Máquina de Cortar Feltro – Conheça a Cricut Maker

Mimo Crafts

Publicado em setembro 10, 2019

60

Se você está procurando formas de simplificar seu processo de criação de artesanato, investir em uma máquina de cortar feltro vai te ajudar. Conheça a Cricut Maker nesse post e veja as vantagens de usá-la.

 

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker

 

Hoje, nós trouxemos um texto incrível com muitas informações que além de sanar suas dúvidas, vai te deixar encantado com essa máquina que nós tanto amamos. 

Então, você quer cortar feltro com facilidade? Deseja se inspirar? Fique aqui, nos acompanhe e aprenda como.

Como Usar Feltro?

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Como Cortar Feltro

Provavelmente, se você que trabalha com artesanato deve adorar esse material.

No entanto,  é difícil descrever o quanto ele é incrível, pois sua aplicação pode ser feita de inúmeras maneiras. Sendo assim, são muitas as possibilidades de produção criativas utilizando o feltro. 

Em uma rápida pesquisa pela internet você encontrará, por exemplo,  trabalhos magníficos e ideias incríveis com detalhes  surpreendentes. 

Algumas delas são criações de diversos itens como: bolsas, carteiras, embalagens, capas para livros, decoração de utensílios doméstico. Enfim, a lista de utilidades é enorme. 

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Cricut Maker

Por isso, basta você ter um nicho bem definido do que quer desenvolver e utilizar junto o feltro para deixar seu trabalho ainda mais encantador.

Vale lembrar que o feltro tem uma aplicação simples, porém bem versátil. Ou seja, ele se adapta a outros materiais e é mais barato em relação aos tecidos. Logo, seu uso torna-se ainda melhor em se tratando de custo benefício. 

Mas, se o feltro é um material desconhecido para você, eu vou te contar  mais um pouco mais sobre ele. 

O que é feltro?

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Máquina de cortar feltro

O feltro é um tipo de tecido, que é não tecido, pois ele é criado por meio de uma técnica chamada calandragem. Ficou confuso? Eu te explico melhor.

Isto é, o feltro é feito por um processo em que suas fibras são apertadas e afrouxadas, para ser realizado  o entrelaçamento dos fios de lã ou de pelos até conseguir o efeito desejado.

A textura do feltro favorece muito  os projetos, uma vez que, ele possui um aspecto “aveludado” que garante um ótimo acabamento para alguns materiais.

Você provavelmente deve ter na sua casa algum material feito, revestido e/ou decorado com feltro.

Como cortar feltro?

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Aprenda a Cortar Feltro

Apesar de todos esses aspectos positivos do feltro, é válido ressaltar que trabalhar com ele não é nada fácil. Principalmente quando se trata do seu recorte.

Por isso, para que seja trabalhado com perfeição, a base de corte precisa ter uma boa aderência. Ela precisa ser equilibrada, nem muito lisa e nem pouco viscosa. O desequilíbrio acaba por estragar o tecido e não cortar de forma adequada.

Sendo assim, é obrigatório que a lâmina de corte seja própria para o corte de tecidos. Isso, principalmente, para feltro que ao ser cortado, na maioria das vezes, acaba se desfazendo.

Então, para evitar que no fim, a soma desses fatores não seja a do resultado esperado, siga todas essas orientações.

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Decor de Feltro

Pela dificuldade de encontrar uma máquina de cortar feltro com todos esses atributos, muitas artesãs do feltro acabam recortando tudo na tesoura. No entanto, isso gera desgaste e longas noites produzindo várias peças. Porém, apesar de todo o esforço, no fim, as peças não ficam com a qualidade desejada e nem há um padrão de corte.

Nós conhecemos essas dificuldades e, por isso, trouxemos uma nova ideia para quem ama utilizar o feltro nos seus trabalhos. Aliás, não só feltro mas outros tipos de tecido também. Vamos conhecer um pouco dessa máquina que vai trazer muita inovação e muita facilidade para quem trabalha com feltro.

Máquina de Cortar Feltro Cricut Maker

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Cortar Feltro sem tratar

A Cricut Maker é a máquina  de cortar feltro mais recente da nossa querida Cricut. Além disso, ela também lida perfeitamente com tecidos, couro, papel e madeira balsa com precisão sem esforço. Corta padrões de costura em apenas alguns cliques.

Essa plotter de corte uma máquina incrível, ao utilizá-la você pode ver a diferença de qualidade de tudo aquilo que você for cortar. Ela trabalha em conjunto com o software exclusivo da Cricut, Design Space. Nele, você pode carregar seus próprios designs e projetos personalizados.

Assim como a Cricut Explorer, ela também vêm com 50 projetos prontos e gratuitos que você pode utilizar. Além disso, os demais você terá acesso à plataforma Cricut Acess, gratuitamente, por 30 dias, que permite que você escolha, dentre milhares de opções, projetos incríveis. 

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Cricut Maker

A plotter pode cortar mais de 300 materiais. Suas possibilidades de trabalho enormes com essa máquina. Visto que, possivelmente qualquer material que você possa pensar em trabalhar, com certeza terá ótimos resultados. Seja com papel, tecidos mais delicados ao material mais resistente, como couro, e alguns tipos de madeira.  Além disso, ela te permite, além de cortar, desenhar e marcar.

Um diferencial interessante que vale ressaltar é que a plotter possui um espaço que permite posicionar o celular ou o Tablet na parte superior da máquina. Se você planeja usar pelo iPad ou telefone, esse é um recurso interessante. Há  uma porta USB que possibilita carregar o seu dispositivo enquanto faz seus trabalhos.

Lâmina de Corte da Máquina de Cortar Feltro Cricut

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Lâmina Rotativa

A Máquina de Corte Cricut Maker utiliza todas as lâminas que a Cricut Explorer Air 2 usa. Entretanto, ela vem com um diferencial, outras várias ferramentas perfeitas e que irão ajudar a trabalhar com todos os materiais listados, e principalmente, o nosso queridinho feltro. Vamos falar um pouco mais sobre como cada uma delas funcionam e onde se aplicam. 

Primeiramente, temos a Lâmina Rotativa. Capaz de cortar praticamente qualquer tipo de tecido. E o melhor de tudo, você não precisa de nenhum material de suporte para estabilizar o tecido na base de corte.

Sendo assim, essa ferramenta é um sonho tornado realidade para artesãos, decoradores e criadores de qualquer tipo! Com ela, o tempo de recorte é reduzido em horas. E o melhor, a Lâmina Rotativa Cricut acompanha a máquina de cortar feltro Cricut Maker. 

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Lâmina para tecidos

Essa Lâmina exclusiva para uso na Maker, uma vez que ela é a única com o Adaptive Tool System.  Este sistema não existe em nenhuma outra máquina de recorte do mercado.

Esse sistema pode controlar suas ferramentas para cortar de um lado para o outro, mover para cima e para baixo e levantar e girar, para que você possa cortar mais materiais com mais pressão do que nunca.

O sistema de ferramentas adaptativas também permite cortes com até 10x a pressão do que o Explore Air 2. E é com essa lâmina que você irá cortar materiais como feltro, sem precisar se preocupar em tratá-lo antes de iniciar o design.

Existem outras lâminas de corte que são de uso exclusivo da Cricut. Com elas, você pode cortar materiais de até 2.4mm, fazer vinco, pontilhado e muito mais. Para conhecer mais cada uma dessas lâminas é só acessar este post que a Larissa Minassa fez.

Cricut Maker ou Cricut Explore 2 - Qual a Melhor Plotter de Recorte - Lâminas de corte Cricut

Base de corte

As Bases de Corte da Cricut são de fundamental importância. É por isso, que você deve sempre utilizar a base correta, levando em consideração o seu material. Afinal, todo o processo de recorte é feito com o auxílio da base.

Logo, eles precisam ser firmes, mas sem aderência em excesso. No caso do feltro, como já mencionado, se não houver um justo meio o resultado final não ficará agradável, correndo o risco até de perder o material.

E mesmo que você escolha por tratar seu material e adaptar sua base de recorte para tecidos (ou não tecidos, no caso do feltro), o trabalho será dobrado, o que torna-se cansativo. 

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Base de Corte

Base de Corte Para Tecidos

Sendo assim, a Cricut criou a base Fabric Grip, ou Base de Corte para Tecidos. Ela tem a cor rosa e foi projetada especificamente para cortar tecidos. Ela pode ser utilizada em qualquer uma das máquinas da Cricut Explore Family, e acompanha a Cricut Maker.

Ela possui maior resistência à durabilidade, a base protege seu tecido e resiste à força de corte da lâmina rotativa. Seu material de fabricação é um PVC de alta densidade que suportar alta pressão de corte, tendo em vista que a Cricut Maker possui força e pressão de 4 Kg.

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Base de Corte para tecidos

Sendo assim, a aderência adesiva da base para tecidos Cricut mantém os tecidos no lugar para cortes precisos e ao fim, é fácil a remoção, o que a torna perfeita para o trabalho.

Ela pode ser utilizada para cortar seda, lona, algodão e principalmente, nosso amigo feltro. Para começar a trabalhar, basta colocar o tecido na base de corte e pressionar com a palma da mão  para suavizar e prender e pronto, o próximo passo é mandar para o corte e dar iniciar o seu projeto.

Já que você conheceu os itens oferecidos pela Cricut que são essenciais para cortar tanto feltro quanto outras centenas de materiais, eu vou ser guia num pequeno tutorial de aplicação dos itens citados. 

Como criar uma guirlanda de Feltro Passo a Passo 

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Guirlanda de Feltro

Por fim, eu trouxe uma proposta bem interessante para mostrar e inspirar vocês com essa maravilhosa máquina, mostrando uma, de muitas, possibilidades de criação. Vamos criar um ramo de rosas lindo para decorar? Vou te guiar nesse tutorial. 

Para realizar esse projeto, você precisará dos seguintes itens (as cores são opcionais):

  •  Plotter  de Corte Cricut Maker
  • Lâmina Rotativa
  • Feltro Amarelo claro, Rosa claro e Cinza escuro
  • Cartolina verde
  • Base de Corte para Tecidos FabricGrip;
  • Coroa de videira do tamanho que desejar, desse modo, adapte o tamanho dos recorte das flores;

Como fazer Guirlanda de Feltro Personalizada 

  1. Primeiramente, você irá cortar as flores de feltro na Cricut Maker. Coloque o feltro no base de corte para tecidos (aquela cor de rosa). Utilize a lâmina rotativa, para que o resultado final seja perfeito.;Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Guirlanda personalizada
  2.  Em seguida, corte as folhas na cartolina verde do tamanho e formato que desejar, você pode dimensioná-la no software para se ajustar proporcionalmente ao seu design;Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Guirlanda personalizada passo a passo
  3. Agora, comece a montar as flores enquanto corta as folhas. Cada flor possui seis camadas. Sendo assim, sobreponha uma camada sob a outra, com o auxílio de um bastão de cola quente. Lembre-se de colar as bases da maior camada para a menor. Quando todas as pétalas estiverem no lugar, cole o centro em cada flor. Depois que as flores secarem, limpe-as para deixar as flores mais nítidas;Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - flores de feltro
  4. Nessa parte , você irá montar sua coroa de flores. A princípio, cole as folhas na coroa. Em seguida, use sua criatividade e coloque as folhas em locais que melhor funcionem para o seu projeto. Em seguida, comece a colar as flores. E por fim, adicione folhas extras para adicionar volume.Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - guirlanda personalizada de feltro
  5. Finalmente, está pronta sua guirlanda de feltro. Com e ela, você pode decorar o local do seu interesse, levando a beleza e sofisticação da primavera para o seu ambiente.Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - guirlanda personalizada para decoração

Vocês gostaram da ideia? O Feltro é um material maravilho e só precisava ser compreendido (rs)? Com a Cricut Maker, a lâmina rotativa e a base de corte para tecidos, você será capaz de criar itens maravilhosos. 

Nos conte nos comentários sua opinião. Nos dê dicas e sugestões e traremos mais conteúdo como esse para vocês. 

Cupom de Desconto é no Blog da Mimo

 

É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Mimo Crafts

Comente o post aqui

Comentários