O Que é Patchwork no Artesanato?

Mimo Crafts

Publicado em julho 14, 2023

60

Olá, tudo bem? Neste post, vamos explicar o que é o patchwork no artesanato. Essa técnica pode ser feita à mão ou à máquina, dependendo da sua preferência e habilidade. 

 

O que é patchwork no artesanato?

 

Ela é muito versátil, ou seja, você pode combiná-la com outras técnicas como, por exemplo, o bordado, o crochê e a pintura para produzir peças únicas e decorar a sua casa ou fazer uma renda extra. 

Ao longo do texto, você descobrirá como surgiu essa técnica e quais são os benefícios de praticá-la. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra o que é Patchwork no artesanato!

O Que é Patchwork no Artesanato?

O patchwork é uma técnica de artesanato que consiste em unir retalhos de tecidos de diferentes cores, estampas e tamanhos para formar uma peça única e original.

Entretanto, pode ser usado para criar diversos tipos de objetos, como colchas, almofadas, bolsas, roupas, tapetes e até mesmo obras de arte.

Dessa forma, é possível expressar a criatividade e a personalidade, pois ela permite combinar os tecidos conforme o seu gosto e estilo.

A princípio, essa técnica surgiu como uma maneira de reaproveitar os tecidos que sobravam das roupas ou que eram doados por amigos e parentes. Por outro lado, ela pode ser vista como bela e funcional, além de também ser sustentável. 

Sendo assim, não é atoa, que o patchwork é uma das técnicas de artesanato mais praticadas e admiradas no país, sendo considerado uma forma de arte e uma terapia.

Dessa forma, entenda a seguir como essa técnica pode ajudar você, não apenas a fazer uma renda extra, mas também a ter mais qualidade de vida! 

 

Colcha feita de patchwork no artesanato

Por Que Fazer Patchwork?

Separamos a seguir 5 motivos para você começar hoje mesmo a produzir peças maravilhosas utilizando a técnica do patchwork no artesanato. Então, veja só:

1. Patchwork é Terapêutico

O Patchwork é uma atividade relaxante e prazerosa, que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade do dia a dia.

Ou seja, ao se concentrar nos retalhos e nas costuras, você se desconecta dos problemas e se conecta com o momento presente. Além disso, fazer patchwork estimula a criatividade, a coordenação motora e o raciocínio lógico.

 

Mulher criando peças com o patchwork

 

2. Patchwork é Versátil

Você pode criar diversos tipos de peças com essa técnica, por exemplo, colchas, almofadas, bolsas, roupas, acessórios e objetos de decoração.

Para começar, escolha os tecidos que mais combinam com o seu estilo e personalize as peças do seu jeito.

Além disso, você também pode misturar técnicas de patchwork no artesanato com outras artes, como bordado, crochê, pintura e estamparia.

 

Linhas e tecidos para patchwork no artesanato

 

3. Patchwork é Sustentável

Essa técnica é uma forma de reciclar e reutilizar tecidos que iriam para o lixo ou que estavam esquecidos no armário.

Desse modo, é possível utilizar retalhos de roupas velhas, lençóis, toalhas, cortinas e até mesmo jeans. Afinal, você contribui para a preservação do meio ambiente e evita o desperdício de recursos.

 

Reutilizando tecidos para criar peças de patckwork

 

4. Patchwork é Rentável

O patchwork pode ser uma fonte de renda extra ou até mesmo um negócio próprio. Sendo assim, é possível vender as peças para amigos, familiares ou pela internet.

Ademais, você também pode dar aulas de patchwork ou participar de feiras e eventos de artesanato. Afinal, o mercado de patchwork é amplo e tem muita demanda por peças exclusivas e de qualidade.

Confira o post como viver de artesanato que está no nosso blog, para conhecer as dicas infalíveis que vão te ajudar a lucrar com o seu próprio negócio e ter sucesso no empreendedorismo artesanal.

 

Como Viver de Artesanato – Dicas Infalíveis

 

5. Patchwork é Divertido

Além de tudo isso que apresentamos anteriormente, você pode se divertir e se expressar através da arte. Assim, experimente cores, formas, padrões e texturas diferentes para criar peças únicas e originais.

Você também pode compartilhar suas experiências e aprendizados com outras pessoas, seja em grupos presenciais ou online.

Como você pôde perceber, fazer patchwork tem muitos benefícios e vantagens.

Então, caso tenha se interessado pela técnica e queira começar a fazer seus próprios projetos, confira os materiais básicos que você precisa a seguir:

O Que Eu Preciso Para Começar a Fazer Patchwork?

O primeiro passo para começar a produzir as suas primeiras peças de patchwork no artesanato, é ter alguns materiais básicos.

Por isso, fizemos uma lista para te ajudar nas suas primeiras produções:

Tecidos

Os mais usados são os de algodão, pois são fáceis de cortar, costurar e combinar. No entanto, você pode usar retalhos que já tem em casa ou comprar tecidos novos em lojas especializadas.

O feltro também é uma ótima escolha, pois agrega cor e uma textura diferenciada nas suas peças, o Kit Feltro Summer Sky Cricut possui várias cores para você criar peças coloridas e criativas.

Sendo assim, o ideal é escolher tecidos de cores e estampas que harmonizem entre si e que combinem com o seu projeto.

 

Tecidos para patchwork

 

Tesoura

Uma tesoura afiada e de boa qualidade é fundamental para cortar os tecidos com precisão e sem desfiar.

Dessa forma, você pode ter dois modelos: uma grande para cortar peças maiores e uma pequena para detalhes e acabamentos.

Estilete Circular 

Esse tipo de estilete possui uma lâmina rotativa para cortar diversos materiais flexíveis, como tecidos. Por conta da sua lâmina circular, os tecidos são cortados de forma precisa. 

Alfinetes

Os Alfinetes são essenciais para prender os tecidos antes de costurá-los. Assim, você pode usar alfinetes comuns ou alfinetes de cabeça colorida, que são mais fáceis de ver e retirar. Porém, os alfinetes devem ser finos e afiados para não danificar os tecidos.

O Kit de Ferramentas Cricut para Costura possui vários alfinetes com duas cores para você identificar rapidamente.

Esse Kit, ainda têm 6 ferramentas essenciais para costura como: fita métrica, ferramenta para remover costura, almofada de alfinetes e muito mais!

 

Alfinetes para patchowrk

Agulha

A agulha é o instrumento que você vai usar para costurar os tecidos à mão ou à máquina. Então, escolha uma agulha adequada ao tipo e à espessura do tecido que vai usar.

As mais indicadas para patchwork no artesanato são as de número 9 ou 10, que são finas e resistentes.

 

Agulha para costura

Linha

A linha é o material que vai unir os tecidos na costura. Sendo assim, escolher uma linha de boa qualidade e que combine com a cor do tecido faz toda a diferença.

As mais usadas para patchwork no artesanato são as de algodão ou poliéster, que são fortes e duráveis.

 

Linha para costura

 

Ferro de Passar 

O ferro de passar é um aliado importante para fazer patchwork, pois ele ajuda a alisar os tecidos, a marcar as dobras e a fixar as costuras.

Plotter de Recorte Para Tecidos

Se quiser investir um pouco mais em equipamentos para ter mais facilidade no trabalho, tenha uma plotter de recorte para fazer cortes personalizados nos tecidos, ela vai te ajudar criar com muita agilidade e qualidade profissional.

Isto é, ela será o seu braço direito para fazer projetos encantadores.

A Cricut Maker é ideal para cortes de materiais flexíveis, afinal ela consegue cortar tecidos e feltros sem tratamento.

Além disso, ela te permite aventurar em outros nichos do artesanato, pois é capaz de cortar materiais de até 2.4mm de espessura.

Veja em nosso canal no YouTube como essa máquina de corte Cricut consegue cortar tecidos com muita facilidade,

 

Aproveite também para ver ela cortando feltro em outro vídeo do nosso canal no YouTube:

 

O Que Eu Posso Fazer Com Patchwork?

O patchwork pode ser usado para fazer diversos tipos de trabalhos manuais, como colchas, almofadas, bolsas, tapetes, jogos americanos, necessaires, entre outros. O limite é a sua criatividade!

Para te inspirar, separamos alguns exemplos incríveis do que você pode produzir com patchwork no artesanato:

Colchas

É uma forma de criar uma colcha única e personalizada, feita com retalhos de tecidos costurados entre si. Existem vários modelos de colcha de patchwork, desde os mais simples até os mais elaborados, com diferentes cores, estampas e desenhos. 

 

Colcha feita com patchwork

 

Almofadas

As almofadas são uma ótima forma de aproveitar retalhos de tecido e criar peças únicas e personalizadas para decorar sua casa.

Afinal, você pode fazer quantas almofadas quiser, variando as cores, estampas e tamanhos dos quadrados de tecido. Use sua criatividade e divirta-se!

 

Almofada feita com patchwork

 

Bolsas 

As bolsas de patchwork no artesanato são feitas com retalhos de tecidos variados, que formam desenhos e combinações únicas. Portanto, elas são ótimas para quem quer ter um acessório original e personalizado. 

 

Bolsa feita com patchwork

 

Tapetes

Os tapetes podem ser usados para decorar ambientes, aquecer o chão ou como peças de coleção, além de ficarem lindos em uma vitrine.

Usando a técnica de patchwork você pode costurar pedaços de tecido de diferentes cores, estampas e tamanhos para criar um design único. 

 

Tapete feito com patchwork

 

Jogos Americanos

O jogo americano é uma ótima opção para presentear alguém especial, para renovar o visual da sua mesa em ocasiões especiais como festas, jantares e almoços em família ou até vender para ter uma renda extra.

Além de serem lindos e charmosos, os jogos americanos de patchwork são fáceis de lavar e guardar, ocupando pouco espaço no armário.

 

Jogo Americano feita com patchwork

 

Esperamos que você tenha gostado dessas ideias e que se anime a fazer patchwork no artesanato. É uma atividade relaxante, criativa e gratificante. 

Você vai se surpreender com as peças lindas que pode criar!

 

Até a Próxima!

Comente o post aqui

Comentários