque é a máquina quem faz essa configuração. Claro que pro corte dar certo, é preciso dar à máquina a informação correta de qual material será cortado. Caso contrário, erros podem acontecer.

Outra característica dessa tecnologia adaptativa, que é muito importante nesse post, é a possibilidade de receber todas as lâminas da Cricut, inclusive qualquer uma nova que seja lançada futuramente.

A Maker funciona com as lâminas de ponta fina, que são as básicas. Essas lâminas cortam uma grande variedade de materiais e as de tecidos (rosa) e de corte profundo (preta) cortam outros materiais.

Contudo, só a Maker funciona com lâminas que têm engrenagem (essa parte dourada). Esse mecanismo faz esse grupo de lâminas ser especial.

Por causa dessa tecnologia, essas lâminas funcionam diferente. O movimento delas ao cortar os materiais é meticuloso e preciso: levantam do material, giram até 360˚ e voltam a cortar.

Então, a Cricut Maker faz multicortes perfeitos (vários cortes no mesmo lugar – usado em materiais mais espessos, por exemplo).

 

Cricut Maker faz multicortes com as Lâminas QuickSwap

 

Cricut Maker: Tudo Sobre as Ferramentas QuickSwap

As ferramentas QuickSwap formam um grupo que a Cricut criou para você pode usar o mesmo corpo para várias pontas. Mas, não se preocupe, pois eu já vou explicar esta tecnologia nova pra você agora!

Até o momento, a Cricut lançou seis lâminas QuickSwap, que você confere na lista a seguir e já encontra a venda na loja Mimo Crafts. Para facilitar a identificação delas, cada uma vem com um número exclusivo, que mostro também abaixo.

  1. Lâmina de Relevo Fino – 21 (vendida apenas no Kit com o Suporte QuickSwap na Mimo Crafts, isto é, a ponta ainda não está à venda separadamente para reposição);Kit de Suporte QuickSwap e Lâmina de Relevo Fino Cricut
  2. Lâmina Ondulada – 31 (vendida também no Kit com o Suporte QuickSwap);
  3. Lâmina de Perfuração – 11 (encontre-a também no Kit com o Suporte QuickSwap);
  4. Lâmina de Vinco Simples – 01 (a loja Mimo Crafts não a vende separadamente, ou seja, você a encontra apenas no Kit Suporte QuickSwap e Lâminas de Vinco Simples e Duplo e no Kit com Suporte QuickSwap e Lâmina de Vinco Simples);Kit de Suporte QuickSwap e Lâminas de Vinco Simples e Vinco Duplo Cricut
  5. Lâmina de Vinco Duplo – 02 (conforme citado acima, encontre-a também no Kit Suporte QuickSwap e Lâminas de Vinco Simples e Duplo);
  6. Lâmina de Gravação – 41 (encontre-a também no Kit com Suporte QuickSwap e Lâmina de Gravação para Cricut Maker).

 

Depois de te apresentar quais são as lâminas QuickSwap, agora, vou te explicar detalhadamente sobre cada uma delas. Ou seja, vou te mostrar as funções básicas, os materiais compatíveis e muito mais. Confira já!

Para quê serve a Lâmina de Relevo Fino Cricut?

A ferramenta de Relevo Fino da Cricut também faz parte do grupo de lâminas QuickSwap. Então, como o próprio nome dela diz, serve para você criar lindos efeitos relevo fino de forma fácil, rápida e prática nos seus personalizados.

 

Relevo feito com a Ferramenta de Relevo Fino Cricut

 

Portanto, o efeito que a ferramenta de relevo faz é lindo! Com ela você pode dar um toque sofisticado e muito profissional aos seu trabalhos. Essa é uma ferramenta Cricut que pode facilmente ser combinada com as outras também.

 

Materiais Compatíveis com a Ferramenta de Relevo Fino da Cricut

De fato, alguns materiais recebem melhor a pressão da Lâmina de Relevo Cricut e, então, consequentemente, o efeito do relevo fino feito por essa lâmina fica mais evidente neles.

Mas, o ideal é o que o material seja maior e tenha uma boa espessura.

Por exemplo, o relevo num papel 300g fica muito mais marcado do que num papel 180g. Além disso, outro detalhe importante é que o material deve ter uma superfície que suporte o atrito e a pressão feitos pela ferramenta.

