Como Fazer Luminária de Parede

Pri Sathler

Publicado em janeiro 26, 2021

66

Oi, oi!! Eu estou empolgada, porque o post de hoje é bem legal!! Você já imaginou fazer peças de home decor com plotter de recorte Cricut? Então, vou te mostrar como fazer uma luminária de parede artesanal. Esse DIY bem fácil!

Ou seja, vou te mostrar que não existe limite quando você usa as máquinas da Cricut para criar. Além disso, os objetos para decoração têm um grande apelo comercial, isto é, podem ser transformados em um negócio com muitos diferenciais.

Pois, a variedade de produtos é imensa! Você pode fazer quadros e outros enfeites de parede, por exemplo.

Além disso, dá para criar almofadas; toalhas e outras peças em tecido; flores e folhas pra montar arranjos; personalizar itens de vidro, plástico e madeira; personalizar paredes e móveis e várias outras coisas!

O home decor ainda é um nicho de mercado artesanal pouco explorado. Isto é, a maioria das pessoas ainda não percebeu como isso pode ser um negócio.

Por isso, se você está aí pensando o que pode fazer para ganhar uma grana extra ou para criar um novo negócio, considere essa ideia. Se você curte esse assunto, se é algo que desperta sua curiosidade, invista nisso!

 

Como Fazer Luminária de Parede

 

E esses itens não precisam ficar restritos à casa. Sendo assim, eles também servem para ambientes comerciais ou institucionais, ou também pra compor cenários de festa, por exemplo.

A almofada pode ser usada numa casa, claro. Porém, também pode estar naquele sofá ou poltrona de espera em uma empresa ou loja. Mas, pode ainda compor cantinhos de festa, se for estampada com tema, personagem ou nome do aniversariante!

É só pensar nas várias possibilidades de uso para cada item. Você não vai achar essa informação na internet. Mas, se entrar de cabeça e não bloquear sua criatividade, muitas ideias legais vão surgir!

Como Fazer Luminária Artesanal de Parede – Passo a Passo

Sendo assim, para fazer essa peça você vai precisar ter a seguinte lista de materiais:

 

Como Fazer Luminária de Parede - Materiais Necessários

 

Depois de reunir os materiais, você vai precisar do arquivo do suporte deste passo a passo de como fazer luminária de parede. Portanto, baixe-o clicando nesta imagem aqui embaixo!

 

Baixe aqui o arquivo grátis do Suporte de Parede da Luminária

 

Em seguida, abra o arquivo uma tela no Cricut Design Space. Então, vá em Imagens e abra as duas que estão na descrição acima. Basta selecionar e abrir.

 

Vá em Imagens e abra as duas que estão na descrição acima

 

Depois de abrir, dimensione cada uma delas para esses tamanhos a seguir:

  • Gem Box #M54B6719 (triangular): 18,3 x 16,7cm mais ou menos. Nessa medida, sua peça vai ter 8,5cm de altura depois de montada.Redimensione a imagem triangular
  • 3D Diamond #M9A3197: 19,9 x 20,3 cm mais ou menos. Nessa medida, sua peça vai ter 9cm de altura depois de montada.

 

Redimensione a imagem diamond

 

 

Logo após, abra também o arquivo que você baixou. Para isso, clique em Upload, selecione o arquivo e depois clique em Inserir. Esse arquivo já vai abrir no tamanho exato!

Editando os Arquivos no Cricut Design Space

Agora, vamos fazer furos para passar o fio nessas formas. Olhe as imagens para ver onde colocar os círculos que vão possibilitar isso. Coloquei círculos de 0,8cm. Veja como é o seu fio e ponha a melhor medida.

 

Como Fazer Luminária de Parede - Abra o arquivo que você baixou

 

 

Basta posicionar os círculos (use a ferramenta Formas para isso), selecionar tudo (círculos + forma geométrica + linhas de vinco) e clicar em Anexar. Assim, tudo vai juntinho para a base de corte.

 

Coloque círculos de 0,8cm na imagem para passar o fio

 

Observação: quando você anexa as partes de uma arte com cores diferentes, elas vão para mesma base de corte apesar das cores!

Desenhe discos para compor o fio da lâmpada. Eu usei 2 círculos: de 7cm e de 6,5cm. No centro de cada um, também coloquei o círculo de 0,8cm para passar o fio.

Sendo assim, desenhei tudo com a ferramenta Formas e centralizei com a ferramenta Alinhamento.

 

Desenhe discos pra compor nosso fio da lâmpada

 

Para que o furo do fio seja cortado no meio do disco, você tem 2 maneiras para fazer. A primeira é fazer exatamente como você fez com as formas geométricas.

Apenas selecionar tudo e Anexar. A outra forma é selecionar os 2 círculos (disco + o do furo) e clicar em Fatiar. Essa ferramenta usa uma forma para cortar a outra. Aí é só você deletar os círculos do furo e seu disco vai estar vazado!

Dica: para aproveitar melhor o seu chipboard, coloque esses discos no meio do suporte. Eu cortei 2 discos. E no meio dos outros suportes eu coloquei formas aleatória para usar depois.

Cortando na Cricut Maker

Depois, quando você estiver com tudo isso preparado, é a hora de cortar, ou seja, de colocar a plotter de recorte Cricut Maker para trabalhar para você! Pois, esse equipamento facilita demais o passo a passo de como fazer luminária de parede

Então, eu coloquei os suportes e discos com a mesma cor. Mas, para as formas geométricas, selecionei outra cor. Assim, as bases de corte são melhor organizadas no programa Design Space.

Em seguida, prepare a folha do Papel Color Pop Cinza Lua Mimo na Base de Corte de Leve Fixação Cricut, isto é, a Base Azul. Depois, carregue a base com o papel na Maker e coloque a Lâmina de Corte Cricut – 2 Unidades.

Então, é só clicar em “Fazer” para cortar as formas geométricas. Assim que terminar esta parte, prepare o chipboard na base roxa. Coloque fita crepe nos quatro lados para que fique bem firme durante o corte!

Lembre de trocar a ferramenta na Maker, pois você cortará este outro material com a Lâmina Faca da Cricut.

 

Prepare o chipboard na base roxa

 

Como Fazer Calibragem na Cricut Maker

Antes de continuar te ensinando com fazer luminária de parede, preciso te contar uma dica importante, já que você vai cortar chipboard!

Então, se você nunca fez um corte com várias passadas ou se tem muito tempo desde que fez pela última vez, faça uma calibragem antes! Pois, isso é necessário para garantir que cada passada vai acontecer no mesmo lugar.

 

Faça calibragem

  1. Clique nos 3 tracinhos no canto superior esquerdo da sua tela de Design Space.
  2. Clique em Calibragem.
  3. Escolha Knife Blade (Lâmina Faca).
  4. Coloque um papel sulfite na base azul, insira na máquina e acompanhe as orientações.

Faça isso periodicamente!

Dicas para Cortar Chipboard na Cricut Maker

Primeiramente, arraste os anéis brancos pro lado direito da máquina! Então, você vai ver que o chipboard é um pouco menor que base e tem o espaço certinho pros anéis passarem na lateral.

Contudo, se você esquecer de arrastá–los, eles vão marcar o material.

 

Arraste os anéis brancos pro lado direito da máquina!!

 

Escolha o Chipboard 2mm como material na configuração de corte. Esse material já está na lista do programa. Insira a base e comece a cortar!!

 

Escolha o Chipboard 2mm como material na configuração de corte

 

Ele é mais demorado e tem muitas passadas. Uma das formas de você acompanhar é a progressão que aparece na sua tela. Lá você vai ver quantos cortes vão ser feitos, quantos já foram e quantos faltam e a porcentagem de desenvolvimento do corte.

 

É muito importante você acompanhar o corte

 

Outra maneira importante é acompanhar na máquina. Por isso, fique de olho no material. Você vai perceber que o corte vai acontecendo camada por camada.

E, aos poucos, a profundidade de força vão sendo adaptados pela máquina para que todo o material seja cortado.

É importante também ficar de olho pra ver se alguma parte pequena de papelão vai agarrar na lâmina. Isso pode atrapalhar o corte. E de novo é só pausar a máquina e limpar a lâmina.

 

Fique de olho pra ver se alguma parte pequena de papelão vai agarrar na lâmina

 

Pela experiência, eu percebi que não é preciso 24 passadas pra cortar o chipboard de 2mm em todos os projetos. Quando ele chega no final, a base de corte costuma estar um pouco marcada pela lâmina.

O que eu faço, e sugiro pra você é, quando já tiver passado 12x (50%), pause a máquina (é só apertar o botão de pause na Maker mesmo) e dê uma apertada para ver o quanto falta do material pra ser cortado.

Segredos do Corte de Chipboard na Cricut

Não tire a base da máquina! Apenas pause e confira. Tire um pouco da fita crepe se necessário. Quando eu vejo que já está assim meio solto, como na foto, eu deixo passar mais umas 2 ou 3 vezes e paro o corte.

 

Quando está assim, meio solto, deixe passar mais umas 2 ou 3 vezes e pare o corte

 

Para parar o corte, basta pausar a máquina e apertar o botão da seta. A sua base será descarregada e você vai poder continuar a cortar a próxima base.

Importante: Depois de descarregar a base não adianta querer colocar de novo e continuar o corte porque não tem jeito do corte bater e continuar no mesmo lugar. Então se você tirou e viu que não cortou tudo, termine com estilete.

As peças devem estar soltas assim quando você tirar da base. É comum que as quinas ainda estejam um pouco presas. Principalmente se elas não forem arredondada. Mas é super simples. Termine esses pedacinhos com estilete.

 

Peças cortadas devem estar soltas assim quando você tirar da base

 

Após terminar o corte, vamos continuar os trabalhos! Sendo assim, usei o Aerógrafo Elétrico Mimo para criar um efeito de cimento nas peças geométricas. Brinque com a distância de aplicação ver diferença no efeito do jato! Depois é só colar as peças e deixar secar bem!

 

Use o Aerógrafo pra criar um efeito de cimento nas peças geométricas

 

Como Fazer o Suporte da Luminária de Parede

A próxima etapa é colar as peças de suporte.

 

Como Fazer Luminária de Parede - Cole as Peças do Suporte

 

 

Aqui, eu usei uma cola branca extra forte e apliquei uma camada generosa com a ajuda de um pincel. Espalhe bem e evite deixar que acumule ou escorra nas laterais.

 

Espalhe bem a cola e evite deixar que acumule ou escorra nas laterais.

Vá colando e colocando um peso em cima. Pois, a umidade da cola enverga o papelão, é importante que ele seque completamente reto. Se você não tiver uma prensa, como eu, use alguns livros pesados.

Posteriormente, deixe secar assim por algumas horas!

Agora, é a hora de furar. Aqui, você vai pode escolher qual lado fazer. Eu preferi furar na parte de trás e não vazar o furo. Fiz um em cima e outro embaixo pra colocar em dois pregos.

 

Fure o suporte com a parafusadeira

 

Com dois pontos presos na parede, o suporte fica super estável. Não é necessário usar parafuso.

 

Como Fazer Luminária de Parede - O furo fica assim

 

 

Então, usei uma parafusadeira (que é mais fraca e mais fácil de manusear do que uma furadeira). Além disso, usei uma broca fina com ponta. Pois, isso ajudou a estabilizar o furo.

 

Como Fazer Luminária de Parede - Fixe o Suporte na Parede

 

 

Agora, é só montar o fio com os enfeites que fizemos.

 

Monte o fio com os enfeites que fizemos

 

Sendo assim, coloquei os discos primeiro e depois as formas geométricas.

 

Como Fazer Luminária de Parede - Decore o Fio

 

 

Depois, com o cabo decorado e finalizado, é só colocar o suporte na parede. Após isso, é a vez de enrolar o fio de maneira que ele fique estável no suporte.

Contudo, duas voltas passando pelo lado de dentro do suporte já são suficientes para isso. Finaliza com a lâmpada bonitona e, então, sua luminária está pronta para arrasar!

 

Como Fazer Luminária de Parede - Enrole o Fio no Suporte

 

 

 

Eu curti demais o resultado final desse tutorial de como fazer luminária de parede! Você curtiu também? Então, me conta aqui embaixo nos comentários o que você achou!

 

Luminária de Parede finalizada fica assim

 

5 Ideias Criativas para Decoração

Além deste tutorial de como fazer luminária de parede, aqui no blog, temos vários outros passo a passos de home decor. Por isso, reuni 5 ideias criativas para decoração que vão te ajudar a vender mais!

  1. Como Fazer Almofadas Personalizadas – Neste passo a passo, te ensino como fazer almofadas personalizadas com transfers para tecidos cortados na Cricut. Fiz as aplicações com a Prensa Térmica Easy Press.Como Fazer Almofadas Personalizadas
  2. Totem de Mesa Como Fazer – Neste outro post, mostro como fazer totens de mesa personalizados com mensagens motivacionais usando plastificação feita na Mimo Stamping. Tem shape grátis e, além disso, fica lindo, sai barato e rende muito valor agregado na peça final.Totem de Mesa Como Fazer
  3. Como Fazer Planta Decorativa de Feltro – Esta é uma outra ideia de decoração para casa, e até escritório, que eu ensino a fazer aqui no blog. Mostro todos os passos da criação de folhagens de Costela de Adão Feitas com feltro cortado na Maker.
    Como Fazer Planta Decorativa de Feltro
  4. Quadro Personalizado para Recém-Casados – A Fernanda Estevão, também do Time dos Sonhos, fez este tutorial lindo com molde grátis para cortar na Cricut. É uma ótima ideia para decorar uma porta da casa nova.Quadro Personalizado para Recém-Casados – Arquivo Grátis
  5. Dicas de Como Reformar Móveis Usados – Neste outro DIY, que também tem arquivo grátis para você baixar e cortar na Cricut, te ensino como reformar móveis com vinil adesivo. Dá outra cara para a mobília.

 

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

 

Espero que este post de como fazer luminária de parede te ajude a olhar o mercado de home decor com outros olhos e a achar o seu lugar nele! Estou aqui para te ajudar e trocar ideias!

Cupom de Desconto Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos!

Comente o post aqui

Comentários