O que é Hot Stamping?

Fernanda Estevão

Publicado em fevereiro 25, 2021

35

Oi, gente! Neste passo a passo de hoje, vou te ensinar o que é hot stamping e como fazê-lo usando a Mimo Stamping – Aplicador de Efeitos Metalizados. Então, você vai ver como é fácil e simples e ainda saber quais materiais são necessários.

Além desta técnica, com esta máquina, você também pode fazer laminação a frio e a quente e plastificação. Ela tem versão para tamanho A3 em 110 V e em 220 V e uma versão mini, para tamanho A5. Mas, esta última, por enquanto, está disponível apenas para 110 V e é a que vou usar neste tutorial.

 

O que é Hot Stamping

 

Hot Stamping é o termo utilizado para definir um método de aplicação de efeitos metalizados na papelaria e no scrap com utilização do calor.

Onde é Utilizado o Hot Stamping?

Este efeito é muito requisitado para trabalhos mais nobres como convites de casamento, convites de formatura, capas de planners e agendas, quadros, personalizados de luxo, cartão de visita, entre outros.

 

Convite de Casamento com detalhe de Hot Stamping

 

Veja como o hot stamping valorizou este lettering!

 

Lettering com hot stamping

 

 

E você também pode fazer quadros decorativos usando o hot stamping, como mostro na foto a seguir.

 

Quadro decortativo feito com hot stamping

 

Além disso, você pode usar o hot stamping em detalhes de apliques para colar em caixas de presente personalizadas ou em projetos de scrapbooking. Olha só como fica lindo!

 

Aplique personalizado com Hot Stamping

 

Ele também é uma ótima ideia para personalizar as lembrancinhas de Natal e Ano Novo. Inclusive, eu até ensino a fazer o personalizado abaixo em um passo a passo bem legal aqui no Blog Mimo Crafts. Tem arquivo grátis!

 

Presentes de Natal: Como Fazer Caixa para Espumante com Hot Stamping

 

Como funciona o Hot Stamping?

Temos alguns caminhos diferentes para conseguir esse efeito tão cobiçado, porém, hoje nós vamos falar sobre como fazer o metalizado perfeito utilizando a Mimo Stamping.

 

Mimo Stamping é uma máquina de fazer hot stamping

 

A Mimo Stamping é um equipamento de laminação e termotransferência. Sendo assim, ela faz os efeitos metalizados por meio da aplicação de um material chamado Foil sobre impressão a laser. Mas, calma! Pois, eu já vou explicar tudinho para você!

O que é Foil?

O material Foil é uma película bem fininha e metalizada que você encontra em rolos para comprar na Loja Mimo Crafts.

 

Mimo vende Foil para Hot Stamping em rolo

 

Além disso, você o encontra disponível em várias cores metálicas: dourado, prata, furta cor, verde, azul, cobre, vermelho, pink, bronze e titanium.

 

Encontre várias cores de foil para hot stamping na Loja da Mimo

 

Precisa de impressão a laser para fazer hot stamping?

Sim. Você vai precisar fazer impressão a laser, que pode ser colorida ou monocromática, para fazer hot stamping com foil na Mimo Stamping.

Isso, porque o hot stamping é o resultado de uma termo reação química que ocorre quando o foil é aquecido em contato com o pigmento da impressão a laser.

Contudo, se você não tiver impressora a laser, uma dica é fazer uma cópia da arte em uma copiadora que tenha Xerox! Pois, o Xerox é uma impressão a laser, ou seja, já resolve o seu problema.

É possível aplicar efeito metalizado em papel colorido?

Sim! Podemos usar a Mimo Stamping para fazer hot stamping em papéiis de qualquer cor, Kraft, transparente, papel vegetal… Contudo, desde que ele seja impresso a laser com tonner preto.

Como funciona a Mimo Stamping?

Além de linda, a Mimo stamping é muito fácil de usar. Ela está disponível no site da Mimo em duas versões:

 

Mimo Stamping é vendida em 2 tamanhos diferentes

 

Na versão convencional, com boca (entrada) de 32cm. Permitindo a aplicação de efeitos metalizados em folhas A3 ou no padrão de Scrap.

 

Mimo Stamping padrão é ideal para trabalhos em tamanho A3

 

Porém, agora, a família Mimo Stamping tem uma nova integrante. A Mimo Stamping Mini. Isto é, uma versão compacta com entrada de 16cm. Ideal para aplicação em peças menores, de tamanho A5, como convites, tags e cartões de visita.

 

Mimo Stamping Mini é ideal para trabalhos em tamanho A5

 

Ambas alcançam a mesma temperatura, a diferença está no tamanho da entrada.

Ah! E, além de tudo,  conforme eu falei no início deste tutorial, essas máquinas poderosas também fazem plastificação. Veja como no passo a passo da foto abaixo, feito pela Pri Satlher, que também é do Time dos Sonhos.

 

Plastificadora: Como Fazer Plastificação na Mimo Stamping

 

Mas, não para por aí, não! Elas também são ótimas para fazer laminação a frio e a quente. A Pri também ensinou a fazer esta última opção com aplicação de BOPP em PAP aqui do Blog.

 

Como Fazer Laminação a Quente na Mimo Stamping

 

Como fazer Hot Stamping?

Agora, você já está por dentro de tudo sobre hot stamping! Por isso, acompanhe, a seguir, o passo a passo para entender como aplicar efeitos metalizados com a nova Mimo Stamping Mini.

Sendo assim, para te mostrar todos os detalhes desta técnica, vou fazer hot stamping em um convite de 15 anos!

 

 

Vou fazer hot stamping neste convite de formatura

 

Primeiro, imprima a arte do convite numa impressora jato de tinta.

 

Imprima a arte desejada em uma impressora a laser

Contudo, atenção! Imprima com a impressora a laser somente a parte que deseja a aplicação do efeito metálico. Use a cor preta.

Digo isso, pois se sua arte tiver outras partes impressas que não forem para ficar metalizadas, você deverá imprimí-las em uma impressora a jato de tinta. Pois, o foil irá ser transferido para todas as partes que tiverem pigmento de impressão a laser.

 

Só imprimi os números romanos a laser. Outras partes da arte, que não vão ser metalizadas, foram impressas a jato de tinta

 

Em seguida, se delicie escolhendo o foil na cor de sua preferência

 

Escolha o foil na cor de seu projeto

 

Como Usar a Mimo Stamping

Depois disso, ligue a Mimo Stamping no botão que fica na parte de trás da máquina.

 

Ligue a Mimo Stamping no botão que fica na parte de trás

 

A seguir, selecione a temperatura 2. Agora, é só esperar a luz ficar fixa na cor verde.

 

Espere até a luz da Mimo Stamping Mini ficar verde

 

Coloque sua arte dentro da pasta de proteção térmica, ou seja a Base de Aplicação que vem junto com a Mimo Stamping Mini. Posicione o foil sobre a sua arte com a parte que brilha virada para cima.

 

 

Coloque sua arte com o foil sobreposto na impressão a laser dentro da Base de Aplicação da Mimo Stamping Mini

 

 

Feche a pasta proterora fazendo um sanduiche com a arte dentro. E insira a pasta pelo lado fechado na Mimo Stamping.

 

Coloque a Base de Aplicação com o projeto na entrada da Mimo Stamping

 

Então, espere sair lá do outro lado, pois ela fará a mágica acontecer sozinha.

 

Convite metalizado com hot stamping sairá do outro lado da Mimo Stamping Mini

 

O efeito é de arrancar suspiros, olha só!

 

Hot Stamping feito na Mimo Stamping é de arrancar suspiros

 

Sendo assim, até temos no mercado algumas outras alternativas para aplicação de efeitos metálicos. Mas, nada se compara ao resultado que você vai conseguir com a Mimo Stamping.

Então, dê asas brilhantes à sua imaginação com Mimo Stamping ou a Mimo Stamping Mini.

Siga e marque a gente no Instagram @mimocrafts e @santaideiaoficial.  Depois, poste as fotos do seu trabalho feito com hot stamping usando a nossa hashtag #mimocrafts.

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping! É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para loja Mimo Crafts

 

Beijosss e até mais!

Comente o post aqui

Comentários