Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Pri Sathler

Publicado em março 18, 2020

14

Oi oi! Eu sou a Pri Sathler, designer do Time dos Sonhos da Mimo Crafts, e hoje a gente vai fazer um projeto de home decor!!! Isso mesmo! Vamos produzir um Artesanato em Feltro. Essa Ideia de Decoração vai ser um sucesso e vai deixar a sua casa incrível!

Bom, eu amo esse negócio de decoração e AMO criar peças pra renovar a minha casa. Nem sempre consigo fazer tudo!! Mas, nossa, como eu tenho ideias pra isso e como eu queria gastar TODO o meu tempo fazendo essas coisas.

Primeiramente porque eu acho tudo de bom entrar num ambiente bem decorado, com peças bonitas. E o mais legal da decoração é que a gente pode fazer muita coisa, mas muita mesmo com as máquinas da Cricut e materiais da Mimo.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Nesse post vou te ensinar a fazer um artesanato em feltro incrível. Vamos produzir um arranjo lindo de folhagem. Plantinhas e arranjos de folhas estão super em alta e são lindos mesmo, né?

Além disso, as plantinhas dão um ar bom na casa. E essas de feltro, vão agradar tanto quem gosta de ter uma plantinha de verdade, mas também quem fala que não leva jeito com planta.

as plantinhas de feltro são super fáceis de fazer, não custa quase nada e vão dar aquele tchan nã nã que faltava! Vamos lá?

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Para produzir este artesanato em feltro, eu usei um arquivo do Access que se chama Autumn Monstera Leaves – 2348

Além de baixar o arquivo, você vai precisar de:

Artesanato em Feltro: Como Fazer Plantas de Feltro

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Primeiramente, abra o Design Space e lá em Projetos busque por esse arquivo. Você pode digitar o nome no campo de busca pra achar mais rápido.

Repare que ele é um projeto feito para papel. Eu, inclusive, já fiz com os papéis color flúor da Mimo e ficam maravilhosos! Mas o que quero ressaltar neste passo a passo, é que é possível usar materiais diferentes para alguns projetos.

Alguns projetos não vão precisar de nenhuma alteração, no entanto, em outros talvez seja necessário fazer alguns ajustes. O importante é estar sempre atento a outras possibilidades que vão além da proposta.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Esse arquivo não vai precisar de nenhum ajuste pra ser cortado no feltro. Você pode clicar em Fazer pra abrir direto na área de corte. Eu vou abrir usando o Customizar para fazer um detalhe. Eu selecionei todas as partes e coloquei todas as partes em uma cor só. Isso só pra facilitar o corte.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Clique em Fazer e vá para o corte. Você vai ver no topo à esquerda que esse projeto tem 13 bases de corte. Vamos reduzir uma base reposicionando as parte em outras bases de corte. É bem simples!

Selecione a parte que quer mudar de base e clique nos três pontinhos que aparecem no topo esquerdo. Escolha Mover Objeto.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Na próxima janela escolha pra qual base quer enviar esse objeto e clique em Confirmar. Faça isso com todas as hastes das folhas.

Máquina de Cortar Feltro: Como Cortar Feltro na Cricut Maker

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Continue a etapa e agora escolha Feltro como o material que vai cortar. A configuração padrão do Design Space é ótima. Para fazer este artesanato em feltro, eu usei feltro da Santa Fé e funcionou muito bem!

Mas se estiver com algum receio ou não souber a marca do seu feltro, te sugiro fazer um teste antes de cortar todo o projeto. Para isso, corte um quadradinho no canto apenas pra confirmar a configuração de corte ideal pra você.

Clique em Editar Ferramentas e escolha a Lâmina Rotativa.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Corte os pedaços de feltro para colocar na base. No entanto, não deixe excesso de material nas laterais da base. Isso porque, essa parte entra na máquina e pode atrapalhar o funcionamento, ok?

Aqui eu usei o Aplicador de Tecidos para fixar o feltro na base. Essa ferramenta é muito boa pra esticar o tecido, tirar bolhas e até desamassar o material sobre a base. Além disso, ele reforça a fixação do material sobre a base. Você pode usar essa ferramenta com qualquer material que quiser.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Insira a base na máquina e comece os cortes. Vai levar um tempinho porque são muitas bases. Contudo, se você tiver mais de uma base para tecido pode agilizar um pouco o trabalho!

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Depois de cortado é só tirar o excesso do tecido. Olha como ele sai facilmente e em perfeito estado. O corte é muito bom!!!

Retire a folha cortada com cuidado para não rasgar os detalhes!

DICA:

Quando cortar projetos repetidos ou com parte iguais varie a posição do desenho na base de corte e mude o lado da base que vai inserir na máquina. Isso vai ajudar a marcar menos a sua base no mesmo lugar. Dessa forma, a lâmina não vai passar várias vezes no mesmo lugar. 😉

No final dos cortes você vai ver muito pelinho do feltro grudado na base. Mas não se assuste!!! Vamos limpar tudo. Esse passo pode ser feito depois que você terminar de montar o seu projeto, ok?

No entanto, se você estiver ansiosa, pule essa parte e depois volte aqui. Mas não guarde sua base suja assim!!! Vai ficar mais difícil de limpar e você vai diminuir o tempo de vida útil dela.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Artesanato em Feltro: Como limpar base de corte

Esse passo a passo vale pra qualquer base que foi usada com qualquer material, ok? Mas acho que o feltro é um dos materiais que mais deixa resíduo na base. O passo a passo é:

1 – Primeiramente tire o excesso do feltro com o raspador. Passe com força e fazendo movimento curtos. Não adianta raspar de um lado ao outro da base porque assim você só está arrastando a sujeira, e não tirando. Vá raspando e tirando os “bolinhos” que vão se formar.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

2 – Depois de tirar o excesso de toda a base use um lenço umedecido -esses de neném mesmo, pra tirar o resto de material que ficou. O melhor jeito, pelo menos pro feltro, é fazer uma bolinha com o lenço e esfregar na base. Vá dobrando pra usar sempre o lado limpo.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

3 – Pronto, ficou como nova, não é? Agora é só deixar secar e depois cobrir com o plástico que veio com ela.

Como Fazer Planta Decorativa de Feltro

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

O próximo passo do nosso artesanato em Feltro é montar as folhas. Cada folha tem 4 camadas: 2 vazadas e 2 cheias. Confere? Essa parte é importante pra você não colar nada no lado errado e depois não conseguir encaixar frente e verso do jeito certo!

Sendo assim, a primeira coisa é achar as partes que se sobrepõem.  Para isso, Junte as partes vazadas com as partes cheias dos tamanhos correspondentes. Faça duplas dessas duas partes.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Agora organize de maneira a deixar tudo na posição certa pra colar frente e verso completos (1 parte vazada + 1 parte cheia) de cada folha. Contudo, lembre-se que as partes cheias vão se encontrar, então veja direitinho qual lado encaixa com qual pra não ter surpresa na próxima etapa, ok?

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Com tudo organizado, vamos começar a colagem. Pra essa etapa, eu escolhi usar Cola Pano pra poder reposicionar as partes da folha. Aqui nessa foto, eu mostro como passei cola em toda a parte vazada e depois eu sobrepus a parte cheia, virei e arrumei as partes com o lado vazado pra cima.

Mas depois eu fiz diferente e achei mais fácil. Sobrepus as partes cheia e vazada e passei a cola por partes. Dobrava um lado vazado da folha, passava cola e juntava com o lado cheio.

Eu achei mais fácil assim, mas sério, faz do seu jeito! Não tem nenhum pulo do gato nessa parte, então é literalmente o que você vai achar mais fácil de fazer.

Deixe secar pra continuar!

Como Fazer Arranjo de Feltro Passo a Passo

Agora é hora de fazer o esqueleto das folhas. E aqui eu tive surpresas! Achei que esse arame aí da foto, o arame floral fosse dar conta de sustentar a folha. Mas não… me enganei.

Então, agora, no meio do passo a passo, eu tive que ir no depósito de material de construção pra achar um arame bom pra isso. Sim!! Também tenho imprevistos e nem sempre o que eu imagino que vai funcionar funciona!

Então, olha só! Eu comprei um arame com 1,25mm de bitola. Mas pode ser de outra medida, ok? O importante é você ter uma arame maleável mas que mantenha as formas quando moldado. Ele tem que sustentar as 4 camadas de feltro e manter a forma que você vai dar pras folhas.

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

E aí você vai cortar partes pra estruturar a sua folha. Corte pedaços de arame pra ir de ponta a ponta da folha, ok? Caso contrário ela vai dobrar. E modele o arame pra acompanhar as curvas dos cortes das folhas. Cole com cola quente.

Cole as hastes também e depois cole a oura parte da folha pra cobrir o esqueleto de arame.

Faça isso com todas as folhas.

Artesanato em Feltro: Ideias de Decoração de Ambientes

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

E aí suas folhas estão prontas! Eu coloquei todas em uma garrafa e modelei as folhas pra terem mais movimento.

Esse arranjo não fica lindo! E sério, ele serve pra muitos tipos de ambientes. Você pode usar em ambiente corporativo, em comércio, pra um cenário, pra misturar com folhas de verdade…. Tem muitas possibilidades!

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Corte e monte seu arranjo de folhas e mostra pra gente. Eu vou AMAR ver esse projeto, feito do seu jeito!

Espero muito que você tenha gostado desse passo a passo! Aproveite pra renovar a decoração da sua casa, loja ou escritório!

Pra continuar por dentro do nosso conteúdo siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Aproveite o cupom de desconto abaixo e adquira o seu equipamento Cricut ou Mimo.

cupom mimo blog

Beijo.

Pri

Pri Sathler

Instagram | Facebook

Mimo Crafts

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Pri Sathler

http://www.prisathler.com.br/

7
16

Comente o post aqui

Comentários