Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

Mimo Crafts

Publicado em janeiro 4, 2022

30

Olá! Neste post vamos falar sobre qual melhor papel A4 colorido e como você pode usá-lo em seus projetos de artesanato. Hoje, esse tipo de papel é um dos mais utilizados para criação de lembrancinhas personalizadas.

 

Qual o Melhor Papel A4 Colorido - Como Escolher?

 

Porém, se engana quem pensa que todo papel A4 é igual. Apesar de estar classificado no mesmo tipo, existem diversas variações de cores e composições. Por isso é importante saber qual o melhor papel A4 colorido para aplicar no seu projeto.

Assim, cada tipo pode criar um efeito diferente no seu artesanato. Por exemplo, se você quiser fazer dobraduras, papéis mais finos e maleáveis têm preferência. Ainda, se precisar fazer recortes, o papel colorido na massa pode ser uma excelente opção.

Então, se quiser conhecer um pouco mais sobre qual o melhor papel A4 e como usar esse material em seus artesanatos, continue lendo esse material. Aqui, a gente te conta tudo sobre esse tipo de papel e como você pode aproveitar para deixar seus projetos cada vez mais incríveis.

Qual o tamanho do papel A4? 

Apesar de cada tipo de papel A4 apresentar características diferentes, as medidas de comprimento e largura do papel A4 não variam. Por isso, as folhas possuem o tamanho padrão de 210 x 297 mm ou 21 x 29,7 cm. Isso pode fazer toda a diferença na hora de você colocar suas criações em prática.

Esse tamanho é padronizado no mundo todo pela norma ISO 216. Essa normativa define diversas outras medidas padrões que variam de 4A0 até A10.

Portanto, não esqueça de considerar o tamanho das folhas quando for elaborar seus projetos. Pense no resultado final que você gostaria de ter em seu artesanato e como as diferentes medidas podem te ajudar a tornar realidade suas expectativas.

Qual é o nome do papel colorido? 

O nome do papel colorido é Color Pop Mimo. Ele tem ótima qualidade, é colorido na massa, tem composição livre de ácidos, fibras curtas e firmes que facilitam o corte e vinco precisos. Ele está disponível no tamanho A4.

Atualmente, no mercado existem diversos tipos de papel colorido A4, mas vale a pena optar pelos diferenciais que só o Color Pop oferece. O fato de ele ser colorido na massa deixa o acabamento dos cortes e dos artesanatos muito mais profissional, já que não ficam com bordas brancas.

A seguir, vamos te explicar melhor essas diferenças entre os tipos de papel colorido A4. Assim, vai ficar mais fácil para você entender quais as características de cada um deles.

Papel para Scrap

As folhas do papel para scrap são bem fininhas e leves, e o melhor tipo de papel A4 para montagem de scrapbooks. Por isso, se você quer fazer suas colagens, elas são bem versáteis e apresentam uma composição bem dinâmica. Elas tem as menores gramaturas entre os papeis A4, e são pouco resistentes.

Além disso, esse tipo de papel A4 tem diferentes estampas. Dessa maneira, você consegue escolher de acordo com o tema do seu projeto. Nessa hora, o que vale é a criatividade, que você pode usar sem moderação. Aproveite para fazer os melhores recortes com esse papel.

Papel Colorido Apenas na Superfície da Frente – Massa Branca

Apesar de bem dinâmica, a folha A4 com cor apenas na frente pode ser um pouco limitada. Ele tem gramatura leve e versatilidade, não é rígido, porém o lado branco pode limitar o uso em alguns casos. Se você precisar de um papel A4 para dobraduras, por exemplo, pode não funcionar tão bem.

 

Papel Colorido Apenas na Superfície da Frente - Massa Branca

 

Por isso, ele é bem utilizado para a confecção de pôster artesanal, desenhos e projetos que utilizem o lado colorido. Pode ter cores bem vibrantes, ou as mais claras, como as folhas de sulfite coloridas. Então, vale a pena aproveitar os diferentes tipos em seus artesanatos!

Papel Colorido na Frente e no Verso da Superfície – Massa Branca

Esse tipo de papel A4 apresenta cores na frente e na parte de trás do papel. Uma das coisas mais legais sobre esse tipo é que ele tem uma quantidade de usos muito diferentes. Por isso, a versatilidade é uma das características mais fortes.

 

Papel Colorido na Frente e no Verso da Superfície - Massa Branca

 

Dessa maneira, você pode aplicar papéis A4 coloridos desde impressões até projetos mais elaborados. Contudo, pode ser que ele não seja tão bom quanto o papel colorido na massa para trabalhos com corte e vinco.

Isso porque no meio da folha, a massa branca ficará aparente dando uma impressão de acabamento mal feito nos cortes.

Papel Colorido na Massa

A folha com massa colorida é o melhor tipo de papel A4 colorido para quem quer trabalhar com recortes. Isso porque ela tem a cor incorporada em toda a sua composição durante o processo de fabricação.

Então, a mesma cor e tom presente na frente e no verso da superfície do papel estará no miolo dele caso você rasgue-o, corte-o ou vinque-o. Dessa forma, seu artesanato fica com uma aparência muito mais uniforme e encantadora.

 

Papel Colorido na massa

 

Então, mesmo que você precise fazer trabalhos mais rústicos, com cortes irregulares, o trabalho fica incrível. Ele tem uma boa versatilidade e rigidez média.

Papel Cartão

O Papel cartão A4 é um tipo bem espesso, que apresenta uma certa rigidez e resistência. Por isso, pode ser mais utilizado para projetos onde você precise garantir uma sustentação maior do artesanato. Dessa maneira, ele é difícil de rasgar e tem uma boa versatilidade de uso.

Portanto, também pode ser aplicado em projetos de colagens e montagens de artesanatos. Ele possui uma gramatura mais alta e a possibilidade de também ser colorido dos dois lados ou de um só. Então, faça uma boa avaliação de todos esses aspectos e como vão se relacionar com seus personalizados.

 

Papel Cartão

Papel Kraft

Outro tipo de papel A4 colorido é o kraft. Sua apresentação tradicional apresenta a coloração marrom, mas isso não é um padrão. Portanto, embora seja mais raro, você também consegue encontrar versões coloridas para seus projetos.

O papel kraft tem uma excelente versatilidade e resistência, e uma gramatura média.

 

Papel Kraft

 

Por isso, é muito utilizado para a confecção de embalagens, sacolas e embrulhos de presentes ou entregas. Além disso, também serve como um bom material para scrapbook e projetos mais delicados. Portanto, vale a pena experimentar o material e ver como ele se encaixa em diferentes aplicações em seus artesanatos.

Qual é a Gramatura do Papel A4? 

Então, agora que você já conheceu os diversos tipos e escolheu o melhor papel colorido A4 para seu artesanato, saiba que também existe a questão da gramatura.

Esse valor significa a densidade da folha de papel e é expressa por um peso na unidade de medida g/m².  Em alguns lugares você pode encontrar apenas a referência em g, ou seja, sem o /m². Dessa maneira, a gramatura pode interferir de maneira direta em seus projetos.

Isso porque papeis mais pesados ou mais leves podem determinar os efeitos que você quer em seus personalizados. Portanto, a gramatura do papel A4 varia entre 75 e 350g, de acordo com a composição das fibras de sua massa na hora da fabricação e até dos pigmentos usados.

Então, na hora de criar seus artesanatos, é importante levar em consideração todas as características do papel. Não é porque ele tem o mesmo tamanho que você está habituado a usar, que todas as características restantes dos dois sejam iguais. Aproveite as características específicas de cada um para tornar seu projeto único!

E se você precisar ver outros tipos de materiais excelentes para artesanato, aqui a gente consegue te ajudar. Dessa maneira, no blog temos várias dicas sobre papel para artesanato e como você pode usá-los em seus projetos.  Por isso, aproveite para ficar sempre por dentro das novidades.

 

10 DICAS SOBRE PAPEL COLORIDO

Se você gostou desse conteúdo, mas ainda tem dúvidas ou curiosidades sobre esse tipo de material, aqui, no Blog Mimo Crafts, temos outras 10 dicas sobre papel colorido para te ajudar! Confira na lista abaixo e arrase no artesanato!

  1. Melhor Papel Colorido para Decoração

    Esse é o tipo do material que serve como um guia prático sobre papéis mais recomendados para fazer artigos e adornos para decorar casas, ambientes, festas e muito mais. Se essa é sua praia, a gente te ajuda a surfar nessa onda papeleira, confira!

    Melhor papel colorido para decoração

  2. Papel para Print and Cut – Color Pop Mimo é o Melhor!

    Nesse primeiro, a Fê já te mostra os motivos que fazem o Color Pop Mimo ser o melhor papel para print and cut!

    Papel para print and cut

  3. O Que é Papel Colorido Criativo?

    Já ouviu falar em papel colorido criativo? Esse post te leva a descobrir um pouco sobre ele!

    O que é papel colorido criativo

  4. Tipos de Papel para Artesanato – Descubra Agora

    Já ouviu falar que existem vários tipos de papel para artesanato? Esse post te leva a descobrir um pouco mais sobre os principais deles!

    Papel para artesanato

  5. Papel Colorido Pequeno – Vantagens

    Mas, quais são as vantagens de usar um papel colorido pequeno na sua produção artesanal? Você sabe? Conheça agora mesmo nesse material bem prático e resumidinho!

    Papel colorido pequeno - vantagens

  6. Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

    Seu negócio é desenhar muito? E você gosta de ir além nos seus designs? Então, você precisa conhecer qual é o melhor papel colorido para desenho. Saiba agora mesmo!

    papel colorido para desenho

  7. Papel para Artesanato Color Pop – Mimo

    Já nesse outro material riquíssimo, ela te explica todas as características que fazem do Color Pop o papel colorido nº1 quando o assunto é artesanato de qualidade! Você não vai perder!

    Papel para artesanato

  8. Como Imprimir em Papel Colorido – Color Pop Mimo

    E como imprimir em papel colorido, você sabe? A Pri Sathler te mostra a melhor forma de fazer isso usando o Color Pop Mimo nesse tutorial mais perfeito!

    Como imprimir em papel colorido

  9. Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel? Cricut!

    Contudo, reflita um pouquinho aí: do que adianta ter um papel de altíssima qualidade, se suas ferramentas de trabalho não acompanham esse alto nível? É por isso que a Pri também tratou de criar um tutorial mara explicando qual é a melhor máquina de cortar papel da Cricut para cada tipo de negócio criativo. Dê uma olhadinha, pois tá valendo muito a pena!

    Qual a melhor máquina de cortar papel?

  10. Melhor Papel para Scrapbooking

    Por último, mas não menos importante, a Pri te conta qual é o melhor papel para você brilhar muito na arte de fazer scrapbooking, olha só!

    O melhor papel para scrapbooking

Comente o post aqui

Comentários