5 Tipos de Papel Colorido para Decoração

Mimo Crafts

Publicado em novembro 10, 2021

29

Olá, como vai você? Se você chegou neste artigo procurando 5 tipos de papel colorido para decoração, veio ao lugar perfeito. Aqui, a gente te conta como escolher a melhor opção e como usá-la para criar decorações incríveis e criativas.

 

5 Tipos de Papel Colorido para Decoração

 

Quando a gente fala de decoração, a quantidade de possibilidades é absurda. Você pode criar diferentes tipos de peças personalizadas, painéis, quadros, flores, arranjos. Bastante coisa para fazer usando tipos de papel colorido para decoração, não?

Portanto, se você quer saber como melhorar seus projetos usando os tipos corretos de papel colorido na decoração, continue neste post. Com certeza você vai conseguir criar artes sensacionais, basta encontrar o material certo e usar sua criatividade.

Qual é o Papel Colorido para Decorar?

A decoração é um nicho que te permite usar a maior quantidade possível de tipos de papel. Por isso, pode ser até um pouco complicado conhecer as opções mais adequadas. Então, separamos uma lista com 5 tipos de papel colorido para decoração:

  • Papel Colorido na Massa
  • Papel para Scrap
  • Papel Cartão
  • Papel Kraft
  • Papel Vegetal

Então, se bateu a curiosidade para saber como incrementar suas peças personalizadas com esses tipos de papel colorido para decoração, continue conosco. Separamos algumas informações importantes sobre cada um deles:

1 – Papel Colorido na Massa

Se o seu projeto tem a necessidade de recortes, o melhor papel colorido para decoração é o colorido na massa. Dessa maneira, ele não tem o miolo branco entre a frente e o verso coloridos da superfície. Ou seja, o corte não fica com aquele filete branco enfeiando o acabamento.

 

Papel colorido na massa

 

Por isso, ele tem um acabamento mais bonito e elaborado. Assim, é ideal para aplicação em colagens, quilling art, montagens e confecção de painéis e quadros, flores de papel e muito mais. Você vai perceber que o trabalho é bem menor, e o produto final bem mais bonito.

Então, ele apresenta uma boa resistência com gramatura de 180g, o que garante sustentação sem rigidez.

2 – Papel para Scrap

O Papel para Scrap também é um dos tipos de papéis coloridos para decoração. Uma das coisas mais legais sobre eles é que existem modelos com diversas estampas, que você pode aproveitar.

Dessa maneira, dá para revestir luminárias, montar scrapbooks, fazer colagens e outros designs diferenciados. Ainda, você consegue criar porta-retratos, álbuns de fotografia e adornos decorativos de papel usando esse material.

Porém, como ponto não tão bacana, eles apresentam uma resistência bem baixa e rasgam fácil. Por isso, você vai precisar tomar cuidado com as aplicações, para evitar que suas peças fiquem danificadas se o papel rasgar. 

3 – Papel Cartão

O Papel cartão é mais um dos tipos de papel colorido para decoração. Por ser um pouco mais rígido, ele é um excelente material para criar peças. Dessa maneira, você consegue montar painéis coloridos, flores e até mesmo lembrancinhas personalizadas.

Outro uso bacana para o papel cartão são os itens de home decor que você consegue criar, como nichos de parede, prateleiras e luminárias, que precisam de sustentação para suportar certo peso.

Então, existem vários moldes digitais grátis para cortar na plotter de corte Cricut e montar seus artesanatos. Além disso, por ser mais rígido, ele não marca e nem cria vincos com facilidade.

Contudo, é importante lembrar que alguns modelos desse tipo de papel para decoração apresentam cor somente de um lado. Portanto, veja no seu projeto de artesanato se isso não irá interferir no resultado esperado. 

4 – Papel Kraft

O Papel Kraft também pode ser um dos tipos de papel colorido para decoração. Por ele ser bem versátil, pode ser usado tanto para criar peças, dobraduras e montagens, quanto lembrancinhas personalizadas.

Dessa maneira, a aplicação pode ser até em revestimento de outros acessórios, criação de painéis para lettering. Isso porque ele é maleável e permite uma série de aplicações. Porém, é importante se atentar com a resistência desse tipo de papel. 

 

Papel Kraft para decoração

 

Com isso, ele pode ser mais frágil do que outros tipos de papel para decoração. Assim, é importante testar antes de confeccionar.

5 – Papel Vegetal

Outro dos tipos de papel colorido para decoração é o Vegetal. Ele também é uma opção bem versátil, que você pode usar para criar moldes, peças que precisam de certa transparência ou pelas quais a luz possa passar.

E até mesmo para fazer apliques para incorporar em outros objetos. Um exemplo são as luminárias com papel vegetal, para projeções.

 

Papel Vegetal para decoração

 

Além disso, esse tipo de papel pode ser usado de várias maneiras diferentes. É possível criar até mesmo guardanapos decorativos e envelopes de convites. Ele admite também a texturização com carimbos de madeira ou metal, o que dá um charme a mais para suas decorações.

Porém, é importante lembrar que ele é um papel com gramatura e espessura baixas. Então, ele é bem fino e frágil, e forma vincos e dobras com muita facilidade. Por isso, na hora de usar para criar peças, é preciso ter o dobro de atenção!

Como fazer decoração com papel colorido?

Quando o assunto é como fazer decoração com papel colorido, a ordem do dia é abusar da criatividade. Existem inúmeros tipos de materiais e técnicas que você pode utilizar de acordo com o conceito e tema da decoração.

Por isso, a primeira etapa para aprender como fazer decoração com papel colorido é a escolha do conceito e tema. Então, você vai precisar estabelecer quais as expectativas para a confecção e quais métodos usará no processo. 

 

Decoração com papel colorido

 

Depois, é importante planejar bem toda a montagem do artesanato, e quais técnicas serão aplicadas. Com isso em mente, fica mais fácil escolher quais os melhores tipos de papel colorido para a decoração.

Por exemplo, decorações mais alegres, com temas infantis, podem ser feitas com a quilling art para montagem de painéis. Assim, o melhor papel seria o colorido na massa, muito usado para recortes pelo acabamento sem faixas brancas.

Dessa maneira, você pode criar cenários decorativos, painéis, quadros, fazer decoupage, criar lembrancinhas de festa. Como dissemos antes, quem define o limite de atuação é a sua criatividade e habilidades com as peças. 

Máquina de Fazer Flores de Papel para Decoração

Hoje, existem diversos tipos de plotter de corte que criam flores incríveis para decoração, conforme a Mih Pocket, do Time dos Sonhos Mimo Crafts mostra no vídeo abaixo.

 

 

Dessa maneira, existem as pequenas, para um fluxo menor de produção, e até mesmo máquinas automáticas para quem quer um mar de flores em casa.

Para escolher qual o melhor, você precisa avaliar bem as necessidades. Até mesmo no caso de fazer decorações de festas, batizados, casamentos, essas máquinas podem te poupar um trabalho imenso e economizar tempo. 

Basicamente, elas funcionam através de moldes integrados, que fazem múltiplos cortes no material que você escolher. Assim, você pode fazer diversas partes das flores de papel, e depois ir montando para dar os arremates finais e incorporar na decoração.

 

Flores de papel para decoração

 

Mas se você gostaria de aprender um pouco mais sobre o assunto, aqui a gente pode te ajudar. No blog da Mimo temos outros posts sobre técnicas de decoração com papel colorido que podem dar ideias para suas criações ficarem cada vez melhores!

Comente o post aqui