Como Fazer Presente de Dia das Crianças

Pri Sathler

Publicado em outubro 9, 2020

21

Oi, oi! Eu sou a Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo Crafts, e eu preparei um projeto super divertido de presente de Dia das Crianças! Afinal, nada mais importante do que estimular o desenvolvimento equilibrado e completo das crianças.

Cuidar da alimentação, proporcionar atividades físicas pra desenvolver percepção corporal, e claro, ter atividades cognitivas que trabalhem concentração, raciocínio, memória dentre outras coisas é fundamental.

Por isso, o projeto que vou ensinar aqui vai ser ótimo nesse tempo de pandemia, quando todas as crianças estão em casa o tempo todo. Vai ser ótimo pra desligar a tv e brincar com toda a família! Afinal de contas Jogo da Memória serve pra todas as idades!

Como Fazer Presente de Dia das Crianças

Esse projeto de presente de Dias Crianças é MUITO fácil de fazer, pois tudo é colado. Ou seja, até a bolsinha pra guardar os cartões foi feito com cola. Sério! Por isso, vou te dar todas as dicas pro acabamento ficar ótimo mesmo com cola!

Você pode criar várias versões desse jogo usando os mesmos materiais e técnicas que vou te ensinar aqui. Portanto, pode usar outros temas e fazer pra idades diferentes, por exemplo.

Como Fazer Jogo de Dia das Crianças

Pra seguir este passo a passo de como fazer esse jogo da memória para presente de Dia das Crianças, você vai precisar criar as estampas com sublimação feita na Easy Press.

Materiais necessário para o jogo da memória de presente de Dia das Crianças

Então, para isso, você precisará da seguinte lista de materiais:

Baixe o arquivo grátis do cartão usado para fazer esse joguinho de presente de dia das crianças clicando nesta imagem aqui embaixo:

Clique aqui para baixar o arquivo grátis do cartão do jogo de presente de Dia das Crianças

Os arquivos de estampa e imagens deste jogo da memória são do Cricut Access. Então, eu usei a Coleção Autumn in The Woods para os desenhos nos cartões.

Além disso, usei o arquivo #M18461B9B da coleção Drawn Pattern para a estampa no verso dos cartões.

Manipulando as imagens no Cricut Design Space

Depois de abrir um novo arquivo, a primeira coisa a se fazer é clicar em Imagens e selecionar os desenhos que você vai usar nos cartões. Sendo assim, marque todos e clique em Inserir.

Usei arquivos do Cricut Access para fazer as estampas desse jogo de presente do Dia da Criançada

 

E pra transformar as imagens de Corte do presente de dia das crianças em Desenho, basta selecionar, clicar em Linha e escolher Desenho. Então, repare em duas coisas: a sua imagem vai ficar sem preenchimento de cor e vai ficar só com o contorno.

 

Imagem selecionada ficará sem cor, só com um contorno

E, no Painel Lateral, a camada dela vai mudar de Corte para Desenho. Você não vai ter que fazer isso com todas as imagens, mas essa é a melhor maneira de usar imagens de corte para desenhar.

Repita com as outras imagens

 

Depois disso, o próximo passo é inserir o arquivo do cartão. Por isso, clique em Upload e insira o arquivo que você baixou. Ele é uma arquivo de vetor, então será inserido sem nenhuma necessidade de edição.

Redimensionando arquivo de vetor no Design Space

O projeto que fiz mede 5x7cm. Contudo, você pode redimensionar pro tamanho que você quiser. Porém, lembre-se de que, se aumentar o tamanho dos cartões, você também deve aumentar a quantidade de materiais que coloquei na lista acima.

Redimensione os desenhos para eles caberem melhor nos cartões.

Como Configurar Cores das Canetas no Design Space

Agora, você pode alterar a cor dos desenhos. Alguns têm partes separadas e você vai poder fazer usando mais de uma caneta. Basta selecionar a imagem e escolher a cor da caneta que vai usar.

Configure as cores das canetas que você vai usar

Quando você configura esses detalhes, a máquina solicita as canetas a cada parte que for desenhar.

Alguns desenhos não têm partes separadas, então, você vai escolher só uma cor pra eles. Mas, você pode fazer detalhes a mão com outra caneta, se quiser.

Alguns Desenhos Podem Ter Mais de Uma Cor

 

Repare, no Painel de Camadas, que as layers já estão com cores diferentes e com o nome Desenho. Ou seja, isso confirma que esse desenho será feito com aquela cor marcada ali.

Camadas já ficam com indicação das cores que serão aplicadas nos desenhos

As imagens que têm partes separadas precisam ser anexadas pra que sejam desenhadas juntas. Então, selecione o desenho com todas as camadas que o formam e clique em Anexar (esse desenho de clip na parte de baixo do painel).

Duplique os desenhos depois de fazer todas as edições.

Insira também o arquivo de estampa pro verso e mude a cor da mesma maneira que fez com as imagens.

Fiz os cartões recheados com o papelão fino. O meu era bem fininho então eu usei duas camadas. E pra ele não ficar aparecendo nas bordas é importante que ele seja um pouco menor.

Duplique e diminua 0,5cm no total. Isso já é suficiente para o acabamento ficar legal. MAS, se o seu papelão for grosso, você precisará diminuir mais, ok?

Depois, é só duplicar para as quantidades que você vai precisar. Eu fiz um jogo com 11 imagens. Então, preparei 22 imagens + 22 cartões bege + 22 cartões laranjas + 44 cartões de papelão.

Duplique os cartões no Design Space

Por isso, use as cores para entender o que é cada parte do seu projeto e para o Design Space dividir nas bases de corte certinho pra você.

Hora de desenhar e cortar o presente das crianças

Sem dúvida, agora é hora de desenhar e cortar as peças deste joguinho da memória de presente de dia das crianças. Então, use a Base Azul da Cricut, que é a que tem fixação mais leve, pra colocar o papel para desenhar.

Além disso, fique atento para as mudanças de Caneta infusible Ink Neon também. Pois, a máquina vai parar: aí, é só você olhar na tela do Design Space pra ver qualquer cor é a próxima.

Comece a fazer os desenhos com as Canetas Infusible Ink na Cricut Maker

Depois de pronto, você pode acrescentar detalhes à mão com a Caneta Infusible Cricut também. Sendo assim, aproveite pra preencher algumas partes e colocar mais cor nos desenhos.

Depois de pronto, você pode acrescentar detalhes à mão

Depois, é só cortar cada um deles com a Tesoura de Precisão Mimo.

Depois, é só cortar cada desenho

DICA: você também pode colocar cada imagem dentro de um cartão, a fim de desenhar e cortar em seguida. Assim, fica mais fácil de encaixar os desenhos na hora de aplicar.

Como Fazer Sublimação na Prensa Térmica

Vamos começar a fazer a sublimação, ou seja, primeiramente, aqueça a sua Prensa Térmica Easy Press 2 – Cricut. Contudo, na tabela do Design Space, não tem feltro como material pra receber a sublimação.

Por isso, eu fiz testes baseados nas informações de outros materiais e usei a seguinte configuração: 195˚ e 40 segundos.

Forre a sua base de aplicação com uma camada de papel sulfite pra cobrir toda a área da sua prensa. Em seguida, coloque o feltro junto com o papel com o desenho virado pra ele. E, logo após isso, cubra com mais uma camada de papel.

Assim que a Easy Press atingir a temperatura programada, faça a aplicação, que  ficará perfeita como mostro na imagem abaixo!

Sublimação no transfer feito com a Easy Press Cricut fica perfeita

2 Observações Importantes sobre a Sublimação:

  • é normal não transferir toda a tinta. Mas não tente aplicar novamente, porque o que fica da tinta não é suficiente para uma nova aplicação.
  • o papel que você usar pra cobrir vai ficar com um resíduo da tinta da caneta. Portanto, não reutilize esse papel para as próximas aplicações, porque essa tinta vai manchar o seu próximo trabalho.

Disso isso, depois de fazer a sublimação, é só cortar o feltro que você vai usar no verso. Isto é, chegou a hora de usar a Base Rosa para Tecidos da Cricut e a Lâmina Rotativa na plotter Cricut Maker.

Hora de cortar o feltro usando a Cricut Maker

Aproveite este momento para já cortar o feltro que vai receber as imagens.

Faça as aplicações das imagens nos cartões de feltro já cortados.

Faça as aplicações das imagens nos cartões de feltro já cortados

E as imagens aplicadas no feltro ficarão lindas e fofas assim:

E as imagens do presente de Dia das Crianças aplicadas no feltro ficarão assim

Com a Base de Corte Verde, a da Cricut que tem fixação padrão, e a Lâmina de Corte de Ponta Fina, corte o chipboard fino na Maker.

Corte o chipboard fino usando a base verde e lâmina de ponta fina Cricut

Montagem dos Cartões do Jogo de Presente do Dia das Crianças

Com tudo cortadinho, vamos começar montagem.

Pegue as peças cortadas dos cartões do presente de Dia das Crianças

Coloque os papelões finos em dupla, para dar mais firmeza a cada cartão do jogo da memória de Dia das Crianças. Veja como nesta foto a seguir! Porém, se você estiver usando um papelão mais grosso, não precisa disso.

Coloque o papelão fino em dupla, para ficar mais firme

Em seguida, faça um sanduíche de feltro do verso + dupla de papelões + feltro da frente. Igual mostro nesta foto abaixo!

Faça um sanduíche de feltro do verso + dupla de papelões + feltro da frente

Com a cola quente, cole as peças prestando atenção na centralização entre elas. Pois, é importante que o papelão fique bem no meio pra não aparecer nas bordas.

Depois disso, coloque cola quente nas bordas e pressione com a mão pra fechar bem. Mas, não coloque muita cola pra não vazar nada.

No final, o seu cartão vai ficar assim, igual nesta foto! Bem firme e todo fechadinho. Repita o processo com todas as peças.

Cartão do presente de dia das crianças fica bem firme e fechadinho!

Dica Valiosa: nessa etapa de montagem, cabe muito bem um trabalho em série. Então, por aqui, em primeiro lugar, eu colei todas as duplas de papelão. Depois, colei todos os versos em todos os cartões.

Em seguida,  foi a vez de colar as partes da frente de todos eles.  E, por último, mas não menos importante, fechei as bordas cos cartõezinhos.

DIY Bolsa para Presente do Dia das Crianças

Não dei conta e também fiz uma bolsa pra guardar o jogo de presente de Dia das Crianças. E você nem precisa de máquina de costura para fazer essa parte.

Primeiro, faça uma bainha com cola quente numa das laterais de 28cm. E, depois cole essa bainha na outra lateral. Você vai fazer um saco sem fundo, como na foto.

Faça uma bainha com cola quente numa das laterais de 28cm

Dobre o feltro ao meio e faça cortes nas quatro pontas das laterais. Use a Régua Profissional para Corte Mimo para medir o cordão que você vai usar pra ajustar o tamanho desse corte. Lembre-se de que você vai passar dois cordões em cada parte dess

Dobre o feltro ao meio e faça cortes nas quatro pontas das laterais

Em seguida, cole as laterais da bolsa.

Cole as laterais da bolsa

Passe os cordões em uma das partes de cima que você fez o corte e cole. Muito cuidado nessa hora pra não colar o cordão junto! Você também pode colar e, só depois, passar os cordões.

Mas, como o feltro não desliza bem, eu preferi colar com o cordão já passado mesmo.

Passe os cordões em uma das partes de cima que você fez o corte e cole

Após isso, passe os cordões do outro lado e feche com cola também.

Passe os cordões do outro lado e feche com cola também

Agora, cole a outra aba da parte de cima. Assim, a sua bolsa vai ficar com os cortes todos para dentro.

Cole a outra aba da parte de cima, para a bolsa ficar com os cortes todos para dentro

Agora, é só dar nó nas pontas das cordas e sua bolsinha está pronta!

Finalizada a bolsa para as peças do jogo da memória de presente de Dia das Crianças

Claro que você pode fazer essa bolsa com costura e até com outro tecido, mas a ideia aqui era fazer tudo com cola! E você também pode personalizar a bolsa com sublimação. Vai ficar lindo!

Espero demais que você tenha curtido esse projeto de presente de Dia das Crianças. Faça variações desse jogo da memória pra ocupar as crianças, pois elas vão amar!

Peças do Jogo da Memória prontas para a meninada começar a brincar com o presente de Dia das Crianças

Siga e marque a gente no Instagram @mimocrafts. Depois, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos usando a nossa hashtag #mimocrafts.

Cupom de Desconto Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping! É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

Clique nesta imagem para ganhar um Cupom de Desconto para comprar equipamentos Cricut e Mimo na nossa loja online

Nos vemos em breve!

Pri Sathler

Gostou do meu trabalho? Me segue aqui, olha:

Instagram | Facebook

Mimo Crafts

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Pri Sathler

http://www.prisathler.com.br/

1
0

Comente o post aqui