Papel Transfer para Tecido: Qual o Melhor?

Pri Sathler

Publicado em junho 8, 2021

66

Oi, oi!! Hoje, eu vou te contar absolutamente tudo sobre qual o melhor papel transfer para tecido para você usar aí nos seus artesanatos personalizados. Então, se prepara, pois, são muitas variedades, acabamentos e diferenças de aplicação.

Mas, não se preocupe, já que, aqui, nesse post, eu vou te contar todos os detalhes de cada um dos tipos de transfers que a Mimo Crafts e a Cricut Brasil têm!

Sendo assim, se você curte esse assunto ou, muito pelo contrário, ainda não sabe nada e quer aprender, segue comigo até o final! Vai ser surpreendente.

Ou seja, mesmo se você é nova por aqui no Blog da Mimo, esse assunto serve para todo mundo, inclusive para os iniciantes.

Portanto, tenho certeza de que você vai terminar de ler isso aqui com a cabeça cheia de ideias de coisas pra testar, fazer e arrasar! Então, prometo que tudo aqui vai ser legal e interessante!

 

Papel Transfer para Tecido: Qual o Melhor?

 

O que é Papel Transfer?

Afinal de contas, o que é o papel transfer para tecido? Genericamente falando, o transfer para tecido é um material usado para estampar tecido. Isso, por ele ser aplicado ao tecido com calor e pressão.

Além disso, esse material pode vir em rolo ou em folhas (com medidas variáveis). Tem também muitas variedades de cores, acabamentos e texturas diferentes (glitter, felpudo, fosco e etc) no mercado de artesanato personalizado.

Mas, não para por aí! Pois, você pode comprar o papel tranfer já colorido ou estampado e pronto para cortar na plotter de recorte Cricut, como expliquei acima. Mas, por exemplo, pode preferir comprar um transfer imprimível para imprimir sua arte de forma mais personalizada e prática.

Enfim, acho que já deu para entender o que é o material de fazer heat transfer é muito versátil nas possibilidades, né? Por isso, agora, vamos falar de detalhes, aplicações, etc e etc!

Qual Transfer Usar?

Porém, antes de a gente começar a falar dos tipos de filme de transferência, já te avisar que eu vou usar as categorias de uso desse material para explicar cada um deles.

Essa é a informação que deve ser levada em conta quando você vai definir qual usar. Pois, a cor, acabamento e etc são escolhas posteriores. Combinado?

 

Há várias cores, formatos e texturas de papel transfer da Cricut e da Mimo

 

Minha ideia, aqui, é que esse conteúdo funcione como um guia para você que ainda tem dúvidas sobre o assunto ou está começando a explorar essas possiblidades.

Vou falar de todos os tipos que temos da Cricut e todos da Mimo. Você pode voltar e ler a parte que te interessa quando quiser. Esse não é um conteúdo pra ler uma vez só, é quase um dicionário e manual de uso.

Papel Transfer para Tecido Cricut

A Cricut Brasil oferece uma variedade imensa de transfers para tecidos, com várias cores, texturas e efeitos. Vamos os detalhes de cada um deles abaixo.

Transfers Cricut para Algodão e Outros Tecidos Sem Elastano

Vamos começar pelos filmes termocolantes da Cricut que são específicos para aplicação em tecidos de algodão e outros sem elastano, ou seja, que não esticam no dia a dia.

Transfer EveryDay Cores Sólidas, Neon e Cores Metálicas da Cricut

O Transfer Everyday é o mais versátil da marca Cricut. Ele funciona em muitos tipos de materiais e tem muitas opções de cores: sólidas, neon e metálicas. Esse é um ótimo transfer para usar na sua primeira experiência com essa técnica. Ele é fácil de cortar, fácil de depilar e fácil de aplicar.

 

Papel Transfer EveryDay Cricut

 

Uma das peculiaridades de transfer é que ele pode ser usado em camadas. Ele serve como uma material base para outros transfers e você pode fazer até 3 camadas desse material num mesmo projeto.

3 Vantagens do Papel Transfer Everyday Cricut
  1. Pode ser usado em muitos tipos de tecido;
  2. Dura mais do que 50 lavagens se aplicado corretamente e lavado conforme orientações (sempre do avesso e não passar ferro sobre a aplicação do transfer);
  3. Muitas cores e acabamentos pra escolher. Você pode escolher entre cores sólidas, metálico, cores neon dentre outras. Além disso você pode escolher um kit com 3 cores pra criar um projeto coordenado!
Transfer Glitter e Holográfico da Cricut

Tanto o papel transfer para tecido Glitter quanto o Holográfico da Cricut oferecem tipos de acabamentos super brilhantes e lindos! Eles também funcionam muito bem numa grande variedade de tecidos. São ótimos para detalhes ou para brilharem sozinhos em um projeto.

Inclusive, eles podem ser usados juntos ou misturados com outros tipos de transfers. Contudo, quando usado em camadas, devem, estar sempre na camada de cima.

Primeiro, pois estes detalhes suportam menos calor. Ou seja, se estivessem em camadas inferiores, iriam ter que ser aquecidos várias vezes a cada nova sobreposição de camadas de transfer subsequentes.

E, depois, você também garante que nada fica grudado sobre eles “ofuscando” o diferencial da textura única que eles proporcionam no visual final da peça.

Transfer Foil Cricut

Ainda dentro desta categoria brilhante, esse heat transfer Foil da Cricut proporciona efeitos metalizados mais requintados e elegantes. Mas, ele também pode ser usado em diversos tecidos e é perfeito para desenhos mais elaborados.

 

Papel Transfer Foil da Cricut

 

Com relação a camadas, ele funciona da mesma maneira que o glitter e holográfico. Por ter uma superfície mais delicada, ele não suporta calor em excesso. Então, por isso, ele fica melhor na camada de cima.

Dica: se você quer um trabalho com cortes pequenos, com um design elaborado e com brilho, dentre as 3 últimas opções com brilho, escolha o foil.

É que a textura lisa te permite fazer cortes delicados e elaborados, por exemplo. Pois, o glitter tem muitas partículas e o holográfico é mais espesso. Portanto, esses dois funcionam melhor mais para os desenhos maiores.

Transfer Mesh Cricut

Esse heat transfer Cricut Mesh é muito interessante, por que funciona em muitos tipos de tecido e até em madeira! Acredita? Ele tem uns furinhos (por isso o nome mesh – malha), que combinam perfeitamente para alguns produtos como camisetas esportivas, tapete de yoga, dentre outras coisas.

 

Papel Transfer Cricut Mesh

 

Dentro dessa categoria de transfer Mesh da Cricut, você também encontra ampla variedade de cores sólidas, metálicas, glitterizadas e até estampas!

Papel Transfer Estampado Cricut

Sim, também temos transfers estampados da Cricut e são lindos! Você pode usar em muitos tecidos diferentes e pode fazer projetos coordenados. Podem ser usados em camadas e ficam lindos quando combinados com as cores sólidas!

Heat Transfer Mosaico Cricut

O transfer mosaico é um material bem legal para acrescentar textura no seu projeto. Pois, ele pode ter um padrão quadriculado ou de círculos, por exemplo.

Contudo, esse padrão não é uma estampa, mas sim o papel transfer para tecido Cricut que é todo cortadinho em quadrados ou círculos. E o conjunto desses pequenos recortes formam a folha do material.

 

Heat Transfer Mosaico Cricut

 

E é claro que esta mídia da Cricut Brasil também está disponível em cores e acabamentos diversos: cores sólidas, metálicas e holográfico.

Além disso, uma das características importantes dele é sua adequação para projetos maiores, com no mínimo 15 cm. Ou seja, qualquer desenho menor do que isso pode não ficar legal cortado nele. Justamente, porque ele é formado por pequenas partes do material.

Transfers Cricut para Tecidos que Esticam – Sport Flex

Esse Transfer Sport Flex Cricut é feito para você usar em tecidos que têm elastano, como nylon e poliéster, por exemplo. O grande diferencial é uma tecnologia inovadora que acompanha o tecido quando ele estica. Por isso, ele não solta.

Então, esse papel transfer para tecido que só a Cricut tem é mais fino e leve, por isso, ele também é flexível. Além disso, ele também pode ser usado em camadas, mas apenas sobrepondo Sport Flex com Sport Flex.

3 Vantagens do Heat Transfer Sport Flex Cricut
  1. Pode ser usado em peças usadas para prática esportiva;
  2. Dura mais do que 50 lavagens, se aplicado corretamente e lavado conforme orientações (sempre do avesso e não passar ferro sobre a aplicação do transfer);
  3. Você pode escolher entre cores sólidas e metálicas. Além disso, você pode escolher um kit com 3 cores pra criar um projeto coordenado!

Papéis Transfer Cricut para Sublimação

A sublimação é uma outra técnica para estampar tecidos e outros materiais. Se você sabe pouco ou nada sobre esse assunto, eu te convido a ler esse outro guia completo aqui embaixo!

 

Tudo Sobre Sublimação Infusible Ink Cricut

 

Então, nesse tutorial acima, você vai ver tudo sobre essa técnica que é tão legal e super acessível com os produtos Cricut!

Para essa técnica, a Cricut oferece as folhas de papel transfer sublimático Infusible Ink que você vai trabalhar igual fazemos com o transfer comum. Contudo, a diferença nessa técnica é a aplicação e o resultado final.

 

Caixa de Folhas do Transfer Sublimático Infusible Ink Cricut

 

Isto é, você vai perceber que a textura do material, se comparado ao transfer termocolante que acabamos de falar, é um pouco diferente. O transfer parece um pouco com um plástico, já o transfer sublimático Infusible Ink se parece mais com um papel mesmo.

 

Bastidor decorado com tecido sublimado com produtos Infusible Ink

 

O corte também deve ser espelhado e o material deve ser depilado antes da aplicação. A aplicação deve ser feita com uma prensa térmica Cricut Easy Press 2, que é capaz de chegar a, pelo menos, 200˚ C.

É que essa costuma ser a temperatura média para a aplicação desse material. Além disso, todo material base deve ser próprio para sublimação. Os melhores tecidos são os que têm a composição sintética, quanto maior a porcentagem dessa fibra, melhor o resultado.

 

Almofada sublimada com Infusible Ink Cricut

 

Um diferencial muito grande dessa técnica é que ela é permanente. A sublimação consiste na transferência da tinta que está no papel transfer para o tecido ou material base.

Isto é, essa tinta se fixa de maneira permanente no material em que a sublimação foi aplicada. A aplicação, se feita em material base adequado, ou seja, uma superfície sublimática, não desbota e não solta.

 

Bolsa Clutch estampada com Transfer Sublimático Infusible Ink Cricut

 

Papel Transfer Mimo

A Mimo, que é uma marca brasileira (orgulho nacional, minha gente, rs), também possui diversos tipos de transfers para tecidos de altíssima qualidade.

E, conforme eu te mostro a seguir, eles também servem para diversas possibilidades de criação de artesanatos personalizados!

Filmes Termocolantes Cores Sólidas, Metálicas e Glitter da Mimo

Os heat transfers da Mimo Crafts vêm em folhas A4, que é um formato super prático para a gente guardar e trabalhar. Além disso, ele também vem com uma película que de ser retirada antes de cortar.

Portanto, repare que o lado brilhante dos transfers Mimo é o liner, que deve ficar do jeito que vem, porque é ele que segura o material no lugar na hora da aplicação.

