Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Pri Sathler

Publicado em setembro 8, 2020

66

Oi oi! O conteúdo de hoje é muito legal!! Vamos falar sobre Móvel Usado. Aqui eu vou dar algumas Dicas de Como Reformar.

Afinal, quem nunca quis reformar ou dar uma cara nova pra algum móvel que tem em casa? Primeiramente, eu adoro esse tipo de projeto, ainda mais porque normalmente eles envolvem tinta! Ahah! Amo uma bagunça de tinta!

Desde já, eu confesso que com essa quarentena eterna tá dando vontade todo dia e mudar alguma coisa em casa. Quero pintar parede, porta móveis, colar vinil em tudo…. aiai.

Aliás, eu não sei você aí, mas eu gosto demais de fazer coisas novas para minha casa. Na verdade, eu acho isso importante.

Já que, quando a gente mora na mesma casa há muito tempo, tem os mesmos móveis há muito tempo e fica muito em casa (tudo isso aí sou eu!), mudar a cara das coisas dá uma renovada no ar dos ambientes.

Isso porque, essa repaginada é muito importante para a nossa produtividade (pensando em quem trabalha em casa); pra nossa vontade de ficar e de receber os amigos.

Afinal de contas é muito gostoso estar num lugar que a gente curte e que tem a nossa cara, não é? Sendo assim, com esse post você pode mudar o seu móvel usado, inclusive usando os mesmos materiais com outras técnicas também.

Móveis Usados: Dicas de Como Reformar

Como Reformar Móvel Usado

A princípio, minha sugestão de hoje é a reforma de um móvel que esta bem judiado, sabe? Sendo assim, eu escolhi uma mesinha lateral que tenho há uns 8 anos.

Contudo, ela não é a prova de criança. Sendo assim, ela não deu conta de todas as vezes em que foi jogada no chão nem dos brinquedos batendo no tampo rsrsrs.

Dessa forma, a base da mesa estava em ótimo estado, mas o tampo não. Então eu comprei um tampo novo e substituí.

O que vou ensinar nesse passo a passo, pode ser feito em qualquer móvel usado. Como as bordas do meu tampo antigo estufaram de tanto cair no chão, eu troquei. Mas se não fosse isso eu teria pintado ele mesmo!

Móveis Usados: Dicas de Como Reformar

Você vai precisar de:

Além disso, preparei um lettering fofo e você pode baixar clicando na imagem abaixo:

Arquivos Grátis Mimo Crafts

 

Como Reformar Móveis com Vinil Adesivo Passo a Passo

Antes de mais nada, tire as medidas das partes que você vai customizar. Isso é essencial pra você entender como vai projetar, como vai cortar e como vai aplicar o vinil.

Aqui eu customizei o tampo e os pés.

Móveis Usados: Dicas de Como Reformar

Móvel Usado: Como Recortar Vinil na Cricut Passo a Passo

De fato, baixe o arquivo e abra no Design Space usando a função Upload.

Em seguida, redimensione o desenho pro tamanho ideal para o seu móvel.

Aqui eu desenhei um círculo do tamanho do tampo da mesa para que tudo se encaixasse perfeitamente.

Móveis Usados: Dicas de Como Reformar

Sendo assim, você pode fazer o mesmo aí. Ou seja, com a ferramenta Formas, faça a que mais se aproxima do seu móvel e coloque nas medidas reais.

Decerto, vai aparecer um aviso dizendo que o projeto é grande demais, mas não tem problema. Pois, o importante é a sua arte não passar de 30x60cm.

Aproveite para definir se vai colocar algum detalhe em outras partes do móvel e replique essa parte do desenho pra quantidade que você precisa.

Móveis Usados: Dicas de Como ReformarMóveis Usados: Dicas de Como Reformar

Isto é, nesse projeto nós vamos usar o vinil como uma máscara para nossa pintura.

Ou seja, vamos pintar em volta do vinil e onde o vinil cobrir ficará com o acabamento da mesa. No entanto, você pode também fazer o contrário e usar o estêncil.

Depois de definir a proporção da arte no seu móvel usado, selecione as partes que podem ser cortadas juntas e, pra garantir o layout, clique em Anexar.

Assim, as partes que foram anexadas vão permanecer juntas na base de corte. O importante é selecionar partes que juntas caibam na sua base de corte, ok?

Móveis Usados: Dicas de Como ReformarMóveis Usados: Dicas de Como Reformar

Posteriormente, lá na área de corte você pode organizar o corte apenas arrastando e girando os desenhos. Isto é, eu usei uma base grande pra cortar tudo de uma vez, mas se você só tiver a pequena também dá certo!

Móveis Usados: Dicas de Como Reformar

Corte o pedaço de vinil do tamanho necessário e aplique na sua base de corte.

Dica: Use o Estilete Rotativo + Régua + Base de Corte Regenerativa para cortar os seus materiais. É muito prático e os cortes ficam exatos e retinhos!

Móveis Usados: Dicas de Como Reformar

Em seguida, configure o corte para o material que você está usando. Pra esse vinil da Mimo eu uso a configuração padrão Vinil. Dá super certo!

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Logo depois de cortar é só depilar o seu material, tirando o excesso que não será usado.

Afinal, como nosso trabalho aqui não é estilo estêncil, eu tirei o entorno das palavras. Para essa etapa o gancho é a melhor ferramenta.

Mimo Dica

Faça cortes com seu estilete entre as formas do seu desenho para ajudar a depilar.

Assim você consegue ter mais controle fazendo parte por parte. Quando a gente corta um projeto muito grande em materiais que precisam ser depilados, essa é a melhor maneira de fazer essa etapa sem dor de cabeça!

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar Móvel Usado: Dicas de Como Reformar Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Como Aplicar Vinil em Móvel Usado

Depois de separar as partes do meu desenho eu montei o layout sobre o tampo mesmo para posicionar da melhor maneira. Dessa forma, eu usei um pouco de fita adesiva para ajudar a fixar uma parte na outra.

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Logo em seguida, eu apliquei a máscara de transferência usando o raspador. Pode usar mais de um pedaço da máscara sem problemas, ok?

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

 

Depois, tire o papel do vinil. A melhor maneira é tirar o papel do vinil e não a máscara do papel, ok? No entanto, se os recortes ainda não ficaram grudados na máscara é só usar mais um pouco o raspador.

Agora é só posicionar os recorte sobre o seu móvel e usar o raspador novamente para transferir o desenho. Alise bastante pra que não fique nenhuma bolha.

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Em seguida, retire a máscara de transferência e confira se o seu desenho está bem coladinho. Pode passar o raspador direto no vinil pra tirar alguma bolha ou colar uma beiradinha.

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Enfim, agora é a parte mais divertida – e suja! Comece com a cor que escolheu para o fundo. Aplique o spray com movimentos rápidos e curtos. Nunca jogue muita tinta num ponto só e não fique apertando o spray eternamente.

Mimo Dica:

Para ter o melhor resultado em qualquer técnica de pintura faça camadas finas. Mesmo que você não cubra tudo de primeira, faça camadas finas.

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Sendo assim, depois de umas três camadas de tinta preta eu comecei a acrescentar cor. Usei azul, roxo e dourado para dar um pouco de cor. Tudo opcional, ok? Fiz uns respingos e pequenas manchas com as cores.

Mimo Dica:

Se você não tem experiência com tinta spray não se desespere! Teste em um papelão ou outra superfície antes de pintar pra valer. Tente sentir como a pressão do dedo define o tanto de tinta que sai e quais os efeitos você consegue fazer a partir disso.

Como Pintar Móveis Com Tinta Spray

Respeite o tempo de secagem entre demãos do produto que escolheu trabalhar. Pra isso é só conferir a embalagem. Isso é super importante!

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Depois é só deixar secar bem. Normalmente essa secagem final é mais longa. Dessa forma, veja na embalagem da tinta o tempo de secagem!

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Agora, o segundo momento mais legal: tirar o vinil e ver como como ficou! Com cuidado vá retirando o vinil. Tente puxar sempre acompanhando o desenho, isso ajuda a ter as bordas da pintura bem definida.

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Pra garantir uma maior durabilidade use um verniz em spray. Aplique da mesma maneira que aplicou a tinta, com camadas finas. Todavia, 2 ou 3 demãos serão suficientes.

Deixe secar novamente e está pronto! Aliás, monte ou parafuse o seu móvel caso tenha desmontado alguma parte.

Móvel Usado: Dicas Para Reformar Móveis

 

Agora sim está pronto!

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Como eu disse no início, você pode usar essa ideia pra vários tipos de móvel usado. E se você preferir aplicar outro tipo de tinta com rolinho ou pincel, também dá!

Confira sempre se a tinta que você escolheu é adequada para a superfície que você vai pintar. Eu pintei um tampo laminado e o pé laqueado. A melhor opção pra mim era a tinta spray. Mas avalie o que é melhor para o seu caso aí.

Você também pode fazer o contrário e usar esse desenho como um estêncil. E ainda pode deixar só no vinil e não pintar nada. Se o seu móvel usado for interessante você pode apenas renová-lo com um pouco de vinil. Fica muito legal e tem uma durabilidade interessante. Além disso, você pode retirar quando quiser e ter o seu móvel original de volta.

Tem possibilidades pra todos os gostos!

Por fim, espero que você tenha gostado desse conteúdo e que faça aí na sua casa.

5 Ideias Criativas para Decoração

Além deste tutorial de como reformar móveis usados, aqui no blog, temos vários outros passo a passos de home decor. Por isso, reuni 5 ideias criativas para decoração que vão te ajudar a vender mais!

  1. Como Fazer Almofadas Personalizadas – Neste passo a passo, te ensino como fazer almofadas personalizadas com transfers para tecidos cortados na Cricut. Fiz as aplicações com a Prensa Térmica Easy Press.Como Fazer Almofadas Personalizadas
  2. Totem de Mesa Como Fazer – Neste outro post, mostro como fazer totens de mesa personalizados com mensagens motivacionais usando plastificação feita na Mimo Stamping. Tem shape grátis e, além disso, fica lindo, sai barato e rende muito valor agregado na peça final.Totem de Mesa Como Fazer
  3. Como Fazer Planta Decorativa de Feltro – Esta é uma outra ideia de decoração para casa, e até escritório, que eu ensino a fazer aqui no blog. Mostro todos os passos da criação de folhagens de Costela de Adão Feitas com feltro cortado na Maker.Como Fazer Planta Decorativa de Feltro
  4. Quadro Personalizado para Recém-Casados – A Fernanda Estevão, também do Time dos Sonhos, fez este tutorial lindo com molde grátis para cortar na Cricut. É uma ótima ideia para decorar uma porta da casa nova.Quadro Personalizado para Recém-Casados – Arquivo Grátis
  5. Como Fazer Luminária de Parede– Neste passo a passo, te ensino como fazer luminária artesanal com chipboard cortado na Cricut. Tem molde grátis! Também fiz o efeito de cimento queimado da decoração do fio com o Aerógrafo Elétrico Mimo.

 

Como Fazer Luminária de Parede

 

Cupom de Desconto é na Loja da Mimo

Para continuar por dentro do nosso conteúdo siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
Enfim, é só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

 

Até o próximo tutorial!

Comente o post aqui

Comentários