Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

Pri Sathler

Publicado em outubro 31, 2019

44

Oi! Eu sou a Pri Sathler, designer do Time dos Sonhos da Mimo Crafts , e hoje vamos aprender a Como Fazer Embossing. A princípio, essa é uma técnica muito simples, mas que faz toda a diferença em trabalhos de papelaria.

 

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

 

Isso porque, o embossing  acrescenta brilho e relevo com um efeito incrível! Você sabe qual material ideal para este trabalho? Se a resposta foi pó de embossing você acertou em cheio.

Contudo, se você nunca ouviu falar ou se já conhece, mas não sabe como funciona, segue aqui comigo que vou te ensinar como fazer relevo com este material. Definitivamente, tenho certeza que você vai amar!

Em outras palavras, embossing é relevo. E você já deve conhecer várias formas de se fazer relevo.

Aqui mesmo no blog temos um tutorial que ensina a fazer relevo com a Mimo Embossing, por exemplo. Por isso, se você também quer aprender essa técnica é só clicar no post abaixo!

Máquina de Embossing - Como Fazer Relevo Com a Mimo Embossing

Material Para Embossing: Ferramentas e Acessórios para fazer Relevo

Antes de mais nada, cada técnica de aplicação de emboss traz um resultado diferente. E isso é muito legal! Por isso, você deve utilizar as ferramentas certas para aplicar o efeito desejado no seu projeto.

Saiba que o Embossing utilizando o pó como material base,  é uma técnica simples, rápida (que faz um pouco de sujeira), mas muito divertida também! Além disso, claro, os personalizados com essa técnica ficam lindos.

Logo, a técnica consiste basicamente em aquecer e derreter o Pó de Embossing sobre o papel. Dessa forma, após o pó derreter ele vai criar uma camada de relevo com brilho. Assim, vai ficar muito interessante.

Mas aí surge a dúvida: Como Grudar o Pó no Papel. Bom, para isso, você vai precisar de uma base, que vai aderir o pó no formato que você preferir.

Sendo assim, em outras palavras, você pode usar a tinta de uma carimbeira, caneta para emboss ou outras canetas, como as canetas de glitter da Cricut, que foram perfeitas para fazer embossing.

Enfim, o importante aqui é usar uma carimbeira bem molhadinha ou uma caneta que demore a secar a tinta. Sharpie e Copic também funcionam muito bem. Isso porque, se a tinta secar rápido o pó não gruda…

Como Usar o Soprador de Embossing

Em conclusão, você vai usar o soprador de ar quente pra fundir esse pozinho na base. Isto é, o soprador é uma ferramenta muito simples. Por isso, você deve apenas apontar o soprador na direção do pó já aplicado no papel e esperar que ele derreta.

De fato, para garantir que o seu papel não queime no momento da aplicação, você deve manter o aquecedor a uma distância de 15cm do papel. Além disso, a ferramenta deve ficar posicionada com o bico numa direção angulada em relação ao papel.

Além disso, outra dica é movimentar lentamente o seu soprador para que o ar quente atinja toda a superfície com o pó.

Aliás, a Mih Pocket, também do Time dos Sonhos, fez um vídeo incrível para você aprender a usar o Soprador.

Onde Fazer Embossing

O emboss é um efeito de detalhe. Portanto, claro que você pode escolher aplicar em áreas maiores do seu projeto, só vai te dar mais trabalho! Acima de tudo, é um processo artesanal, completamente manual e que precisa de cuidado para dar certo apesar de simples de ser feito – e é mesmo, acredite em mim!

Sobretudo, você pode usar em tags; em convites; em cartões; em envelopes; em papelaria para eventos como menu, marcador de mesa; em apliques para caixas e peças personalizadas. Enfim, você pode usar em qualquer produto feito de papel!

Qual Papel Ideal Para Relevo

Inicialmente, a questão aqui é qual papel vai suportar o calor do soprador sem se queimar. Em outras palavras, como alguns papeis ou cores têm mais resistência ou não mostram tanto os “danos” do ar quente.

O ideal é você testar antes de começar sua produção. A princípio, alguns papéis que experimentei deram conta bonito! Já adianto que o Kraft e o Color Pop Mimo foram ótimos.

No entanto, algumas cores do Color Pop como o rosa chiclete, mancham um pouco se o calor ficar muito tempo direcionado pra um ponto só.  Por isso, é importante manter distância e sempre movimentar o soprador.

Contudo, o melhor é testar o papel e a cor que você quer e fazer com cuidado. Assim tudo dá certo!

Como Fazer Emboss Colorido

Primeiramente, existem duas formas de deixar o seu embossing colorido. Uma é usando cor na caneta ou carimbeira e a outra é usando cor no pó. Se você usar uma caneta colorida, por exemplo, é só usar um pó para emboss transparente que o seu trabalho vai ficar com a cor da caneta.

Contudo, se você usar caneta para emboss (que é transparente) com o pó transparente, seu trabalho vai ficar com a cor do papel. Só que com brilho e relevo. Um efeito bem legal, inclusive!

Por último, se você usar a caneta para emboss com o pó colorido, seu projeto terá a cor do pó. A mesma lógica para vale para as cores de carimbeiras.

A Mimo vende um kit na Loja que é perfeito para quem é iniciante na técnica de embossing. Ele possui todos os itens necessários para fazer o seu primeiro trabalho!

 

Kit para Embossing com Acessórios - Mimo - 10 Pçs

 

Mas, se você está um pouco confuso com essas informações, me segue aqui que fiz alguns exemplos pra te mostrar na prática qual é esse efeito que to falando!

Como Fazer Cartão de Aniversário Personalizado

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

Para mostrar a vocês como funciona o pó de embossing, eu fiz alguns cartões usando vários tipos de materiais. Isso vai mostrar pra você como que o efeito  relevo fica lindo e transforma um projeto simples, feito em papel em algo sofisticado.

Os arquivos que usei são todos da Cricut e estão disponíveis no Design Space e foram esses aqui:

Love U Card – 3223 (tirei as letras vazadas da frente do cartão)
Thank You Very Much Card – 3618
Donut Worry Bithday Card – 3270 (editei o texto de dentro para português)

Em suma, para fazer esse projeto, você vai precisar de:

Materiais para Fazer Cartão Personalizado

 

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

Cortei todos os cartões na Cricut Maker e usei as canetas de glitter da Cricut para escrever os textos. Mas a tinta não vai secar, Pri? Claro que vai! A minha ideia aqui foi de USAR A MÁQUINA PARA FAZER O RASCUNHO pra mim.

Na hora de fazer o emboss eu escrevi novamente com a mesma caneta. Só que ficou mais fácil porque era só passar por cima do que a máquina já tinha feito ;). Essa dica é ótima, né?!

Sendo assim, a outra dica que te dou é: FAÇA POR PARTES! Se você quer fazer uma aplicação grande de embossing, faça parte por parte para a tinta não secar. O que fiz aqui foi colocar o pó a cada 4 ou 5 letras que eu escrevia. Daí tirava o excesso e continuava. Dá trabalho? Sim! Vale a pena? Vale! Porque fica lindo!!

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

Depois de colocar o pó em tudo e tirar bem o excesso é só aplicar o calor com o soprador. Mas voltando no excesso, sim é superimportante dar batidinhas e usar um pincel pequeno pra tirar as partículas de pó que ficam. Isso porque, se os excessos ficarem no trabalho, eles vão ser derretidos e isso vai estragar seu projeto.

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

E aí gente, fica assim! Lindo, lindo!! Num vale a pena? Olha diferença entre o texto só com a caneta e com o emboss. Ele ganha projeção e brilho. É um destaque discreto, mas que faz muita diferença!

Como Fazer Efeito Relevo em Papel

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

E pra destacar os confetis eu apliquei a caneta para emboss da Mimo com pó transparente. E assim as cores ganharam mais vida com brilho e textura. De novo o truque aqui é fazer aos poucos!

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

Usei também a Mimo Embossing pra fazer relevo em outras partes do cartão.
Eu acredito muito no valor dos detalhes. E todas essas técnicas e ferramentas dão essa possibilidade pra gente. A liberdade de criar o que a gente quiser usando instrumentos muito simples. Isso é maravilho!

Envelope Personalizado

Envelope com Pó da Mimo

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

Para o envelope de outro cartão eu usei carimbeira branca com pó branco. O efeito foi esse, bem chapado e com um brilho lindo!

Envelopes Personalizados

Já nesses cartões eu fiz algumas coisas diferentes. Nos dois eu escrevi a mão livre. Claro que você sempre pode usar o truque de fazer com a máquina. A questão toda é a fonte. Como eu queria algo que encaixasse no coração decidi fazer a mão.

No prateado eu usei caneta glitter prata Cricut com pó transparente e no outro usei caneta glitter dourada Cricut com pó ouro velho.

Relevo em Linhas no Envelope

E nesse último cartão eu também usei o truque de escrever e desenhar com a máquina. Essa já era a arte do cartão. Não mudei nada e usei a caneta glitter grafite da Cricut para essa parte.

Depois eu redesenhei parte por parte e ia jogando o pó de emboss. Desenha/ joga o pó/tira o excesso/desenha de novo/joga o pó e etc, até acabar o projeto. Aqui usei o pó transparente.

E pra completar abusei das texturas com a Mimo Embossing e colei com fita banana Mimo para destacar mais as camadas.

Resultado Final dos Projetos

3 Dicas da Pri

Três cartões diferentes e com combinações diferentes de materiais. Se eu pudesse destacar alguma coisa– e eu acho que posso!-, reforçaria o seguinte:

  1. Use a máquina com caneta para fazer o rascunho pra você!! Seja de desenho ou de texto. Qualquer texto! Fica muito mais fácil depois redesenhar e jogar o pó. As linhas ficam mais retas e limpas e o projeto final fica mais bonito!
  2. Faça aos poucos! Aproveite a base molhada pra grudar bem o seu pó.
  3. Limpe muito bem o excesso do pó! Principalmente se o seu pó for colorido. Não limpar direito vai deixar uma nuvem de sujeira em volta do seu emboss e você vai ficar triste!

Como Fazer Embossing: Materiais, Técnicas e Dicas

O mais legal dessa técnica, pra mim, é você pegar um projeto de papel e pensar o que você poderia destacar, como você poderia acrescentar textura e brilho e deixar tudo mais interessante.

Espero muito que você tenha curtido essas dicas e truques e mais ainda, que tenha gostado da ideia do embossing para destacar produtos de papelaria. Faz um teste de emboss aí e mostra pra gente!

Pra continuar por dentro do nosso conteúdo siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!
Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

Pri Sathler

Instagram | Facebook

Mimo Crafts

Instagram Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui