Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar

Mimo Crafts

Publicado em setembro 10, 2019

60

Se você já se perguntou como começar a trabalhar com papelaria personalizada ou como montar seu negócio neste ramo, este post vai te ajudar. Então, confira e surpreenda-se com dicas valiosas!

 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar

Como Começar a Trabalhar com Papelaria Personalizada

O mercado da papelaria personalizada é enorme e possui uma infinidade de possibilidades. Isso porque, as pessoas querem tornar cada momento da vida em algo inesquecível.

Pois, estes momentos vão ser lembrados por eles e transmitir essas memórias à sua posteridade também.

Veja bem, estes momentos podem ser lembrados por uma lembrancinha personalizada, um scrapbook, pelas fotos da sua festa com aquele tema escolhido a dedo.

 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Scrapbook

 

Antigamente, os chás de bebês, por exemplo, eram tão sem graça, tinham apenas alguns balões aqui e ali e lanchinhos servidos com refrigerante.

No entanto, hoje em dia, tudo é maravilhoso, bem personalizado! Desde 2010, o mercado de personalizados não para de crescer.

Por isso, ele se tornou, sem dúvidas, um investimento de retorno garantido. Isso claro, se tiver comprometimento com seu cliente e qualidade em seus produtos.

Aí a receita é infalível! Com certeza, sucesso garantido e com ótimos retornos financeiros.

Qual Área da Papelaria Personalizada Escolher

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Qual área Escolher

 

Essa é uma dúvida que paira sobre todo empreendedor, principalmente do nicho de artesanato, que é muito amplo.

Contudo, para ter sucesso nessa área é necessário ter foco. Pois, somente assim, você vai conseguir entregar projetos de qualidade para o seu cliente.

É por isso, que abaixo, nós listamos alguns nichos da papelaria personalizada para você conhecer e descobrir qual é o mais indicado para você.

1. Encadernação

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Planners

 

A encadernação é um nicho da papelaria personalizada que envolve impressão para montagens dos miolos das agendas e cadernos, como adesivos, tags personalizadas e etiquetas com nomes e outros mimos que são produzidos por meio da papelaria personalizada.

Embora, neste trabalho, estejam também outras técnicas envolvidas como cartonagem e método de costura em papel.

O legal da encadernação personalizada é que ela te dá muitas possibilidades, você pode também personalizar lápis e canetas, por exemplo, que podem ser vendidos como kits ou individualmente.

Além disso, criar diários, livros de receitas, cadernos escolares, agendas, livros devocionais, planners entre outros.

Para trabalhar com encadernação, você vai precisar de uma encadernadora efiente que te ajude a desenvolver projetos incríves, por isso, conheça a Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular:

 

 

2. Brindes Corporativos ou Empresariais

Brindes personalizados

Os brindes corporativos ou empresariais também são perfeitos para trabalhar na papelaria personalizada, pois as empresas recorrem a esses produtos com o propósito de estabelecer sua marca na mente de seus clientes.

Por isso, você pode criar vários produtos com este fim: agendas, calendários, canetas, cadernos corporativos, cartões de visita, cartões de fidelização, copos, chaveiros e etc.

3. Comemoração Festiva com Papelaria Personalizada

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Chá Revelação

As comemorações como festas de batizados, chás de bebês, chá de revelação, chá de casa nova, primeira comunhão, apresentações religiosas e outros momentos, têm muita procura no ramo da papelaria personalizada, e é um momento de extremo valor para quem adquiri este tipo de serviço.

Ele é geralmente procurado por pais e avós, sendo assim, requer um grau de comprometimento não só com a qualidade, mas em manter uma afeição e simpatia em relação ao desejo dos pais.

Uma vez que, se trata de sonhos e valores e não apenas de produtos. Neste nicho, é possível personalizar toda a festa, produzindo lembrancinhas, forminhas, centros de mesa, topos de bolo e muito mais.

4. Festas de Aniversário com Papelaria Personalizada

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Festas Personalizadas

 

A papelaria personalizada para Festas de Aniversários é sem dúvidas o negócio que mais cresce no universo dos personalizados. Isso porque, os pais, hoje em dia, não economizam quando se trata de dar ao filho um aniversário dos sonhos.

Neste caso, é necessário estar com as antenas ligadas para as novidades do ramo, buscando um diferencial e prezando a ótima qualidade e criatividade. Então, fique de olho nas tendências do mercado para este ramo, não tenha preguiça em pesquisar.

5. Casamento

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Convite de Casamento

O casamento é um dos momentos mais importantes da vida de alguém, por isso, não hesite em se especializar na área. A elegância, o requinte, a surpresa e a criatividade andam juntas neste segmento.

Para esse tipo de evento, você pode criar convites, plaquinhas de fotos, sinalizadores de mesa, cardápios, embalagens para doces, enfeites e tantos outros pedidos que podem ser feitos pelos noivos apaixonados.

Bom, agora que você já tem uma ideia abrangente de como pode trabalhar com a papelaria personalizada, chegou a hora de saber por onde começar, quais materiais são necessários para dar início, valores e muitos mais!

Porém, não se preocupe, continue aqui comigo e vamos falar sobre essas dúvidas.

Como Começar na Papelaria Personalizada

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Papelaria de Casamento

A primeira coisa que você deve fazer, antes de comprar qualquer material para começar a trabalhar com a papelaria personalizada, é escolher o tipo de trabalho que pretende ou gostaria de trabalhar.

Pois, dentre todas as possibilidades possíveis, você precisa escolher uma que realmente tenha afinidade. Já que não existe nada melhor do que trabalhar com o que se gosta.

Além disso, artesãos trabalham por muitas horas, mesmo trabalhando em casa. E por vezes, o trabalho pode ser repetitivo, já que ao pegar uma festa, por exemplo, pode ser necessário que você produza 200 lembrancinhas iguais.

Contudo, só gostar do que faz não é o suficiente. Por isso, o segundo passo, é obter conhecimento, é isso mesmo! Sendo assim, estude, se aperfeiçoe se já tem algum saber na área papelaria personalizada, se especialize.

Por fim, faça uma pesquisa de campo, analise a concorrência, a demanda e estude seu público alvo.

 

empreendedorismo criativo com papel

Sabemos que isso parece muito complicado no primeiro momento, mas na verdade não é, você pode fazer essa pesquisa conversando com vizinhos, parentes, amigos e conhecidos. Há excelentes métodos e ferramentas para efetuar essas atividades.

Esta parte é importante, já que para empreender é necessário fazer um bom planejamento e um bom planejamento pode determinar o futuro do seu negócio.

Após compreender como funciona seu produto no mercado, defina seus objetivos escrevendo-os num papel. Estabeleça metas para você e seus clientes, sonhe e coloque a mão na massa.

Materiais para Trabalhar com Papelaria Personalizada

Cricut: Saiba Como Escolher a Melhor Para o Seu Negócio - Cricut Maker ou Cricut Explore Air 2

 

Alguns materiais podem ser comprados com o tempo. No entanto, outros são básicos e necessários para você começar bem o seu negócio. Então, listamos abaixo, alguns dos principais produtos para dar início ao seu negócio.

Diferença de Preço e Valor

Preço e valor para cobrar no artesanato

 

Antes de falar sobre projetos de marketing, vamos conceituar o que é valor e o que é preço. Entenda que seu cliente não gosta de pensar que está comprando algo, mas sim adquirindo um valor.

Mas, como assim? Pense em você indo ao açougue no sábado pelo fim da tarde para comprar o almoço de domingo. Para o açougueiro é apenas um pedaço de carne que ele pesa e lhe entrega.

Porém, para você é o churrasco da família, onde as pessoas que você mais ama estarão reunidas e compartilhando bons momentos juntos. Percebe a diferença? Para o açougueiro a carne tem preço, mas para você, tem valor!

 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - preço e valor

Então, se você entender isso, terá clientes fiéis que a recomendarão sempre, não importa seu preço. No fim, o que o cliente deseja é sentir que o sonho dele é importante para você também.

Por isso, seja solicita, simpática e afetuosa, pois grande parte de seus clientes trarão sonhos para você realizar.

Como Divulgar Meu Trabalho

A divulgação do trabalho é algo que sempre gera dúvidas. Afinal, qual a melhor estratégia para divulgar o seu trabalho? Nos dias atuais, sem dúvidas, a melhor alternativa é divulgar pelas redes sociais.

No entanto, é necessário que você desenvolva estratégias de marketing para seus negócios. Se você está começando e não tem como investir em alguém para trabalhar nesta área para você, faça você mesmo.

É só procurar cursos de marketing digital na internet e adquirir conhecimento.

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Como divulgar meu trabalho

Saiba que não adianta apenas colocar fotos do seu trabalho na internet, existe todo um trabalho por trás disto para que seu produto seja visto. Então, coloque boas fotos, vídeos, e projetos que sejam realmente incríveis.

Outra boa alternativa e fazer uma apresentação e oferecer seus produtos para empresas. Além disso, você também pode montar um blog e produzir conteúdos de qualidade para seus clientes, essa é uma ótima opção de conversão.

Promoções e Sorteios

Além de todas essas coisas, uma boa dica é fazer promoções e sorteios de seus produtos. Os sorteios ganharam o coração do público e tem gerado muito engajamento.

As pessoas aderem a ele como muita facilidade e indicam outras pessoas. Isso, porque, eles são um ótima oportunidade de ganhar brindes interessantes.

Por isso, elas não se importam de divulgar organicamente o seu trabalho. Dessa forma,  aproveite os sorteios e use-os com sabedoria.

 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - sorteios e brindes

Outras dicas são: faça parcerias com outras artesãs e blogueiras, crie ebooks e aulas gratuitas. Não produza muitas peças, somente o necessário para divulgação.

Afinal, você pode correr o risco de ficar com suas artes paradas causando grandes prejuízos, o melhor é trabalhar sob encomenda.

Portanto, se preocupe em produzir trabalhos de qualidade, desta maneira, não ficará preocupada com a concorrência barata, pois os clientes notavelmente preferem pagar mais por produtos de boa qualidade.

Então, é isso por hoje, espero que tenham gostado.

Melhor Plotter de Recorte Para Papelaria Personalizada

Agora que você já conhece todos as vantagens de trabalhar com esse nicho do artesanato, conheça a melhor plotter de recorte para papelaria personalizada em nosso canal no YouTube:

 

Cupom de Desconto é no Blog da Mimo
Se esse é o seu momento para começar investir na papelaria personalizada, aproveite para pegar o seu cupom de desconto e comprar a sua plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários