Como Fazer Relevo em Materiais Especiais

Pri Sathler

Publicado em março 4, 2021

41

Oi, oi!! O papo de hoje é sobre como fazer relevo em materiais especiais, sem ser papel, tais como EVA, acetato, chipboard de 2mm e madeira balsa de 1.6 mm. Tudo isso usando a Máquina de Relevo Mimo Embossing.

Ou seja, este post tem a ver com aquele detalhe que faz toda a diferença no acabamento do artesanato personalizado. Sendo assim, você vai ver como a Mimo Embossing pode acrescentar no seu trabalho.

Isto é, ela agrega detalhes lindos que vão diferenciar o seu trabalho do de outra pessoa, te ajudando a vender mais. Afinal de contas, isso é super importante, não é, mesmo? O nosso esforço também tem que ser para nosso produto se destacar no mercado.

 

Como Fazer Relevo em Materiais Especiais na Mimo Embossing

 

Essa história de detalhes é antiga. Tem gente que não tem paciência para fazer. Tem gente que não liga. Mas, a gente bem sabe que um projeto bem feito, do início ao fim, tem seu lugar.

Além disso, a gente também sabe que as clientes conversam entre si e que a concorrência é pesada. Por isso mesmo, precisamos nos atentar para várias partes do nosso negócio.

Portanto, oferecer um produto bem acabado, com detalhes bonitos e diferente do que tem sido feito por outras pessoas, trás retorno. Não só financeiro (porque é importante sim vender muito!), mas também a satisfação de entregar algo bom e de ver o cliente feliz! Isso não tem preço.

Máquina de Corte e Relevo Mimo Embossing

Bom!! Mas esse post é sobre a Mimo Embossing. Embossing de relevo mesmo. Esse é um equipamento muito simples e muito legal! Ele funciona da seguinte maneira!

 

Máquina de Corte e Relevo Mimo Embossing

 

Junto com a máquina de relevo vem um conjunto de placas de acrílico:

  • Uma Placa A de 19.6x15x1.3 cm (é a branca grossa);
  • Outra Placa B de de 19.6x15x0.3 cm (é a transparente fina);
  • E uma última Placa C de 19.6x15x0.5 cm (a transparente grossa).

 

Mimo Embossing acompanha placas e molde para relevo

 

Essas placas vão servir de base para o seu trabalho. A Mimo Embossing pode ser usada para fazer o relevo e também para fazer corte. Para o relevo você vai usar os moldes de relevo. Temos várias no site da Mimo, vai lá conferir!

E para o corte, você vai usar as Facas de Corte Mimo Embossing, que começarão a ser vendidas em breve na Loja Mimo Crafts. Serão várias opções para você arrasar. Fique de olho!

Contudo, aqui neste post, nos vamos falar somente do relevo mesmo, ok? Então, vamos lá!

Como Fazer Relevo em Materiais Especiais

O material mais usado para fazer relevo é o papel, claro! E esse papel com textura em relevo pode ser usado para fazer várias coisas!

O Papel Color Pop fica ótimo, porque ele tem uma espessura e é encorpado o suficiente para “segurar” o relevo. Como nos personalizados da foto abaixo, que fiz com estes papéis.

 

Caixinha para doces e cartão personalizados com relevos feitos pela Mimo Embossing

 

Mas, também é possível fazer relevo em materiais especiais. Tanto outros tipos de papel quanto materiais que não são papel. Sim!!! Essas possibilidades diferentonas são muito legais, porque, é dessa forma que você consegue criar produtos que são a cara da sua empresa.

Como Fazer Relevo em Papéis Especiais

Além do Color Pop e de outros papéis mais comuns no nosso trabalho, você também pode experimentar com papel vegetal, papel kraft e papel laminado. Cada um deles ganha um efeito diferente, mesmo se você usar o mesmo molde de relevo.

Veja esta peça abaixo, que usei o molde de mini poa para fazer relevo em um papel metalizado e arrematei as pontas com o Furador de Quinas Arabesco Mimo. É uma super ideia para cartões e convites, por exemplo.

 

Relevo em Papel Laminado fica bem diferente

 

Enfim, a partir de peças trabalhadas como esta, você pode criar tags, detalhes para compor trabalhos de scrap, cartões e muito mais.

Como Fazer Relevo em Guardanapos Personalizados

Outro trabalho que pode ser feito é o relevo em guardanapos. Sim! É possível e não tem segredo algum! Ou seja, você pode usar os Moldes de Embossing da Mimo para fazer estampas no guardanapo todo, como se fossem uma estampa corrida, sabe?

E a minha dica para o relevo ficar forte e bonito é testar! Se o seu guardanapo não for muito grosso você pode fazer usando a Placa B. Mas, se ele for grosso, você vai usar somente a C. Veja bem, a placa A (branca) vai ser usada sempre, ok?

E a outra dica que te dou é: se você usar a placa C, mas, mesmo assim, achar que o relevo está fraco, coloque um pedaço de papel dobrado por cima de tudo e passe junto.

Pois, aqui, eu usei a placa C com um papel 180g dobrado. Isso fez toda a diferença e o relevo ficou muito mais bonito. Além disso, esse truque de colocar um papel extra para passar junto vale para qualquer material que você estiver trabalhado.

 

Relevo em Guardanapos Feito com a Mimo Embossing

 

Como Fazer Relevo em EVA

Um outro material que você também pode experimentar é o EVA. Pois, com o EVA com relevo, você pode fazer várias coisas!

Ou seja, dá para acrescentar detalhes em recortes para formar personagens, animais ou cenários; para fazer peças como cata-ventos, flores e outros elementos decorativos; para fazer brinquedos e jogos.

Portanto, a lista pode ser bem grande! Como eu sempre falo, a criatividade é o limite. Veja estas tags de EVA que eu fiz com os moldes relevo de caracol e de xadrez da Mimo.

 

Tags de EVA com relevo de caracol e de xadrez

 

Contudo, para trabalhar com o EVA eu tenho outra dica! Se o seu EVA for mais fino, use uma camada dupla do material. Corte duas peças iguais de EVA e passe elas juntas na Embossing.

Esses materiais mais porosos e finos tendem a voltar depois de passarem por alguma coisa que cause uma marca. Por isso, o relevo costuma ficar muito leve. Mas, se o seu EVA for mais grosso, use apenas uma camada.

A ideia é sempre testar! Use um retalho e depois que der certo, faça o trabalho.

Como Fazer Relevo em Acetato

Outro material muito legal de trabalhar na Mimo Embossing é o acetato! Você vai usá-lo da mesma maneira que usa o papel, não tem mistério!

Contudo, como ele é transparente, você pode fazer visor de caixas com estampa, shaker com detalhes ou ainda fazer outras peças que normalmente não são de acetato.

Olha esse chapéu de festa da imagem abaixo, por exemplo! Nele, fiz relevo no acetato usando o molde música da Mimo e finalizei com um pompom. Não fica super legal?

 

Chapéu de festa de acetato personalizado com relevo de música

 

Imagine então tags, envelopes, caixinhas e outras mil coisas que ficariam lindas transparentes e texturizadas? Pois é, faça relevo no acetato!

Como Fazer Relevo no Chipboard de 2mm

Alguns materiais espessos podem ficar ainda mais lindos texturas feitas na Mimo Embossing! Porém, neste caso, para fazer o relevo, você vai usar somente as placa C e A.

Aqui, eu testei o chipboard de 2mm da Cricut. Chipboard é um papelão muito denso, feito com camadas prensadas de papelão. Ele é rígido e denso. E com textura fica uma perfeição, veja só, estes exemplos que foz com os moldes de Mini Poá, Corações e Xadrez da Mimo Embossing!

 

 

 

Tags com relevo de xadrez, corações e mini poá feitas no chipboard de 2mm da Cricut

 

Olha só esta outra tag de chipboard de 2mm com relevo feito pelo molde linhas e camadas de papéis.

 

Tag de chipboard de 2mm com relevo feito pelo molde linhas

 

Como Fazer Relevo na Madeira Balsa de 1.6 mm

Outro material legal para fazer emboss é a madeira balsa. Opostamente ao chipboard e até mesmo se comparada às outras madeiras, ela é bem porosa. A que eu usei aqui tem 1.6 mm de espessura e ficou super legal também!

No exemplo abaixo, cortei peças nos formatos de coração, retangulo, losangos e quadrado usando a Máquina de Corte Cricut Maker, que é perfeita para cortar madeira balsa e outros materiais espessos.

E aí, depois do corte que ficou com uma precisão maravilhosa, fiz relevos com os moldes de Estrelas, Mini Poá e Corações.

 

Madeira Balsa com Relevo de Estrelas, Mini Poá e Corações

 

Você pode usar este tipo de peça em apliques de projetos maiores, de acessórios e bijuterias, home decor, scrapbooking e até em topos de bolos, em caixas para doces e em decorações de festas personalizadas, por exemplo.

Como Escolher o Molde de Relevo Certo

Uma dica geral de como fazer relevo em materiais especiais é que,  independente da matéria prima com a qual você estiver trabalhando, existem alguns detalhes importantes que eu vou frisar aqui. Pode ser que você já tenha pensado nisso, mas, pode ser que não.

Antes de escolher a textura que você vai usar apra gravar, considere duas coisas:

  1. O material que você vai usar – Pois, algumas texturas funcionam melhor em determinados materiais. Às vezes, a textura exige mais do material e o resultado pode não ser bom. Ou seja, você pode acabar com uma textura deformada
  2. E o tamanho da peça – Escolha o tamanho do padrão da estampa da textura de acordo como tamanho da peça. Por exemplo, se você vai aplicar textura em um recorte pequeno, escolha uma textura menor e mais fechada. Caso contrário, você vai ter uma textura ilegível.
Máquinas de Fazer Acabamentos em Artesanatos Personalizados

A Mimo Crafts tem vários equipamentos e ferramentas que fazem exatamente isso que eu ensinei neste post. Eles acrescentam detalhes de acabamento, conferindo mais valor ao seu produto personalizado final.

Sabe aquele negócio de “valor agregado”? Pois é, é isso mesmo que os produtos da Mimo fazem.

Conheça a Mimo Stamping

Sendo assim, te convido a conhecer a Mimo Stamping. Temos vários conteúdos contando tudo sobre ela!

Nesse outro post, eu te conto como fazer plastificação com ela. Uma técnica muito conhecida e que pode ser aplicada em muitas coisas na papelaria, festa e home decor.

 

Como Fazer Plastificação na Mimo Stamping

 

Nesse aqui, eu te falo sobre a laminação a quente. Como que é esse tal de bopp, para que serve esse material e como fazer esta técnica!

 

Como Fazer Laminação a Quente na Mimo Stamping

 

Neste último post, a , que também é do Time dos Sonhos Mimo Crafts, mostra o que é e como fazer hot stamping usando a Mimo Stamping Mini, a versão miniatura dela que acabamos de lançar!

 

O que é e como Fazer Hot stamping na Mimo Stamping

 

Como eu disse mais acima, para aprender como fazer relevo em materiais especiais, a criatividade é o limite! Precisamos testar sempre. Experimentar faz parte de quem faz trabalhos artesanais.

Essa é uma das maneiras da gente se reinventar, reinventar o uso de um equipamento e de criar novas peças.

Além disso faz bem, né? Não é legal quando a gente descobre algo novo ou um jeito novo de usar algo já conhecido? Pois é, experimenta mais como fazer relevo em materiais especiais aí e conta para gente, aqui nos comentários, o que você tem descoberto! A gente adora saber.

Siga e marque a gente no Instagram @mimocrafts e @prisatlher.  Depois, poste as fotos dos seus personalizados feitos com relevo na Mimo Embossing usando a nossa hashtag #mimocrafts.

Cupom de Desconto Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

Cupom de Desconto para loja Mimo Crafts

 

Beijos da Pri!

Time dos Sonhos

Mimo Crafts | Muito Além do Papel

Comente o post aqui