Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar

Maria Cecília

Publicado em setembro 10, 2019

2

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar

Papelaria Personalizada: Se você já se perguntou como fazer papelaria personalizada, ou como montar seu negocio neste ramo, este artigo é para você.

Como Começar a Trabalhar com Papelaria Personalizada

O mercado de papelaria personalizada é enorme e possui uma infinidade de possibilidades. Isso porque, as pessoas querem tornar cada momento da vida em algo inesquecível. Estes momentos vão ser lembrados por eles e transmitir essas memorias à sua posteridade também.

Veja bem, estes momentos podem ser lembrados por uma lembrancinha personalizada, um scrabook, pelas fotos da sua festa com aquele tema escolhido a dedo.

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Scrapbook

Lembro-me de quando tive meus filhos, os chás de bebês da época eram tão sem graça, tinham apenas alguns balões aqui e ali e lanchinhos servidos com refrigerante. Agora, no entanto, tudo é maravilhoso. Dá ate vontade de ter outro bebê apenas para fazer um novo chá. Pensando bem essa ideia não e tão boa assim, mas prometo que no chá dos netos eu capricho, haha.

Desde 2010 o mercado de personalizados não para de crescer. Por isso, ele se tronou, sem dúvidas, um investimento de retorno garantido. Isso claro, se tiver comprometimento com seu cliente e qualidade em seus produtos. Aí a receita é infalível! Com certeza, sucesso garantido e com ótimos retornos financeiros.

Qual área da  Papelaria Personalizada Escolher

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Qual área Escolher

Essa é um dúvida que paira sobre todo empreendedor, principalmente do nicho de artesanato, que é muito amplo. Contudo, para ter sucesso nessa área é necessário ter foco.

Pois somente assim, você vai conseguir entregar projetos de qualidade para o seu cliente.  É por isso, que abaixo nós listamos alguns nichos da papelaria personalizada, para você conhecer e descobrir qual é o mais indicado para você.

1. Encadernação

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Planners

Esta é a minha opção predileta. Embora neste trabalho estejam também outras técnicas envolvidas como cartonagem e método de costura em papel. Porém existem também trabalhos de impressão para montagens dos miolos das agendas e cadernos, como adesivos, tags personalizadas e etiquetas com nomes e outros mimos que são produzidos por meio da papelaria personalizada.

Até mesmo personalização de lápis e canetas que podem ser vendidos como kits ou individualmente. São diários, livros de receitas, caderno escolares, agendas, livros devocionais, planners entre outros.

2. Brindes corporativos ou empresariais

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Brindes personalizados

As empresas recorrem a esses produtos com o propósito de estabelecer sua marca na mente de seus clientes. Por isso, são vários os produtos utilizados para este fim: agendas, calendários, canetas, cadernos corporativos, cartões de visita, cartões de fidelização, copos, chaveiros e etc.

3. Festas de Batizados, Chás de Bebês, Revelação, Casa Nova, Primeira Comunhão, Apresentações Religiosas e outros

 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Chá Revelação

Este subnicho tem muita procura no ramo da papelaria personalizada. É algo de extremo valor para quem adquiri este tipo de serviço. Ele geralmente é procurado por pais e avós, sendo assim requer um grau de comprometimento não só com a qualidade, mas em manter uma afeição e simpatia em relação ao desejo dos pais.

Uma vez que, se trata de sonhos e valores e não apenas de produtos. Neste nicho, é possível personalizar toda a festa, produzindo lembrancinhas, forminhas, centros de mesa, topos de bolo e muito mais.

4. Festas de aniversário 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Festas Personalizadas

Este é sem dúvidas o nicho que mais cresce no universo dos personalizados. Isso porque, os pais hoje em dia, não economizam quando se trata de dar ao filho um aniversário dos sonhos. Neste caso é necessário estar com as antenas ligadas para as novidades do ramo buscando um diferencial, muito boa qualidade e criatividade. Fique de olho nas tendências do mercado para este ramo. Não tenha preguiça em pesquisar.

5. Casamento

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Convite de Casamento

Trata-se talvez, de um dos momentos mais importantes da vida de alguém, por isso não hesite em se especializar na área. A elegância, o requinte, a surpresa e a criatividade andam juntas neste segmento. São convites, plaquinhas de fotos, sinalizadores de mesa, cardápios, embalagens para doces, enfeites e tantos outros pedidos que podem ser feitos pelos noivos apaixonados.

Bom agora que já tem uma abrangente ideia de como você pode trabalhar neste ramo. Chegou a hora de saber por onde começar, quais materiais são necessários para dar início, valores e muitos mais. Mas, não se preocupe, continue aqui comigo e vamos falar sobre essas dúvidas.

Como Começar a Trabalhar com Papelaria Personalizada

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Papelaria de Casamento

A primeira coisa que lhe aconselho a fazer antes de comprar qualquer material é escolher o tipo de trabalho que pretende ou gostaria de trabalhar. Poque. dentre todas as possibilidades possíveis,você precisa escolher uma que você realmente tenha afinidade. Já que, não existe nada melhor do que trabalhar com o que se gosta..

Uma vez que, artesãos mesmo trabalhando em casa, trabalham por muitas horas. Por vezes, o trabalho pode ser repetitivo, já que ao pegar uma festa, por exemplo, pode ser necessário que você produza 200 lembrancinhas iguais.

Contudo, só gostar do que faz não é suficiente. Por isso, o segundo passo, e obter conhecimento. Isso mesmo. Por isso, estude, se aperfeiçoe se já tem algum saber na área papelaria personalizada, se especialize. Por fim, faça uma pesquisa de campo, analise a concorrência, a demanda e estude seu público alvo.

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - empreendedorismo criativo

Isso parece muito complicado no primeiro momento, mas na verdade não é, você pode fazer esta pesquisa conversando com vizinhos, parentes, amigos e conhecidos. Há excelentes métodos e fermentas para efetuar essas atividades.

Esta parte é importante, já que para empreender é necessário fazer um bom planejamento. Um bom planejamento pode determinar o futuro do seu negócio.

Após compreender como funciona seu produto no mercado, defina seus objetivos escrevendo-os num papel. Estabeleça metas que para você e seus clientes, sonhe e coloque a mão na massa.

Materiais para trabalhar com Papelaria Personalizada

 

Cricut: Saiba Como Escolher a Melhor Para o Seu Negócio - Cricut Maker ou Cricut Explore Air 2

Alguns materiais podem ser comprados com o tempo. No entanto, outros são básicos e necessários para você começar bem o seu negócio. Abaixo, listei alguns dos principais materiais para dar início ao seu negócio.

Máquina de Recorte Cricut Maker Ou Explore Air 2

1 computador

1 impressora

1 programa de edição de imagens

Papéis

Régua Mimo

Colas accid free, bastão, de silicone

Fita dupla face

Fita banana Mimo

Base de Corte Regenerativa Mimo

Tesouras Mimo

Estilete Mimo

Lápis e canetas

Furadores

Itens para decoração a vontade

Criatividade a vontade

Diferença de Preço e Valor

 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - preço e valor

Antes de falar sobre projetos de marketing, vamos conceituar, você e eu, o que é valor e o que é preço. Entenda que seu cliente não gosta de pensar que está comprando algo, mas sim adquirindo um valor. Mas como assim?

Pense em você indo ao açougue no sábado pelo fim da tarde para comprar o almoço de domingo. Para o açougueiro é apenas um pedaço de carne que ele pesa e lhe entrega, para você, porém, é o churrasco da família, onde as pessoas que você mais ama estarão reunidos e compartilhando bons momentos juntos. Percebe a diferença? Para o açougueiro a carne tem preço, mas para você, tem valor.

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - preço e valor

Se você entender isso, terá clientes fiéis que a recomendarão sempre não importa seu preço. No fim o que o cliente deseja é sentir que o sonho dele é importante para você também. Por isso seja solicita, simpática e afetuosa, pois grande parte de seus clientes trarão sonhos para você realizar.

Como Divulgar Meu Trabalho

A divulgação do trabalho é algo que sempre gera dúvidas. Afinal, qual a melhor estratégia para divulgar o seu trabalho?! Nos dias atuais, sem dúvidas, a melhor alternativa é divulgar pelas redes sociais.

No entanto, é necessário que você desenvolva estratégias de marketing para seus negócios. Se você está começando e não tem como investir em alguém para trabalhar nesta área para você, faça você mesmo. Olhe cursos de marketing digital na internet e adquira conhecimento.

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Como divulgar meu trabalho

Uma vez que, não adianta apenas colocar fotos do seu trabalho na internet, existe todo um trabalho por trás disto para que seu produto seja visto. Coloque boas fotos, vídeos, e projetos que sejam realmente incríveis.

Outra boa alternativa e fazer uma apresentação e oferecer seus produtos para empresas. Outa boa alternativa é montar um blog e produzir conteúdos de qualidade para seus clientes, esta ultima é uma ótima opção de conversão.

Promoções e Sorteios

Além de todas essas coisas, uma boa dica é fazer promoções e sorteios de seus produtos. Os sorteios ganharam o coração do público e tem gerado muito engajamento.  As pessoas aderem a ele como muita facilidade e indicam outras pessoas.

Isso porque, eles são um ótima oportunidade de ganhar brindes interessantes. Por isso, elas não se importam de divulgar organicamente o seu trabalho. Dessa forma,  aproveite os sorteios e use-os com sabedoria.

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - sorteios e brindes

 

Outras dicas são: faça parcerias com outras artesãs e blogueiras, crie ebooks e aulas gratuitas. Não produza muitas peças, somente o necessário para divulgação. Afinal você pode correr o risco de ficar com suas artes paradas causando grandes prejuízos, trabalhe sob encomenda.

Se preocupe em produzir trabalhos de qualidade, desta maneira, não ficará preocupada com a concorrência barata, pois os clientes notavelmente preferem pagar mais por produtos de boa qualidade.

Então é isso por hoje meninas, espero que tenham gostado.

Até a próxima!

Beijinhos

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui