Ferramentas para Scrap Mimo e Cricut – Melhor Acabamento

Pri Sathler

Publicado em fevereiro 10, 2022

66

Oi, oi minha gente! Estou de volta para falar com vocês sobre as melhores ferramentas para trabalhar com scrap da Mimo e da Cricut! Parece coisa simples, mas não é!

Muitas vezes a gente não dá a devida atenção a elas e escolhemos não investir, porque julgamos desnecessárias ou substituíveis. Mas, a verdade verdadeira (é pra ser redundante mesmo) é que elas otimizam o nosso trabalho e nos ajudam muito.

 

Ferramentas para Scrap Mimo e Cricut - Melhor Acabamento

 

Na Mimo e na Cricut existem variadas ferramentas para scrap, algumas individuais e outras em kits. Todas elas têm excelente qualidade e cada uma tem uma finalidade especial.

Esse post é para te contar para que elas servem e como usá-las. Vem comigo, porque eu sei que tem sempre uma informação nova!

Ferramentas para Scrap

Então, umas das coisas mais básicas quando estamos fazendo um projeto de scrap é cortar. Com toda a certeza, a gente vai cortar vários tipos de materiais.

Dessa forma, para cada tipo de corte ou de material você precisa de um tipo de ferramenta. Além das várias tesouras profissionais que a Mimo e a Cricut têm, você também pode usar o combo régua + estilete ou outra ferramenta de corte.

 

Ferramentas para Scrap Mimo e Cricut

 

A Régua Profissional para Corte da Mimo é maravilhosa, pois ela tem um lado com um fio de metal que protege o acrílico e ajuda a lâmina do estilete correr melhor durante o corte.

Além disso, ela tem várias marcações, isso ajuda demais a fazer o corte reto, porque você pode alinhar usando qualquer linha de referência. E junto com ela você pode usar:

  1. Estilete Profissional Mimo – super ergonômico e resistente. A lâmina dele é bem firme e você consegue cortar com muita precisão do início ao fim.
  2. Estilete de Precisão da Cricut – uma ferramenta de corte incrível e muito fácil de usar.
  3. Estilete Circular Mimo – esse é um dos últimos lançamentos da Mimo e é muito legal. Tem a opção de usar a lâmina de corte cheio e a de picote. Desse modo, você pode cortar materiais flexíveis como Bopp, Vinil Adesivo e até tecido!
  4. Estilete Circular Cricut – muito similar ao estilete circular da Mimo, mas possui apenas a lâmina de corte cheio. Contudo, é ótimo para trabalhar com os mesmos materiais citados acima!

    Tanto o Estilete Circular da Mimo quanto o da Cricut contam com refil de lâmina e capa protetora para lâmina.

 

Régua Profissional Mimo e Estilete de Precisão Cricut

 

Vincador para Artesanato

Depois de cortar, muitas vezes a gente dobra, certo? E para ajudar a marcar bem a dobra, eu gosto de usar o Vincador da Mimo.

Essa é uma ferramenta essencial pra mim! Ela ajuda a ter as dobras retas e bem feitas do início ao fim. Isto é, o resultado é uma colagem perfeita, sem furinhos e sem nada desalinhado.

 

Ferramenta dobrador e vincador Mimo

 

Além disso, essa ferramenta também é perfeita para moldar o papel. Sabe quando você precisa de um papel arredondado? Pois é, é com esse vincador que você vai quebrar as fibras do papel sem amassar nada. 

 

Dobrando papel com vincador

 

Pinças e Ganchos para Artesanato

E para você colar aquelas peças minúsculas, nós temos a solução! As Pinças são maravilhosas e seguras. Porém, cada uma delas tem a hora certa de entrar em ação.

  • Pinça Removedora – ótima para tirar materiais delicados da base de corte, como tecido ou feltro recortados; também é perfeita para segurar materiais aquecidos durante o processo de aplicação de transfer ou sublimação.

 

Pinça Removedora

 

Pinça reta e curvada cricut

 

  • Pinça de Aço (dourada) – essa ferramenta é maravilhosa! Aliás, de todas essa é a pinça que eu mais uso. Ela segura o material sem você ter que apertar ela. Simples assim!

 

Pinças cricut

Os ganchos são as melhores ferramentas para quem trabalha com materiais que precisam ser depilados como, por exemplo, os mais comuns são transfer e vinil adesivo.

Depois de cortar é preciso tirar a parte que não vamos usar, ou seja, o entorno do desenho. E só com os ganchos pra gente conseguir fazer isso com eficiência. Pois, eles tiram os pedaços minúsculos e também puxam as partes maiores.

 

Ganchos Cricut

 

Existem dois tipos de curvinha na ponta e você é quem escolhe a mais interessante para o seu trabalho. Além disso, são várias opções de cores.

Uma das coisas mais legais da Cricut é que ela lança kits com cores bem específicas. Então, é possível escolher baseado nas cores que mais te agradam.

 

Gancho Cricut

 

Espátulas para Artesanato

Outra ferramenta boa de ter é espátula, na verdade Espátulas da Cricut e da Mimo. São várias opções e variações de tipos. Por isso, vou te falar de cada uma delas agora!

A Espátula Cricut, da foto abaixo, é incrível para tirar peças recortadas da base de corte. Porque, ela entra por baixo do que você recortou e descola da base sem estragar o seu projeto e a base de corte.

Ela serve para quem trabalha com papel, couro sintético, tecido, feltro, e por aí vai. Portanto, essa é uma ferramenta básica que é essencial, e está em vários kits da marca.

 

Espátula Cricut

 

Outra que gosto muito é a Espátula aplicadora de Vinil da Mimo, pois ela tem dois lados diferentes. O lado duro serve para você alisar o material durante a transferência, colando a máscara de transferência no seu recorte, por exemplo.

Já o lado macio, que tem uma camurcina, serve pra você alisar o vinil adesivo depois de aplicado. Dessa forma, a maciez não arranha o vinil e serve para tirar qualquer bolha que tenha ficado.

 

Espátula Mimo - Ferramenta de Scrap

 

Além dessa, a Mimo lançou um Kit de Espátulas ótimas para várias coisas. Esse kit vem com duas unidades que servem para limpar a base de corte, aplicar cola em áreas maiores, marcar dobra e ajudar na transferência do vinil.

 

Espátulas mimo - Ferramentas para Scrap

 

E ainda nessa linha, a Cricut tem o Raspador. Uma espátula que serve para limpar base de corte e para retirar recortes da base. Desse modo, ela não agride a cola da base e é firme o suficiente para fazer a limpeza.

Além disso, ela tem dois tamanhos diferentes que são bem interessantes. E de novo, você pode escolher qual cor você quer. Ela vem em kits com outras ferramentas e é mais uma das basiconas que você precisa ter.

 

Raspador Cricut

 

Boleador para Artesanato

E a última, mas não menos importante, ferramenta da minha lista é o Boleador. A Mimo tem um kit super legal com dois boleadores e 4 pontas de tamanhos diferentes.

A ferramenta boleador serve para moldar o papel, é muito usada por quem faz flores de papel, trabalhos com EVA ou biscuit. Pois, aquela forma curva da pétala é feita com o boleador.

Ás vezes, você pode até achar que ele é uma ferramenta substituível, mas não é! Só o boleador é capaz de modelar o material sem quebrá-lo ou dar aspecto amassado. Dessa forma, ele tem o cabo anatômico, o uso é confortável e de fácil manuseio.

 

Boleador Mimo - Ferramenta para Scrap

 

Por fim, a Cricut é uma marca muito cuidadosa e atenta aos detalhes. Então, é claro que ela faria uma bolsa porta ferramentas. Esse acessório é bonito e de ótima qualidade.

Nela você pode colocar todas as suas ferramentas para scrap com segurança. Fica fácil de guardar e deixar tudo protegido e juntinho. E quando você for usar, basta abrir a tampa. Tudo vai ficar visível e acessível.

 

Bolsa porta ferramentas

 

Inclusive, aproveitar que falamos de organização, se você quer aprender formas simples e práticas de organizar seus materiais de artesanato, mas não sabe por onde começar, eu tenho mais uma solução para você.

Aqui mesmo no Blog da Mimo Crafts, você encontra um conteúdo que falo sobre dicas de como organizar materiais de artesanato. São ideias excelentes para caso você seja iniciante nesse mercado ou ainda nem tenha começado, mas pretenda.

 

Como Organizar Material de Artesanato - 7 Ideias

 

Invista em Ferramentas

Meu conselho final é, invista em ferramentas para scrap! Faça isso da mesma forma que você investe em equipamentos. Não sei se você está familiarizado com o conceito de precariedade. Mas, esse conceito se aplica em várias esferas da nossa vida, porém aqui eu quero usá-lo pra te mostrar como a gente pode cair nesse erro no nosso trabalho.

O conceito de precariedade é idêntico ao significado da palavra. É quando a gente vive com a falta de algo que se a gente tivesse faria muita diferença.

E isso nem sempre tem a ver com grana ou com disponibilidade de recursos,  muitas vezes é falta de prioridade ou de esclarecimento. E se você já entendeu o meu recado aqui, aplique isso naquilo que precisa.

A gente costuma sofrer com precariedades que seriam simples de resolver. E no nosso trabalho a gente tende a pensar isso: Para que um vincador se eu tenho o cabo da tesoura? Porque ter um boleador se eu posso usar um palito? Para que usar raspador se eu posso usar meu cartão de crédito velho?

E é nessa hora que nossa produção cai em desempenho e qualidade. Além disso, essas substituições que fazemos podem estragar um bem mais caro.

Se você está lendo até aqui é porque achou interessante e viu valor no que essas ferramentas fazem. E é assim mesmo!

Agora cabe a você listar aquilo que precisa e tem que a ver com o seu trabalho e investir. Quase todas as ferramentas para scrap vêm em kits. Isso é ótimo, porque você já resolve várias coisas de uma vez!

 

Ferramentas para Scrap Mimo e Cricut – Melhor Acabamento

 

Espero ter te mostrado a importância de investir em ferramentas para scrap e espero muito que você perceba a diferença que ela vai fazer no seu trabalho!

CUPOM  DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos e até a próxima! 

Comente o post aqui

Comentários