Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel?

Pri Sathler

Publicado em janeiro 11, 2022

66

Oi, oi, minha gente! Trago um tema bem requisitado por vocês, já que uma das perguntas mais frequentes que recebo é: qual a melhor máquina de cortar papel? Ainda mais que a Cricut oferece vários modelos de alta qualidade.

Essa dúvida é muito comum e nós entendemos o por quê. Os equipamentos são incríveis e versáteis, além disso existem uma infinidade de artesanatos e negócios artesanais.

Então, como saber se uma dessas plotters vai cortar os materiais que você usa e do jeito que precisa?  Continue a leitura que vou te contar tudo sobre elas!

 

Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel? Cricut!

 

Antes de começar a falar de cada uma das máquinas, vou falar um pouquinho sobre a marca Cricut no geral. Pois, a Cricut é a criadora e fabricante de várias plotters de corte de excelente qualidade.

Aliás, tudo que você comprar da marca, vai perceber que tem um diferencial no design, na qualidade dos materiais usados e na funcionalidade. Isto é, essa excelência vai de uma pinça simples até o equipamento de corte Maker, a máquina mais poderosa dessa fabricante.

3 Características Importantes da Cricut

Então, escolhi 3 características importantes para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a Cricut. Vou falar de Tecnologia, Design e Qualidade. Pois, essas são as características que mais me chamaram a atenção quando eu comecei a usar as máquinas Cricut e que, até hoje, me surpreendem.

  1. Tecnologia– na Cricut, a tecnologia empregada nos equipamentos e seus insumos é de ponta e o resultado são equipamentos e materiais de alta performance. Pois, a cada máquina que é lançada, a marca faz pesquisas e aprimoramentos que elevam o desempenho dos produtos.
    Dessa forma, a tecnologia está presente nos cortes precisos dos diversos materiais; nos movimentos que as lâminas fazem ao cortar os materiais; no Design Space, que é o software que comanda as máquinas; e em outros insumos e ferramentas da marca.

    Máquinas de corte Cricut

  2. Design – se tem algo que a Cricut tem é beleza aliada à funcionalidade. Posso dizer que absolutamente tudo o que a marca faz é bonito e funciona muito bem. O design é sempre limpo e moderno, com cores acertadamente escolhidas e formas que nos surpreendem.
    Existe uma mistura equilibrada entre modernidade e elegância, que são nítidos nos produtos da Cricut. Todos os equipamentos ficam lindos nos escritórios, ateliês ou em qualquer outro espaço.

    Lâminas das Máquinas da Cricut

  3. Qualidade – essa é uma característica garantida na Cricut. A qualidade dos equipamentos e produtos é completa. Pois, os materiais utilizados na fabricação dos itens são de alta qualidade.
    A Lâmina de ponta fina, por exemplo, é feita de um metal super resistente e durável. Os plásticos não amarelam e as cores não desbotam.
    Portanto, a qualidade está presente nos materiais usados nos produtos, nas embalagens, nos refis das lâminas, nos insumos como canetas e bases de corte, e em tudo o que a marca tem. Tudo é muito resistente, durável, bonito e tem funcionamento perfeito.

Saiba Mais Sobre a Cricut


Então, se você ficou curiosa para conhecer ainda mais sobre a Cricut, acesse o post abaixo, no qual te conto o que é Cricut e tudo o que precisa saber sobre a marca.

 

O Que é Cricut?


Então, você já deve saber que as máquinas da Cricut cortam diversos materiais como papéis, tecidos, papelão, mídia sintética e por aí vai. E isso é incrível, por que dá para fazer de tudo um pouco com essas maravilhosas.

Se você quer saber mais especificamente sobre alguma delas, incluindo esses outros materiais que cada uma corta, vou te indicar bons materiais a seguir.

Aqui, no blog da Mimo, temos um post que conta 5 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Cricut Explore Air 2. Ou seja, vamos te dar informações que vão te ajudar a fazer sua escolha, caso esteja pensando em comprar a sua primeira plotter de corte para trabalhar com personalizados.

 

5 Coisas Sobre a Explore Air 2

 

Já nesse outro texto, eu vou te contar sobre todos os recursos que a Cricut Joy tem. Desse modo, você vai saber como ela é capaz de te ajudar a fazer grandes feitos neste nosso mercado de lembrancinhas personalizadas.

 

Cricut Joy – Tudo Sobre Esta Plotter de Corte

 

Por outro lado, nesse conteúdo aqui, eu compartilho algumas utilidades e dicas de uso da Cricut Maker. Ou seja, você vai saber como tirar o máximo de proveito dela e descobrir tudo o que ela é capaz de fazer.

 

Cricut Maker: Utilidades e Dicas de Uso

Conheça as Máquinas de Cortar Papel da Cricut

Agora, vamos falar de cada um dos modelos Cricut e fazer um comparativo para te ajudar a descobrir a melhor máquina de cortar papel para a sua demanda específica. Animada? Então, vem comigo, pois são informações muito importantes.

Cricut Explore Air 2 e Cricut Explore 3

Tanto a Cricut Explore Air 2  quanto a Cricut Explore 3 é uma excelente máquina para trabalhar com papéis. Seu uso é facilitado pelo Disco Inteligente, que é o botão grande, à direita da máquina. Pois, ele torna a seleção do material a ser cortado bem mais simples.

Além disso, esse botão já tem algumas das opções de papéis mais usadas configuradas. A Cricut Explore permite que você trabalhe desde o papel sulfite (75g) até o Poster Board, um papel cartão bem encorpado.

 

Cricut Explore Air 2

 

Essas duas máquinas cortam uma lista de mais de 100 materiais. Mas, olhando apenas para os papéis que são os temas desse tutorial, ao todo, são 40 opções compatíveis com ela. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Papéis cópia (o sulfite que a gente imprime) com 3 gramaturas diferentes e uma configuração de corte pra cada;
  • Papéis com acabamentos e texturas super diferentes como glitter, foil, flocado e encerado;
  • Adesivo;
  • Papel para tatuagem;
  • Papel com brilho;
  • Papel corrugado;
  • Chipboard leve (0,37mm);
  • Cardstock de várias gramaturas (até 270g);
  • Kraft;
  • Vegetal;
  • Papel para aquarela de 300g.

Então, esses são alguns dos materiais com configuração pronta para o corte na Explore. A lista completa está dentro do Design Space e é a partir dela que você vai definir qual o papel a máquina vai cortar. Mas, lembre-se, a lista inclui 40 opções para você escolher.

Contudo, uma função muito usada com os papéis é a Impressão e Corte (Print then Cut). As Explore têm essa tecnologia e ela pode ser usada com papéis claros e, de preferência, foscos.

Para aprender mais sobre Impressão e Corte, veja o conteúdo incrível que a Paty, do Time dos Sonhos Mimo Crafts, fez sobre Como Fazer Print and Cut no Papel Kraft Mimo.

 

Papel Kraft Mimo – Como Fazer Print and Cut?

 

Melhor Máquina de Cortar Papel: Cricut Maker x Cricut Maker 3

A Cricut Maker e a Maker 3, sem dúvida, são as rainhas da marca devido aos motivos abaixo:

  • Mais fortes;
  • Mais potentes;
  • Oferecem mais possibilidades;
  • Fazem trabalhos mais pesados e têm uma capacidade produtiva maior, simplesmente, porque são mais resistentes. Surpreendentemente, elas têm 4kg de força no corte, já imaginou o que isso pode cortar?

 

Cricut Maker

 

Mas, falando de materiais, a lista da Cricut Maker é ainda maior. Pois, no total, ela corta mais de 300 tipos diferentes. Os materiais variam do delicado como tule até o encorpado chipboard de 2mm.

A versatilidade dessa plotter de corte é algo excepcional! Talvez a característica mais intrigante dela. Dentro desses mais de 300 materiais, a lista de papéis conta com 64 tipos diferentes. Veja alguns exemplos a seguir.

  • Ela corta alguns board ou cartões bem espessos (que tecnicamente talvez nem sejam considerados papel, mas são papelões feitos de papel, então eu considerei); 
  • Crepon;
  • Papel de arroz, de seda, washi e mulberry – todos esses papéis extremamente finos e delicados;
  • Papel artesanal;
  • Papel de presente;
  • Papel adesivo dupla face;
  • E muitos outros tipos de papel.

Portanto, se você precisa trabalhar com muitos materiais e papéis extremamente distintos uns dos outros, a variedade de ferramentas e lâminas que a Maker aceita faz dela a melhor máquina de cortar papel para o seu negócio. Ela pode usar a Lâmina Rotativa (usada também para tecidos) para cortar os papéis mais delicados.

A Lâmina de Ponta Fina para papéis comuns e a Lâmina de Corte Profundo (preta) para materiais de gramatura e espessura média. Ou ainda a Lâmina Faca (corte extra profundo) para materiais super pesados. Tudo isso faz com que a Maker seja tão versátil para cortar vários materiais.

Cricut Joy

A Cricut Joy é a máquina mais compacta da marca e veio para resolver o problema de quem tem pouco espaço, mas quer fazer projetos incríveis. Apesar de pequena, ela faz cortes longos de até 1.2m. Ou seja, não é porque ela é pequena que só faz projetos pequenos.

 

Cricut joy

 

A Joy é capaz de cortar mais de 50 tipos de materiais e, dessa lista, 15 são papéis de vários tipos, acabamentos e gramaturas. Se você tem dúvida da potência da Joy, saiba que ela corta papel com até 200g/m². Entre eles, você encontra papel de glitter, adesivo, papel foil, papel perolizado e até o corrugado.

Se você ficou interessado na Joy e quer conhecer tudo que ela corta, confira a lista completa de materiais compatíveis.

Além disso, ela tem uma base especial para fazer cartões. Nela, você coloca o seu cartão já dobrado e faz os cortes e escreve com a caneta sem danificar a parte de dentro do cartão. Veja no vídeo abaixo:

 

 

Para te ajudar a criar diferentes cartões, dentro do programa Cricut Design Space e do App da Joy, existem milhões de opções prontas pra você fazer um cartão em minutos.

Tabela Comparativa

Para te ajudar a identificar as diferenças de cada Cricut com mais facilidade e auxiliar na decisão de qual seria a melhor máquina de cortar papel para você, veja a tabela abaixo:

Tabela comparativa

 

Então é isso! Espero que tenha gostado deste post e tirado suas dúvidas sobre como cada uma das plotters de corte Cricut trabalha com o papel!

10 DICAS SOBRE PAPEL COLORIDO

Portanto, se você gostou desse conteúdo, mas ainda tem dúvidas ou curiosidades sobre esse tipo de material, aqui, no Blog Mimo Crafts, temos outras 10 dicas sobre papel colorido para te ajudar! Confira na lista abaixo e arrase no artesanato!

  1. 5 Tipos de Papel Colorido para Decoração

    Esse artigo vai te mostrar 5 tipos de papel colorido para decoração. Dessa forma, a gente te conta como escolher a melhor opção e como usá-la para criar decorações incríveis e criativas.

    5 Tipos de Papel Colorido para Decoração

  2. Papel Colorido Pastel é Bom?

    Está em dúvida se papel colorido pastel é bom? Nesse post, a gente te responde essa pergunta por meio de  boas ideias para criar decorações delicadas e finas.

    Papel Colorido Pastel é Bom?

  3. Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

    Seu negócio é desenhar muito? E você gosta de ir além nos seus designs? Então, você precisa conhecer qual é o melhor papel colorido para desenho. Saiba agora mesmo!

    Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

  4. Papel Colorido Pequeno – Vantagens

    Mas, quais são as vantagens de usar um papel colorido pequeno na sua produção artesanal? Você sabe? Então, conheça agora mesmo nesse material bem prático e resumidinho!

    Papel Colorido Pequeno – Vantagens

  5. O Que é Papel Colorido Criativo?

    Já ouviu falar em papel colorido criativo? Esse post te leva a descobrir um pouco sobre ele!

    O Que é Papel Colorido Criativo?

  6. Melhor Papel Colorido para Decoração

    Esse é o tipo do material que serve como um guia prático sobre papéis mais recomendados para fazer artigos e adornos para decorar casas, ambientes, festas e muito mais. Se essa é sua praia, a gente te ajuda a surfar nessa onda papeleira, confira!

    Melhor Papel Colorido para Decoração

  7. Papel para Artesanato Color Pop – Mimo

    Já nesse outro material riquíssimo, ela te explica todas as características que fazem do Color Pop o papel colorido nº1 quando o assunto é artesanato de qualidade! Você não vai perder!

    Papel para Artesanato Color Pop – Mimo

  8. Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

    Nada do que sugerimos nessa lista te ajudou ainda, pois você quer mesmo é saber como escolher o melhor papel A4 colorido para arrasar nas suas criações? Então, seus problemas acabaram, pois esse conteúdo te mostra exatamente isso!

    Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

  9. Papel para Decoupage – Como Escolher?

    A gente já te mostra como escolher papel para decoupage sem erros!

    Papel para Decoupage – Como Escolher?

  10. Melhor Papel para Scrapbooking

    Enfim, a Pri te conta qual é o melhor papel para você brilhar muito na arte de fazer scrapbooking, olha só!

    Melhor Papel para Scrapbooking

 

Cupom  de Desconto Loja Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos e até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários

    • Ei, Fernanda! Tudo bem? Ficamos super felizes em saber que você gostou deste projeto! 💜💜 Conte sempre com a Mimo para ir muito além do papel. ❤️🧡💛💚💙💜🤍

  • O projeto é lindo mas estou com uma duvida! Quando é utilizado o adesivo de vinil, e depois colocado no adesivo de transferência, é necessário que seja um adesivo de vinil especifico ou pode ser um comum? porque na lista de compras temos adesivo de vinil removível e normal.

    • Ei, Luana! Tudo bem? Você pode fazer com os dois tipos de adesivo vinil. O vinil adesivo é muito resistente à água, porém ele deve ser lavado com delicadeza, tome cuidado e use apenas a parte macia da bucha de lavar louças, ou seja, não use aquela parte áspera. Conte sempre com a gente. 🥰😍

    • Fiquei com uma dúvida, a maker consegue cortar tecido de algodão, tipo tricoline, preparado com termocolante? E qual a capacidade de detalhes desse corte?

      • Ei, Flávia! Tudo bem? A Cricut Maker consegue cortar poliester, feltro, algodão, tecidos mistos, seda, jeans (fino), tecido impermebilizado e muito mais, sem tratamento prévio. Tudo isso graças a Lâmina Rotativa, que acompanha esta plotter de fábrica. 😁

        Veja o corte dela em tecido neste vídeo no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rRS1smuHTOk&t=19s ❤️

  • Pode colocar o vinil direto no vidro da vela? Tem problema de esquentar o vidro e estragar o vinil?
    Ficaram lindas!

    • Ei, Loraine! Tudo bem? Pode sim! O Adesivo Vinil Mimo também suporta até 40 lavagens em lava-louças, baseado em testes feitos em louça lisa em lava louça com água em temperatura de até 50º C. Outro destaque é que ele foi desenvolvido com cola de excelente qualidade, ou seja, isso garante excelente aderência para sua película adesiva. A Gaby Mallab do Time dos Sonhos Mimo Crafts, personalizou velas nesse vídeo do nosso canal do Youtube: https://youtu.be/8NFbEasnqs8?si=9mgOM9BA9O_hgY1Z 💖

  • Boa noite, muito bom os conteúdos. Tem ajudado e facilitado muito. Não possuo iOS, sabe se o snsp mat será disponibilizado para Android?