O Que é Plastificação? Polaseal Mimo

Mimo Crafts

Publicado em setembro 6, 2023

60

Olá, tudo bem? Neste texto, você entenderá o que é plastificação e polaseal, além de saber como os produtos Mimo podem facilitar o seu dia a dia e te ajudar a conservar documentos ou projetos artesanais de maneira segura e eficiente.

A plastificação é um processo bastante utilizado em diversos setores, desde escolas e empresas até mesmo em ambientes domésticos. Então, vamos lá descobrir o que é plastificação?

 

O Que é Plastificação? Polaseal Mimo

 

O Que É Plastificação?

A plastificação é um processo que consiste em aplicar uma camada de plástico sobre um documento, foto ou outro material impresso, com o objetivo de protegê-lo contra danos externos como, por exemplo, umidade, poeira, rasgos ou manchas.

A plastificação também pode melhorar a aparência e a durabilidade do material.

Ela é especialmente útil para a preservação de documentos importantes, identidades, cartões de visita, certificados, fotos e entre outros.

Porém, antes de plastificar documentos oficiais é importante confirmar se isso pode trazer algum problema legal. Pois, existem alguns que não podem ser plastificados como:

  • Carteirinha de Vacinação;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • Registro Geral (RG);
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fique atenta a isso e alerte seus clientes, caso alguém venha solicitar a plastificação de algum desses registros.

O Que É Plástico Polaseal?

Existem diferentes tipos de plastificação, mas um dos mais comuns e práticos é o que utiliza o polaseal.

Que é uma espécie de envelope plástico termossensível, que se adapta ao tamanho e ao formato do material a ser plastificado.

O polaseal é composto por duas folhas de plástico transparente, unidas por uma borda selada que formam uma bolsa onde se coloca o documento.

Em seguida, o polaseal é levado a uma máquina de plastificar, que aquece o plástico e faz com que ele se funda ao material, criando uma camada protetora.

 

Plástico Polaseal

 

O Que É o Polaseal Mimo?

O Polaseal Mimo é de qualidade, pois ele é ideal para fazer plastificação em diversos tipos de materiais.  Ele está disponível em dois tamanhos A3 e A4 , para atender às suas diferentes necessidades de plastificação.

Para usar o Polaseal Mimo, você vai precisar de uma máquina de plastificação, como a Plastificadora Mimo Stamping.

Essa máquina aquece o plástico e o pressiona sobre o material a ser plastificado, ativando o adesivo e formando uma película protetora.

A Plastificadora Mimo Stamping é versátil e fácil de usar, podendo plastificar documentos nos formatos A3, A4 e A5.

A plastificação é amplamente utilizada em diferentes áreas, como escritórios, escolas, gráficas, empresas de comunicação visual e até no artesanato.

Com a utilização do plástico Polaseal Mimo, é possível proteger projetos contra o desgaste causado pelo manuseio constante, ou seja, garantindo sua qualidade e acabamento por um longo período de tempo.

Outro aspecto importante é que o plástico Polaseal Mimo não interfere na gramatura e na qualidade das folhas de papel.

O Polaseal Mimo tem uma solução adequada para cada tipo de produto. Assim, você pode usá-lo para plastificar desde documentos pequenos como cartões de visita, até papéis maiores como pôsteres e banners.

 

Polaseal Mimo para fazer plastificação na Mimo Stamping

 

Mimo Stamping – Máquina Para Fazer Laminação

A Mimo Stamping  é um equipamento para fazer laminação, plastificação, termotransferência e hot stamping (aplicação de foil com impressão a laser) em vários tamanhos: A3, A4 e 15,8 x 15,8 cm.

Ela é ideal para fazer plastificação com o Polaseal Mimo, pois  o resultado impressiona com tanta perfeição! Com esse equipamento você pode criar diversos efeitos nos seus projetos artesanais.

A Mimo Stamping é um equipamento multifuncional que fará toda a diferença no seu negócio, além de agregar mais valor ao seu artesanato e encantar muito clientes com a qualidade profissional dos acabamentos feitos com ela.

Outra vantagem da Mimo Stamping, é que você pode escolher a voltagem que é mais adequada para você, seja ela 110V ou 220V.

