Melhor Papel Colorido para Decoração

Mimo Crafts

Publicado em janeiro 13, 2022

29

Olá! Se você estiver em dúvida sobre qual é o melhor papel colorido para decoração, não precisa mais se preocupar. Neste post, a gente te mostra tudo sobre os materiais mais indicados para criar peças decorativas.

 

Melhor Papel Colorido para Decoração

 

Um bom planejamento de produção de artesanato pode ser feito com base no conceito, nas técnicas e também nos materiais utilizados. E, com a grande variedade de produtos do mercado, vale a pena conhecer um pouco mais sobre cada um.

Assim, continue a leitura e descubra quais as melhores alternativas de papel para decorar sua casa, eventos e criar seus artesanatos personalizados.

Tipos de Papel para Decoração

Hoje, você pode encontrar diversos tipos de materiais para usar em suas criações e projetos de home decor. Dessa maneira, encontrar o melhor papel colorido para decoração depende muito do que você pretende.

Para te ajudar, listamos a seguir os tipos de papéis mais utilizados são:

Além disso, é legal que você saiba como eles funcionam e como podem melhorar o resultado final das suas peças. Portanto, criamos um pequeno resumo sobre cada um, com pontos positivos e negativos. Também vamos mostrar de que maneira você pode usá-los no artesanato.

1 – Papel Cartão

Quando o assunto é melhor papel colorido para decoração, não dá para esquecer do papel cartão. Ele é aplicado na confecção de painéis, quadros, arranjos e até móbiles para pendurar no teto ou paredes. Desse modo, você pode usar de várias formas. 

Isso porque ele é um material muito versátil, apresentando cores vivas e brilhantes que ajudam no visual das peças. Outra vantagem é que sua resistência  e rigidez também contribuem na hora da montagem de seus artesanatos para decoração. 

Contudo, alguns modelos apresentam cor apenas em uma face da folha. Portanto, é importante verificar qual a interferência no resultado final do seu projeto. Mas, vale a pena utilizar esse tipo de matéria-prima em suas lembrancinhas personalizadas. 

2 – Papel Colorido na Massa

Outra alternativa de melhor papel colorido para decoração são os que são coloridos na massa. Pois, com eles, você consegue fazer cortes, apliques, colagens e montagens com o acabamento perfeito para personalizar seu home decor.

Pois, o papel colorido na massa tem a mesma cor em toda a sua composição, até no miolo, entre a frente e o verso da superfície. Assim, quando você rasga ou corta, ele não fica com aquela borda branca horrorosa que atrapalha o visual final do seu artesanato.

 

Papel para decoração colorido na massa

 

Com certeza, usar o papel colorido na massa gera uma economia grande de tempo que seria gasto para cobrir ou esconder essas partes brancas de um papel de massa branca. Além disso, ele tem cores muito bonitas, que produzem um resultado final incrível, ou seja , vale a pena experimentar em suas criações. 

Com ele, você pode fazer uma luminária de parede lindona assim:

 

Como Fazer Luminária de Parede com Papel Colorido

 

E que tal arrasar no home decor com flores de papel lindas assim? Você pode usá-las em letras 3D transparentes como no vídeo abaixo ou em outras composições, como em jarros e quadros, por exemplo.

 

Também dá para investir em letras 3D de papel para fazer decorações bem moderninhas. E o melhor é que a Pri te ensina como com o arquivo grátis incrível abaixo!

 

Como Fazer Letra 3D com papel colorido

 

É possível criar até aparador de livros maravilhoso como esse abaixo, usando apenas papel!

 

Como Fazer Aparador de Livros de Papel Colorido

 

3 – Papel Fotográfico

Além desses, ainda temos outra opção de melhor papel colorido para decoração: o fotográfico. Uma das coisas mais legais sobre ele são as personalizações que você consegue fazer usando esse material.

Por isso, o papel fotográfico na decoração é bem versátil, com opções texturizadas, adesivas, e até dupla face. Você consegue usar essas diferentes variedades para imprimir quadros, relógios, criar painéis com desenhos já prontos ou montar suas próprias colagens e muito mais.

Ainda, é possível criar lembrancinhas e objetos personalizados para home decor. No vídeo abaixo, do Canal Mimo Crafts no YouTube, a Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos, te conta as vantagens de cada tipo de Papel Fotográfico da Mimo:

 

 

Ele tem uma estética muito bonita, com a aparência brilhante ou fosca e bem acabada. Contudo, pode ser um pouco mais demorado criar artesanatos em larga escala com papel fotográfico sem ter equipamentos próprios para isso.

Por isso, confira no post abaixo os materiais necessários para começar a trabalhar no ramo da papelaria personalizada.

 

Materiais para Papelaria Personalizada – Como Começar

 

4 – Papel Kraft

Se a gente está falando sobre o melhor papel colorido para decoração, não podemos deixar o papel kraft de fora. Isso porque ele é muito versátil, e pode ser usado de diversas maneiras diferentes em artesanatos para decoração de casas e outros ambientes.

A Loja da Mimo vende até versão adesiva imprimível dele. Confira um pouco mais sobre ele e como usá-lo para fazer print and cut no vídeo da Paty, também do nosso time, abaixo:

Portanto, ele serve para criação de peças personalizadas, painéis, quadros, revestimento de pacotes e caixas, etc. Isto é, na hora de usar esse material, sua criatividade é quem estabelece os limites de uso.

 

Papel Kraft

 

Porém, é importante sempre considerar a questão da resistência desse tipo de papel, que não é tão alta. Pois, ele rasga e cria marcas com facilidade, fato importante principalmente se for fazer detalhes e vincos. Então, não esqueça desse porém na hora de manusear o material.

5 – Chipboard

Chipboard é o melhor papel para decoração para quem quer fazer objetos e adornos personalizados montáveis.

Conforme a Mih mostra no tutorial do vídeo abaixo, ele tem uma espessura maior. Por isso, apresenta rigidez para você montar bonecos, itens de decoração e até mesmo quadros estilizados. Aperte o play e confira!

Dessa maneira, ele é mais ou menos como uma plaquinha de papel prensado. Então, você pode desenhar e cortar diversos arquivos para montar suas peças 3D personalizadas mais diferentonas de maneira eficaz e sem medo de ser feliz.

Assim, seus projetos ganham firmeza e volume e você conquista a confiança da clientela. Contudo, você vai precisar considerar essa rigidez do papel na hora de planejar seu artesanato. Lembre-se sempre de que ele não dobra com tanta facilidade. 

6 – Papel Vegetal

No quesito melhor papel colorido para decoração delicada, uma das alternativas mais legais é o papel vegetal. Com ele, você pode criar luminárias como essas que a Mih também ensina no vídeo abaixo, moldes, painéis incríveis para decorar sua casa ou seus eventos e muito mais. 

 

Ele tem uma espessura bem fina e a folha é um pouco translúcida. Dessa maneira, você consegue copiar outros desenhos somente sobrepondo a folha de papel vegetal e contornando por cima.

Porém, ele tem uma resistência baixa e costuma dobrar e criar vincos com muita facilidade durante o manuseio. Então, cuidado redobrado para não prejudicar o acabamento das suas peças personalizadas na hora de trabalhar com o papel vegetal. 

7 – Papel para Scrap

E se precisar encontrar o melhor papel colorido para decoração, você também pode testar o papel para scrap. Ele funciona super bem para a criação de quadros e scrapbook para você enfeitar sua casa. Já comentamos sobre isso aqui no blog, quer ver?

Nesse post abaixo, por exemplo, mostramos qual é o melhor papel para scrapbooking.

 

O melhor papel para Scrapbooking

 

Por outro lado, a Paty, do nosso Time dos Sonhos Mimo Crafts, também ensinou como fazer esse quadro maravilhoso com papel no vídeo bacanudo abaixo:

 

Geralmente, esse tipo de papel apresenta colorações ou desenhos pré-estabelecidos, como estampas, mas isso não é regra. Por isso, ele é ótimo para usar em recortes, apliques, revestimentos, patchworkde papel, decoupage  ou montagem de quadros e painéis.

Olha que geniais que ficaram esses nichos de parede feitos com papel para scrap metalizados estampados da Cricut pela Pri:

 

Como Fazer Nichos de Parede com Papel Colorido

 

Porém, normalmente, esse tipo de material também é bem fino e tem pouca resistência, sendo, por isso, recomendado para trabalhos mais delicados. Então, não esqueça se certificar se esse tipo de material cabe bem para as peças que você pretende criar e para o estilo de decoração que se pretende construir.

Papel para Decoração de Festa

Na hora de escolher o melhor papel colorido para decoração de festa, preste atenção ao conceito. Dessa maneira, você consegue adaptar suas criações para combinar com o visual do evento como um todo.

Por exemplo, você consegue usar o papel vegetal para criar luminárias estilizadas. Assim, quando acender as luzes, elas vão usar sombra e luz para projetar figuras na parede, além de dar um visual bem delicado ao ambiente, ótima ideia para tema Halloween por exemplo. 

Além disso, os papéis com cores vibrantes, tal qual o papel colorido na massa, podem ajudar a criar móbiles e peças penduradas, como a belezura que a Fê Estevão, também do nosso Timão, ensinou na live abaixo, originalmente exibida no nosso Instagram.

No caso desse móbile da Fê, ela criou um falso chipboard com camadas de papel, mas nada impede de você usar um chipboard original. Esse material tem muito potencial para te ajudar a fazer lembrancinhas personalizadas com os temas das festas do seus clientes.

Portanto, o importante é entender o que você quer agregar na decoração e buscar responder como o seu artesanato pode te ajudar a fazer isso. É importante ainda saber como cada material ajuda a criar um visual mais bonito para seu evento.

Papel para Decoração de Lembrancinhas Personalizadas

Então, na hora de escolher o melhor papel colorido para decoração de lembrancinhas personalizadas, use os mesmos conceitos. Você precisa saber o que quer oferecer e qual o tema geral da festa.

 

Lembrancinha personalizadas com papel colorido para decoração

 

Assim, o chipboard é uma excelente opção para criar lembrancinhas montáveis. Porém, o papel colorido na massa e o papel cartão também podem ajudar a criar etiquetas e lembrancinhas escritas.

E se você precisar de mais ideias, aqui no Blog da Mimo, a gente te dá o menu completo para seu evento. Por isso, vale a pena ler outros conteúdos sobre artesanato para decoração de festa. Então, tire um tempinho para saber como deixar seus personalizados e as comemorações de seus clientes ainda mais inesquecíveis!

10 Dicas Sobre Papel Colorido

Se você gostou desse conteúdo, mas ainda tem dúvidas ou curiosidades sobre esse tipo de material, aqui, no Blog Mimo Crafts, temos outras 10 dicas sobre papel colorido para te ajudar! Confira na lista abaixo e arrase no artesanato!

  1. Papel para Print and Cut – Color Pop Mimo é o Melhor!

    Nesse primeiro, a Fê já te mostra os motivos que fazem o Color Pop Mimo ser o melhor papel para print and cut!

    Papel para Print and Cut – Color Pop Mimo é o Melhor!

  2. O Que é Papel Colorido Criativo?

    Já ouviu falar em papel colorido criativo? Esse post te leva a descobrir um pouco sobre ele!

    O Que é Papel Colorido Criativo?

     

  3. Melhor Papel Colorido para Decoração

    Esse é o tipo do material que serve como um guia prático sobre papéis mais recomendados para fazer artigos e adornos para decorar casas, ambientes, festas e muito mais. Se essa é sua praia, a gente te ajuda a surfar nessa onda papeleira, confira!

    Melhor Papel Colorido para Decoração

     

  4. Papel Colorido Pequeno – Vantagens

    Mas, quais são as vantagens de usar um papel colorido pequeno na sua produção artesanal? Você sabe? Conheça agora mesmo nesse material bem prático e resumidinho!

    Papel Colorido Pequeno – Vantagens

     

  5. Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

    Seu negócio é desenhar muito? E você gosta de ir além nos seus designs? Então, você precisa conhecer qual é o melhor papel colorido para desenho. Saiba agora mesmo!

    Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

     

  6. Como Imprimir em Papel Colorido – Color Pop Mimo

    E como imprimir em papel colorido, você sabe? A Pri Sathler te mostra a melhor forma de fazer isso usando o Color Pop Mimo nesse tutorial mais perfeito!

    Como Imprimir em Papel Colorido – Color Pop Mimo

     

  7. Papel para Artesanato Color Pop – Mimo

    Já nesse outro material riquíssimo, ela te explica todas as características que fazem do Color Pop o papel colorido nº1 quando o assunto é artesanato de qualidade! Você não vai perder!

    Papel para Artesanato Color Pop – Mimo

     

  8. Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel? Cricut!

    Contudo, reflita um pouquinho aí: do que adianta ter um papel de altíssima qualidade, se suas ferramentas de trabalho não acompanham esse alto nível? É por isso que a Pri também tratou de criar um tutorial mara explicando qual é a melhor máquina de cortar papel da Cricut para cada tipo de negócio criativo. Dê uma olhadinha, pois tá valendo muito a pena!

    Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel? Cricut!

     

  9. Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

    Nada do que sugerimos nessa lista te ajudou ainda, pois você quer mesmo é saber como escolher o melhor papel A4 colorido para arrasar nas suas criações? Então, seus problemas acabaram, pois esse conteúdo te mostra exatamente isso!

    Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

     

  10. Melhor Papel para Scrapbooking

    Por último, mas não menos importante, a Pri te conta qual é o melhor papel para você brilhar muito na arte de fazer scrapbooking, olha só!

    Melhor Papel para Scrapbooking

 

Até o próximo tutorial!