Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato

Robson Filho

Publicado em setembro 2, 2019

4

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato

Como Ganhar Renda Extra Sem Sair de Casa

Você sabe como ter Renda extra sem sair de casa e como ganhar dinheiro trabalhando com artesanato?! Hoje, vamos te dar algumas dicas, para você começar a trabalhar com artesanato.

Desde 2014 o Brasil está passando por uma séria crise financeira. No início deste ano, de acordo com o IBGE, eram mais de 12 milhões de desempregados no país.

No entanto, este não é o único motivo pelo qual grande parte das mulheres tem buscado formas de ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - como ganhar dinheiro em casa

São vários os motivos que podem levá-las a procurar uma renda extra em casa. Como por exemplo, mães que tem filhos pequenos ou que necessitam de atenção especial e integral. Além do desemprego de fato ou a falta de oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

Não importa por qual motivo, o fato é que ser dona do próprio negócio é uma ideia que permeia o pensamento de muitas mulheres. Sendo mães ou não, casadas ou solteiras e ainda sendo jovens ou maduras.

A verdade é que este contexto econômico e político somado à gana dessas mulheres, de se tornarem donas do próprio nariz, tem criado em meio a essa crise, oportunidades de concretizarem este tão almejado sonho.

Como Criar o Próprio Negócio em Casa

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - como ganhar dinheiro em casa

Preparei este artigo, para incentivar você que é uma dessas milhares de mulheres a dar início ao seu negócio.  Porém vamos falar exclusivamente em como obter renda extra trabalhando em casa com artesanatos.

Isso porque além da renda extra, trabalhos manuais são ótimos para manter a saúde mental e emocional em dia. E nada no mundo pode pagar uma boa qualidade de vida, não é mesmo?!

Além disso, o trabalho com artesanato pode ir muito além da renda extra. Muitas mulheres começam com o trabalho artesanal apenas para ajudar nas despesas. No entanto, com o passar do tempo, o trabalho artesanal pode virar a principal fonte de renda da família.

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - trabalho home office

São vários os produtos e ramos possíveis no mundo dos artesanatos, vou te apresentar alguns mais à frente. Contudo, é essencial que você escolha uma atividade que tenha afinidade e lhe dê prazer em desempenhar.

Uma vez que, estamos falando de algo que poderá ser um trabalho, mas também um escape emocional. Como dizia Confúcio: Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”

Renda Extra: Qual o Melhor Artesanato

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - trabalho artesanal

Considere o artesanato uma forma de arte. Levando isso em conta, acredito que, como já falamos, deve ser uma atividade prazerosa. Os produtos personalizados devem transmitir todo seu carinho, sua maneira de ver a vida, seu cuidado e sua beleza, ou seja, quem você é, a sua essência.  

Outra dica importante é encontrar um produto que tenha saída. Já que, não queremos que seus produtos fiquem parados causando-lhe prejuízos.

Bom, se você já encontrou este caminho fico feliz! Mas se não, vamos ver então alguns tipos de artesanatos que podem te ajudar nessa nova fase empreendedora.

Ideias de artesanatos:  Com ganhar dinheiro trabalhando em casa

 

Então vamos lá. Se você não tem ideia do que fazer ou nunca teve contato com qualquer tipo de artesanato, eu espero poder ajudar com algumas dicas que separei. Tenho certeza que você vai gostar.

Scrapbook

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - scrapbook

Sua tradução livre em português é Livro ou Álbum de recortes. É uma metodologia muito criativa que consiste em ornamentar álbuns, livros, cadernos, porta-retratos e outros. Tudo isso utilizando a técnica de corte e colagem. Ficam absolutamente lindos. Além do mais são extremamente requisitados e tem ótima aceitação por parte dos clientes.  Seu quer saber mais sobre Scrapbook, veja este outro post do nosso blog.

Encadernação Manual e Planners

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - planners

Existem pessoas que, assim, como eu, amam cadernos, planners e agendas e quando vê um desses não resiste. Encadernação manual é uma técnica baseia-se em costurar manualmente folhas para a fabricação de cadernos personalizados.

Não se engane, são realmente lindos, existem vários tipos de costura. É também muito utilizado para  produzir agendas, livros de receitas, cadernos de assinaturas, álbuns de fotografias, planners e até mesmo para trabalhos acadêmicos.

Patchwork 

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - patchwork

É um trabalho que tem como técnica unir tecidos recortados para que formem desenhos. Há uma gama enorme de procedimentos para serem aplicadas neste tipo de artesanato.

Com a Técnica de PatWork você pode fazer um monte de coisas, como porta copos, almofadas, cadernos, agendas, vestidos, tapetes, colchas para camas, jogos americanos, quadros, bolsa para lanches e outras mil ideias que sua criatividade lhe sugerir.

Trabalhos em Madeira Balsa 

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - madeira balsa

Geralmente são usados como decoração e são muito populares. Podem ser caixas, quadros, mobiles, prateleiras, bandejas, porta chaves, porta recados, porta guardanapos, objetos de enfeite 3D, lembrancinhas de casamento e muitas outras maneiras de trabalhar esta arte.

Artesanatos em EVA

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - EVA

O EVA é muito utilizado pelos artesãos. São produzidas diversas peças com este material e pode ser usado como decoração de cômodos, como lembrancinhas e outros. É um produto com um ótimo custo beneficio pois é barato e muito fácil de ser encontrado.

Cartonagem 

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - Cartonagem

Se trata de um método que usa papelão cinza ou cartão cinza para produção de suas peças. Caixas de livros, maletas, frasqueiras, bolsas, fichários, bloquinhos são algumas das possíveis peças que poderão ser produzidas através desta arte. É também de muito fácil saída e aceitação.

Fuxico

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - Fuxico

Aaaahhh são lindos. Se trata de fuxicar tecidos para formar principalmente flores. Elas podem ser utilizadas em diversas outras artes como bonecas, colares, mobiles, chaveiros, colchas, tiaras e muitos outros produtos lindos. É uma atividade que requer muito pouco investimento, porém é bastante apreciado por todos.

Conheça a Cricut 

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - Cricut Maker

Bom, essas são apenas algumas dicas de artesanatos para você começar seu negócio. São produtos de ótima saída e aceitação. Vou te dar uma dica incrível para auxiliar e aumentar muito a produtividade desses trabalhos, além de facilitar a sua vida.

Quero te apresentar as plotters de recorte da Cricut, ela é perfeita para cortar todos esses matérias que citamos acima com muita perfeição e detalhes sofisticados.

Eu gosto de recomendar a Cricut porque, além de ser muito pratica ela possui duas particularidades que me encantam. Uma é a questão de não precisarmos do computador para dar comandos a ela. Podemos enviar as artes do nosso celular ou tablet para serem cortadas ou desenhadas.

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - Cricut Explore Air 2

Outro ponto bem legal da Cricut. são as canetas utilizadas na máquina. Com Elas,  é possível fazer  lindas letras e desenhos para ornamentar os trabalhos. Conheça A Cricut Maker e Cricut Explore, neste conteúdo incrível que a Larissa Minassa fez para o nosso blog.  

Agora que já falamos sobre os artesanatos, vamos falar um pouco sobre os benefícios de se trabalhar em casa. Você já pensou como pode ser bom?

Trabalhar em Casa: Saiba todas as Vantagens

 

Trabalhar em casa é muito bom, traz vários benefícios não só em questão de produtividade como também em qualidade de vida. Veja:

  1. Ficar próximo à família e de quem amamos, isso contribui muito para nossa saúde mental e emocional, nos deixa seguro, felizes e em paz;
  2. Você é seu patrão – poderá desenvolver seus próprios projetos e metas a curto, médio e longo prazo e também irá arquitetar os melhores meios para alcança-las;

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - vantagens de trabalhar em casa

  1. Economia – trabalhar em casa traz uma economia inquestionável, pois dispensa gastos com alimentação e transporte. De acordo com as pesquisas, este gasto equivalem a um mês de supermercado em alguns casos;
  2. Tranquilidade – é possível fazer os horários e aproveitar o pico de produtividade para ter maior rendimento, assim pode ter suas horas de sonos com mais qualidade sem se preocupar com o horário de entrada ou de picar o cartão, por exemplo.
  3. Tempo – as empresas compram seu tempo, ou seja, mesmo que tenha terminado seu trabalho, você obrigatoriamente precisa cumprir o horário. Isso não acontece ao trabalhar em casa, pois ao terminar suas atividades poderá utilizar o tempo como bem lhe agradar;

Dicas para trabalhar em casa

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - trabalho em casa

Alerta de spoiler:  Já falamos sobres todas as coisas boas de se trabalhar em casa. Ser dona do seu próprio negocio e ter uma renda ou um extra para viver com mais conforto. Porém trabalhar em casa exige comprometimento e disciplina, se não for desta forma poderá ser um grande tiro no pé.

Entretanto, o desleixo com o tempo, o lugar e com a forma de conduzir o trabalho pode minar todo seu sonho empreendedor.  Por isso, é preciso ter em mente que criar uma rotina de trabalho é importante para que tudo que falamos mais cedo saia conforme planejado.

No entanto, o erro de muitos é acharem que porque trabalham em casa podem fazer as coisas de qualquer jeito, mas não e bem assim.

Dicas Para Montar um Escritório em Casa

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - escritório em casa

Primeiramente separe um cômodo da casa para chamar de “seu local de trabalho”, ao fazer isso, automaticamente seu cérebro irá assimilar que está em modo trabalho e irá desmembrar a ideia de que trabalha no mesmo local onde mora.

Do mesmo modo, mantenha uma rotina, pois nossa mente trabalha com hábitos, sendo assim, manter uma rotina fixa é extremamente relevante principalmente por questões fisiológicas.

Dessa forma, o seu corpo segue um padrão para acordar, trabalhar e descansar. Respeite seus limites e mantenha uma rotina confortável para atender a essas necessidades.

Também é muito importante fechar acordos com a família, para quem tem filhos então, esta é uma regra e não apenas um conselho. Estabeleça um acordo entre todos.  Assim enquanto estiver em sua sala de trabalho, a não ser que seja algo urgente, saberão que não poderão interrompê-la.

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato - cuidados para trabalhar em casa

Além disso, algo muito importante que mantem a produtividade em alta, é fazer pequenos intervalos durante o trabalho. Nossa mente é uma máquina perfeita, porém precisa de pequenos períodos de descanso a cada 25 ou 30 minutos trabalhados. A técnica Pomodoro é uma ótima fermenta para auxiliar você neste processo.

Por último, otimize seu espaço de trabalho. Nada como trabalhar em um local que faça a gente sentir bem. Devemos levar em consideração que há dias que não estamos muito afim de trabalhar.

Com isso, nestes dias, poderíamos com certeza comer um chocolate e assistir Netflix a tarde toda. Por isso ter um espaço que nos agrada e que tem a nossa cara, nos faz ter prazer em estar lá.

Então é isso meninas….

Espero que tenham gostado das dicas e conselhos para dar início a essa nova fase. Sucesso!

Até a próxima

Beijinhos

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui