Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Mimo Crafts

Publicado em outubro 22, 2019

60

A proposta de hoje é falar sobre o mercado artesanal e se vale a pena trabalhar com personalizados. O objetivo é te inspirar.

Quem nunca pensou em ser dono do próprio negócio? É um sonho para a maioria das pessoas, trabalhar com aquilo que ama, unir o útil ao agradável. Ou seja, vamos te ajudar a colocar esse sonho em prática. 

 

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

 

Têm muita informação interessante que você precisa saber para entrar nesse ramo, que está em franco crescimento, e se tornou uma ótima opção de negócio.

Vamos conhecer um pouco?

Mercado de Artesanato e Personalizados

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Criar, produzir, confeccionar, são tantas as possibilidades que você se perde dentro das opções no ramo de artesanato e personalizados que hoje, tornou-se um refúgio em meio a crise. 

E opções para trabalhar nesse mercado artesanal é o que não falta. Pensando assim, nós trouxemos bastante informação sobre como cada nicho está se saindo atualmente. Portanto, é interessante conhecer um pouco sobre como está o mercado atual, financeiramente falando.

O Mercado de Papelaria Personalizada dá Dinheiro

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Você sabia que, no ano de 2018, o mercado artesanal gerou cerca de 50 bilhões de reais? E isso tudo só no Brasil! Atualmente, pesquisas apontam que a busca por produtos de artesanato estão intensificando-se. Isso porque, a personalização de objetos está bem mais variada e pessoal, sendo assim, menos padronizada. 

As pessoas são atraídas por coisas que chamam atenção, itens que mexem com o sentimental delas. Desse modo, o mercado atual de artesanato trabalha junto com o senso comum e lida com o emocional das pessoas. Logo, elas se identificam com o que é produzido e acabam adquirindo. 

O público ama trazer personalidade, autenticidade, originalidade e individualidade para o seu ambiente. Ou seja, na decoração de festa, cômodos da cada, personalização de itens de uso doméstico e etc o importante é ter uma característica pessoal envolvida.

Sendo assim, o mercado de artesanato e personalizados busca atender da melhor maneira o gosto de seus clientes, trazendo, principalmente uma arte mais atual, inovadora e que agrade. Normalmente, observa-se muito da cultura pop atual, o que está mais sendo comentado nas redes sociais, ou que o público mais se identifica. 

Por exemplo, se você acompanhar nas redes sociais ou pesquisas quais séries e filmes  estão mais alta, são mais comentados e a procura é maior pelo seu público alvo, você pode inovar produzindo produtos personalizados desses itens. Sendo assim, isso mostra que seus produtos possuem um diferencial, caminha com os gostos e interesse do público.

Consequentemente, quem souber aproveitar do conteúdo da cultura pop que mais tem maior atenção do público, no fim, terá mais visibilidade e, como consequência, acabará lucrando mais.

Tudo o que você Precisa saber sobre Personalizados

Outra forma de lucrar nesse mercado artesanal é escolher um nicho que você mais se identifica e se especializar nele. Mas, como assim? Eu explico. 

Não é necessário que você opte por um  ramo voltado apenas para um produto, seja focado em um tipo apenas de trabalho. Logo, é interessante ter várias opções para atrair ainda mais clientes para você. 

Entretanto, seja especialista em algo que você mais gosta dentro de tudo aquilo que você faz. Seja na parte da decoração, seja estampando roupas, confeccionando pelúcias… Focar em algo específico com mais intensidade agregará maior valor ao seu trabalho e trará reconhecimento ao mesmo.  

Ou seja, não precisa se limitar, mas seja muito bom no que você faz, seja referência.

Vamos conhecer um pouco sobre os nichos que estão em alta no mercado atual.

Mercado Artesanal: Papelaria de Festas

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Primeiramente, você provavelmente sabe que o mercado artesanal de festas é um dos ramos mais amplos que pode se atuar. Seja em relação a confecção de produtos personalizados e decorações. São tantas possibilidades que basta você observar e escolher qual tipo de público você mais se identifica ou têm mais afinidade se jogar. Você prefere confeccionar produtos infantis? Decoração para adultos? 

Caso prefira itens adultos, uma opção é trabalhar com a decoração de casamentos e formaturas. As vantagens de atuar nesse tipo ramo é que ele movimenta bilhões de reais anualmente. Além disso, dados mostram que, só no ano de 2017, o brasileiro movimentou R$ 17 bilhões com eventos sociais, segundo o Instituto Locomotiva para a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos).

Mesmo nesse tempo de crise, o Instituto Abrafesta divulgou que a procura cresce cerca de 14% anualmente. Ou seja, a busca é sempre crescente, e você pode aproveitar desse mercado com algumas produções simples, mas agregam valor à decoração;

  • Objetos e itens personalizados;
  • Lembrancinhas;
  • Convites e cartões;
  • Costura;
  • Cestinha para mesas;
  • Kit banheiro;
  • Arranjos;
  • E muito mais;

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Festas Infantis

Eventualmente, são ilimitadas as ideias e depende do que as pessoas optam por dispor em suas festas. Entretanto, esses eventos são mais sofisticados então pedem por uma decoração e personalização de cores neutras mas elegantes. E todos itens podem ser confeccionados manualmente e personalizados a maneira que os clientes quiserem.

Outra opção igualmente interessante, relacionada a decoração de eventos é trabalhar com chás de bebê, chá revelação, chás de casa nova, aniversários infantis. São mercados que com certeza vai ter uma grande procura. 

Cada vez se tornam mais populares entre as pessoas. Assim como, casamentos e formaturas, você pode produzir itens que vão desde lembrancinhas as partes mais estruturais que compõe todo o evento.

 E claro, é um ramo bem mais chamativo, em que você pode usar e abusar das cores. Normalmente, quem planeja esses eventos buscam algo mais chamativo e colorido, para se tornar inesquecível aquele momento único. É ideal para você que ama mexer com cores.

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Home Decor de Ambientes

Os produtos de decoração para casa geraram uma demanda considerável entre os consumidores. Principalmente, no mercado artesanal que está focado no desenvolvimento de produtos ecológicos, uma vez que a popularidade desses materiais cresceu entre o público, devido à grande conscientização ambiental. 

Além disso, os produtos de decoração ganharam uma grande aceitação entre os proprietários que desejam renovar o interior e  exterior das casas. 

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

São vários os segmentos de produtos que você pode fazer para decoração de casas; confecção de bordados, decoração para móveis e parede (paredes decoradas com tecidos são lindas, eu amo!), quadros personalizados, tapetes, bordados, porta copos… enfim, são várias opções que variam com o gosto de cada cliente e com o tipo de decoração que eles querem para harmonizar a casa no seu gosto. 

Você pode criar artigos para:

  • Mobílias;
  • Cozinha;
  • Sala e quarto
  • Banheiro;
  • Exterior;

Todos os cantos da casa têm espaço para uma belíssima decoração, basta adaptar-se com os trabalhos, variando do gosto de cada cliente. Use e abuse da sua criatividade. 

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Confecção de bonecos de pano

Já pensou em trabalhar criando e personalizando bonecos de pano? Fazer com todos os detalhes escolhidos pelo cliente? Com qualidade e originalidade, os bonequinhos de pano artesanais trarão ao seu negócio boa margem de lucros. 

Há várias gerações que os bonecos de pano atraem a atenção de adultos e crianças. Diferente do que se pensa, brinquedos confeccionados com panos são um grande atrativo no mercado artesanal, tanto para os adultos e mais velhos que lembram do passado, quanto para as crianças que adoram as cores e bordados nos bonecos.

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Ainda hoje, muitas pessoas colecionam bonecos dos mais diversos modelos e regiões do país. Portanto, criar bonecos de pano pode ser uma alternativa para ganhar dinheiro – em especial as bonecas artesanais.

No Dia dos Namorados, a aposta é nos ursinhos, na Páscoa em coelhos. Mas, com certeza o público-alvo é formado por crianças, que adoram bonecos coloridos para poderem brincar, principalmente o infantil feminino. Quem nunca sonhou em ter uma linda boneca feita à mão? São realmente muito lindas

Para alguns, elas não são somente um brinquedo, mas também um belíssimo artesanato que possui um valor inestimável. Já no mercado, elas podem chegar a valores bem altos. Alguns produtos podem custar mais de R$300 reais – em especial se forem do artesanato regional.

Elas servem como lembrancinhas de aniversário e chás de bebê, enfeites de festas infantis ou ainda elementos de decoração de ambientes, e brinquedos infantis – estas são as diversas possibilidades para os bonecos de pano.

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Como trabalhar com Estamparia

Você conhece o mercado de estamparia? Não? Pois está perdendo uma ótima oportunidade de ganhar uma renda extra, ou até mesmo viver desse ramo

Eu trouxe algumas informações que provavelmente vão te animar. Bom, são tantos bilhões de dólares que indústria têxtil vêm arrecadando a cada ano que ficamos perdidos em números.

Para se ter uma noção, somente em faturamento, aproximadamente 52 bilhões de dólares em confecção de tecidos, isso tudo só com o Brasil exportando. Ou seja, tem muita gente comprando panos (rs).

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Trabalhar com confecção de roupas é um mercado que praticamente não tem fim, sai moda e entra modas e as pessoas estão sempre comprando e atualizando seus guarda roupas. E produzir estampas é uma ótima forma de entrar nesse mercado tão gigante que só tende a crescer. 

Na área da estamparia a principal procura estão nos uniformes estampados, seja para escolas, faculdades, empresas e eventos. Mas é possível inovar estampando outros materiais de tecido como:

  • Pelúcias;
  • Toalhas de rosto;
  • Toalhas de banhos;
  • Panos de prato;
  • E muitos outros itens;

Nós temos um post exclusivo sobre Como Montar Uma Estamparia Em casa, e olha, está incrível. Eu recomendo vocês a darem uma passadinha por lá para se aprofundarem mais neste tópico.

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Materiais para começar a Trabalhar com Artesanato

Bem, você deve estar pensando que essas opções não passam de um sonho e que sua realidade está muito distante para você, principalmente financeiramente falando. Mas eu tenho uma boa notícia. Você não precisa investir tão alto para começar o seu negócio. E o melhor, você pode começar tudo dentro da própria casa. 

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

Aqui na Mimo têm bastante informações sobre as plotters de recorte caseiras que você precisa conhecer. Portanto, Vale dar uma passadinha nos artigos sobre O que são Máquinas de Recorte,Cricut Explorer Air 2: 5 Coisas Que Você Precisa Saber e A Máquina de Cortar Feltro Cricut Maker

Logo, conhecer todas as funcionalidades das máquinas darão um melhor parâmetro na hora que você for escolher para qual opção de nicho elas são mais adequadas.

Portanto, é bom estar ciente de que ambas as máquinas cortam mais de 10 materiais que vão de folhas finas, cartolinas, couro. Já a Cricut Maker cortar materiais de até 2,4mm de espessura e até mesmo tecidos. 

Que tipos de produtos você quer produzir? Com quais materiais você quer trabalhar? Tenha em mente essas perguntas e opte  por algo que favoreça da melhor forma o desempenho do seu projeto. Desse modo, tenha certeza que a sua escolha trará ótimos resultados. 

Prensa Térmica: Conheça a Easy Press 2

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

A Easy Press é um equipamento da Cricut para você personalizar diversos itens. Como falamos no tópico acima, é ideal para trabalhar com estamparia de diversos produtos. Basicamente, ela possui o diferencial de atingir o calor que você precisa para personalização em até 60 segundos.

Caso você tenha se interessado no mercado de estamparia, ela é uma ferramenta indispensável e que também é possível trabalhar em casa. Não tem segredo nenhum, basta passar sob o tecido com filmes de recorte que a sua plotter pode fazer que e em poucos segundos estará pronta sua estampa.

É bem legal, dá pra fazer tanta coisa, com tantas ideias… E então, com todas essas ferramentas você pode começar sua produção em casa mesmo e com um custo bem acessível como investimento. 

Tendo escolhido seu público alvo, seu nicho principal de atuação e quais máquinas são mais adequadas para o seu trabalho,falta só mais uma coisinha para você deslanchar de vez nesse mercado, a divulgação.

Mercado Artesanal Formas de divulgação

Mercado Artesanal: Vale a Pena trabalhar com Personalizados

No fim, para ter sucesso no seu projeto é muito importante você conhecer bem as formas de divulgação. Bom, atualmente podemos dizer que a internet é o melhor lugar para fazer propaganda do seu negócio. Principalmente no que se refere as redes sociais.

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • WhatsApp;

Em primeiro lugar, essas são as redes mais acessadas atualmente, cerca de 2 bilhões de pessoas têm acesso às redes sociais. Nos dias de hoje, elas possuem um papel tão importante na parte da divulgação que desbancaram outros meios de propagação: televisão, rádio, outdoor etc.

Expor seu negócio nas redes sociais te aproxima do seu público, dá mais visibilidade, te deixa à par de conteúdos que são compartilhados e o que está mais na moda na cultura popular.

Marketing para Artesanato

Então, use e abuse dos perfis no Facebook e Instagram, com post bem chamativos e atrativos para seus projetos. Divulgue no WhatsApp para a família, crie canal no YouTube com dicas, informações e DIY (o público ama!). Acima de tudo,  interaja sempre nas publicações, nos comentários. 

Se a sua ideia for trabalhar com um negócio digital, é interessante a criação de sites em que você expõe todo seu portfólio.  Mesmo que, tenha um espaço físico, isso amplia suas possibilidades de crescimento no mercado. Então, caso o mercado digital seja uma opção válida, você deve considerar duas opções:

  • Tráfego orgânico: basicamente, é o acesso natural, em que você utiliza técnicas de marketing para chamar atenção do seu público.  Entretanto, as chances de conseguir o objetivo são alcançadas com o tempo.
  • Tráfego pago: você utiliza das propagandas e anúncios online para divulgar o seu trabalho, e assim, ganhar a atenção de possíveis clientes. Nesse caso, as redes de divulgação trabalharão para você e o retorno e visibilidade ocorrerá de forma mais rápida.

Independente de qual tipo de tráfego você escolha, é importante ter uma noção básica de marketing digital para começar a empreender online.

Todas as informações coletadas e divulgadas foram feitas por meio de pesquisas com uma visão voltada ao mercado de artesanato e personalizados. Portanto, nossa intenção era fazer com que você se sentisse motivado em começar a empreender em algum desses ramos

O que são Plotters de recorte caseiras? Conheça a Cricut - Design Space Como utilizar

Opções não faltam, e vimos que é um ótima opção em meio a tantas dificuldades. Além disso, não custa nada apostar em algo que nunca deixou de apresentar bons resultados.

Esperamos que tenha este post tenha sido útil  para você. Conte para nós o que achou. 

Até mais.

Cupom de Desconto é no Blog da Mimo

 

É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Mimo Crafts

Comente o post aqui

Comentários