Os acabamento disponíveis dos papéis transfer Mimo são: cores sólidas, cores metálicas e glitter! Sendo assim,  dentro desse leque, você tem várias cores para escolher.

Além disso, os filmes termocolantes da Mimo Crafts podem ser aplicados em tecidos de algodão ou sintéticos. Mas, atenção, eles não são indicados para tecidos com elastano!

 

Ecobag de algodão estampada com mix de transfers Mimo

Transfer Brilha no Escuro Mimo

O Transfer Brilha no Escuro Mimo é um material muito legal de trabalhar. Ele também vem em folhas A4 e deve ser cortado da mesma maneira que os outros trasnfers. O grande diferencial dele é que ele brilha no escuro e isso pode ser bem divertido!

Ou seja, esse é um transfer incrível para projetos infantis e de decoração de ambientes, por exemplo. Quanto mais luz o transfer absorve, mais ele brilha no escuro.

Transfers Imprimíveis Mimo para Tecidos Claros e para Tecidos Escuros

Por sua vez, o papel transfer imprimível Mimo é uma ótima solução para estampar desenhos com várias cores. Basta você imprimir na impressora a jato de tinta, recortar na Cricut e aplicar.

 

Almofada com estampa impressa no Transfer Imprimível para Tecidos Claros Mimo

 

O Transfer Imprimível para Tecidos Claros, como o próprio no diz, é para tecidos claros. Como a película é fina e um pouco translúcida, a cor do tecido interfere no resultado final.

Já o Transfer Imprimível para Tecidos Escuros possui um fundo branco opaco. Isso permite que qualquer desenho seja aplicado em tecidos coloridos sem nenhuma interferência da cor do tecido.

3 Cuidados Importantes Antes de Aplicar Transfer Imprimível
  1. Lavar o tecido ou peça para tirar qualquer produto usado na fabricação e também para encolher;
  2. Passe o tecido para desamassar e tirar toda a sujeira. Tire qualquer outra sujeira com aqueles rolinhos adesivos;
  3. Testar. Caso o tecido ou transfer sejam novos pra você, ou se for um outro material que você nunca usou, faça um teste de aplicação antes.
4 Dicas Infalíveis para Preparação do Material a ser Estampado com Transfer
  1. Os papéis transfers que vêm em rolo têm a tendência de enrolar, mesmo quando você os coloca em uma base de corte adesivada, tipo as das plotters de corte da Cricut. Sendo asim, use pedaços de fita crepe nas bordas para segurar o material no lugar.
  2. Você também pode usar Rolinho do Kit Aplicador e Removedor de Tecidos Cricut para te ajudar a fixar mais o material na Base de Corte Cricut;Rolo do Kit Aplicador e Removedor de Tecidos Cricut em ação
  3. Use um Gancho Cricut para depilar os detalhes dos cortes feitos no transfer;
  4. A Mesa de Luz Cricut Bright Pad é uma ótima ferramenta para depilar materiais escuros!

 

Mesa de Luz Cricut Bright Pad facilita depilação de transfers escuros

 

4 Dicas para Corte Perfeito de Transfers para Tecidos
  1. Coloque sempre o lado fosco pra cima. Esse é o transfer. O lado brilhante é o liner que protege e segura o transfer;
  2. Sempre espelhe o seu arquivo. Principalmente se tiver palavras;
  3. Se possível, separe uma lâmina para cortar materiais como esse;
  4. Confira se o tamanho e tipo de arte que vai cortar funciona no transfer que escolheu. Lembre-se que alguns são mais grossos, outros têm textura e isso dificulta o corte de detalhes pequenos; outros têm menos cola no liner… Observe esses detalhes para não perder material.

 

4 Dicas para Aplicação de Transfers em Tecidos
  1. A Prensa Térmica Cricut Easy Press 2 é o equipamento mais recomendado e adequado para você fazer a aplicação de materiais termocolantes com a maior qualidade e acabamento possíveis.Prensa Térmica Cricut Easy Press 2 Faz Melhor Aplicação de Tranfers para Tecidos em GeralMas, isso não é papo de vendedora, não! Confira abaixo como esta realmente é uma máquina maravilhosa para este tipo de trabalho! Olha só as qualidades dela:
    – Precisa, com controle de temperatura e tempo;
    – Tem o peso ideal para esse tipo de trabalho;
    – Tem aquecimento uniforme em toda a sua superfície antiaderente;
    – Disponível para compra em várias opções de tamanho, tenho certeza que uma é perfeita para o que você faz;
    – Serve para o transfer comum e para o sublimático.
  2. A Cricut tem uma Tabela Guia de Temperaturas. Essa é a sua fonte de consulta antes das aplicações. Basta você colocar o que vai aplicar, onde vai aplicar, qual equipamento vai usar e todas as instruções aparecem pra você! Desde de preparação até a manutenção da sua peça.
  3. A Base para Aplicação Térmica da Cricut é outra ferramenta essencial para um bom trabalho. Além de proteger a sua superfície de trabalho, ela distribui o calor de maneira uniforme e rebate todo o calor de volta para o seu material garantindo assim, que o calor da temperatura que você configurou na Easy Press realmente será aplicado.
  4. Quando você for fazer um teste com materiais que nunca usou, use a tabela como guia. Confira as informações dos materiais similares ao que você vai usar e, a partir disso, teste tempo e temperatura até achar o perfeito pro seu trabalho.
4 Dicas Importantes para Manutenção  de Tecidos Estampados com Transfers
  1. Lave sempre do lado avesso e, de preferência, no modo delicado.
  2. Não use alvejante!
  3. Não passe o ferro diretamente sobre o papel transfer para tecido. Passe do avesso ou coloque outro tecido por cima.
  4. Strong Bond tem garantia de mais de 50 lavagens quando a aplicação é correta.
9 Dicas para Não Errar ao Usar Qualquer Pepel Transfer
  1. Liner é o plástico onde o transfer vem colado. Alguns são mais grossos, outros têm bastante cola (o que é bom pra depilar) e outros têm pouca cola. Ele protege o transfer até a aplicação do calor e deve ser colocado direto na base de corte;
  2. Depilar é o ato de retirar o excesso de material, a parte que você não vai usar;
  3. Tirar o liner a frio é a etapa final da termotransferência, após a aplicação do transfer. Retirar o plástico com o material todo frio;Após a aplicação, retira-se o liner do transfer para tecidos
  4. Tirar o liner morno é a mesma etapa final, após a aplicação. Retirar o plástico com o material ainda morno, mas não quente;
  5. Tempo e temperatura: cada tipo de material pede tempo de aplicação e temperatura diferentes. Confira e siga as instruções. Na dúvida, faça testes;
  6. Confira a adequação entre material base e o transfer escolhido. Uma escolha mal feita pode não funcionar;
  7. Confira as instruções de aplicação sempre antes de fazer o trabalho;
  8. Não pule etapas do passo a passo para você ter uma aplicação perfeita;
  9. E lembre-se: uma aplicação perfeita resulta em trabalho bonito e durável

Esse conteúdo foi bem longo, né? Mas se você chegou até aqui, agora, já está expert no assunto. Então, toda vez que tiver dúvidas, volte aqui neste Guia Completo de Papel Transfer para Tecido para esclarecê-la!

Compartilhe esse post com quem você acha que precisa dessas informações e que irá amar saber tudo sobre heat transfer e estamparia! A ideia é fazer isso aqui ajudar muita gente!

Espero que esse conteúdo te ajude a conhecer mais as máquinas e a perceber novas possibilidades de trabalho! Se tiver alguma dúvida, é só perguntar pra gente aqui embaixo nos comentários!

Cupom de Desconto Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

Beijos da Pri!

Quer conhecer mais do meu trabalho?

Confira meu Instagram @PriSathler!

Comente o post aqui

Comentários