Por exemplo, o EVA, mesmo sendo um material macio e espesso, não é adequado para esse trabalho. Isso porque a superfície dele pode e provavelmente vai esfarelar. E o material ainda vai “voltar” e, assim, o relevo não ficará marcado.

Papéis com gramaturas mais altas ou especiais, como o vegetal e com efeito foil, também são interessantes para esse trabalho. Papelões; chipboard; cardboard e papel pra aquarela também dão ótimo resultado!

Além destas mídias que já citei, a fabricante Cricut ainda recomenda uma extensa lista de outros materiais compatíveis com esta lâmina, conforme mostro a seguir.

Papel Adesivo Comum e Dupla Face, Papel Offset de 75 g e de 120g, Papel Couro Fino, Folha de Acetato, Foil em Folha, Papel Kraft, Papel Matboard (papel de 1mm de espessura, com miolo rígido branco e bordas coloridas), Papel Metálico, Papel Perolado, Cartolina, Couro de 0,8 mm, 1,6 mm e 2,4 mm e muitos outros.

 

 

Para quê serve a Lâmina QuickSwap Ondulada?

Essa é a lâmina rotacional da linha QuickSwap, ou seja, como o próprio nome já diz, ela faz cortes ondulados. Praticamente qualquer desenho pode ter seus cortes retos trocados por cortes ondulados.

 

Corte ondulado feito com a Ferramenta Ondulada Cricut

 

E o efeito é surpreendentemente lindo! Isto é, um projeto comum pode dar uma impressão completamente diferente apenas por causa desse detalhe ondulado!

 

Scrapbook ondulado feito com a Ferramenta Ondulada Cricut

 

Materiais Compatíveis com a Ferramenta Ondulada da Cricut

Você pode usar essa lâmina para cortar diversos tipos de papéis, desde os finos, como o crepom, até os mais encorpados.

Além disso, você também pode usá-la em papelões e chipboard finos; tecidos (imagina como deve ficar lindo!!); em vinil adesivo e transfer termocolante para tecido e muito mais. Então, confira a lista completa de materiais recomendados para ela pela Cricut aqui!

 

Para quê serve a Lâminas QuickSwap de Perfuração Cricut?

Essa também é uma das lâminas QuickSwap com funcionamento rotativo. Porém, o corte que ela faz é como um picote tracejado. Sendo assim, a lâmina de perfuração é a única capaz de dar um novo uso ao projeto que você vai cortar.

Ela pode transformar um simples envelope num envelope lacrado, por exemplo, desses que você puxa uma tira pra abrir, sabe? Além disso, você pode criar convites, tickets e cardas destacáveis; dentre outras coisas!

 

Picote destaca fácil feito com a Ferramenta de Perfuração Cricut

 

O picote que ela faz é do tipo destaca fácil, por isso, você pode criar projetos interativos pra qualquer idade. O espaçamento entre os cortes é igual. Então, isso faz com que o corte e o destacamento da parte sejam limpos.

E sim, você pode cortar diferentes formas e desenhos usando essa lâmina. Entretanto, é claro que, dependendo do material e do desenho escolhidos, o destacamento pode ser mais complicado.

Mas, você também pode usar para apenas criar efeitos.

Materiais Compatíveis com a Ferramenta de Perfuração da Cricut

Você pode usar essa lâminas em diferentes tipos de papel; feltros, tecidos, Polyester, vinis adesivos, acetato; papelão e chipboard finos, por exemplo.

Mas, não para por aí, não! Então, confira a lista completa de materiais que a Cricut recomenda para cortar com a Lâmina de Perfuração QuickSwap.

 

 

Para quê serve a Lâmina de Vinco Simples Cricut?

Com esta Ferramenta QuickSwap de Vinco Simples Cricut, identificada pelo número 01, é possível realizar vincos mais simples de forma perfeita em diversos materiais finos.

Então, esta lâmina QuickSwap faz apenas linha de vinco extra-profundo para dobras perfeitas no seu personalizado, conferindo um acabamento perfeito nos projetos de artesanato diários.

Sendo assim, ela é perfeita para você vincar diversos projetos na máquina de corte Cricut Maker: de etiquetas, cartões e caixas de presente com qualidade de cair o queixo a decoração 3D para casa e muito mais.

 

Personalizado Vincado com Ferramenta de Vinco Simples Cricut

 

Então, a Lâmina de Vinco Simples Cricut traz precisão de nível profissional para todos os projetos possíveis de dobra e vinco. Pois, ela só precisa de uma única passada para você obter vincos nítidos.

A Lâmina de Vinco da Maker oferece ainda até 10 vezes mais pressão de vinco do que a Ferramenta de Vinco da Cricut Explore Air 2. E o design patenteado da roda de vinco da ponta dela aceita materiais básicos com facilidade.

 

Materiais Compatíveis com a Ferramenta de Vinco Simples da Cricut

Ela é compatível com diversos materiais como, por exemplo, cardstock fino, offset, papel crepom, papel fotográfico, entre outros. Por fim, confira a lista completa no site da Cricut!

 

Para quê serve a Lâmina de Vinco Duplo Cricut?

Esta Ferramenta QuickSwap de Vinco Duplo Cricut é identificada pelo número 02. Porém, embora também sirva para fazer vinco, vai além do que a simples faz.

Ou seja, ao invés de apenas 1 linha de vinco, esta versão faz 2 linhas paralelas de vincos precisos em uma única passada. Isto é, ela vai ser bem útil para você criar caixas, cartões, convites, envelopes, projetos de cartonagem e muito mais.

 

Caixa vincada com Lâmina de Vinco Duplo Cricut

 

Materiais Compatíveis com a Ferramenta de Vinco Duplo da Cricut

Sendo assim, esta lâmina de vinco duplo serve para fazer vinco de forma perfeita em diversos materiais mais espessos, como, por exemplo, chipboard, papel holler, papel corrugado, etc.

Tudo isso, sem deixar aquele aspecto de fibra quebrada ou papel amassado.

Por fim, confira nesta lista, todos os outros materiais recomendados pela marca Cricut para você vincar usando esta ferramenta 02.

 

 

Para quê serve a Lâminas QuickSwap de Gravação Cricut?

A ferramenta de gravação Cricut, ou seja, a que tem o número 41, é perfeita para gravar detalhes modernos e únicos no seu trabalho personalizado.

 

Gravação em personalizado feita com a Lâmina de Gravação Cricut

 

Sendo assim, ela funciona fazendo uma pressão sobre o material e criando um risco sobre ele. Porém, vale lembrar que esse risco ou gravação é permanente! Confira esse trabalho dela na prática no vídeo abaixo, que a Mih Pocket, do Time dos Sonhos Mimo Crafts, publicou no Canal Mimo Crafts no Youtube:

E sabe o que é melhor? Você pode usar várias imagens da biblioteca do Cricut Access para fazer esse trabalho de gravação com ela. Pode usar letras e palavras também, por exemplo, ou outro desenho de sua preferência.

Materiais Compatíveis com a Lâmina de Gravação da Cricut

Essa lâmina 41 é perfeita para gravar em acetato, folhas de metal (como alumínio e cobre, por exemplo), acrílico, papel laminado, dentre outros materiais.

Por fim, confira a lista completa de materiais compatíveis com ela no site da Cricut.

IMPORTANTE: Essa não é uma ferramenta para ser usada em vidro!

 

 

E enfim, concluímos nossa apresentação e explicações dessas novas ferramentas QuickSwap Cricut. Viu como ela são tão legais e diferentes? Sendo assim, se tiver alguma dúvida, fale com a gente aqui embaixo nos comentários deste post.

Contudo, não esquece de ir ler o outro post sobre as diferenças das lâminas Cricut, caso você ainda não tenha lido-o. Pois, ele tem informações importantes sobre as lâminas de maneira geral!

Então, no mais, eu espero que você tenha curtido esse conteúdo. Isto é,  que esteja animado pra criar novos projetos com as novas possibilidades criadas pelas lâminas QuickSwap Cricut!

Siga e marque a gente no Instagram @mimocrafts. Depois, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos usando a nossa hashtag #mimocrafts.

Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

Enfim, é só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

 

Nos vemos em breve!

Siga a Mimo Crafts nas redes sociais:

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui

Comentários