Papel para Decoupage – Como Escolher?

Mimo Crafts

Publicado em novembro 9, 2021

60

Olá! Se você está procurando aprender como escolher papel para decoupage, veio ao lugar certo. Neste post a gente te mostra as características dos principais tipos desse material para artesanato.

Também mostramos detalhes de como eles funcionam na hora de criar seus personalizados. Vale lembrar que comprar seu material em uma loja especializada em papelaria artesanal pode facilitar a obtenção de melhores resultados na sua produção.

 

Papel para Decoupage – Como Escolher?

 

O Que é Decoupage?

A decoupage é uma técnica de artesanato para personalizar peças bem delicadas, fazendo colagens de decalques em suas superfícies. Assim, você pode fazer suas criações colocando recortes de papel para criar desenhos. 

Portanto, por meio da técnica da decoupage, é possível produzir ou customizar diversas lembrancinhas personalizadas, como caixas, suportes, cartas, scrapbook e até mesmo móveis. Tudo com um acabamento rico em detalhes impecáveis.

 

Artesã fazendo Decoupage

 

Que Tipo de Papel Pode Ser Usado na Decoupage?

Por isso, você pode escolher diferentes tipos de papel para decoupage, de acordo com o planejamento que você tem para suas peças. Cada um deles pode ter um aspecto diferente e interferir no resultado das suas criações.

Então, se quiser descobrir como funciona cada material e quais peças você pode criar, continue com a gente neste artigo. Aqui a gente te mostra tudo o que precisa saber para escolher seu tipo de papel para decoupage preferido.

Como Fazer Decoupage?

A decoupage é uma técnica onde você cria decalques para fazer colagens e criar peças mais bonitas. É mais ou menos como criar adesivos personalizados e colagens criativas em objetos para home decor

Dessa maneira, escolher um tipo de papel para decoupage é fundamental para o sucesso do projeto. Então, é importante saber quais as alternativas de materiais disponíveis para utilizar nessa técnica. Dessa forma, veja quais os principais tipos de papéis usados para fazer decoupage:

  1. Couche
  2. De Presente
  3. De Seda
  4. Para Scrap
  5. Vegetal

 

Artesanato de Decoupage

 

Mas, diante de tantas opções, como escolher o melhor tipo de papel para decoupage? Para te ajudar com essa escolha, criamos alguns resumos sobre cada tipo.

Portanto, descubra, a seguir, como eles funcionam e como você pode aplicá-los em suas criações!

1 – Papel Couche

O Papel couche é um tipo de papel para decoupage bastante adaptado para a impressão de desenhos. Ele tem uma grande resistência e excelente absorção da tinta para utilização nesta técnica.

Porém, você só precisa impermeabilizar o papel couche para garantir que a tinta da impressão não se espalhe ou borre na hora de passar a cola.

Então, feito isso, você pode aplicá-lo nas peças desejadas e, assim,  criar seus próprios decalques impressos. Isto é, dá para fazer decoupages personalizadas com desenhos que podem ser baixados diretos da internet!

Contudo, é importante atentar para a questão de preparação do material antes de usá-lo. Isso porque ele precisa de alguns ajustes de aparência para garantir o brilho e, dessa forma, deixar suas fotos ainda mais bonitas.

2 – Papel de Presente

O papel de presente também é um tipo de papel para decoupage que funciona muito bem para colagens. São folhas bem finas, com resistência plástica e bastante brilho. É comum que eles tenham vários tipos de desenhos prontos.

Como a maioria dos papéis é bem colorida e tem estampas, você consegue aproveitar em suas lembrancinhas personalizadas. Mas, preste a atenção no brilho em excesso do material e em como isso pode influenciar em suas criações.

Porém, como nem tudo são flores, apesar de apresentar uma boa resistência, ele marca facilmente com dobras e vincos. Portanto, é importante ter cuidado na hora de manuseá-lo e aplicá-lo para evitar de interferir no resultado final das peças.

3 – Papel de Seda

Seguindo a tendência de características do tipo de papel para decoupage, com espessuras bem fininhas para colagem, o papel de seda também é muito usado nessa técnica. Assim, ele tem diversas colorações e também pode ter estampas e desenhos. 

Então, ele também tem aspecto mais opaco, sem muito brilho, mesmo com as cores vibrantes. Você pode criar praticamente tudo com ele, principalmente fazer colagens com diversas cores e desenhos.

E assim como os outros papéis para essa técnica, ele também não tem uma grande resistência. Ainda, marca bem fácil e pode rasgar quando em contato com a cola durante aplicação nas peças de decoupage.

4 – Papel para Scrap

O papel para scrap é um tipo de papel para decoupage que também é muito utilizado para criação de scrapbooks. Seguindo a linha desses materiais, ele apresenta uma espessura fina com gramatura baixa.

Além disso, ele tem aspecto opaco e sem brilho, ou seja, é um papel de decoupage fosco, com estampas e desenhos que também podem ser personalizados.

Ele ainda é muito usado para criar decoupages com colagens variadas e mistura de pedaços de papel.

Mas, o papel para scrap não tem uma boa resistência e rasga facilmente. Por isso, ao colocá-lo em contato com a cola para aplicação em objetos, é preciso tomar um cuidado diferenciado na hora de manusear e trabalhar nas lembrancinhas personalizadas.

5 – Papel Vegetal

O papel vegetal é mais um tipo de papel para decoupage, com um foco bem maior na produção própria de decalques. Como ele tem transparência, você pode sobrepor em outros desenhos, e copiar passando por cima e fazendo as pinturas.

Ele tem uma excelente resistência, com espessura fina e gramatura bem leve. Com ele, você pode fazer pinturas e outros tipos de decalques para fazer colagens e criar peças incríveis usando este material.

Contudo, o papel vegetal também necessita de adaptação para aplicar a técnica de decoupage e não é indicado para decalque com impressão. Além disso, ele dobra e marca com muita facilidade, o que pode afetar a maneira como suas peças ficarão no final.

Esse tipo de papel é estrela do vídeo abaixo, do nosso Canal no Youtube. Nesse tutorial, a Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos Mimo Crafts, te conta como usar papel vegetal em DIY de Lembrancinhas Personalizadas:

 

Qual a Diferença Entre Papel e Guardanapo para Decoupage?

O papel para decoupage pode ser de diferentes tipos e até mesmo de variadas gramaturas e espessuras. Além disso, as variações de materiais não têm um tamanho definido e você também consegue fazer cortes personalizados para a colagem.

Com isso, dá para criar peças de acordo com a necessidade de personalização que seu projeto artesanal tiver. Assim, é possível produzir caixas, suportes, lembrancinhas e até mesmo móveis. O papel para decoupage pode ser usado em diversos artesanatos de acordo com a sua criatividade. 

O guardanapo é um tipo de papel para decoupage com um pouco mais de limitações de uso. Ele apresenta somente uma gramatura e um tamanho padrão, com as mesmas características similares às do papel de seda.

Ele é bem fino, e normalmente já apresenta estampas com desenhos ou designs próprios para você escolher como quiser aplicar. Então, é possível criar as mesmas peças que o papel de seda possibilita decorar.

E você pode fazer ainda várias adaptações de tamanho, recortando com tesoura, estilete ou plotter de corte ou colando a folha completa.

Como Imprimir Imagens Para Decoupage?

Na hora de imprimir imagens para essa técnica de artesanato, é importante escolher um bom tipo de papel para decoupage. Na maior parte das vezes, o papel couche apresenta uma excelente resistência e bons resultados com impressão.

Um papel colorido 180g para artesanato também pode ser uma ótima opção para fazer print and cut e, depois, aplicar em artesanatos com a técnica de decoupage.

No post abaixo, a Fê Estevão, também do nosso Time dos Sonhos, um pouco sobre impressão e corte nesse outro tipo de papel para decoupage.

 

Como Fazer Print and Cut em Papel Colorido para Decoupage

 

Contudo, para deixar o decalque mais bonito, é recomendado que você imprima em uma impressora a laser. Depois disso, é importante aplicar camadas de goma para impermeabilizar a impressão e deixar secar em varal.

Isso funciona para que o decalque realmente fique conservado, adquira um brilho e fixe a tinta da impressora. Após isso, é só recortar os desenhos e começar a aplicar esse tipo de papel para decoupage em suas lembrancinhas personalizadas.

Mas, é sempre bom fazer um planejamento adequado antes de começar a trabalhar. Isso porque você vai precisar entender qual o resultado final que espera da decoupage a ser feita, para, só então, escolher o material mais adequado às peças artesanais que irá criar.

Produtos Personalizados para Vender nas Datas Comemorativas

Confira no post abaixo ideias de outros produtos personalizados que você pode fazer com papel para vender nas datas comemorativas. Assim, você pode ganhar dinheiro o ano inteiro.

 

Produtos Personalizados para Vender nas Datas Comemorativas

 

10 DICAS SOBRE PAPEL COLORIDO

Se você gostou desse conteúdo, mas ainda tem dúvidas ou curiosidades sobre esse tipo de material, aqui, no Blog Mimo Crafts, temos outras 10 dicas sobre papel colorido para te ajudar! Confira na lista abaixo e arrase no artesanato!

  1. Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

    Se você quer saber como escolher o melhor papel A4 colorido para arrasar nas suas criações? Então, seus problemas acabaram, pois esse conteúdo te mostra exatamente isso!

    Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

     

     

  2. Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel? Cricut!

    Contudo, reflita um pouquinho aí: do que adianta ter um papel de altíssima qualidade, se suas ferramentas de trabalho não acompanham esse alto nível? É por isso que a Pri também tratou de criar um tutorial mara explicando qual é a melhor máquina de cortar papel da Cricut para cada tipo de negócio criativo. Dê uma olhadinha, pois tá valendo muito a pena!

    Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel? Cricut!

  3. Papel para Artesanato Color Pop – Mimo

    Já nesse outro material riquíssimo, ela te explica todas as características que fazem do Color Pop o papel colorido nº1 quando o assunto é artesanato de qualidade! Você não vai perder!

    Papel para Artesanato Color Pop

  4. Melhor Papel Colorido para Decoração

    Esse é o tipo do material que serve como um guia prático sobre papéis mais recomendados para fazer artigos e adornos para decorar casas, ambientes, festas e muito mais. Se essa é sua praia, a gente te ajuda a surfar nessa onda papeleira, confira!

    Melhor Papel Colorido para Decoração

    O Que é Papel Colorido Criativo?

    Já ouviu falar em papel colorido criativo? Esse post te leva a descobrir um pouco sobre ele!

    O que é papel colorido criativo?

  5. Papel Colorido Pequeno – Vantagens

    Mas, quais são as vantagens de usar um papel colorido pequeno na sua produção artesanal? Você sabe? Conheça agora mesmo nesse material bem prático e resumidinho!

    Papel colorido pequeno - vantagens

  6. Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

    Seu negócio é desenhar muito? E você gosta de ir além nos seus designs? Então, você precisa conhecer qual é o melhor papel colorido para desenho. Saiba agora mesmo!

    Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

  7. Papel Colorido Pastel é Bom?

    Está em dúvida se papel colorido pastel é bom? Nesse post, a gente te responde essa pergunta por meio de  boas ideias para criar decorações delicadas e finas.

    Papel Colorido Pastel é Bom?

     

  8. 5 Tipos de Papel Colorido para Decoração

    Esse artigo vai te mostrar 5 tipos de papel colorido para decoração. Aqui, a gente te conta como escolher a melhor opção e como usá-la para criar decorações incríveis e criativas.

     

    5 Tipos de Papel Colorido para Decoração

  9. Melhor Papel para Scrapbooking

    Por último, mas não menos importante, a Pri te conta qual é o melhor papel para você brilhar muito na arte de fazer scrapbooking, olha só!

    Melhor Papel para Scrapbooking

 

Comente o post aqui

Comentários