Transfer e Sublimação – Qual a Diferença

Pri Sathler

Publicado em junho 22, 2023

66

Oi, oi, minha gente! Como estão? O conteúdo de hoje é pra responder todas as perguntas e dúvidas que vocês têm sobre transfer e sublimação qual a diferença entre eles!

Esse é um assunto cheio de detalhes e muito solicitado por vocês. Então, continua comigo, neste post, porque eu posso te garantir que alguma coisa nova você vai aprender!

 

Transfer e sublimação qual a diferença

 

Os trabalhos que vão além do papel estão chegando com tudo no mercado de festas e eventos. Seja para decorar, para dar como lembrança, e até mesmo para convidar.

Entretanto, são muitas as formas de usar esses produtos, diversas as maneiras de produzir as peças e infinitas possibilidades de comercialização.

Desse modo, você tem não só a possibilidade de incrementar o seu catálogo aumentando a oferta de produtos estampados, como também pode criar um negócio que trabalha somente com esse tipo de produto.

O Que é  Estamparia?

Estamparia, como o nome mesmo já diz, é o processo de acrescentar padrões de estampa ou desenhos em alguma superfície.

A superfície pode ser papel, tecido, madeira, cerâmica, dentre outros. E as técnicas também podem ser várias: transfer, sublimação, estêncil + tinta, serigrafia e até carimbo com tinta (já fiz e fica incrível!).

Certamente,  se você pesquisar mais, vai achar outras possibilidades não só de superfícies, mas também de técnicas.

O importante é você entender que com a estamparia a gente muda totalmente a “cara” do material e passa a ter algo completamente novo.

 

Etapas do processo de estamparia com estêncil em jaqueta

 

Por Que Trabalhar Com Estamparia?

Apesar de saber que existe a indústria por trás de cada roupa ou caneca estampada que vemos nas lojas. A estamparia pode ser feita de maneira totalmente artesanal e em pequena escala.

E mesmo sendo dessa forma, a gente pode alcançar resultados muito profissionais e acabamentos similares ao da indústria.

Além disso, a possibilidade de estampar diversos materiais e transformá-los em produtos, nos dá uma chance imensa de ter um trabalho exclusivo! Aliás, exclusividade é o que a maioria das pessoas busca hoje.

Desse modo, imagine que você pode oferecer não só as caixas pra festa, mas também almofadas, o tecido para o painel do fundo, totens em maior escala, lembranças como canecas, bolsas, a toalha com estampa que combina com o tema…

A minha cabeça vai a mil por aqui! Observe a imagem a seguir:

 

Toalha de mesa temática personalizada com estamparia

 

Neste conteúdo, vou abordar duas dessas técnicas: transfer e sublimação e qual a diferença. Elas são parecidas, mas existem diferenças significativas entre elas!

Têm muitas coisas em comum, mas também muitas diferenças. E eu sei que sempre tem aquela dúvida que leva ao medinho de tentar uma técnica nova.

Como disse, anteriormente, vou tirar TODAS as suas dúvidas e, além disso, te encorajar e inspirar a experimentar os materiais e possibilidades que vou mostrar aqui.

A Loja Online Mimo Crafts tem todos os materiais da Cricut pra você fazer qualquer uma dessas técnicas. O que é perfeito pra você se arriscar nessa aventura. Pronta?

 

Possibilidade de estamparia com transfer e sublimação qual a diferença

 

Qual a Diferença Entre Transfer e Sublimação?

Para responder essa pergunta, que é a campeã de todas, eu vou dividir a minha resposta entre: material aplicado, material base, aplicação e resultado final.

 

itens esportivos personalizados com transfers e sublimação qual a diferença

 

O Que é Transfer em Tecido?

Para a técnica do transfer em tecido, a gente usa um material que se chama Transfer Termocolante ou HTV (Heat Transfer Vinyl) ou Filme de Recorte. Aqui na Mimo, a gente chama de Transfer Termocolante para Tecidos.

Desse modo, todos esses nomes que citei, se referem ao mesmo material. O transfer da Cricut vem em rolo, já o da Mimo em folhas A4. Esse material é termocolante, ou seja, ele tem uma cola que é ativada com calor.

Entretanto, apesar de falarmos que é para tecido, você pode aplicar esse material em várias superfícies (ou material base, como eu chamo).

Assim, eu costumo dizer que se o material base suporta o calor, você pode aplicar. Desse modo, você pode usar em papel, tecidos de composições variadas, madeira, couro sintético e por aí vai.

Esse material é encontrado em diversas cores e acabamentos: transfers comum, transfers com glitter, transfers metálicos, transfers especiais e smart transfers, estampado, efeito cromado, e etc.

 

Diferentes tipos de transfer para estamparia

 

O Que é Um Transfer Sublimático?

Para a técnica da sublimação, nós vamos usar algo que tenha a tinta sublimável. Na Loja da  Mimo, tem a linha Infusible Ink da Cricut que inclui as Canetas Infusible Ink (com pontas diferentes) e Transfers Sublimáticos.

As canetas sublimáticas são colocadas diretamente nas plotters de corte da Cricut e fazem o desenho que você tiver programado no seu computador, pelo software de edição Design Space.

Desse modo, esse desenho é feito no papel sulfite mesmo. Logo depois, será sobreposto ao material base e transferido com calor e pressão.

Quer saber como usar as Canetas Infusible Ink para fazer sublimação? Veja esse vídeo que a Mih Pocket, do Time dos Sonhos Mimo Crafts, preparou para o Canal da Mimo no YouTube.

 

Então, esse mesmo processo vai ser feito com as folhas sublimáticas. Entretanto,  as folhas de transfer sublimático vão ser cortadas pelas plotters de corte Cricut e, posteriormente, aplicadas no material base.

Essas folhas vêm em rolo e são coloridas ou estampadas com tinta sublimática.

Uma das diferenças entre transfer e sublimação é que os materiais sublimáticos não tem opção de acabamento fosco, com brilho e etc.

Ademais, outro ponto diferente entre as Canetas e Transfer Sublimáticos  da Linha Infusible Ink para as outras canetas e transfers comuns, é que tudo dessa linha sublimável Cricut, tem tinta sublimática.

Ou seja, é uma tinta capaz de se fixar nos materiais base com calor e pressão.

 

Transfer sublimáticos da linha infusible ink cricut

 

Material Base para Aplicação de Transfer

O transfer pode ser aplicado numa grande variedade de materiais base, porque ele é um material que vai ficar superficialmente colado.

Sendo assim, ele funciona em papéis variados, tecidos de várias composições (algodão, feltro, jeans, tecidos com elastano, tule), couros sintéticos, madeira, e etc.

 

Bolsa personalizada com transfer

 

Para saber mais detalhes sobre os transfers, confira esse vídeo que a Mih Pocket fez para o Canal da Mimo no YouTube.

 

Material Base Para Aplicação da Sublimação

O material que vai receber a sublimação precisa ter resistência a alta temperatura. Além disso, no caso dos tecidos, é preciso ter o mínimo de 60% de fibras sintéticas (poliéster ou poliamida). Pois, quanto mais fibras sintéticas, mais viva será a cor do seu trabalho.

Para trabalhar com outros materiais base, como cerâmica, alumínio, vidro, e etc, é importante que esse material seja sublimável, ou seja,  que ele seja preparado para receber a tinta.

Inclusive, nem toda caneca é sublimável, por isso, é muito importante você saber disso.

A Mimo tem uma linha completa de materiais sublimáveis da Cricut. Dessa forma, você encontra bolsas, camisetas, bonés, canecas, porta-copos, placas de alumínio e outras coisinhas!

 

Estamparia com canetas sublimáticas - transfer e sublimação qual é a diferença

Como é o Processo de Transfer?

Como mencionei, anteriormente, existem muitos tipos de acabamentos de transfer, certo?

Temos o transfer comum, transfers com glitter, transfers metálicos, transfers especiais, smart transfer, e etc.

E pra cada tipo de transfer, temos também uma temperatura de aplicação. Dessa forma, a combinação entre Material aplicado + Material Base = vai resultar na temperatura ideal.

 

Raquete sendo personalizada com transfer e prensa térmica

 

A aplicação do transfer acontece em uma temperatura média de 150 ˚C, embora pode variar pra cima ou pra baixo e pressão leve.

Essas informações, mais as orientações para essa etapa do trabalho é possível encontrar na Tabela de Temperaturas da Cricut.

TÉCNICAS

MATERIAL MATERIAL BASE APLICAÇÃO RESULTADO

DICAS

Transfer Termocolante Folhas ou rolos com diversas opções de acabamentos e cores Tecidos (composições diversas), papel, couro sintético, e etc Média de 150˚ + pressão leve Estampa com duração mínima de 50 lavagens do avesso (para transfers da Cricut®) Trabalhe sobreposições;

Pré-encolha o tecido e siga as outras orientações da tabela

Resultado Final da Aplicação Com Transfer

Por termos muitas opções de transfers, também temos muitas possibilidades de resultados.

Dependendo do acabamento, o transfer pode ser mais fino ou mais grosso, ou seja, várias possibilidades para trabalhos mais delicados e com linhas finas. Além disso, o transfer permite a sobreposição de alguns deles.

Isto é, da mesma forma que você pensa em camadas de papel você também pode pensar em camadas de transfer.

A regra a ser seguida é que glitter, holográficos e efeito metalizado devem sempre ser a camada superior. Eles não recebem bem os outros transfers, e se você quer um produto mais duradouro obedeça a essa regra.

Visualmente a principal diferença de transfer e sublimação, é o fato do transfer ficar por cima do material base. Isto é, ele é literalmente colado, mas como calor e pressão fazem parte do processo de colagem, essa técnica é muito mais resistente que a do vinil adesivo, por exemplo.

Quando as orientações de aplicação são seguidas, o transfer da Cricut dura até 50 lavagens. As orientações são: pré encolha o tecido ou limpe o material base.

Em seguida, pré-aqueça o material e use um transfer que seja adequado para ele. Na loja online da Mimo, você encontra transfer específico para tecidos com elastano, é o Transfer para Tecidos Esportivos da Cricut.

Logo depois, aplique com a temperatura e pressão indicados pela tabela, reaplique pelo avesso da peça, lave a partir de 24h pós aplicação e sempre pelo avesso.

 

Aplicação de transfer em tecido

Como é Feita Estampa Por Sublimação?

Uma  grande diferença entre transfer e sublimação, está na maneira de aplicar essas técnicas.

Ainda assim, a maneira pode até ser considerada a mesma: usamos calor e pressão e realizamos com o mesmo equipamento, com as prensas térmicas Cricut.

No entanto, a questão é que na sublimação a gente usa mais calor e mais pressão.

A temperatura média dessa técnica é de 200˚C, podendo variar muito pouco pra baixo ou pra cima. Dessa forma, a pressão que usamos é o peso das prensas térmicas Cricut + o peso do nosso corpo.

TÉCNICAS MATERIAL MATERIAL BASE APLICAÇÃO RESULTADO DICAS
Sublimação Canetas ou Transfer Sublimático com muitas opções de cor – Linha Infusible Ink® Tecido (mínimo 60% sintético), feltro, cerâmica, alumínio e etc Média de 200˚ C + pressão alta Estampa permanente, que não desbota. Use somente produtos sublimáveis;

Sempre use a fita adesiva para fixar sua arte no lugar durante a aplicação

 

Se interessou e quer saber mais sobre como fazer uma aplicação perfeita com os materiais Infusible Ink? Veja esse conteúdo que fiz para o Blog da Mimo Crafts, com várias dicas para a sua sublimação ficar incrível.

 

Tudo Sobre Sublimação Infusible Ink Cricut

Resultado Final de Projeto Feito Com Sublimação

O efeito da sublimação é totalmente diferente. A tinta é transferida para o material base e nada fica por fora, por cima ou superficial. Pois, a tinta sublimática, quando colocada numa temperatura e pressão alta, se gaseifica e entra no material base.

Sendo assim, seja no tecido ou na cerâmica, isso vai acontecer. E isso significa que essa é uma técnica permanente, ou seja, nada vai desbotar e nem soltar. Porém, é preciso fazer da maneira correta e com os materiais certos.

 

 sublimação em feltro - transfer e sublimação qual a diferença

 

Quais Equipamentos Usar Para Estamparia?

A Cricut tem uma linha completa de prensas térmicas, elas são os equipamentos ideias para você trabalhar qualquer uma das técnicas de transfer e sublimação.

Prensa Térmica Automática Autopress

Essa é a prensa perfeita para sublimação, pois ela é ideal para uso comercial, já que une a potência profissional com um design sofisticado e fácil de usar.

A AutoPress Cricut tem recursos automatizados de última geração para te ajudar a fazer mais em menos tempo.

Dessa forma, com a prensa plana para sublimação, AutoPress Cricut, você consegue estampar diversos materiais com transfers em projetos lisos e planos, como peças de roupas, bolsas, capas de almofada, quadros, panos de prato e outros.

Além de materiais como algodão, poliéster, cerâmica, metal, madeira e muito mais!

Conheça mais sobre esse lançamento incrível da Cricut, neste vídeo que está no Canal da Mimo no YouTube:

 

 

Prensas Térmicas Easy Press

A linha de prensas planas Cricut se chama Easy Press. Atualmente existem 3 tamanhos, sendo eles, a Mini Easy Press, a Easy Press no tamanho médio (22,8×22,8cm) e a grande (30,5×25,4cm).

Assim, você pode escolher qual vai te atender melhor, considerando o tamanho das aplicações que faz e o quanto quer produzir.

Todas elas vêm com uma base de apoio que é térmica e protege sua mão e a superfície de trabalho do calor.

 

Prensa térmica Easy Press Cricut - usada para aplicação de transfer e sublimação

 

Além disso, elas funcionam juntamente com a Bases de Termo Transferência Cricut Easy Press, que também possuem 3 tamanhos diferentes.

Isto é, essa base funciona como um tapete que serve para apoiar os materiais durante a aplicação e que auxilia na distribuição do calor.  Ela também protege sua mesa de trabalho.

Aproveite para conhecer mais sobre a Mini Easy Press, neste vídeo, que a Mih Pocket preparou para o Canal da Mimo no YouTube com várias dicas para fazer peças incríveis.

 

 

Se você se interessou mais pelas prensas térmicas Easy Press, confira esse outro vídeo incrível da Mih Pocket.

Desse modo, você vai ficar sabendo tudo  sobre esse equipamento e as possibilidades com cada uma das prensas térmicas.

 

Hat Press – Prensa Térmica de Boné

Hat Press – prensa de fazer boné e chapéu,tem as mesmas características da Easy Press, entretanto, o que a deixa única é o seu formato curvo que se encaixa perfeitamente nos bonés e chapéus.

Junto dela vai uma Base Térmica de Aplicação Redonda, perfeita pra receber os materiais para a aplicação.

Se quiser saber tudo sobre a Hat Press, essa prensa térmica superdiferente,  dá uma olhada, neste conteúdo, maravilhoso que fiz para o Blog da Mimo. Tenho certeza que irá se apaixonar pelas possibilidades dessa prensa térmica.

 

Tudo Sobre a Hat Press Cricut – Prensa Térmica de Bonés

Mug Press – Prensa Térmica de Canecas

A Mug Press, prensa de canecas da Cricut, é mais um equipamento perfeito pra fazer sublimação.

O resultado da sublimação em caneca feita com ela fica com qualidade premium, pois esse equipamento conta com uma placa de aquecimento de alta tecnologia patenteada.

Vantagens assim, você só encontra na máquina de estampar canecas – Mug Press da Cricut, pois ela garante o aquecimento por igual em toda a superfície da caneca sublimática.

Então, quer conhecer mais sobre essa máquina de fazer canecas? Confira esse conteúdo que preparei para o Blog da Mimo, nele mostro todo o passo a passo de como usar e dicas para a sua estampa ficar incrível.

 

Máquina de Fazer Canecas – Tudo Sobre a Mug Press Cricut

 

As Possibilidades Com as Plotters de Corte Cricut

É importante lembrar que todos os materiais que citei acima podem ser usados com as plotters de corte da Cricut.

As canetas da linha Infusible Ink se encaixam perfeitamente nas máquinas e tem a linha exclusiva de canetas Infusible Ink Cricut Joy, para a plotter de corte Cricut Joy e a linha para as máquinas das linhas Maker e Explore.

 

Caneta Infusible Ink na plotter de corte Cricut Explore Air 2

 

Os transfers comuns e transfers sublimáticos também podem ser cortados nas máquinas de corte. Já para a plotter de corte Joy, a Cricut tem tamanhos especiais, com a largura perfeita pra se encaixar na máquina como, por exemplo, os transfers Cricut Joy.

Além disso, também tem a linha de transfers Smart, onde você pode encontrar transfers para serem cortados sem base de corte pela Cricut Maker 3, Cricut Explore 3 e também pela Cricut Joy.

E por último, têm os transfers para tecido e sublimáitcos pra serem usados com base de corte em qualquer máquina, inclusive na Maker e Explore Air 2.

Valem lembrar que todos esses materiais funcionam com qualquer prensa da Cricut: Easy Press, Auto Press, Hat Press e Mug Press.

Ufa! É isso tudo aí que tinha pra compartilhar com vocês! Espero que você tenha curtido e aprendido sobre transfer e sublimação.

Agora, se tiver ficado com alguma dúvida, qualquer uma, não deixe de falar com a gente! E eu deixo uma última foto pra te inspirar a experimentar a estamparia!

 

Panô feito com estamparia de aplicação de transfer

 

CUPOM DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos e até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários