Como Fechar Wire na Mimo Binding – Guia Completo

Pri Sathler

Publicado em abril 14, 2022

66

Oi, oi, minha gente! Como vocês estão? Neste conteúdo, vamos te ensinar como fechar wire na Mimo Binding! Ou seja, o assunto de hoje é sobre a última etapa de produção de um produto encadernado.

Essa é uma etapa muito importante e um pouco delicada. Por isso, muita gente tem dúvidas sobre esse processo e esse post é pra te ajudar a desvendar todos os detalhes.

 

Como Fechar Wire na Mimo Binding - Guia Completo

 

Antes de mais nada, eu quero te convidar pra ler o outro conteúdo que preparei sobre a Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular. No post, abaixo, eu te conto tudo sobre esse novo equipamento, todos os detalhes, partes e maneiras de usar.

 

Tudo Sobre a Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

Agora, voltando ao nosso assunto original que é como fechar wire, vamos começar pelo básico: o que é wire e qual a diferença para o espiral?

  • Espiral é aquele mais usado em encadernações comuns, de apostilas e livros escolares. Nesse sentido, pode ser de plástico ou metal e é formado por anéis simples.
  • O wire está sendo cada vez mais usado e é o queridinho na produção de encadernação artesanal. Assim, seus anéis são duplas, o que faz com que ele seja mais bonito que o espiral. Além disso, ele é feito de metal.

    Como Escolher o Wire e o Espiral Ideal?

Todos os dois tipos devem ser escolhidos baseado em algumas questões:

  1. Primeiramente, qual é o acabamento que você quer dar ao seu projeto? A diferença visual dos dois tipos de encadernação é considerável. O fato do espiral ser um tipo mais comum e normalmente atrelado a produtos mais baratos, ele costuma não ser muito interessante para produções artesanais.

    Já o wire é mais bem acabado, possui uma grande variedade de cores (sempre vai ter uma boa opção para o seu projeto) e dá uma cara mais profissional para o seu trabalho.
  2. Considere a distância entre os anéis, essa questão tem diretamente a ver com o passo da encadernadora que você está usando. Isto é, passo é a distância dos furos. A Mimo Binding é passo 2:1, ou seja, ela faz 2 furos em 1 polegada ou 2,5 cm. Ou seja, é preciso ficar atento a esse detalhe na hora de escolher o wire do seu projeto.
  3. E por último, qual é o melhor tamanho de wire? Essa escolha deve ser feita de acordo com a quantidade de folhas e grossura do seu projeto. A Mimo tem wires lindos de várias cores e tamanhos ( 1 1/4; 1; 7/8; 3/4; 5/8), perfeitos para os seus projetos junto com a Encadernadora Profissional Mimo.
    Diferença entre Wire e espiral

Como Começar Encadernar?

Antes de começar a produção do seu caderno, agenda ou o que for o seu projeto, você precisa decidir qual o formato de capa/contracapa, miolo e quantas páginas vai ter.

Essas são informações técnicas necessárias para definir furação e wire. Para esse post, eu escolhi dois tamanhos diferentes para mostrar na prática para você: um bloco com 11,3 cm (ou 4 1/2”) e um caderno com 20,3 cm (ou 8”). Essas são as medidas dos lados que foram furados, ok? 

Depois, você também vai definir a arte e o acabamento do projeto. Esses detalhes não fazem diferença para o nosso assunto, mas você precisa definir.

Aqui, eu fiz acabamentos um pouco não convencionais. O bloquinho de papel foi feito com capa e contracapa de acetato e aplicação de vinil adesivo; e o caderno foi impresso no Papel Fotográfico Fosco 240g da Mimo, dobrado,  colado ao meio e laminado com BOPP de Veludo Mimo.

Mas, como eu disse, anteriormente, essas informações não são importantes para o nosso assunto que é como fechar wire. Essas são ideias que você pode experimentar e ver qual seria a melhor para você.

O que essas capas têm em comum é que elas são finas. E a não ser que eu faça um miolo com muitas folhas, o meu wire não vai precisar ser muito grande.

 

Materiais para encadernação e Mimo Binding

 

Depois dessas definições e da produção do material (capa, contracapa e miolo), chega a hora da furação. No post que te indiquei, anteriormente, eu falo mais sobre as possibilidades de furação.

Como Fazer Furos na Mimo Binding

Para fazer isso eu tenho algumas dicas, mas para você entender vou precisar que tenha lido o post: tudo sobre a Mimo Binding

  1. Quando for definir o tamanho do projeto, prefira medidas que estejam no Manual de Instruções da Mimo Binding, assim você pode ter a etapa de furação garantida. Claro que você pode fazer outros tamanhos, mas se for novato no assunto, considere isso;
  2. Sempre faça a capa e contracapa um pouco maiores que o miolo. O manual já sugere medidas diferentes pra essas partes. Pois, essa diferença preserva o miolo e o produto fica bonito por mais tempo.
  3. Corte papéis de rascunho com a mesma medida do miolo e da capa e use para testar a furação. Ou seja, a dica é não começar a furar direto no seu produto.
  4. Por fim, vai lá ver o post que citei, porque eu detalho as maneiras de furar. Aqui, nesse post, eu furei um projeto com 6 furos (tamanho máximo da encadernadora) e um com mais furos usando o método de furação contínua.

 

capas de projeto de encadernação

 

Logo depois, que tudo estiver furado, vamos definir o tamanho do wire. Para fazer isso, eu usei uma régua que funciona como um gabarito. Ela tem dentes que servem para encaixar todo o material que vai ser encadernado, e ao lado de cada dente tem a indicação do wire adequado.

Contudo, esse encaixe deve ficar folgado. E se você não tiver um wire do tamanho exato escolha um pouco maior, nunca menor.

 

tamanho do nosso bloco de folhas

 

Porém, se não tiver uma régua dessas, você pode colocar o wire nos furos do seu projeto e avaliar se vai servir. Dessa forma, se o seu projeto ficar todo na parte reta do wire aberto, esse vai funcionar. Mas, se os papéis começarem acompanhar a curva do wire, mude pra um wire maior.

 

wire-o Mimo Binding

 

Como Fechar Wire na Mimo Binding

E agora vem um ponto muito importante que é a montagem do material no wire antes de fechar. Repare que o wire tem de um lado as pontas dos anéis e do outro tem umas retas que são as distâncias entre os anéis. Identificou aí?

Então, esse lado com as retas é o que vai ficar no fundo entre a última página do miolo e a contracapa. Dessa forma, é essa parte que vai segurar as folhas para elas não saírem do caderno.

E para que isso aconteça, existe uma ordem certa pra você colocar o material no wire. Por isso, siga essa ordem:

  1. Miolousando wire na encadernação
  2. Capa (com arte virada pra cima)usando wire na encadernação - capa
  3. Contracapa (com arte virada pra baixo). As artes de capa e contracapa vão ficar uma de frente pra outra.

usando wire na encadernação - contracapa

 

E o resultado antes do fechamento é esse! Confere só.

 

usando wire no caderno

 

Como Usar o Gabarito de Wire

A próxima etapa é medir e ajustar o espaço da área de Fechamento de Wire corretamente. Para isso, use o seu Gabarito de Wire para medir o espaço.

 

usando gabarito de wire na Mimo Binding

 

Em seguida, ajuste a parede rosqueando o Botão de Microajuste (esse verdinho na parte da frente). Use as marcações na base da Área de fechamento para se orientar também.

 

Botão de Microajuste para ajustar o wire na Mimo Binding

 

Como Fechar Wire em Uma Etapa

Primeiramente, vou te mostrar como fechar wire em uma etapa, ou seja, fechar todos os anéis de uma só vez. Isso vale para projetos com até 6 furos, que é a capacidade máxima da Mimo Binding.

 

como fechar wire na Mimo Binding

 

  1. Dessa forma, posicione o seu material para que ele fique bem no meio do seu wire, igual aí na foto. Esse é o primeiro passo pra ter o wire redondinho! Segure o material centralizado durante todo o processo, ok?

 

centralize o material na Mimo Binding para fechar o Wire

 

2. Depois que apoiar os dois lados abertos do wire na base da Área de Fechamento, encoste um dos lados na parede que fica parada no fechamento. Igual mostro na foto a seguir:

 

encaixe o wire na Mimo Binding

 

3. Em seguida, abaixe a alavanca e empurre aos poucos o wire. Esse processo acontece aos poucos, não tente fechar tudo de uma vez empurrando com força.

 

como fechar wire redondinho na mimo binding

 

Olha como o wire já fechou um pouco!

 

fechar wire na mimo binding

 

4. Logo depois, repita os passos de 1 a 3. De preferência vire o projeto para que o wire seja empurrado do outro lado. Por exemplo, se você estava com o miolo virado para você, coloque as capas para o seu lado.

 

como fechar wire na Mimo Binding

 

Em seguida, continue até que o wire esteja fechado. Esse precisou de 3 apertadas para fechar. Lembre-se que se  o wire ficar um pouco aberto, a sua contracapa pode escapulir com o tempo.

Portando, as pontas chegam bem perto da parte reta, mas não transpassam. No entanto, se transpassar o seu wire vai ficar menor e isso vai atrapalhar o funcionamento do produto.

 

bloquinho feito com wire e mimo binding

 

Olha como o wire fica no lado de trás do bloco! Dessa forma ele segura as folhas do miolo e permite o funcionamento com perfeição. A posição certa com o aspecto redondinho do wire deixa capa e folhas correrem perfeitamente durante o manuseio do produto.

 

wire fechado na Mimo Binding

 

Como Fechar Wire em  Mais de Duas Etapas

E agora vamos fechar o wire em 2 ou mais etapas. Esse caderno tem 14 furos, por isso eu fechei o wire em 3 etapas. As etapas são similares, você só precisa de ter atenção em alguns detalhes.

Se o seu wire do próximo projeto tem tamanho diferente, ajuste a Área de aplicação novamente com o gabarito de wire. Pois, se não ajustar , você pode apertar além da conta ou nem chegar a apertar.

Por isso, é importante ajustá-lo! E saiba que existe um tanto certo que a parede móvel deve apertar o wire. 

 

usando o gabarito para fechar o wire na Mimo Binding

 

 

Em seguida, apoie o wire da mesma forma que ensinei no fechamento anterior. Desse modo, confira quantos anéis você está posicionando nessa primeira etapa e preste bastante atenção para sempre pegar os dois aros do anel. Se você pegar só um wire vai ficar torto!

 

como fechar wire na Mimo Binding

 

Logo depois, abaixe a alavanca e faça força aos poucos. Então, fecha um pouco, confere, fecha mais até chegar no ponto em que as pontas dos anéis chegam perto da parte reta do wire.

Lembre-se de sempre virar os produtos pra empurrar os dois lados do wire.

 

como fechar wire na Mimo Binding

 

Depois que você fechou os 6 primeiros furos, passe para os 6 furos ao lado. Faça da mesma forma fechando aos poucos. Então, faça isso até finalizar com todos os anéis.

Pronto! Agora você já sabe como fechar Wire na Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular!

Agora, abra o projeto, manuseie e veja se está tudo funcionando bem. As folhas e capa precisam correr bem pelo wire.

 

caderno aberto corretamente com o wire

 

Saiba como Não Deixar Wire Torto

O maior problema que pode acontecer no fechamento do wire é ele ficar torto com aspecto ovalado. Dessa forma, a melhor solução pra tentar salvar é rodar o wire e ir apertando aos poucos.

Assim, aperte um pouco e gire novamente. Então, vai fazendo isso até melhorar o resultado.

Infelizmente, não é sempre que o wire pode ser salvo. E muitas vezes a solução é tirar e usar um novo. Por isso, a gente sempre orienta ir apertando aos poucos.

 

projetos feitos com Wire e Mimo Binding

 

Foi ótimo dividir meu conhecimento com você e espero que tenha gostado!

Além de ver esse passo a passo, se você quiser ver por vídeo como fazer, a Mih Pocket, também do Time dos Sonhos da Mimo, preparou um tutorial de como fechar wire para o Canal do Youtube da Mimo.  Veja a seguir:

 

Agora que você já conheça a melhor encadernadora para fazer encadernação, que tal já praticar fazendo lindos projetos personalizados? Confira, abaixo, dois DIY de planners incríveis com molde grátis.

Como Fazer Um Planner para Vender – Moldes Grátis Cricut

Consiga o molde grátis desse personalizado em nosso post do blog e confira o passo a passo no vídeo do canal:

 

Como Fazer Planner Slim – Molde Grátis Cricut

Consiga também o molde grátis desse personalizado em nosso post do blog e confira o passo a passo no vídeo do canal:

 

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos da Pri

 

Comente o post aqui

Comentários