Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

Pri Sathler

Publicado em janeiro 23, 2020

66

Oi oi! Eu sou a Pri Sathler, designer do Time dos Sonhos da Mimo Crafts, e esse tutorial é pra te ensinar a fazer um Brinco de Couro super, mega diferentão!

Isto é, vou ensinar você a Como Fazer Bijuteria passo a passo usando couro, camurça e a sua Cricut.

Antes de mais nada, eu não sei você, mas eu gosto de peças exclusivas, que ninguém mais tem e, que claro, combinem comigo. Porém, nem sempre a gente pode ter essa exclusividade em roupas e acessórios, porque né? Não tá fácil pra ninguém!

Ouça o post na íntegra: 

Então, por que não criar suas próprias peças? Aliás, todo mundo que passa por aqui, provavelmente já sentiu na pele aquele mini orgulho de responder pra outra pessoa que foi você quem fez aquela bijuteria, acessório ou até mesmo roupa tão legal, né não?

Além disso, a vantagem de fazer suas próprias peças é que, da mesma forma que você pode conseguir um look só seu, de maneira idêntica, você ainda pode presentear ou vender as suas criações!

Definitivamente, eu tenho certeza que vai ser um sucesso! Pois, você pode criar peças personalizadas sob demanda para os seus clientes.

Seja como for, existe todo um mercado de acessórios por aí que é pouquíssimo explorado e que tem espaço pra todos os gostos.

 

Como Fazer Brinco de Couro - Passo a Passo

Como Fazer Brinco de Couro Passo a Passo

A princípio, neste post, além de te ensinar a fazer brincos de couro, estou disponibilizando um arquivo grátis para você fazer sua primeira criação. Então, clique na imagem abaixo para baixar.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

No entanto,  eu também  vou falar de materiais que pouca gente conhece e que menos gente ainda sabe o que fazer com eles. Contudo, se você souber como usá-los, eu tenho certeza que vai produzir coisas lindas.

Como Usar Couro e Camurça Sintéticos

Primeiramente, os materiais sintéticos, como o couro e a camurça, são materiais super flexíveis e maleáveis. Porém, eles também são resistentes e isso nos dá muitas possibilidades de uso.

Estes materiais aguentam um pouco de água, não desbotam e que podem ser costurados. Isto é, são super leves e finos e podem ser colados em outras superfícies ou colados neles mesmos (que é o que vamos fazer aqui nesse PAP).

O couro tem uma texturinha e brilho lindos! Ou seja, ele é super delicado e até um pouco requintado. Já a camurça tem o acabamento fosco e liso, com um toque elegante incrível!

Aliás, esses, pra mim, são materiais realmente incríveis!  Não sei se é só minha cabeça imaginativa demais, mas, eu já vejo eles sendo usados na papelaria exclusiva, em projetos de home decor, em outros vários acessórios e por aí.

E, se eu continuar pensando aqui, vou imaginar outras mil possibilidades pra esses materiais.

Então, se você quer ver os mais diversos projetos com couro, camurça e outros tecidos deixa seu comentário aqui no post ou no nosso Instagram.

O melhor de tudo é que a Cricut tem materiais muito legais e ferramentas que nos ajudam a fazer coisas incríveis com eles! Esse passo a passo aqui é pra te mostrar uma das muitas possibilidades desse material.

Você pode fazer esse mesmo brinco do projeto ou inventar o seu próprio acessório!

 

Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

Lista de Materiais para Fazer Brinco de Couro

Como Fazer Bijuteria Personalizada – Arquivo Grátis

Arquivos no Design Space

Primeiramente, abra o arquivo que você baixou clicando em Upload Imagem. Como é um arquivo de vetor, você não tem que editar nada! Insira o arquivo do brinco de couro na sua tela e vamos trabalhar!

Em seguida, você vai ver dois pares de brinco. Vamos cortar todas as peças duas vezes. No entanto, o corte deve ser feito espelhado.

Em outras palavras, para o acabamento ficar fino, nós vamos colocar uma no verso da outra. Assim, o seu brinco de couro fica bonito até de costas!!

Logo depois, você vai perceber também que eu escolhi fazer pares diferentes. É mania de assimetria, entretanto, o formato é o mesmo. Isto é, as cores variam de uma peça pra outra.

Fique a vontade pra fazer do seu jeito. Ou seja, se você quiser tudo igualzinho é só alterar as cores aqui no projeto pra facilitar na hora de cortar, ok?

Arquivos na Base de Corte no Design Space

Como Recortar Couro na Cricut

Clique em Fazer e as peças já vão aparecer separadinhas nas bases de corte. Você não precisa tirar uma parte de cima da outra, o próprio Design Space organiza tudo pra você! Confira pra ver se está tudo ok e mande cortar clicando em “Continuar”.

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Nessa próxima janela você vai escolher o material nas configurações de corte. Os dois materiais já estão configurados na tabela. Basta você ir na Lista Completa de materiais e achar Camurça Falsa ou Faux Suede.

 

Conheça o Kit Aplicador e Removedor de Tecidos

 

Em seguida, aplique o material na base e, se preciso, use o rolinho de aplicar tecido para ajudar a fixar melhora camurça na base.

 

Cricut Maker cortando Couro Sintético

 

Logo após, para você não marcar o material, o Design Space pede pra você colocar todas as rodinhas brancas para o lado. Coloque a lâmina de ponta fina na máquina e mande cortar!

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Quando a máquina parar pra você trocar de base, volte no Design Space e escolha o outro material pra cortar. Basta clicar no nome e a lista vai abrir novamente. Agora escolha Couro Falso ou Faux Leather. Continue os cortes até terminar o projeto.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Retire o material da base de corte com cuidado. A camurça tem o verso mais fibroso e algum fio pode não ser totalmente cortado. Se preciso use uma boa tesoura pra cortar esses fiapos.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Retire o material da base e vamos começar a montagem.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

Como Montar Brinco de Couro

Ache os versos de cada parte e organize a etapa de colagem.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Passe cola em apenas uma parte das peças e cole-as. Eu usei esses clipes de costura pra segurar por um tempo. Mas, cuidado, porque alguns têm uns dentinhos que podem marcar o seu projetinho.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Antes de colar a parte de cima do brinco de couro, a gente precisa fazer um furo nela. Usei o furador tipo agulhão da Cricut e deu super certo. Agora é só passar o pino pelo buraquinho e colar a outra parte.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Essas colas agem super rápido! Então, é só esperar alguns minutinhos para começar a outra parte da montagem. Combine as três peças que formam o seu brinco. Novamente, eu usei os grampos pra manter tudo no lugar.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Com isso definido comece a furar as peças pra passar os elos. No entanto, é muito importante que você fure as peças sobrepostas. Se fizer cada uma separadamente a montagem vai ficar diferente.

Aí é só ter um pouco de paciência pra fazer todos os furos e passar os elos. Já te adianto que o mais chatinho é esse do meio, porque nele você tem que furar as três peças juntas. Mas nada difícil, ok?

E pra passar os elos e fechá-los é só usar esses mini alicates, próprios pra montagem de bijuteria.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Depois de mais alguns furos o seu brinco está pronto!! Faça tudo de novo com o outro brinco.

 

Resultado Final

Ideias de bijuterias para fazer com Couro

Eu sei que o design desse brinco é um pouco exagerado e meio diferente demais. Mas, como disse lá no início, a ideia aqui é você trabalhar com materiais diferentes.

Sendo assim, fique a vontade para experimentar com o arquivo grátis que disponibilizei pra vocês, mas você também pode fazer a bijuteria que quiser. O importante aqui é a inspiração para você sair da caixa.

Por isso, se você quiser você pode utilizar estes materiais para fazer pulseiras, colares, braceletes, além de várias outras personalizações.

 

Brinco de Couro: Como Fazer Bijuteria Passo a Passo

 

Espero que você tenha gostado desse passo a passo e que crie outros acessórios bem legais aí!

Pra continuar por dentro do nosso conteúdo siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Cupom de Desconto é na Loja Mimo Crafts
Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
Enfim, é só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

Nos vemos em breve!

Pri Sathler, do Time dos Sonhos.

Instagram | Facebook

Mimo Crafts

Instagram Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui

Comentários