Se você não tem muito espaço, a Mimo Stamping Mini é ideal, já que ela possui uma área de trabalho de 15,8cm x 15,8cm.

Com essa versão Mini, você ainda terá toda a qualidade da versão em tamanho normal, porém ocupando menos espaço.

Quer conhecer mais sobre a Mimo Stamping? Veja esse vídeo que a Paty Moura fez para o nosso Canal do YouTube, mostrando todas possibilidades de uso desse equipamento.

 

Diferença Entre Plastificação e Laminação

A plastificação é o processo de revestir o material com uma camada de plástico para proteção e durabilidade.

Geralmente, é feita utilizando um polaseal transparente que é fundido ao material por meio de calor e pressão, proporcionando uma selagem completa do documento.

A laminação é um processo similar, mas utiliza o Filme BOPP, esse material também é fundido ao material através de calor e pressão. Entretanto, com ele você pode ter diferentes acabamentos, como toque aveludado, fosco e muito mais!

A principal diferença é que a laminação cria uma camada mais rígida e mais resistente. Desse modo, o material será mais durável e menos suscetível a rasgos ou amassados.

Neste post, que a Pri Sathler preparou para o nosso Blog Mimo Crafts, você vai conhecer mais sobre o processo de laminação feito com a Mimo Stamping e os Filmes BOPP da Mimo.

 

Como Fazer Laminação a Quente na Mimo Stamping

 

Para Que Serve a Plastificação?

A plastificação tem diversas vantagens, veja alguns exemplos do porque ela é importante para os seus projetos e como pode agregar valor aos personalizados:

  • Aumenta a durabilidade e resistência do material, protegendo-o contra a umidade, poeira, sujeira, rasgos, arranhões e desbotamento.
  • Facilita a limpeza e higienização do material, evitando a proliferação de fungos, bactérias e vírus.
  • Melhora o aspecto visual do material, realçando as cores, o brilho e a textura.
  • Permite a personalização do material, adicionando efeitos como relevo, holografia, metalização ou perfuração.

 

Papel no Polaseal Mimo Para Fazer Plastificação

 

Como Fazer Plastificação com Polaseal?

Para fazer uma plastificação com o Polaseal de forma simples e com um resultado perfeito, você precisará dos seguintes materiais:

Primeiramente, escolha o Polaseal Mimo do tamanho correto para o documento ou projeto que você quer plastificar.

Logo depois, ligue a Mimo Stamping e ajuste a temperatura de acordo com a espessura do polaseal, consulte as informações no manual de fabricação ou na Loja Online Mimo Crafts para saber a temperatura exata.

Em seguida, abra o Polaseal Mimo e coloque o documento dentro dele, alinhando as bordas. Depois, coloque o Polaseal Mimo com o documento na entrada da Mimo Stamping, com a parte aberta voltada para baixo.

Logo após, a plastificadora vai puxar o Polaseal Mimo e fazer a selagem térmica, fundindo as duas camadas de plástico e envolvendo o documento.

Em seguida, retire o Polaseal Mimo da saída da Mimo Stamping e espere esfriar por alguns segundos.

Por fim, corte as sobras de plástico com a Tesoura Profissional Mimo ou com um dos Estiletes Mimo, deixando uma pequena borda em volta do documento e pronto! Você acabou de fazer uma plastificação com Polaseal Mimo e a Mimo Stamping.

Veja com mais detalhes como fazer plastificação usando o Polaseal Mimo e a Mimo Stamping em vídeo de passo a passo que a Mih Pocket fez para o nosso canal do YouTube Mimo Crafts.

 

 

Quais Materiais e Produtos Podem Ser Plastificados?

A plastificação pode ser aplicada em diversos tipos de materiais e produtos, já que ela é ideal para aumentar a durabilidade dos projetos e também para proteger da ação do tempo, como por exemplo:

  • Documentos: carteiras de identidade, certificados, diplomas, contratos, etc.
  • Fotos: álbuns, porta-retratos, pôsteres, etc.
  • Livros: capas, contracapas, lombadas, etc.
  • Revistas: capas, páginas internas, etc.
  • Cartazes: publicitários, educativos, informativos, etc.
  • Etiquetas: adesivas, autoadesivas, removíveis, etc.
  • Embalagens: caixas, sacolas, envelopes, etc.
  • Brindes: canetas, chaveiros, imãs de geladeira, etc.

 

Materiais que podem ser plastificados

 

Cuidados Com Materiais Plastificados

A manutenção dos materiais plastificados é relativamente simples. É importante evitar expô-los a altas temperaturas, pois isso pode causar derretimento ou deformação do plástico.

Também é recomendado evitar atritos excessivos ou dobrar de forma acentuada os materiais plastificados, porque pode causar danos à camada de plástico.

Para a limpeza, pode-se utilizar um pano macio e úmido ou, se necessário, produtos de limpeza suaves. Sobretudo, evite produtos que contenham solventes, álcool ou abrasivos, pois eles podem danificar o plástico.

Armazene os materiais plastificados em local seco, longe da luz direta do sol, dessa maneira evita o envelhecimento precoce do plástico.

Seguindo essas diretrizes, os materiais plastificados devem manter sua qualidade e proteção por um longo período de tempo.

Principais Dúvidas Sobre a Plastificação

O processo de plastificação é bem simples de ser feito, como já explicamos anteriormente.

Mas, para fazer esse processo é importante estar atento a alguns detalhes, por isso, separamos algumas dúvidas recorrentes sobre o processo de plastificação, veja abaixo:

Pode Cortar o Polaseal?

Sim, você pode cortar o Polaseal Mimo depois de plastificar o seu material, porém é necessário deixar uma margem de pelo menos 2 mm entre o corte e o documento.

Isso evita que o plástico se descole ou que o material fique exposto à umidade.
Além disso, é importante utilizar uma tesoura bem afiada, como a Tesoura Profissional Mimo para garantir um corte limpo e preciso, evitando danos ao documento ou ao Polaseal Mimo.

Pode Plastificar Duas Vezes?

Não é recomendado plastificar duas vezes o mesmo material, pois isso pode causar bolhas, enrugamentos ou danos ao material.

Se você não ficou satisfeito com o resultado da primeira plastificação, é melhor remover o plástico e fazer uma nova plastificação com um novo Polaseal.

Qual a Temperatura Ideal Para a Plastificação Com Polaseal?

A temperatura ideal para plastificação com o Polaseal Mimo na Mimo Stamping é a 4, porém essa temperatura pode variar de acordo com a espessura do material a ser plastificado.

Em geral, quanto mais fino for o plástico, menor deve ser a temperatura.
A Mimo Stamping possui um controle de temperatura de 0 à 5, que permite ajustar a temperatura ideal para cada tipo de plastificação.

Você pode consultar a tabela de temperaturas no manual que vem juntamente com a Mimo Stamping ou na Loja Online Mimo Crafts.

Quanto Tempo Dura a Plastificação?

A durabilidade da plastificação pode variar de acordo com o tipo de material utilizado e as condições de armazenamento.

Em geral, a plastificação pode prolongar a vida útil do documento ou material,  pois protege contra danos causados por líquidos, poeira, umidade e desgaste do tempo.

É Possível Remover a Plastificação?

Embora a plastificação seja um processo permanente, é possível retirar o plástico em alguns casos.

Existem técnicas específicas para remoção da plastificação, que envolvem o uso de calor controlado para amolecer o plástico e, em seguida, retirá-lo cuidadosamente do documento.

A Plastificação Pode Danificar o Documento?

Se realizada corretamente, a plastificação não deve danificar o documento.
No entanto, é importante ter cuidado ao inserir o material na máquina de plastificar, evitando dobrar ou amassar o documento.

Também é importante utilizar o Polaseal Mimo juntamente com a Mimo Stamping, dessa forma o resultado da sua laminação será profissional e com muita qualidade.

Qual é a Diferença Entre Plastificação Fosca e Brilhante?

A diferença entre a plastificação fosca e brilhante está no acabamento estético do material plastificado.

A plastificação fosca oferece uma aparência mais suave e sem brilho, enquanto a plastificação brilhante oferece um acabamento mais brilhante e reflexivo.

Entretanto, a escolha entre os dois acabamentos depende do gosto pessoal e do uso pretendido para o documento.

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando!

Até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários