Como Tirar Fotos de Produtos para Vender

Pri Sathler

Publicado em janeiro 27, 2022

66

Oi, oi, minha gente! Hoje vamos falar de como tirar fotos de produtos para vender, ou seja, fotografia. Eu não sou fotógrafa, sou apenas uma curiosa que aprendeu algumas coisas nos últimos anos e quero compartilhar com você!

Está mais do que perceptível que vivemos numa era extremamente imagética. Isto é, tudo é imagem. As crianças de hoje não sabem o que é ouvir música sem ver a música, concorda? A popularização de câmeras fotográficas deu o start nisso e todo mundo começou a fazer mais fotos.

Logo depois, vieram os celulares com câmera e nos últimos anos as redes sociais. Esse progresso mudou a maneira como consumimos, modificou nossos interesses, nossas percepções e a maneira como aprendemos também.

 

Como Fazer Fotos de Produtos para Vender

 

 

Toda essa história de como consumimos, nos dias de hoje, tem a ver com você e comigo. Para nós vendermos o nosso trabalho, precisamos de boas imagens.

A gente tem que mostrar o processo de como nosso produto é feito, como é embalado, se ele é útil e como vai resolver o problema de alguém e os detalhes também, ou seja, exibir cada vez mais.

Para isso você não precisa ser profissional, nem ter um estúdio para tirar boas fotos de produtos. Então, minha missão é te mostrar algumas soluções e compartilhar o que aprendi nesses anos mostrando o meu trabalho.

Contudo, não vou te ensinar a fotografar, nem falar de coisas técnicas de obturador, nem nada disso. Meu intuito é indicar coisas que vão elevar o nível da sua foto. Assim, você vai fazer imagens de maneira caseira, mas com cara de profissional.

Então, tudo o que eu vou falar aqui vai servir para você que usa um celular ou uma câmera. Para quem usa esse equipamento vai ter alguns recursos a mais, mas as dicas aqui são gerais.

Resolução da Imagem

O primeiro item que preciso falar é sobre a resolução da imagem que você produz. Pois, você pode fazer a foto mais linda da vida, mas se ela estiver em baixa resolução não vai ficar bom.

A resolução para web não tem que ser alta como a de impressão. O mínimo é 72dpi e você pode trabalhar com imagens maiores, caso o lugar onde vai compartilhar permita uma resolução maior. Mas, esse mínimo precisa ser respeitado.

Além disso, é preciso ficar atento ao formato e dimensão da foto para cada lugar onde vai compartilhar. Hoje, usamos imagens na vertical, quadradas e na horizontal. Ou seja, sempre vai depender de onde ela vai ser publicada.

Esse é um fator importante de considerar na hora de fazer fotografias. O enquadramento do que você quer mostrar deve respeitar o formato da imagem que será compartilhada.

É necessário sempre verificar a qualidade e nitidez da foto antes de compartilhar. A não ser que você tenha uma imagem com resolução de sobra, além disso, não dê zoom na foto para melhorar o enquadramento. O importante é pensar nisso antes de fotografar.

 

Dicas para uma boa foto

Como Tirar Fotos na Luz Natural?

Uma imagem precisa da luz certa para ficar bonita, esse é o principal ingrediente para tirar boas fotos de produtos. A luz natural indireta é a melhor opção para quem não tem equipamento de iluminação.

A luz deve sempre ser indireta ou difusa, porque assim você vai ter sombras mais suaves. Dessa forma, quando a luz vai direto na cena a ser fotografada você tem sombras mais escuras e duras, além de correr o risco de estourar as partes claras da cena. E quando isso acontece, não tem Photoshop que nos ajude.

Como ter uma luz difusa? Tudo que fica na frente da fonte de luz, mas deixa passar a claridade, ajuda a difundir a luminosidade. Como, por exemplo, cortinas, persianas e tecidos como voil são ótimas ferramentas. Já as luminárias que têm vidro ou outra coisa que tampe a lâmpada, também podem funcionar.

O meu antigo setup de foto era na mesa da minha casa, ao lado da janela da sala. Era ótimo, porque a claridade era farta. E toda vez que eu baixava a persiana (que não tinha blackout) a foto ficava melhor.

Então, encontre aí no local, onde você vai fotografar, qual o lugar mais iluminado e avalie as melhores posições. Depois, faça testes e estude cada foto.

Logo abaixo, veja um exemplo de fotografia em luz natural e se ficou interessada em saber como customizei essa jaqueta acesse esse conteúdo aqui no Blog da Mimo Crafts.

 

Usar luz natural nas fotos

Como Tirar Foto com Luz Artificial?

Ao contrário da minha sala anterior, o meu escritório de hoje não é muito bem iluminado. A janela tem veneziana e, por isso, eu tenho só metade da janela como fonte de luz natural.

Para todas as fotos que faço hoje, preciso usar um pouco de luz artificial. Por isso, eu tenho 2 soft box com 4 lâmpadas cada e uma ring light que são super suficientes. Dessa forma, na hora de tirar fotos de produtos, vou acendendo e fazendo testes.

A quantidade de luz artificial depende do quanto de luminosidade natural tem naquele momento, também depende do que estou fotografando e se é com o celular ou com a câmera.

Como disse antes, quem usa máquina fotográfica (uma semiprofissional mesmo) tem opções de trabalhar a velocidade do obturador, pode mexer na sensibilidade do sensor (o ISO) e no tempo de abertura do diafragma. Isso tudo compensa uma falta de luz.

Portanto, o ideal para toda foto que for fazer é ter um ambiente bem iluminado e não ter nenhuma fonte de luz direta para a cena da foto. Prestando atenção nesses detalhes, você já vai ter uma boa qualidade na sua foto.

Aqui, abaixo, te dou um exemplo de foto tirada em luz artificial. Ficou ótima, né? Confira mais imagens desse projeto e aprenda como fazer essa bolsa personalizada.

 

Usar luz artificial para tirar  foto dos produtos

 

Qual o Melhor Ângulo para Tirar Foto de Produto

Já viu gente que faz foto com o rosto meio virado para um mesmo lado sempre? É que essa pessoa descobriu qual o melhor ângulo dela numa fotografia, ou seja, encontrou como ela fica melhor.

Ao tirar fotos de produtos é muito importante mostrar o melhor ângulo do objeto. Pois, tem imagem que não mostra exatamente como o produto é, e isso é péssimo. Porque, não traz segurança paro o cliente e aumenta a chance de insatisfação.

Contudo, cada produto vai ter um ângulo melhor, que o valoriza. Desse modo, faça teste de fotografia para achar esse ângulo. Depois, use essa imagem como a principal no seu site de vendas, por exemplo. Em seguida, faça fotos também de outros ângulos.

No entanto, não precisamos de excesso de imagens, mas quando temos vários registros conseguimos ver melhor o produto e entendemos como ele é de verdade.

Nessa imagem abaixo, eu fiz várias fotos até encontrar o ângulo que achei mais legal para esse aparador de livros personalizado. Aproveita para aprender a fazer esse projeto e presentar alguém.

 

O melhor ângulo para tirar fotos de produtos

 

Uso e Proporção de Fotografia

Continuando na ideia do melhor ângulo, pense em tirar fotos de produtos que também mostrem o objeto em uso ou próximo a outras coisas que combinem com a função dele.

Então, vamos falar de ambientação e cenário, mas essa é uma maneira de mostrar para que serve aquele produto ou como ele pode e deve ser usado. Além de deixar claro pra que serve, essas imagens podem criar insights em quem está vendo e a partir daí a pessoa decidi comprar.

Outro detalhe que também acaba entrando na ambientação, é ter registros que mostrem a proporção ou a escala do produto. Tenho certeza que você já fez pelo menos uma compra na internet que quando recebeu achou que era de outro tamanho.

Por mais que tenham medidas na descrição do produto, é sempre muito didático ver o produto perto de outro objeto de tamanho conhecido, ou na palma da mão, por exemplo.

Se você trabalha com produtos de papelaria pode sempre usar uma caneta, para fotografar. Pois, isso já vai criar um registro visual na cabeça do seu cliente. Quando ele receber o bloco ou o caderno, ele não vai ter surpresa com o tamanho.

Por isso, pense o que pode ser acrescentado nas suas fotos que ajude a dar essa ideia de proporção (e de quebra de uso) para os seus produtos.

 

Tire foto dos produtos em uso

 

Como Montar um Fundo Fotográfico?

Se tem uma coisa que dá cara de foto profissional é ter um fundo fotográfico, mais conhecido como fundo infinito. Essa técnica é sempre associada com fotos de propaganda de grandes marcas. Mas, mais do que isso, esse é um recurso que não dá dor de cabeça, sabe? Principalmente na hora de tratar a foto.

Dessa forma, fundo infinito é uma boa solução para qualquer coisa que você for fotografar.

Outra forma de ter um fundo fotográfico é optar por criar um cenário no fundo da fotografia, como mostro abaixo. Existem algumas possibilidades, não muito complicadas, e talvez alguma delas sirva para você.

 

Fundo Infinito em produtos para vender

 

Então, eu queria muito ter esse espaço próprio aqui no meu escritório, principalmente, para fazer as fotos de divulgação dos tutoriais que faço aqui para o blog. Pois, nem sempre o encontro da mesa com a parede ficava bom, e no escritório de hoje, tenho um painel de madeira atrás da mesa que uso para tirar as fotos.

O meu escritório é na verdade um quarto, com móveis de quarto e esse painel que falei é um desses que ficam atrás da cama, tipo uma cabeceira.

No entanto, existem frestas no encontro da mesa com o painel e entre ele e a parede que ficam visíveis nas fotos, o que não dá um bom resultado nas fotografias. Assim, na maioria das vezes eu tenho que tirar isso no Photoshop.

Fundo Infinito

Por causa desse trabalho todo, comecei a pesquisar como poderia ter um fundo infinito pequeno aqui. Precisava de algo que pudesse ser instalado na parede, porque não tenho espaço no chão em volta da mesa.

Então, pesquisei e achei a estrutura mais comum para fundo infinito que é um braço com 2 tripés. Isso é super legal, portátil e funciona para quem tem o espaço no chão.

É só comprar uns grampos e colocar papéis ou tecidos presos no braço e fazer o fundo infinito. É legal, porque você pode ter alturas diferentes e mudar o fundo sempre que quiser. Aliás, existem até umas lonas próprias para isso.

Outra opção seria instalar um suporte na parede. Também funcionaria para mim se não fossem os tamanhos. Pois, tudo é muito grande para o espaço que tenho, mas, novamente, é uma ótima opção para quem tem espaço ou precisa tirar fotos de produtos maiores.

A última opção que eu tinha, e foi a que fiz, foi a de usar uma persiana rolo com blackout para fazer o papel de fundo infinito. A grande vantagem foi poder fazer algo do tamanho ideal para mim.

Essa imagem abaixo, foi tirada nesse fundo infinito que criei, nem parece um improviso, né? Essa foto foi produzida para um post sobre como organizar material de artesanato. Inclusive, aproveita para melhorar a organização do seu ateliê lendo esse conteúdo.

 

Foto de produto em cenário infinito

 

Como Montar um Fundo Infinito em Casa?

Normalmente, as empresas de persiana trabalham com produtos sob medida. Claro que é mais caro do que comprar algo pronto numa loja. Mas, a minha medida não era fácil de achar, então encomendei. O importante aqui é ela ser blackout, ou seja, nenhuma luz passar por ela. Caso contrário o que estiver atrás da sua persiana vai aparecer.

Antes de encomendar, considerei a medida de largura que teria disponível na minha mesa, além da altura de fundo que eu queria ter. Instalei a persiana 50cm acima do tampo da minha mesa e somei a isso a largura da mesa e mais um pouquinho. Assim ela poderia cobrir toda a mesa na hora da foto.

Por fim, a minha persiana mede 80cm de largura por 130cm de comprimento. Foi uma solução rápida, prática, mais barata e super funcional. Assim, deixo a persiana recolhida na parede e quando vou fotografar é só abri-la. Desse modo, no dia a dia ela não chama atenção e nem atrapalha a decoração do escritório.

 

Fundo Infinito em produtos para vender

 

Dessa maneira, uso esse fundo para tirar fotos e vídeos de produtos menores e até de equipamentos. Em contrapartida, se for necessário fotografar cenas ou produtos maiores, é só aumentar na largura.

Além disso, um detalhe legal é que ela provavelmente vai servir no meu próximo escritório. Acho importante pensar em um uso a longo prazo e possibilidades de adaptação quando a gente não está no nosso espaço definitivo.

Cenário para Fotos

É claro que você pode usar um fundo branco ou outro fundo neutro. Pois, não é a toa que falei sobre o fundo infinito, mas um cenário faz toda a diferença em algumas situações.

Contudo, eu falei sobre isso como um recurso para mostrar a escala e o uso do seu produto. Por outro lado, você também pode criar uma pequena ambientação para tirar fotos dos seus produtos apenas para deixá-los mais interessantes.

Porém, talvez isso não funcione para as fotos do seu e-commerce, mas pode ser uma boa ideia para redes sociais e fotos de destaque do seu site. Nesse sentido, os cenários que você criar podem chamar a atenção no meio de um feed saturado.

 

Objetos para montar ambientação de fotografias

 

Dessa forma, pense em objetos, cores e texturas que ressaltem o seu produto principal. A ideia não é misturar ou até anular o que você está vendendo a ponto do seu cliente não entender. Mas, mostrar como ele pode ficar bonito junto com outros itens na mesa da festa ou na casa dele.

Anotei alguns itens que podem ser seus aliados na hora de fotografar, confira abaixo:

  • Bases para ajudar a criar níveis diferentes – podem ser de papel, de madeira, o que você preferir;
  • Luzinhas de led – ficam lindas desfocadas no fundo;
  • Canetas, rolinhos de washi, tesouras bonitas, grampos e clips de papel diferentes;
  • Latas, velas, caixinhas, pratinhos, pesos de papel, modelos articuláveis, livros, óculos e relógio;
  • Pompons, fitas e itens de aviamento em geral;
  • Outros papéis, ferramentas e materiais de scrap;
  • Plantinhas – sempre lindas em qualquer foto;
  • Itens produzidos por você para compor a foto.

Portanto, vale quase tudo! O importante é ter coerência na proposta, tanto estética quanto funcional do objeto principal.

 

Foto de produto em cenário infinito

Faça Fotos em Casa e no Escritório

Sabe qual é um dos melhores recursos para ajudar nessa ideia de ambientação da foto? Usar o nosso espaço! Faça um exercício de observar os cantos da sua casa ou escritório.

Tem sempre algo que a gente gosta mais. Pode ser um móvel, uma cadeira ou uma parede. Pense onde daria para você fazer a próxima foto.

Com certeza eu já usei e ainda uso muito a minha casa para isso. Pois, meu escritório anterior era minúsculo e com paredes laranjas, ou seja, quase nada era fotografável nele. Por isso, usei muitas partes da minha casa (que também era bem pequena, viu? Não se engane!).

Contudo, sempre tem um lugar legal. Olha aí alguns exemplos de fotos que fiz na sala. Essa letra 3D encaixou super bem na minha decoração e eu amei fazer esse projeto.

Já o colar de feltro, além de ser um acessório lindo, nesse conteúdo, eu mostrei como a Cricut Maker corta super bem esse material. Vem ver esses posts também!

 

Objetos para montar ambientação de fotografias

 

Nesse sentido, se o produto for de pendurar, use um prego que já esteja aí ou se for decorativo ache um lugar em que ele combine. Então, escolha objetos da listinha que coloquei logo cima, cheque a luz, faça uns testes de ângulos e fotografa!

Aqui, eu precisei pendurar a luminária de parede para mostrar exatamente como ela iria ficar no ambiente. Não viu esse projeto ainda? Vem ver!

 

Luminária de papel fotografada em casa

 

No final, você vai se surpreender com as possibilidades que você vai encontrar na sua casa. 

Equipamentos para Fotografar

Agora, vou citar coisas que uso ou já usei pra me ajudar a tirar fotos de produtos ou filmar. Porém, você não tem que ter tudo isso para fazer fotografias, vai da sua necessidade.

Essas coisas foram adquiridas aos poucos e não uso tudo sempre. Cada um de nós tem demandas e possibilidades específicas. Mas, acho válido compartilhar, porque você pode ter insights aí e resolver um problema seu.

Eu sempre fotografo com câmera. Investi na minha primeira máquina fotográfica, uma Nikon D3100, lá em 2010 e ela me salvou. Porque, eu precisava fotografar minhas porcelanas pintadas e as fotos ficaram lindas depois que comprei esse equipamento.

Quando comecei a pintar porcelana, eu fotografava com uma câmera de filme, lembra? Depois, no último ano investi em uma Canon, mais moderna e mais digital.

Primeiramente, minha dica para você que pensa ou precisa investir numa câmera semiprofissional é: pesquise bastante antes de comprar. Pois, existem muitas diferenças de marcas e funcionamento.

E não pare nesse investimento, programe investir também em objetivas (ou lentes). São elas que vão aumentar as possibilidades de uso da câmera. No entanto, essa parte pode ser mais cara do que a máquina em si.

 

equipamentos para fotografar

 

No entanto, se você usa o celular para isso, escolha um que tenha uma boa resolução de câmera. Existem celulares muito, mas muito bons nessa parte hoje.

Quando investi na minha primeira máquina fotográfica era uma época em que os celulares não tinham toda essa força na câmera, então fazia todo o sentido ter um equipamento assim.

Fazer as imagens com o celular tem toda a facilidade de já estar no celular, pronto para ir para uma rede social. Por isso, veja quais as possibilidades o celular te oferece para editar as fotos e quais aplicativos podem ser legais de  baixar também. 

Dicas de Equipamentos para Tirar Fotos

Para iluminar, uso 2 softbox com 4 lâmpadas cada e uma ring light. Nem sempre ascendo tudo. Depende da luz do dia e do objeto a ser registrado.

Quando dependia muito da luz da janela para fotografar (no meu escritório antigo) eu usava um rebatedor para rebater a claridade e amenizar a sombra. Eu mal acendia os equipamentos de luz, mas quase sempre usava ele. Então, avalie aí o seu espaço e veja se não é essa a solução que você precisa.

Outros equipamentos como tripés e braço articulado são muito importantes para filmar ou fazer uma sequência de fotos. Porque, as vezes você precisa manter o ângulo, e só com esses recursos para você conseguir isso.

Além disso, tem o fundo infinito, ou outra solução de fundo que você decidir fazer. Falei tudo sobre isso mais pra cima. Se você pulou essa parte, volte lá!

 

Foto de produtos com qualidade

 

Agora é com você! De tudo o que eu escrevi aqui, veja o que vai ser melhor para atender a sua necessidade, quais as melhores soluções para os seus problemas e quais percalços você consegue resolver agora.

Lembre que tudo o que compartilhei aqui foram coisas que descobri e fiz ao longo do tempo. Cada tipo de produto pede uma foto e cada espaço e orçamento são compatíveis com algumas soluções. Mas, o importante é você perceber onde precisa melhorar nas suas produções de imagens.

Assim, você vai implementando as soluções que descobrir para serem as mais adequadas dentro das suas possibilidades. Mas, não desista de melhorar e não faça “vista grossa” para algo que você sabe que pode ser melhor.

Lembre-se uma imagem bonita ganha da concorrência. Uma foto bem trabalhada transmite credibilidade. Uma fotografia bem feita chama a atenção, pois mostra cuidado e capricho. Melhore sempre!

CUPOM  DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos e até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários