Cricut Maker: 10 Coisas que Você Precisa Saber

Pri Sathler

Publicado em novembro 5, 2020

66

Oi! Eu sou a Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo Crafts. Hoje, vou compartilhar 10 coisas que você precisa saber sobre a Cricut Maker.

A Cricut Maker é o lançamento mais recente de todas as máquinas de corte da Cricut. É o equipamento mais completo, mais incrível, mais bonito, mais eficiente, inteligente e mais completo que você já viu! Estou repetindo, né? Mas, é isso!

 

Cricut Maker: 10 Coisas que Você Precisa Saber

 

É muito importante ter em mente que a Cricut Maker foi construída do zero. Ela não é uma adaptação muito menos uma nova versão de um equipamento anterior. Ela foi desenvolvida, projetada como uma nova máquina.

Ou seja, isso faz toda a diferença, porque ela foi pensada para ser a melhor. Então, ela não é só mais uma máquina de corte que veio para o mercado com apenas algumas melhorias. Ela veio como a melhor plotter de corte doméstica.

E é isso que ela é: a melhor! Nesse momento você pode estar me achando bem exagerada, mas sério, não estou sendo. Se você já possui a Maker e está aqui para aprender mais, você concorda comigo.

Mas, se ainda não a tem e, por isso, está aqui para conhecer mais, pode ter certeza: quando você usar a Maker pela primeira vez, vai se lembrar desse momento e vai me dar razão!

É tudo muito legal e é sobre todos esses atributos que ela tem que vou falar pra você agora. Tenho certeza que, no final desse post, você vai contar tudo isso pra sua amiga crafter que ainda não conhece essa super máquina.

Então, vamos logo ver estas funcionalidades importantes, as que acho mais legais de toda a lista de características diferenciadas da Maker!

 

1. Cricut Adaptive Tool System™ – Sistema Adaptativo de Ferramentas Cricut

Essa é a maior diferença entre a Maker e as máquinas anteriores, da Família Explore. E também é o que a coloca acima de todas as outras máquinas no mercado. O Sistema Adaptativo de Ferramentas™ (minha tradução livre!) é o grande ganho de Maker.

 

Cricut Maker tem Sistema Adaptativo de Ferramentas

 

E o que é isso exatamente? O Adaptive Tool System™ controla sua lâmina para cortar de um lado para o outro, para cima e para baixo. Além disso, ele levanta e gira a lâmina.

As duas primeiras partes são comuns na Família Explore, mas a última não. Isto é, levantar e girar a lâmina é que o faz com que a Maker faça cortes tão bons. Pois, assim, a fibra do material é cortada em todos os sentidos.

Outra informação importante é que a combinação do sistema de engrenagem integrado ao carrinho de ferramenta com a engrenagem da lâmina faz com que ela deslize sobre o material.

Então, esse deslizar vai ser mais suave ou mais forte de acordo com o material que for cortado. Além disso, só a maker possui as Lâminas QuickSwap, um conjunto especial que permite troca rápida dos refis e que eu expliquei neste outro post do Blog Mimo Crafts.

 

2. Cricut Maker tem maior força de corte

A Cricut Maker tem capacidade de colocar 4 quilos de força para cortar os mais diversos materiais. Isso é muita coisa! Por causa dessa força de corte, ela é capaz de cortar um chipboard (um papelão denso) com 2mm de espessura.

Além disso, ela corta madeira balsa, matboard e uma variedade absurda outros materiais espessos e de tecidos. Contudo, é claro que, para cortar organza ou papel crepom, não é necessário usar toda essa força.

Mas, isso é que é legal! A Maker tem a delicadeza ideal para cortar os materiais finos e a força robusta para para cortar materiais pesados. Tudo no mesmo equipamento! Ou seja, ela é perfeita para vários, se não, todos os tipos de trabalho que você imaginar fazer.

 

A Maker tem a delicadeza ideal para cortar os materiais finos e a força robusta para para cortar materiais pesados

 

O Sistema Adaptativo que mencionei no primeiro ponto é que calcula a força que deve ser usada para cortar o material escolhido por você.

Sendo assim, quando você seleciona o material que irá usar no Design Space — o software da Cricut —, o programa te orienta quanto à lâmina que deve usar. E, a partir daí, tudo é feito pela automaticamente pela máquina.

 

3. Cricut Maker faz corte preciso

Toda essa tecnologia colocada na Maker fez com que ela se tornasse uma plotter de recorte com uma super precisão no corte. Ou seja, a qualidade é muito superior se comparada a outras máquinas.

 

Cricut Maker faz cortes muito precisos

 

Sendo assim, quando a lâmina está em bom estado e os processos são feitos corretamente, o seu corte fica perfeito. Algumas ferramentas, como a Lâmina Rotativa e a Faca, assim como a função Print then Cut, pedem a calibração da máquina.

Portanto, esse é um ajuste de traçado e de área para que o corte fique mais preciso. É uma etapa muito importante, mas muito fácil de fazer. O próprio software te guia nesse momento.

 

4. Maior Profundidade de Corte para Materiais Espessos

Sim, a Maker corta materiais mais espessos que qualquer Cricut Explore! A profundidade total de corte dela é de 2.4mm.

Portanto, se você alia isso com a força de 4kg que citei anteriormente,  pode cortar materiais muito diferentes, como os papelões pesados, tecidos grossos e por aí vai. Essa profundidade e força são alcançadas com a Lâmina Faca, também conhecida como Lâmina de Corte Extra Profundo.

Lembra a história das engrenagens que falei no tópico do Adaptive Tool System? Então, é isso que faz a Faca cortar algo tão grosso e denso. O fato de passar no material várias vezes em direções diferentes permite que esses materiais sejam cortados com tanta precisão.

 

Cricut Maker corta materiais de até 2.4mm de espessura

 

Além dessa lâmina, você também pode usar a Lâmina de Corte Profundo para materiais com até 1.7mm e menos densos, como EVA ou cortiça.

O que acho mais legal em tudo isso que falei até agora é a conexão de tudo. Porque desenvolveram um sistema para as lâminas tão elaborado, com engrenagens e tudo, é que é possível termos cortes precisos, com profundidade e força superiores ao que temos em outros equipamentos.

 

5. Corta Tecidos e Feltros Sem Preparo

É verdade! Sim, essa solução era algo que todo mundo queria e a Maker veio pra resolver esse problema. Então, com ela, você corta qualquer tecido e feltro sem necessidade de aplicar termocolante no verso. Isso é libertador, não é?

Afinal, tem tanto trabalho de costura por aí em que o termocolante não é bem-vindo. A base de corte para tecido (a rosa) mais a Lâmina Rotativa fazem esse trabalho com perfeição. Assim, com essa mesma lâmina você pode cortar de seda a jeans.

 

Ela corta diversos tecidos sem tratamento

 

A lista de tecidos já definidos com padrão de corte no DS é imensa! Os projetos de costura vão ficar muito mais fáceis agora. E junto com isso a Cricut tem em sua biblioteca toneladas de arquivos prontos para cortar e costurar.

 

6. Corta até 3 tecidos por vez

E sabe outra possibilidade que quase ninguém sabe? Você pode cortar até 3 camadas de tecido fino de uma só vez! E nem é um processo complexo fazer este tipo de trabalho triplo nela, conforme eu te conto a seguir.

É só preparar os tecidos com termocolante temporário; escolher a opção de “corte multicamadas de tecido” no Design Space e a quantidade de camadas que você precisa. Depois, é mandar cortar!

Imagina como isso resolve uma produção em série? Para trabalhar dessa maneira, você também vai usar a base de corte para tecido (a rosa) e a Lâmina Rotativa.

Em breve, vamos preparar um post mostrando os detalhes de como fazer isso. Mas, sem dúvida, essa é uma funcionalidade que vai transformar a produção de quem trabalha com costura.

 

7. Cricut Maker Possui Várias Funções Extra Corte

A Cricut Maker te ajuda a fazer todo e qualquer tipo de trabalho. Pois, a variedade de lâminas criadas pra ela te garante trabalhos com a maior qualidade que você já viu.

 

Lãminas QuickSwap conferem várias funções extra corte para esta plotter de corte

 

Até agora, já te contei que ela é capaz de cortar os materiais leves e pesados como papéis de gramaturas diferentes, chipboard e madeira balsa; cortar tecido e feltro sem tratamento, inclusive camadas de tecido de uma só vez.

Porém, além de tudo isso que já mencionei, você ainda pode contar com mais 6 lâminas QuickSwap exclusivas para fazer outros trabalhos extraordinários na Maker:

  1. Ferramenta de Vinco Simples – para marcar o material mais fino que será dobrado.
  2. Ferramenta de Vinco Duplo – para marcar os materiais mais pesados.
  3. Lâmina de Perfuração – para picotar o papel e torna-lo destacável.
  4. Lâmina Ondulada  – para criar efeitos de corte ondulado.
  5. Lâmina de Relevo Fino – para fazer relevo em papéis e alguns tipos de couro. Perfeita para incrementar o trabalho.
  6. Lâmina de Gravação – para gravar desenhos e letras em chapas metálicas, acetato e acrílico. Efeitos super especiais para trabalhos diferenciados.

Temos um outro post mega completo sobre essas outras Ferramentas QuickSwap aqui no blog. Corre lá pra ver! Colocamos absolutamente tudo sobre todas elas!

 

8. Dock para Mobile + App que Realmente Funciona

O aplicativo mobile é um diferencial muito grande pra mim e que é uma novidade em relação às outras máquina no mercado. Pois, este App da Cricut Maker realmente funciona.

Ou seja, ele não fica aquém do software para desktop em relação às funcionalidades e ferramentas. Sendo assim, tudo que tem em um também tem no outro. E nesse mundo onde todo mundo resolve a vida com um celular, isso faz muita diferença.

Claro que a tela do computador sempre será melhor para trabalhar e desenvolver projetos. Mas, se você quiser fazer isso num celular ou tablet, com a Maker você pode!

Só a Cricut Maker tem um dock (suporte) na parte superior para você colocar seu celular ou tablet (Android, IOS ou Microsoft) para usar com a máquina.

 

Só a Cricut Maker tem um dock (suporte) na parte superior para você colocar seu celular ou tablet

 

Sendo assim, você não tem que usar somente com o computador para dar os comandos de corte para a máquina ou até mesmo editar um projeto. É muito prático! E a porta USB da Maker ainda serve para carregar o seu dispositivo.

 

9. Tem Bluetooth Perfeito

Outar coisa que me impressionou foi a qualidade do Bluetooth desta plotter de corte Cricut. Eu tinha dificuldade de usar outro equipamento só conectado com o Bluetooth.

Nunca funcionou pra mim e eu sempre achei que era porque meu computador já é velhinho. Mas, para minha grata surpresa, eu estava completamente enganada!

Isto é, era a qualidade da conexão sem fio da máquina da outra marca que não era boa. Por isso, quando liguei minha Maker pela primeira vez, ela já foi identificada pelo mesmo computador velhinho e começou a funcionar.

Nunca precisei da conexão via cabo para trabalhar com ela! Nem com os cortes mais demorados, com várias passadas. E ter menos um cabo na mesa é muito bom, não é?

 

Bluetooth que funciona de verdade e sua mesa fica livre de cabos!

 

10. Máquina de Corte Silenciosa

E meu último item também é muito importante. Uma queixa que sempre ouvi é como as plotters de corte são barulhentas. Eu não conseguia trabalhar tarde da noite com medo de acordar as pessoas e incomodar os vizinhos.

Mas, para nossa alegria, isso não acontece com a Maker! Pode acreditar, pois, os sons que ela faz são discretos e até bons de ouvir. Ahah! Verdade!

Minha amiga Larissa Minassa, que também já fez parte do Time dos Sonhos daqui da Mimo, diz que todo barulho que a Maker faz é chic! E eu concordo com ela!

Porque os sons continuam discretos mesmo quando corto os materiais mais pesados. Então, para mim, esse é um grande atributo e um diferencial enorme dela.

Sendo assim, encerro aqui este post “Cricut Maker: 10 Coisas que Você Precisa Saber”. Além disso, tem outras coisas legais para saber sobre ela? Claro que tem!!

Por isso, já te indico esse post aqui que é um comparativo entre Explore e Maker, e este outro aqui que é sobre como usar a Maker.

Então, espero muito que você tenha aprendido mais sobre Maker e descoberto novidades também!

Para continuar por dentro do nosso conteúdo, siga e marque a gente no Instagram @mimocrafts. Depois, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos usando a nossa hashtag #mimocrafts.

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para usar na Loja Mimo Crafts

 

Nos vemos em breve!

Pri Sathler

Quer conhecer mais do meu trabalho? Gostou do meu trabalho? Me segue aqui, olha:

Instagram | Facebook

Mimo Crafts | Muito Além do Papel

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui

Comentários