O Que é Encadernação Artesanal? Dicas de Como Começar

Mimo Crafts

Publicado em junho 13, 2023

60

Olá, tudo bem? Nesse post, vamos falar de uma das atividades artesanais que mais cresce no mercado do artesanato, a encadernação! Você sabe o que é encadernação artesanal, os tipos que existem e o que precisa para começar a fazer?

 

O que é encadernação artesanal?

 

Essas e outras dicas vão estar aqui! Então, se acomode e continue a leitura.

O Que é Encadernação Artesanal?

A Encadernação artesanal é a arte de produzir livros, cadernos, álbuns e outros objetos com papel, usando técnicas manuais e criativas.

Desse modo, ela permite criar cadernos, bloquinhos, planners, diários e muitos outros projetos de acordo com o gosto e a necessidade de cada cliente. Ademais, ela valoriza o trabalho manual e a sustentabilidade.

Em princípio ela surgiu na antiguidade, quando os primeiros livros eram feitos com papiros ou pergaminhos costurados entre si. Com o passar do tempo, a encadernação artesanal foi se aprimorando e novos materiais foram incorporados, como o couro, a madeira, o metal e o tecido.

Hoje em dia, a encadernação artesanal pode ser feita por qualquer pessoa que tenha interesse e disposição para aprender. Sendo assim, existem diversos cursos e oficinas que ensinam as técnicas básicas e avançadas desse tipo de artesanato.

Os projetos feitos com encadernação artesanal podem ser usados para diversos fins, como agendas, diários, sketchbooks, álbuns de fotos, portfólios e muito mais.

Portanto, é possível criar peças exclusivas e personalizadas para vender em seu negócio.

6 Tipos de Encadernação

Como comentamos, anteriormente, existem vários tipos de encadernação, cada um com suas características e origens.

Então, agora, vamos listar algumas dessas técnicas e explicar um pouquinho sobre cada uma. Vamos lá? 

Encadernação Copta

Se originou no Egito antigo e foi usada pelos cristãos coptas até o século XI. Esse método permite que as páginas do livro sejam abertas completamente, sem danificar a costura ou a lombada.

Além disso, a encadernação copta é muito bonita e decorativa, pois expõe os fios coloridos que unem as folhas.

 

Encadernação Copta por @adeador_art

Encadernação Japonesa

A encadernação japonesa é uma técnica milenar que consiste em unir folhas soltas com uma costura que atravessa as margens. Entretanto, é um método simples, mas que permite criar livros com um aspecto elegante e original.

 

Encadernação Japonesa

Encadernação em Tecido

É um tipo de encadernação artesanal que utiliza tecido como capa do livro, pode ser de algodão, linho, seda ou qualquer outro material que seja resistente e flexível.

E a aparência vai de acordo com o seu gosto ou das suas clientes: liso, estampado, bordado ou decorado. 

 

Encadernação em Tecido

Encadernação Brochura

Esse tipo de encadernação é uma das mais tradicionais, é bastante usada na criação de livros. Normalmente, o miolo é colado ou costurado direto na capa.

 

Encadernação em Brochura

 

Encadernação Espiral

Essa encadernação é muito usada em projetos que vão precisar de muitas folhas, pois ela consegue dar suporte de até 400 folhas em gramatura fina.

É uma técnica consiste em fazer furos redondos por uma encadernadora de furos redondos. É possível fazer furos desde a capa até as folhas internas, logo após a furação é hora de inserir o espiral nos furos que foram feitos.

 

Encadernação em Espiral

 

Encadernação Wire-o

A encadernação com Wire-o é um aperfeiçoamento da encadernação tradicional em espiral.

O wire-o é um arame metálico duplo, mais robusto e sofisticado. Além disso, para esse material, a encadernadora precisa fazer furos retangulares ou quadrados.

Essa técnica é muito usada na confecção de cadernos, agendas, calendários, bloquinhos, planners, diários, etc.

 

Encadernação em Wi-re o

 

O Que Precisa para Começar a Trabalhar com Encadernação?

Primeiramente, para começar a trabalhar com encadernação artesanal, você vai precisar de alguns materiais básicos. Confira quais são eles:

Papéis para Encadernação

Existem vários tipos de papéis que podem ser usados para fazer as folhas e as capas dos seus projetos como, por exemplo, papel sulfite, papel colorido, papel kraft, papel vegetal, papel metalizado, papel fotográfico, entre outros. 

O importante é escolher um papel que tenha uma gramatura adequada para o tipo de encadernação que você quer fazer. 

Por exemplo, para fazer uma encadernação simples com grampos, você pode usar um papel de 75 g/m². Porém, para fazer uma encadernação com costura, você vai precisar de um papel mais grosso, como 120 g/m² ou mais.

Ferramentas para Encadernação

  • Tesoura: uma tesoura afiada e de boa qualidade é essencial para cortar o papel no tamanho desejado e fazer os acabamentos.
  • Régua: útil para medir e marcar o papel antes de cortar e dobrar.
  • Grampeador: torna a sua encadernação mais simples e rápida, que consiste em grampear as folhas no meio e colocar uma capa por cima.
  • Furadores: são importantes para fazer furos decorados no papel para deixar o seu trabalho ainda mais perfeito. 
  • Alicate Aplicador de Ilhós: ideal para aplicar ilhós e decorar as encadernações de forma lindíssima.
  • Estilete: ele vai facilitar os cortes e te ajudar a ter mais agilidade, além disso, existem diferentes tipos de estiletes, para cortar cada tipo de material. Quando for usar essa ferramenta, é muito importante cortar sobre uma base de corte para não danificar a sua superfície de trabalho.
  • Dobradeira: auxilia na realização de dobras em papel de diversas gramaturas. Ele é a ferramenta perfeita para facilitar o acabamento.
  • Vincador: é indicado para você fazer dobras e vincos em papel de diversas gramaturas.

Suprimentos para Encadernação

  • Cola: usada para unir as folhas e as capas dos seus projetos. Pode ser a cola branca comum ou cola específica para encadernação, já que tem uma secagem mais rápida e uma maior resistência.
  • Agulha e linha: a encadernação com costura consiste em costurar as folhas em grupos e depois unir os grupos com outra costura ou com cola, se você optar por essa técnica precisará desses materiais.

Além dos materiais básicos, você pode usar outros itens para personalizar e decorar os seus projetos de encadernação artesanal como, por exemplo, fitas, botões, tecidos, adesivos, carimbos, etc.

Equipamentos para Encadernação

Outro produto que pode simplificar e agilizar, e muito, seu trabalho é uma encadernadora. Afinal, ela te ajuda a realizar incríveis projetos com facilidade e praticidade.

Veja como começar na encadernação com a Encadernadora de Furo Retangular Mimo Binding, em um vídeo do nosso canal no Youtube:

 

Com esses materiais em mãos, você já pode começar a trabalhar com encadernação em casa e criar os seus próprios cadernos, planners e bloquinhos personalizados.

Aperfeiçoe suas Habilidades de Encadernação Artesanal 

Lembre-se de que a prática é essencial para aperfeiçoar suas habilidades e técnicas de encadernação.

A princípio, comece com projetos mais simples e vá aumentando o nível de dificuldade com o tempo.

Ainda assim, considere também investir em cursos online ou presenciais para aprimorar suas técnicas e conhecer novas opções de materiais e estilos de encadernação.

Outro aspecto importante é a organização e limpeza do ambiente em que você trabalha. Mantenha a mesa limpa e os materiais organizados com o intuito de facilitar o processo criativo e evitar perda de tempo.

Portanto, para começar a trabalhar com encadernação artesanal em casa, depende muito mais da sua criatividade e dedicação, pois com materiais básicos, você consegue criar projetos incríveis! 

 Dessa forma, você pode transformar essa atividade em uma oportunidade de negócio e encantar seus clientes com produtos personalizados e únicos.

 

Modelos de encadernação

 

Esperamos que você tenha gostado dessas superdicas e boa sorte!

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Se você gostou desse conteúdo, você vai considerar em comprar equipamentos e materiais que podem facilitar o seu dia a dia. Então, aproveite o nosso desconto especial!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprar equipamentos úteis agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Até a próxima!!

Comente o post aqui

Comentários