Como Fazer Bolsa Personalizada – DIY na Cricut

Pri Sathler

Publicado em novembro 12, 2020

29

Oi, oi! Eu sou a Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo Crafts. E estou aqui hoje com o passo a passo de como fazer bolsa personalizada. Este DIY na Cricut e bem fácil e de um projeto super lindo e colorido para você!

Esse post é para te inspirar a transformar uma simples eco bag em um presente incrível! As eco bags viraram brinde oficial em eventos. Quem aí já não acumulou essas bolsas?

Eu, pelo menos, já tive (e ainda tenho) várias e até tento usar. Mas, a verdade é que elas são pequenas para tarefas como compras, por exemplo. Além disso, a maioria não é bonita, não é verdade?

Por isso, tenho certeza de que este é o produto perfeito para aquela empresa que te procura falando que quer dar algo especial para os o clientes, por exemplo. Ou também pode ser um produto que você vai acrescentar na sua lista de ofertas.

 

Como Fazer Bolsa Personalizada - DIY Cricut

 

Então, foi considerando todas essas coisas que eu criei uma eco bag diferente! E para fazer isso, eu escolhi trabalhar com o transfer termocolante para tecidos em várias camadas.

Pois, o transfer é um material muito legal para estampar tecidos. Ou seja, ele pode ser facilmente cortado pelas máquinas de corte da Cricut. E, sendo assim, são capazes de transformar qualquer peça!

Além disso, para que a peça ficasse bem interessante, eu resolvi costurar a bolsa também. Contudo, é claro que você pode usar uma pronta. Mas, se você quiser algo totalmente diferente do que já tem no mercado, porque não costurar uma que você goste?

 

Confecção de Bolsas Personalizadas

Não se prenda ao meu modelo, nem ao fato de que fiz uma do zero. Porque a ideia aqui é te mostrar que, usando a Cricut, dá para inovar um produto que já está no mercado há mais tempo.

Isto é, se você não sabe costurar e não pode encomendar uma bolsa diferente, faça com a que você achar pronta. Afinal de contas, já é um super diferencial trabalhar uma estampa assim em eco bags!

Sendo assim, confira, a seguir, a lista completa de materiais que eu usei neste passo a passo de como fazer bolsa personalizada. Isto é, que você também vai precisar para fazer essa estampa!

 

Lista de Materiais Necessária para Personalizar Bolsa com Transfer

 

E é claro que você já encontra a maioria destes produtos a venda na loja Mimo Crafts: www.mimocrafts.com.br.

Primeiramente, para começar este passo a passo de como fazer bolsa personalizada, abra a imagem. Depois disso, redimensione-a de acordo com ao tamanho da sua bolsa.

Em seguida, desagrupe a imagem para trabalhar as cores. Repare que as partes foram separadas por cor.

 

Abra a imagem e redimensione-a de acordo com ao tamanho da sua bolsa.

 

Como Fazer Bolsa Personalizada – Alteração de Cores no Design Space

Para alterar as cores para as que eu havia escolhido, é bem fácil. Pois, basta escolher o grupo e mudar a cor na ferramenta de cor. Mas, além disso eu também queria alterar a cor de itens dentro desse grupo.

Contudo, esse grupo de formas não estava só agrupado. Sendo assim, para fazer isso, nós vamos pegar uma forma pronta, dimensioná-la e rotacioná-la até que ela cubra apenas o item que a gente quer mudar a cor.

 

Alteração da cor de itens dentro do grupo

 

Então, aqui, eu usei o círculo, mudei para oval e fui arranjando de maneira que ele ficasse por cima apenas dessa folha preta maior e das bolinhas

Depois, que estava do jeito que eu queria, eu selecionei a camada do oval + a camada desse grupo e cliquei na ferramenta Fatiar. Pronto! O objeto foi recortado do grupo, ou seja, agora, já pode ser editado separadamente.

 

Selecionei a camada do oval + a camada desse grupo e cliquei na ferramenta Fatiar

 

Em seguida, delete o oval e todos os recortes e fique apenas com a folha original.

 

Delete o oval e todos os recortes e fique apenas com a folha original.

 

1ª Dica Importante!

:: Qualquer parte de qualquer projeto pode ser separada dessa forma. Basta escolher a melhor forma geométrica pra isso.

::  Fique atenta porque essa ferramenta só funciona com 2 layers selecionados. Se você quiser mudar várias partes, faça aos poucos.

Depois de fazer isso com as outras partes, eu coloquei as cores que escolhi em cada pedaço do desenho. Esse é um ótimo jeito de verificar se o que você imaginou vai ficar legal.

 

Coloque as cores que escolhi em cada pedaço do desenho

 

Quando estiver com tudo definido (cores; tamanho e etc), clique em Fazer. Logo, você vai para página com as bases de corte. Já vai tudo separado por cor, por isso, é importante você definir as cores lá na Tela.

 

Quando estiver com tudo definido (cores; tamanho e etc), clique em Fazer

 

Enviando para a Cricut Cortar

Então, a primeira coisa importante que você vai fazer é espelhar todas as bases. Isto é, é só clicar no botão Espelhar. Mas, você também pode fazer isso com o desenho todo de uma vez lá na Tela.

Então, a ferramenta para isso está na barra superior.

2ª Dica Importante!

:: Faça formas geométricas e coloque em alguns cantos para você aproveitar um pouco o material que vai sobrar e guarde pra projetos futuros!

:: Não mude o layout do corte para aproveitar melhor o material. É importante deixar como está porque assim fica mais fácil encaixar as camadas.

Agora, é só preparar as bases de corte com cada transfer escolhido por você. Aqui, eu usei a base verde para o transfer com glitter e a base azul para o liso. Corte um pedaço do material e coloque com o lado brilhante pra baixo e mande a máquina de corte Cricut cortar!

3ª Dica Importante!

:: Tire a base de corte do material assim, igual na foto, e não o material da base de corte. Pois, a cola da base verde é mais forte. E, fazendo assim, desta forma, você não deforma ou danifica o material recortado, preservando-o do jeitinho que você planejou e cortou!

 

Tire a base de corte do material e não o contrário

 

:: Se sua base estiver com pouca cola ou se seu transfer insistir em enrolar novamente, use alguma ferramenta para passar por cima (o rolinho da Cricut é perfeito pra isso) e use pedaços de fita crepe nas pontas. A fita não estraga a sua base e segura o seu material no lugar!

 

Se sua base estiver com pouca cola ou se seu transfer insistir em enrolar novamente, use alguma ferramenta para passar por cima (o rolinho da Cricut é perfeito pra isso) e use pedaços de fita crepe nas pontas

 

Tire todo o excesso do material recortado e corte também um pouco do liner (o plástico que segura o transfer no lugar). Mas não separe as partes! Aqui, eu usei o Gancho da Cricut, que é a ferramenta perfeita pra depilar transfer e vinil adesivo.

 

Depile os excessos do corte e retire o liner

 

Como Fazer Bolsa Personalizada com Transfer em Camadas

E, chegou a hora de estampar nesse tutorial de como fazer bolsa personalizada!

Então, já aqueça a Prensa Térmica Easy Press 2 na temperatura adequada aos materiais que você escolheu. Confira a tabela oficial da Cricut clicando aqui.

Repare que, nessa tabela, você também vai ter informações importantes como pré-aquecer o seu tecido antes de começar a aplicação; temperatura ideal para retirar o liner do transfer e a pressão que deve ser feita durante a aplicação.

Importante! O transfer da Mimo não está na tabela da Cricut, sendo assim, faça um teste.

Prepare a sua bolsa para receber os transfers. Coloque a sua Base de Termo Transferência Cricut ou uma toalha dentro da bolsa pra compensar as costuras e excesso de tecido.

Isso, porque se a Easy Press não encostar toda no material, a aplicação não vai ficar perfeita de primeira.

 

Coloque a sua base de termo transferência ou uma toalha dentro da bolsa pra compensar as costuras e excesso de tecido

 

Alguns transfers não devem ser sobrepostos. Ou porque eles não oferecem aderência ou porque não aguentam o excesso de calor. Sendo assim, seguem algumas coisas para você considerar:

  1. Transfer com glitter, holográfico, foil e sportflex devem vir sempre na camada de cima. Os 2 primeiros não oferecem aderência adequada e os 2 últimos são mais sensíveis ao calor.
    Quando o desenho tem recortes onde as formas se encaixam, você não precisa de preocupar com a aderência. O desenho desse projeto é assim, por exemplo. Nenhum transfer está sobre o de glitter.
  2. Você sempre vai considerar metade do tempo indicado para a aplicação de cada camada. Isso pra que o material não seja super aquecido a cada camada aplicada. Você usará o tempo todo só na última camada.
  3. Quando escolher um tecido com elastano use o transfer Sportflex da Cricut. Ele é o indicado para acompanhar a elasticidade da sua peça. E se for trabalhar camadas, use apenas esse transfer.

 

Aplicação camada por camada

Posicione alguns dos recortes para achar o melhor lugar para aplicar. Use uma régua ou fita métrica pra conferir o alinhamento, se necessário. Vou usar as cores dos meu recortes pra te orientar quanto a ordem de aplicação, ok?

Comece pela camada Rosa. Aplique, verifique se colou e tire todo o liner.

 

Comece pela camada rosa

 

Coloque a camada roxa e um tecido fino por cima para proteger o transfer rosa. Em seguida, aplique, verifique se colou e retire o liner.

 

Coloque a camada roxa e um tecido fino por cima para proteger o transfer rosa

 

Faça assim até finalizar a última camada deste tutorial de como fazer bolsa personalizada com transfer. Aqui, eu continuei com o Azul Claro, depois, com o Amarelo e, por último, com o Azul Escuro. Lembre-se de usar o tempo completo na última camada!

 

Repita com as outras camadas: coloque a camada da cor a ser aplicada aplicada e um tecido fino por cima para proteger o transfer da cor já aplicada

 

Quando estiver tudo aplicado e sem o liner, aplique metade do tempo no verso da bolsa. Se a sua bolsa tiver mais camadas de tecido como a minha, pode aplicar o tempo completo no verso também.

E pra dar um charme a mais, eu caseei uns pompons. Você pode usar mini tassel, cianinha, e etc.

 

E pra dar um charme a mais, eu caseei uns pompons

 

E, finalmente, sua bolsa está pronta e maravilhosa!

 

Bolsa personalizada com transfer pronta  e maravilhosa

Ela tem ou não o potencial de mudar o conceito de ecobag que foi criado pelo mercado de brindes? É sempre bom ter coisas diferentes e inovadoras para oferecer para os nossos clientes.

Ou seja, repensar algo que já existe é uma ótima oportunidade!

 

Bolsa personalizada com transfer em uso

 

Espero muito que você tenha curtido esse passo de como fazer bolsa personalizada com uma simples eco bag. Siga e marque a gente no Instagram @mimocrafts. Depois, poste as fotos das bolsas feitas com nossos produtos usando a nossa hashtag #mimocrafts.

 

Cupom de Desconto Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping! É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Usar na Loja Mimo Crafts

 

Nos vemos em breve!

Pri Sathler,

Quer conhecer mais do meu trabalho? Me segue aqui, olha:

Instagram | Facebook

Mimo Crafts | Muito Além do Papel

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Pri Sathler

http://www.prisathler.com.br/

2
18

Comente o post aqui

Comentários

    • Ei, Danielly! Tudo bem? Este post que você comentou é sobre uma lembrancinha de Dia das Mães. Contudo, no inicio do ano, a Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos Mimo Crafts, publicou um post com molde grátis de planner 2021 aqui no blog. Todos os moldes grátis para Cricut disponibilizamos aqui no blog podem ser usados para produzir e vender produtos físicos. Apenas a venda e distribuição dos arquivos digitais são expressamente proibidos e estão sujeitos as implicações legais de direitos autorais. 😍🥰

  • Oi!! Tudo bem?? Adorei a matéria, mas fiquei com algumas dúvidas:
    Que material é usado pra fazer as imagens? Não é uma impressão sublimatica, certo? O que eu preciso ter além da prensa? E eu posso fazer qualquer desenho? Se eu quiser fazer uma arte própria é possível? Ou só as que eles disponibilizam??

    • Ei, Clara! Tudo bem? Você não precisa necessariamente ter uma impressora de sublimação não. Com a prensa térmica Easy Press, você pode fazer estamparia usando transfer para tecidos, que só precisa ser cortado no formato desejado, ou seja, não usa impressora. Além disso, com a Prensa Térmica você consegue fazer inclusive sublimação sem precisa ter uma impressora sublimática. Para isso, basta você usar os transfer sublimáticos ou as canetas sublimáticas Infusile Ink Cricut. Temos um tutorial explicando isso: https://blog.mimocrafts.com.br/tudo-sobre-sublimacao-infusible-ink-cricut/. 😍🥰