O Que Significa DIY no Artesanato?

Mimo Crafts

Publicado em julho 19, 2023

60

Olá, tudo bem? Certamente , você já ouviu falar nessa sigla no artesanato, mas sabe o que significa DIY no artesanato? DIY é a sigla em inglês para Do It Yourself, que significa Faça Você Mesmo.

No artesanato, ela é uma forma de expressar a sua criatividade e personalidade através de projetos feitos à mão, usando materiais simples e acessíveis.

 

O que significa diy no artesanato

 

Artesanato e DIY – O Que É?

Artesanato e DIY são duas formas de expressão criativa que envolvem a produção manual de objetos, peças, acessórios e decorações. Mas, você sabe qual é a diferença entre eles?

Artesanato é uma atividade que utiliza técnicas tradicionais, regionais ou culturais para criar produtos com valor artístico, funcional ou simbólico.

Ou seja, o artesão geralmente utiliza materiais naturais, como madeira, barro, tecido, palha, pedra, etc., e segue um padrão ou um modelo para a confecção das peças.

Sendo assim, o artesanato pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas que preservam e valorizam a cultura local.

Confira no post a seguir, sobre como começar no empreendedorismo artesanal e descubra como ter uma nova fonte de renda, que pode se tornar a sua principal. 

 

Empreendedorismo Artesanal – O Que É e Como Começar

 

Você já sabe o que significa DIY no artesanato, certo? Desse modo, ele é um conceito que incentiva as pessoas a realizarem projetos por conta própria, usando materiais diversos, como recicláveis, reaproveitados ou comprados em lojas especializadas. 

Portanto, ambas as formas de arte são benéficas para o bem-estar físico e mental, pois proporcionam relaxamento, satisfação, autoestima e orgulho.

Além disso, são formas de expressar a personalidade, o estilo e os valores de cada um. 

 

Como se expressar por meio do diy no artesanato

 

O Que é Conteúdo DIY?

Conteúdo DIY é aquele que ensina, inspira ou mostra como fazer um projeto de artesanato, seja através de texto, imagem, vídeo ou áudio.

Dessa forma, pode ser encontrado aqui no nosso Blog, Canal do YouTube, redes sociais e outras plataformas digitais! 

Decerto, é uma ótima forma de aprender novas técnicas, conhecer novos materiais, descobrir novas ideias e se divertir fazendo arte.

Além disso, o DIY permite aos indivíduos colocarem sua criatividade em prática, estimulando a autonomia e o senso de realização pessoal.

É uma maneira econômica e sustentável de produzir objetos personalizados, presentes únicos e até mesmo itens de decoração para casa.

 

Como utilizar o do diy no artesanato

 

É Possível Ganhar Dinheiro Com DIY?

O conteúdo DIY também pode ser uma forma de gerar uma renda extra ou até mesmo se tornar uma fonte de trabalho principal. Pois, muitas pessoas buscam por produtos artesanais e exclusivos.

Além disso, com o crescimento das redes sociais e plataformas digitais, tornou-se mais fácil compartilhar o conhecimento e comercializar esses produtos, criando um negócio próprio.

Neste post, abaixo, você pode aprender como empreender em casa, com dicas por onde começar a montar o seu próprio negócio de artesanato.

 

Como Empreender em Casa – Dicas para Começar

Como Aprender DIY no Artesanato?

Nesse sentido, outra vantagem do DIY é que ele pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente do nível de habilidade.

Aqui, no nosso Blog, por exemplo, existem projetos para iniciantes com passo a passo detalhados.

Portanto, temos vários tutoriais sobre os mais diversos temas, são projetos dos mais simples, até os mais avançados para aqueles com mais experiência.

Veja este vídeo da Paty Moura, com um DIY muito fácil para personalizar capinhas de telefone usando adesivo vinil.

 

 

De fato, o DIY no artesanato é uma maneira inclusiva de aprender e se envolver com o esse universo.

Contudo, entender o que significa DIY  no artesanato e seu conteúdo oferece uma variedade de benefícios, desde aprendizado e diversão, até oportunidades de negócios e impacto positivo no meio ambiente.

É uma forma acessível e versátil de se envolver com o artesanato e a arte. Já que permite que, qualquer pessoa explore sua criatividade e se divirta enquanto cria algo com suas próprias mãos.

O Que Fazer de DIY?

O nosso Blog é uma ótima opção para quem busca ideias criativas de DIY e artesanato.

Pois, ele tem um conteúdo repleto de passo a passo de projetos, e oferece uma variedade de tutoriais que podem ser facilmente seguidos, mesmo por iniciantes.

Seja para decorar a casa, fazer lembrancinhas para festas, personalizar roupas e acessórios, ou até mesmo criar presentes únicos. Afinal, temos um vasto arquivo de ideias para os entusiastas de DIY.

Veja o passo a passo de DIY, abaixo, que é superfácil de fazer com ferramentas básicas. A Fernanda Estevão ensina como fazer caixas personalizadas com ferramentas básicas de DIY no artesanato.

 

Como Fazer Caixas Personalizadas com Tesoura

 

Além dos tutoriais de passo a passo, oferecemos dicas de equipamentos, materiais, ferramentas e técnicas que podem ser utilizados em seus projetos.

Isto é, especialmente, útil para quem está começando a se aventurar no universo do faça você mesmo e precisa de orientações para descobrir o que significa DIY no artesanato.

Neste post, você pode conhecer mais sobre as ferramentas para scrap, elas também são ideais para quem está começando a se aventurar em DIY no artesanato.

 

Ferramentas para Scrap Mimo e Cricut – Melhor Acabamento

 

As possibilidades de DIY no artesanato são infinitas. Ainda mais que você pode fazer desde projetos simples e rápidos. Até projetos mais elaborados e demorados, dependendo do seu tempo, habilidade e gosto.

DIY Ideias Criativas

Quadros e Molduras

Para criar quadros e molduras, você pode utilizar acetato, tintas acrílicas, pincéis, papéis e vinis. Com eles, você pode criar suas próprias telas, colagens ou dar uma nova cara a molduras antigas.

Neste vídeo, a Paty Moura ensina como fazer quadro artesanal, uma ótima opção para DIY de home decor. Com ele, você consegue dar um charme para qualquer cômodo da casa.

 

Velas

Para criar velas, você pode usar ceras, pavios, fragrâncias e recipientes diferentes para dar um toque especial.

São opções perfeitas para deixar sua casa mais aconchegante e perfumada, é mais uma opção para você entender o que significa DIY no artesanato de uma nova perspectiva.

Então, confira o passo a passo que a Fernanda Estevão mostra como personalizar velas, afinal é uma ótima opção para você gerar uma renda extra com o artesanato.

 

Como Personalizar Velas

 

Bijuterias e Acessórios

Para os amantes de bijuterias e acessórios, é possível criar diversas peças com materiais variados, como acetato, couro sintético e até mesmo papel

Aprenda como criar bijuterias com resina com a Pri Sathler, do nosso Time dos Sonhos.

 

Como Trabalhar com Resina para Artesanato

 

Bolsas

Que tal customizar bolsas? Com tecidos, tachas, botões e transfers para tecidos, você pode transformar uma bolsa simples em um acessório cheio de estilo. 

A Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo, mostra como é possível personalizar uma bolsa com transfers para tecidos. Com esse DIY, os seus acessórios terão as estampas que você imaginar.

 

Como Fazer Bolsa Personalizada – DIY na Cricut

 

Roupas e Customizações

A personalização e customização de roupas sempre esteve em alta, além disso, você também pode customizar roupas antigas para dar uma cara nova a elas.

Com transfers para tecidos e as prensas térmicas, a sua imaginação não terá limites.

Veja como personalizar roupa usada em uma opção de customização que a Pri Sathler fez para resgatar aquela peça antiga do guarda-roupa, e transformá-la em algo novo com muito estilo.

 

Como Customizar Roupas Passo a Passo

 

Almofadas

Nada melhor do que almofadas feitas por você mesma. Para isso, use tecidos próprios para personalizar com transfers para tecidos, é uma ótima ideia de criar peças únicas e confortáveis para decorar seu sofá ou cama.

Neste DIY, a Pri Sathler mostra como fazer almofadas personalizadas para decorar a sua casa ou presentear alguém especial.

 

Como Fazer Almofadas Personalizadas

 

Flores e Plantas

Com a variedade de flores artificiais e vasos disponíveis, você pode criar arranjos florais para decorar sua casa ou presentear alguém especial. Com materiais como o feltro é possível reproduzir DIY’s incríveis na sua casa. 

Neste passo a passo, a Pri Sathler inspira você a inovar na sua decoração e dar o seu toque especial para tornar a sua casa mais aconchegante. Confira a seguir como fazer artesanato em feltro.

 

Artesanato em Feltro: Ideia de Decoração

Brinquedos e Jogos

Fazer DIY para as crianças também é uma ótima opção, além de poder contar com a ajuda dos pequenos. Desenvolva a criatividade deles com projetos divertidos e educativos usando os papéis.

Veja o tutorial que a Fernanda Estevão fez para criar com as crianças, um projeto superdivertido de jogo da velha personalizado. É uma ótima ideia compartilhar.

 

Lembrancinha de Dia Das Crianças: Jogo da Velha Personalizado

 

Lembrancinhas e Embalagens

Se você está buscando por ideias de lembrancinhas e embalagens, no nosso blog temos várias opções para datas comemorativas como, por exemplo, natal, páscoa, dia das mães, dia dos pais e muitas outras.

Veja essa opção de lembrancinha para o dia dos pais que a Pri Sathler preparou para surpreender os papais que amam fazer churrasco para a família ou cozinhar. 

 

Lembrancinha Dia dos Pais – Arquivo Grátis Cricut

 

Então, se você está em busca de inspiração, criatividade e uma maneira divertida de expressar sua personalidade através de projetos DIY. No nosso blog você encontra tutoriais detalhados e inspiração para as suas ideias.

Ademais, você pode aproveitar para aprender também sobre outros nichos do artesanato como, por exemplo, scrapbooking, home decor, estamparia e muito mais! 

Desse modo, você pode liberar sua criatividade, criar presentes únicos e decorar sua casa de uma forma original e personalizada.

Portanto, não importa o nível de habilidade, você encontrará projetos adequados para todos os gostos e níveis de experiência.

Até a Próxima!

Comente o post aqui

Comentários