Lembrancinha para o Dia do Livro – Molde Grátis Cricut

Pri Sathler

Publicado em outubro 5, 2021

44

Oi, oi!! Tudo bem, aí? Eu sou a Pri Sathler, do Time dos Sonhos da Mimo. No post de hoje, trouxe uma ideia de lembrancinha para o Dia do Livro que você pode usar também na decoração da sua casa, além de ser muito útil.

E essa peça é especialmente para casas que possuem muitos livros. Sim! Livros de papel.  Porém, eu sei que muita gente migrou para leitura digital, porque é prática, não ocupa espaço (só virtual) e é mais em conta.

Mas, confesso que não aderi a essa tendência, pois para mim livro é também uma experiência sensorial. Dessa forma, folhear as páginas, reparar no design, na capa, grifar e marcar frases importantes, tudo isso pra mim é importante.

 

Lembrancinha para o Dia do Livro - Molde Grátis Cricut

 

Então, uma das coisas que mais gostava de fazer era passear em livrarias e garimpar livros. No entanto, a vida mudou e muitas livrarias na minha cidade fecharam. Mas, sou dessas que quando viaja traz livros.

Normalmente não é a melhor opção quando se tem limite de bagagem, mas eu não resisto! Além disso, cresci numa casa com muitos livros e me casei com um designer de livro. Imagina o quanto isso não faz parte da minha vida?

Bom, tudo isso também tem a ver com o Dia do Livro e esse post é dedicado a você, que gosta de ler, que tem livros e quer organizá-los de uma maneira bonita e diferente.

Materiais para Fazer Lembrancinha para o Dia do Livro

Na lista de material abaixo, vamos te mostrar o que você vai precisar para conseguir fazer um suporte de livro personalizado.

 

Materiais necessários para fazer a lembrancinha para o Dia do Livro

 

E é claro que você já pode comprar todos esse materiais na Loja Mimo Crafts. Pois, além dos equipamentos, suprimentos e ferramentas Mimo, ela também vende todos os produtos Cricut no Brasil.

Suporte de Livro – Molde Grátis

E, para esse passo a passo ficar ainda melhor, temos molde grátis do suporte de livro para você baixar e cortar na sua Cricut. É só clicar na imagem abaixo.

 

Molde Grátis - Lembrancinha para o Dia do Livro

Primeiramente, faça o download do arquivo e depois faça o Upload desses arquivos no programa Design Space. Insira todos eles na sua tela e vamos começar a trabalhar.

Siga os passos abaixo para configurar o arquivo de maneira correta para fazer o corte na plotter de corte Cricut Maker.

  1. Desagrupe o arquivo.
  2. Em seguida, selecione as partes e coloque cor neles. Isso vai facilitar o corte.
  3. Toda a base do projeto vai ser em Chipboard, então selecione essas partes e coloque a mesma cor nelas. Eu usei a cor marrom, por exemplo.
  4. Logo depois, marque de preto 2 dos arcos grandes – cada um virado pra um lado, porque um é a frente e o outro o verso da lembrancinha para o dia do livro. Assim, essa a única parte que também vamos colocar acabamento no verso.
  5. Marque de laranja 1 arco médio – esse é a textura de madeira.
  6. Marque de branco 1 arco pequeno – esse é o vinil branco.
  7. Marque de preto uma base vazada do suporte – esse é o acabamento da base.

Essa edição é mais fácil, porque não tem linha de vinco. Tudo o que você precisa fazer é colorir as partes com as cores correspondentes ao material pra ajudar a organizar o corte.

 

Configurando o arquivo da lembrancinha para o dia do Livro no Design Space para o corte

Lembrancinha Personalizada Dia do Livro

Pronto, agora você já preparou o arquivo da lembrancinha para o Dia do Livro no Programa Cricut Design Space! Então, vamos iniciar o corte na sua Cricut Maker e logo depois fazer a  montagem do nosso suporte de livro.

Antes de tudo, prepare o Chipboard na Base de Corte de Fixação Forte. Em seguida, coloque ele bem alinhado na base de corte e cole fita crepe em toda extensão dos lados. Ou seja, não economize. Isso vai segurar o material no lugar, já que a Lâmina de Corte Extra Profundo vai passar sobre ele várias vezes.

 

Cole fita crepe em toda extensão dos lados

 

Repare que o Design Space informa que o Chipboard é menor do que a base de corte. Dessa forma, clique em Fazer, selecione o tamanho do material correspondente ao Chipboard (que é Chipboard Pesado 2mm) como a configuração de corte que você vai fazer.

Em seguida, o Design Space te avisa que vai ser necessário o uso da Lâmina de Corte Extra Profundo e te lembra de arrastar todos os discos brancos da barra da Maker para o lado direito. Por isso, o Chipboard é menor para dar espaço para as rodinhas ficarem aí de lado.

 

Informações da configuração no Design Space

 

Envie a Lembrancinha para o Dia do Livro para o Corte

Agora, avance pra cortar. Além disso, não se assuste com o tempo previsto, nem com a quantidade de vezes que o Design Space se prepara para passar. Porém, observe essa tela, porque você vai ficar de olho nela durante todo o corte.

 

Avance para o corte na Cricut Maker e observe a tela do Design Space

 

Fique tranquila, esse é um corte longo e que necessita ser acompanhado de perto. 

Observação: Repare nas rodinhas brancas aí de lado na máquina.

 

Repare nas rodinhas brancas aí de lado na máquina

 

A Cricut Maker vai passar várias vezes e você continua observando e acompanhando. Veja como já dá pra ver os cortes mesmo com poucas passadas.

 

A Cricut Maker vai passar várias vezes e você continua observando

 

Quando a máquina completar a 12˚ passada, pause a Maker e confira se os cortes estão completos. Tira um pouco da fita crepe e pressione o Chipboard pra ver se as peças recortadas já estão soltas.

A maioria dos desenhos costuma estar pronto a essa altura do processo de corte. Desenhos mais simples podem ficar prontos com 10 passadas e outros mais complexos podem levar mais umas 2 ou 3 passadas.

É importante você ficar de olho nisso e não simplesmente deixar as 24 passadas acontecerem, porque você pode estragar a sua base de corte.

Além disso, também é importante não ficar pausando toda hora. Se não tiver nada atrapalhando o corte, pause apenas depois da 10˚/12˚ passada.

 

Confira se os cortes estão completos

 

Esse projeto foi cortado com 12 passadas e esse é o resultado.

 

Resultado do corte com 12 passadas da Cricut Maker

 

Tentei dar um super close pra focar as bordas lisinhas, mas só consegui mostrar um pedacinho. Se elas não ficarem tão lisas assim, você pode dar uma lixada pra tirar qualquer dente ou defeito. Mas, normalmente, os cortes ficam assim.

 

Repare que os cortes ficaram super lisos

 

Corte os Materiais do Acabamento

Logo após, siga com os cortes dos materiais de acabamento. Mas, não se esqueça de selecionar o material de corte correto cada vez que você inserir uma nova base de corte. 

Observação: a Mídia PU Sintética Preto deve ser cortada do avesso (essa é a indicação da Cricut). Por isso, espelhe a base de corte correspondente às partes que você vai cortar com ela.

 

Selecionar o material de corte correto para cada tipo de base de corte

 

Como Fazer Suporte para Livro

Em primeiro lugar, cole as partes do mesmo tamanho. Use uma boa cola branca (aqui eu usei Cola Ateliê) e espalhe bem a cola até as bordas. Assim, toda a peça ficará bem colada.

 

Espalhe bem a cola até as bordas

 

Agora é hora de colar o acabamento em cada parte. Pra Mídia PU Sintética use cola Pano. Para ajudar na fixação, eu usei as novas Espátulas Mimo e elas foram perfeitas pra isso. E, depois dá pra limpar tranquilamente.

 

Use as Espátulas Mimo para ajudar na fixação

 

Dessa forma, para todos os materiais use as Espátulas Mimo para pressionar e esticar bem o material.

 

Use as Espátulas Mimo para pressionar e esticar bem o material

 

A etapa final é montar as partes. Então, aplique cola no fundo da base e comece colando o arco maior. Logo depois, coloque cola no verso do arco médio e cole-o em seguida. E em seguida, repita o processo com o arco menor.

Agora, mantenha os arcos pressionados entre eles e também contra a base para firmar bem enquanto colam.

 

Mantenha os arcos pressionados entre eles

 

Pronto, você finalizou o projeto com sucesso! Sua lembrancinha para o Dia do Livro está pronta para venda ou para seu uso. Algum cantinho aí na sua casa está esperando esse suporte para ficar ainda mais bonito!

Como Personalizar Suporte para Livros

Confesso que o design desse projeto tem um ar mais clássico e um pé no Art Déco. Mas, ele conversa muito bem com uma decoração mais contemporânea e moderna. Além disso, te garanto que vai ficar lindo onde você quiser usar!

 

Suporte de Livro para Lembrancinha do Dia do Livro

 

Enfim, você também pode usar outros materiais e cores no acabamento e mudar completamente a “cara’ dessa peça. Se você fizer tudo colorido ele vira um arco íris, super tendência na decoração de festas e quartos infantis.

E claro, você pode fazer duas peças e ter início e fim no suporte de livro!

 

Use a criatividade para decorar o suporte de lembrancinha para o Dia do Livro

 

Agora é sério, faz aí e mostra pra gente! Nós ficamos aqui morrendo de curiosidade de saber o que você tem inventado com a sua Cricut Maker e amamos ver absolutamente tudo!

Espero, de verdade, que você tenha curtido esse passo a passo!

Quando você fizer esse projeto, registre e compartilhe nas redes sociais marcando #mimocrafts. Marque @Prisathler e @Mimocrafts no seu post pra gente ver e se emocionar com esse momento!

CUPOM DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma Prensa Térmica Cricut ou uma Mimo Embossing, ou Mimo Stamping! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto Loja Online Mimo Crafts

 

Beijos da Pri!

Quer conhecer mais do meu trabalho?

@Prisathler

Comente o post aqui