Como Fazer Agenda Escolar Personalizada

Pedro Henrique

Publicado em janeiro 19, 2024

3

Oi, pessoal do Blog da Mimo! Tudo bem com vocês? No post de hoje, você vai aprender como fazer agenda escolar personalizada na Mimo Binding  Encadernadora Furo Retangular Mimo, e ganhar uma renda extra!
Dessa forma, você vai conseguir fazer caderno escolar, bloquinho, agendas e muito mais com a Mimo Binding, a encadernadora portátil da Mimo.
Como fazer agenda escolar personalizada

Materiais Para Fazer Agenda Escolar Personalizada

Materiais para fazer agenda escolar personalizada

Miolo Para Agenda Escolar Personalizada

Primeiramente, prepare o miolo, pois é uma agenda escolar personalizada para escrever, sendo assim, fiz páginas diferentes.
Utilizei o papel A4 sulfite 75gm pra imprimir umas folhas com o tema do projeto, e usei alguns Papéis Color Pop Mimo pra ter umas páginas coloridas dentro.
Contudo, se você optar por fazer um caderno no tamanho convencional, utilize a medida de 17,5 x 26,2 cm para o miolo. Essa é a minha sugestão pra você conseguir usar o A4 para forrar a capa, posteriormente vou explicar melhor o porquê desta medida.
Se você for fazer uma agenda A5, como eu, é nessa hora que você refila os papeis do miolo. Eu utilizei a Base de Corte Regenerativa, para proteger a minha mesa e com a Régua Profissional e Estilete fiz os cortes.
Mas, você também pode usar a Guilhotina 2 em 1 com Arredondador de Cantos Mimo, ela já tem a medida de A5, por isso facilita muito!
Cortando o miolo da agenda escolar com a guilhotina 2 em 1

Logo após fazer o miolo, é hora de ir para a capa da agenda escolar personalizada.
Fiz a impressão da arte no Papel  Fotográfico Adesivo Fosco, você pode utilizar também, qualquer outro papel adesivo, depende do que você quer como resultado final!
Desse modo, usei o Papel Fotográfico Fosco para imprimir a imagem,
no formato 15,5 x 21,5 cm. Pra você que vai fazer no tamanho convencional, isto é, o formato A4, use no tamanho 18cm x 26,7 cm.
Para o formato A5 que fiz, utilizei as seguintes medidas: 18,5 x 24,5 cm.

Como Fazer Plastificação na Mimo Stamping?

Após a arte da capa pronta e impressa, vamos plastificar usando a Mimo Stamping  e o Polaseal Mimo, para deixar a capa do nosso caderno durinho.
Preparando a capa da agenda personalizada para a laminação
Para fazer a laminação, coloque a folha juntamente com o Polaseal Mimo dentro da Base de Aplicação Mimo Stamping e passe pela Mimo Stamping na temperatura 3.
Plastificando a capa da agenda personalizada

 

A laminação é uma etapa opcional, mas que faz toda a diferença no seu trabalho, tanto no resultado final, quanto na qualidade. 

Por isso, a laminação vai proteger o seu papel, fazendo com que dure mais tempo e que continue bonito.

Resultado da laminação feita na Mimo Stamping

Como Fazer Capa Para Agenda Escolar?

Escolhi o Papel Fotográfico Adesivo Fosco para facilitar na hora de adesivar o papelão. Para garantir uma agenda resistente, usei um papelão no tamanho 15,5cm x 21,5cm.

Logo depois, vamos começar forrar os papelões da capa. Essa etapa fica muito mais fácil de fazer com algumas ferramentas Mimo.

Para deixar tudo sem nenhuma bolha, vou utilizar a Espátula Mimo 50mm, Kit de Espátulas Mimo, Dobrador Mimo e Vincador Mimo.

Ferramentas Mimo para fazer a capa da agenda

Em seguida, vamos usar o esquadro, cantoneira fio de cabelo e réguas para cartonagem, que já são na encadernação. Além delas, você também vai precisar de espátulas ou dobradeiras.

Primeiramente, posicione o adesivo no papelão e comece alinhando o esquadro em uma das quinas do seu papel.

 

Posicionando o papelão no Papel Foco Adesivo

 

Em seguida, tire o liner de outra quina do papel para que o adesivo fique exposto. Coloque o papelão da capa bem encostado no esquadro e aperte a quina que ficar sobre o adesivo.

Depois, coloque o fio de cabelo nas quatro quinas e faça o corte da ponta do Estilete.

Esquadro fio de cabelo posicionado no canto para fazer o acabamento

 

Vire o material e continue a retirar o liner enquanto passa a Espátula Mimo sob o papel, para garantir que não fique nenhuma bolha.

Comece a fazer os acabamentos da capa com ajuda do Dobrador. Faça essa dobra nas quinas para o acabamento ficar mais delicado.

Fazendo as obras com a ajuda da Dobradeira Mimo

Desse modo, faça isso nos quatro lados e seu resultado será esse!

Resultado da capa para a agenda escolar personalizada

Em seguida, recorte 2 papéis adesivos para a guarda do mesmo tamanho do seu miolo. Posicione uma quina e continue aplicando o restante com ajuda da Espátula.

 

Aplicando o papel para a guarda

Por fim, passe a espátula bem por toda a capa, para que o resultado seja perfeito.

Resultado da guarda aplicada na capa da agenda escolar

Repita o processo com a contracapa, se possível, deixe que descansem numa prensa ou com peso por cima, pois assim as quinas ficarão mais retinhas possíveis.

Como Fazer Encadernação na Mimo Binding?

Para que possamos começar a fazer a encadernação da nossa agenda escolar  personalizada, precisamos definir o formato, quantidade de folhas e como vamos furar.
Então, eu escolhi fazer uma furação centralizada, deixando uma medida maior sem furos nas extremidades do caderno.
Para me ajudar nessa missão, escolhi usar a Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding.
Dentro do manual da Mimo Binding, você vai encontrar inúmeras possibilidades de furos para cada formato de caderno, escolha a que mais te agrada e siga as instruções.
Eu fiz da seguinte forma, usei um papel como gabarito do mesmo formato da capa, dobrei ao meio e fiz os primeiros 6 furos alinhando pelo centro da Encadernadora Mimo Binding.
Furando a folha de marcação na Mimo Binding
Em seguida, eu acrescentei mais 3 furos de cada lado. Portanto, eu encaixei o 2˚ furo (da direita para a esquerda) no quadradinho atrás da aba de contenção de papel e fiz mais 3 furos do lado esquerdo do papel.
Fazendo os furos na Encadernadora Mimo Binding
Virei o papel e com o outro lado de frente pra mim, encaixei o 5˚ furo (da direita para a esquerda) no quadradinho atrás da aba de contenção de papel e fiz mais 3 furos do outro lado. Por fim, os furos ficaram assim:
Resultado dos furos feitos na Mimo Binding
Logo após, posiciono o meu gabarito sobre a capa e faço os furos da mesma forma. Assim, repita o processo com cada capa e contracapa.
Furando a capa com o gabarito feito na Mimo Binding
Em seguida, vamos furar o miolo da nossa agenda escolar personalizada.
A Encadernadora Mimo Binding fura até 12 folhas de 75g ao mesmo tempo.
Por isso, a furação do miolo sempre será por partes. Para facilitar usei o mesmo esquema de fazer um gabarito de furação e o sobrepus em cada bolinho de papel que furava.
Resultado da capa após furar na Mimo Binding

Como Fechar Wire-o na Mimo Binding?

Temos tudo pronto para receber o Wire-o Mimo Binding. Na embalagem você vai encontrar sugestão de quantas folhas aquela medida de wire-o suporta.
Mas, isso é relativo, pensando que você pode dar diversos usos para um caderno.

Logo depois, eu usei uma régua de wire-o para ver qual seria o tamanho ideal para os meus cadernos, considerando que eles podem receber colagem e aumentar de volume.

 

Medindo a quantidade de folhas com a régua de wire-o

 

Então, decidi pelo Wire Branco. Com a ajuda de um alicate, cortei os 12 wires que precisava.

Em seguida,  eu usei o gabarito de wire-o, essa ferramenta da foto abaixo, que já vem com a Encadernadora de Furo Retangular Mimo Binding , assim posso ajustar a abertura ideal que será utilizada para fechar o wire-o.
Medindo o tamanho do wire-o na Mimo Binding
Primeiramente, comece preparando o seu material na ordem certa, ou seja, monte a sua agenda com a capa virada para você. Agora, abra a sua agenda passando a capa para trás de maneira que o miolo fique de frente para você.
Encaixando o wire-o no miolo da agenda personalizada
Em seguida, encaixe a capa e viradas para você, assim quando fecharmos o wire-o a nossa agenda personalizada ficará na posição correta
Encaixando a capa para fechar o wire-o
 Essa parte fechada deve ficar entre o miolo e a contracapa
Posicionando wire-o na Mimo Binding
Posicione o wire-o desta forma na Mimo Binding. Feito isso, é hora de fechar!
Posicionando wire-o na Mimo Binding

Dicas Para Fechar o Wire-o

Quando for fechar mais de 6 anéis, fique atenta para pegar os 6 anéis completo. Eles são duplos e devem ser fechados em duplas.
Apoie todo o Wire-o na base da área de fechamento da Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding, como mostrei na foto anteriormente.
Isso vai ajudar a fechar tudo de maneira mais uniforme e a chance de ter um Wire-o redondinho aumenta!
Descubra como você prefere. Tem gente que prefere fechar de uma vez, usando mais força; e tem gente que prefere ir aos poucos. Particularmente, sou do time que vai aos poucos. Aperte até ele fechar por completo!
Confira mais dicas neste guia completo que a Pri Sathler preparou, sobre como fechar wire-o na Mimo Binding para ter um resultado perfeito.
Como Fechar Wire na Mimo Binding – Guia Completo
Após seguir todas as dicas esse é o resultado, um wire-o redondinho e acabamento profissional para os seus projetos.
Resultado do wire-o fechado na Mimo Binding
Após o fechamento do wire-o, sua agenda escolar personalizada estar pronto pra fazer sucesso.
Resultado agenda escolar personalizada
E aí, me conta o que achou desse passo a passo! Encadernação pode ser um bicho de 7 cabeças pra quem vê pela primeira vez, mas depois as coisas vão fazendo sentido e se tornando mais práticas.
CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Online Mimo Crafts

Então é isso gente! Vou ficando por aqui.
Beijos e até o próximo post!

Comente o post aqui

Comentários