Máquina Hot Stamping – DIY Quadro Decorativo

Gaby Mallab

Publicado em fevereiro 29, 2024

13

Ei, pessoal do Blog da Mimo! Neste post, você vai aprender como usar a máquina hot stamping para fazer um DIY de quadro decorativo utilizando  os novos Foils Mimo.

Com os novos foils Mimo você aplica o efeito Hot Stamping de forma prática e rápida com a Mimo Stamping, deixando assim seus projetos com um efeito muito legal e sofisticados.

Esse efeito deixa seus projetos bem diferenciados, divertidos e com um ar mais moderno. Decorando e enriquecendo nosso cantinho.

 

Máquina Hot Stamping - DIY Quadro Decorativo

 

Neste passo a passo, iremos falar um pouco também sobre a máquina hot stamping, Mimo Stamping.

Então, continue a leitura deste post para saber tudo sobre seu funcionamento, algumas características e como conseguimos fazer esse lindo efeito de foil metalizado utilizando a técnica de Hot Stamping.

Materiais Para Fazer Quadro Decorativo

Mas para fazer esse DIY de quadro decorativo, só é possível junto com os novos foils Mimo, cada cor mais linda que outra.

São várias opções que nos dão liberdade para criamos nossas artes e fazer projetos, incríveis. Confira os materiais que utilizei para esse passo a passo:

Materiais para fazer DIY de quadro decorativo com a máquina hot stamping

Mimo Stamping – Máquina Hot Stamping

A Mimo Stamping, além de fazer hot stamping que é o foco desse post, faz também laminação, plastificação e termotransferência em vários tamanhos: A3, A4 e 15,8 cm x 15,8 cm.

É uma máquina completa que nos ajuda a criar diversos projetos, sem contar com esse lindo acabamento nas cores azul água e branco. Um visual moderno e que deixa nossa área de trabalho ainda mais bonita e completa.

A Mimo Stamping possui 6 ajustes de temperatura aproximados, portanto, o ajuste ideal para o material específico que você escolher pode ser diferente dos listados logo abaixo.

Recomendo fazer testes para verificar a temperatura ideal para o material escolhido.

Ou seja, se a aplicação do foil ficar incompleta, a temperatura pode estar muito baixa.

Por outro lado, se o material enrugar ou ficar com a textura irregular, ou ocorrer transferência em excesso, a temperatura está muito alta. Isso, porque o foil é muito sensível ao calor.

Ajuste de Temperatura x Material Indicado

A máquina de hot stamping, Mimo Stamping acompanha um manual de instruções com  as temperaturas  indicadas para cada material, veja quais são elas:

  • Temperatura 0 – Transferência por pressão ou adesiva (não necessita calor)
  • Temperatura 1 – Sacos plásticos, impressões sobrepostas (105-108 ºC)
  • Temperatura 2 – Papel couché fino, veludo fino, papel glossy (110-112 ºC)
  • Temperatura 3 – Papel não couché fino, papel couchê grosso (130-135 ºC)
  • Temperatura 4 – Cartolina/cartão não couché (145-150 ºC)
  • Temperatura 5 – Papelão, folhas de glitter (155-160 ºC)

 

Máquina hot stamping - Mimo Stamping

 

Aplicação de Foil na Mimo Stamping

Com a máquina para hot stamping, Mimo Stamping, você pode aplicar foil em papéis. Basta fazer o recorte do Foil Mimo no tamanho desejado, de modo que cubra toda a área que ira receber o efeito hot stamping.

Logo depois, é só colocar o conjunto na Base de Aplicação Mimo Stamping e passar todos juntos na Mimo Stamping e está pronto, bem prático e fácil.

A Paty Moura mostra em detalhes como aplicar os Foils Mimo para ter o efeito hot stamping, neste vídeo que está no Canal da Mimo no YouTube.

 

Plastificação na Mimo Stmping

Além disso, conseguimos utilizar a Mimo Stamping para plastificar com o Polaseal Mimo. Esse equipamento irá proporcionar vários tipos de acabamentos profissionais para os seus personalizados.

Coloque o material a ser plastificado dentro das folhas de Polaseal Mimo, depois é só fazer um sanduiche com a Base de Aplicação Mimo Stamping.

Em seguida, passe tudo junto na Mimo Stamping e sua plastificação já sai pronta e totalmente sem defeitos do outro lado.

Descubra mais sobre o que é Plastificação, neste post que está no Blog da Mimo Crafts, nele você também irá descobrir como usar esse acabamento nos seus projetos.

 

O Que é Plastificação? Polaseal Mimo

 

Laminação a Quente e a Frio

E não para pôr aí, conseguimos também fazer laminação a frio e a quente com a Mimo Stamping.

Ela é capaz de fazer laminação a quente com os BOPP’s Mimo. São sete opções de acabamentos para os seus personalizados.

Na Loja Online Mimo Crafts, você pode encontrar os BOPP’s com o acabamento fosco, fosco antirrisco, glitter texturizado, holográfico arco-íris, brilho (para aplicar verniz localizado) e holográfico estrelas.

Para laminar a frio, primeiramente, escolha um Vinil Adesivo Mimo que mais tenha a cara do seu projeto. Depois, retire a ponta do liner dele e cole a ponta do papel a ser laminado nessa parte sem liner do vinil adesivo.

Logo depois, passe esse conjunto “Vinil Adesivo com Papel” pela Mimo Stamping, mas com o liner para cima, ou seja, ele não entrará dentro da máquina.

Importante: apenas ligue a Mimo Stamping, a luz ficará acesa no primeiro ajuste “Power/Cold” (Ligar/Frio).

Como Aplicar o Efeito Hot Stamping?

Agora vamos aprender como aplicar esse efeito metalizado, que ela nos proporciona, para fazer o DIY de quadro decorativo.

Hot Stamping é o termo utilizado para definir um método de aplicação de efeitos metalizados na papelaria e no scrap com utilização do calor.

Esse efeito que nos encanta desde a primeira camada de foil quando aplicada. Vamos abordar alguns pontos e dicas para que o efeito fique perfeito no nossos projetos.

Quando for escolher a arte para seu projeto precisa ser inteiramente em cor preto sólido. O foil não adere bem em artes coloridas ou em tons de cinza.

Outro ponto, seria a qualidade da resolução da arte, pois como a arte será impressa, uma resolução maior trará resultados mais consistentes e nítidos.

 

Imagem que será usada para fazer o DIY de quadro decorativo

 

Entretanto, para a impressão da arte, ela deverá ser feita por uma impressora a laser que use toner laser (monocromático) e não jato de tinta. Esse ponto é fundamental, afinal será esse processo que irá garantir uma boa aplicação.

Caso você não tenha uma impressora a laser, é possível fazer em uma gráfica sem problemas, pois o foil não precisa ser aplicado de imediato logo após a impressão. Então, pode ficar tranquilo em relação a esse ponto.

Utilizar um papel mais grosso é recomendado também, dessa forma o foil tenha uma boa aderência e para ter um aspecto mais profissional.

Sendo assim, utilizamos sempre o Papel Color Pop da Mimo, que possui excelente qualidade e ótimo acabamento.

 

Papel Color Pop Mimo e Foils, para fazer o quadro

 

Foil Mimo Para Hot Stamping

A Mimo possui uma grande gama de opções e cores de foils que passaram por uma reformulação, deixando assim com uma qualidade muito maior e fixação mais uniforme, portanto seus projetos ficaram muito mais profissionais.

Cada um mais incrível que outro. Conseguimos fazer tantos projetos e cada combinação de cores que fico encantada só de pensar nas possibilidades que temos de criar projetos dos mais variados tipos, formas e cores.

Possui opções de cores mais sólidas, mas com cores bem vibrantes. Além de  opções com efeito de glitter, holográfico, gloss e arco íris.

Cada um mais sensacional que o outro, permitindo fazer combinações que nunca imaginaríamos que seria possível. O resultado fica realmente lindo depois de aplicado.

 

Foils Mimo

 

Novas Cores da Linha de Foils Mimo

Como falei anteriormente,  a Mimo lançou novas cores e reformulou toda a sua linha de Foils, para que os seus projetos tenham um acabamento perfeito.

Dentre as cores novas, vale destacar a cor preta e branca que não são metálicos, são gloss ou seja, eles tem um brilho próprio e bem específicos.

 

Foils Mimo na cor preto e branco

 

Temos também o dourado e prata, que tem um efeito de glitter. Que dão charme a mais em todos nossos projetos.

 

Foil Prata e Dourado Mimo

 

Com os foils da Mimo você aplica efeitos Hot Stamping de forma rápida e prática. Você pode decorar convites, certificados, tags, planners e muito mais.

Basta imprimir qualquer texto ou imagem em um papel usando uma impressora a laser e depois aplicar o foil com o uso da máquina para hot stamping, Mimo Stamping.

Por fim, toda área que foi aplicado o Foil Mimo, ficará com efeito hot stamping.

Conheça as novas cores dos Foils Mimo.

 

Novas cores dos Foils Mimo

 

Como Fazer Aplicação de Foil na Mimo Stamping?

Depois de tudo explicado, sobre o que é hot stamping e foils, vamos pegar a nossa Mimo Stamping e fazer um DIY de um quadro decorativo super moderno e descolado.

Para esse projeto utilizei o Papel Color Pop Mimo A4 Preto Absoluto, afinal ele irá dar toda a diferença em nosso projeto.

Como escolhi uma arte que possibilita ter várias cores de foils, dividi ela em 3 partes, ou seja portal, nuvem e gotas.  Cada parte com uma cor específica.

A primeira impressão foi do portal, nela escolhi o Foil Dourado Glitter para o efeito desejado.

 

Primeira parte impressa para aplicação do foil dourado

 

Após a impressão, cortei com a Tesoura Profissional Mimo um pedaço do foil e posicionei em cima do portal impresso com a parte colorida do foil para cima.

 

Posicionando o foil para a aplicação na Mimo Stamping

 

Coloquei o papel junto com o Foil Dourado na Base de Aplicação Mimo Stamping, fazendo tipo um sanduiche.

Liguei a Mimo Stamping na temperatura 3, esperei até o led verde acender indicando que ela está pronta para uso e passei o conjunto na máquina.

 

Fazendo a aplicação do foil com a máquina hot stamping, Mimo Stamping

 

Logo após finalizar o processo, é só retirar tudo dentro da pasta e o excesso do foil.

 

Retirando o foil após a aplicação a máquina hot stamping

 

Agora a gente vai repetir o mesmo processo da primeira parte. Porém, vamos fazer a impressão da nuvem no mesmo papel e vamos utilizar o Foil Azul Água para dar cor na nuvem.

 

Fazendo a aplicação da segunda parte com o Foil Mimo

 

Para finalizar faremos nossa última impressão, que são as gotinhas de chuva.

Repetindo os mesmos processos anteriores. E para as gotinhas de chuva foi escolhido o Foil Prata Glitter.

 

Fazendo a aplicação da terceira parte com o Foil Mimo

 

Resultado do Quadro Decorativo

Por fim, com as impressões e aplicações prontas, agora é só colocar nosso projeto em uma moldura e escolher um cantinho bem especial para contemplar esse efeito maravilhoso que os Foils Mimo proporciona.

 

Projeto finalizado de quadro decorativo

 

Com os Foils Mimo e a Mimo Stamping você tem uma infinidade de possibilidades de criação.

Você pode criar artes com uma ou várias cores, sobrepor uma cor na outra ou mesmo uma ao lado da outra. Basta usar sua criatividade e inspiração.

Saiba Mais Sobre as Possibilidades da Mimo Stamping

 

Se você quer saber mais sobre como laminar a frio usando a Mimo Stamping, a Paty Moura explica todo o passo a passo neste vídeo que está no Canal da Mimo no YouTube.

 

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Online Mimo Crafts

 

Espero que vocês tenham gostado, me conte aqui o que vocês acharam e até a próxima.

Comente o post aqui

Comentários