O Que É Preciso Para Fazer Cartonagem? Materiais Básicos

Ká Freitas

Publicado em julho 19, 2023

3

Olá, pessoal do Blog da Mimo! Tudo bem com vocês? Neste post, vou te contar o que é preciso para fazer cartonagem e quais são os materiais básicos para começar trabalhar com essa técnica.

 

O que é preciso para fazer cartonagem - materiais básicos

 

O Que é Cartonagem?

A cartonagem é uma técnica do artesanato que possibilita a criação de diversas peças com papelão cinza.

Portanto, é possível criar lembrancinhas personalizadas que vão durar por muito tempo e manter a lembrança desse momento especial guardada com você.

Um dos materiais base da cartonagem é o papelão cinza. Ele possui diversas espessuras, porém, as mais utilizadas na cartonagem são as de 1.5mm ou 2.0mm.

Dessa forma, você irá conseguir resultados mais resistentes nos seus projetos.

Com a cartonagem é possível fazer diversas criações de projetos personalizados. Contudo, os mais procurados são lembrancinhas para datas comemorativas como, por exemplo, aniversários, casamentos e batizados, além de caixas organizadoras, cadernos e muito mais!

Se você tem interesse em fazer caixas cartonadas,  continue essa leitura para descobrir o que é preciso para fazer cartonagem.

Matérias Básicos Para Fazer Cartonagem

Para iniciar na cartonagem não é necessário ter diversos tipos de materiais. Então, confira abaixo o que é preciso para fazer cartonagem e comece a se aventurar nesse nicho do artesanato.

Base de Corte Regenerativa

A Base de Corte Regenerativa Mimo é indispensável para fazer os seus cortes com segurança e precisão, afinal, é possível fazer cortes com ela sem danificar as superfícies.

Além disso, ela é antiderrapante, ou seja, não vai ficar deslizando na superfície de apoio quando estiver sendo usada. Ela também é subdividida em linhas de marcações brancas na horizontal e na vertical de 1 em 1 cm.

Na Loja Online da Mimo, você pode encontrá-la nos tamanhos de 32 cm x 32cm ou 32cm x 62cm.

 

Base de corte regenerativa é preciso para fazer cartonagem

 

Estilete Profissional

Para fazer cortes precisos, é importante ter um bom estilete, por isso, escolho sempre o Estilete Profissional Mimo para fazer cortes nos materiais leves e mais espessos.

Ele possui uma lâmina de 18mm feita com aço inoxidável e um cabo de plástico durável.

Para a sua segurança, o Estilete Profissional para Artesanato da Mimo possui trava de bloqueio da lâmina e controle deslizante, que permite melhor o controle da exposição.

Ele ainda vem com 01 refil de lâmina de corte de aço inoxidável de 18mm para substituição.

Dessa forma, você tem a garantia de que este investimento terá alta durabilidade e, portanto, um excelente custo-benefício.

 

Estilete Profissional Mimo é preciso para fazer cartonagem

Papel Colorido Para Cartonagem

Outro material básico que é preciso para fazer cartonagem são os Papéis Color Pop Mimo, eles são incríveis para fazer o revestimento das suas caixas.

Essa linha de papéis Mimo possuem massa colorida, ou seja, é possível fazer vincos ou cortar o papel sem se preocupar com os filetes brancos.

A linha de papéis coloridos Color Pop Mimo contam com 22 cores incríveis: Amarelo CanarinhoAmarelo Sol, Branco NeveLaranja Puro, Vermelho CarmimAzul ÁguaRosa ChicleteRosa PinkRoxo MirtiloAzul CéuAzul MarinhoVerde SaladaVerde NatureVerde OlivaCinza LuaMarrom CaféPreto AbsolutoCreme BaunilhaAmarelo Candy,Verde Candy, Roxo Candy e Vermelho Puro.

Outra vantagem dos papéis Color Pop Mimo, é que eles passam por um rigoroso controle de qualidade, o que garante que lotes diferentes não possuam variação de cores.

Conheça mais sobre os papéis Color Pop Mimo e suas diversas vantagens, em outro conteúdo do Blog Mimo Crafts.

 

Papel Colorido A4 180g Color Pop Mimo

 

Confira no vídeo Tudo sobre papéis Color Pop Mimo feito pela Mih Pocket para o Canal do YouTube Mimo Crafts, todos os detalhes dessa linha de papéis Mimo.

Régua Profissional

Régua Profissional para Corte Mimo tem 40 cm e é feita de acrílico cristal sendo supertransparente, ou seja, esse é mais um facilitador na hora de fazer as medidas e marcações.

A Régua Profissional Mimo, possui escalas métricas horizontais e verticais para facilitar as marcações.

Além disso, ela possui uma borda com filete metálico especial em toda sua extensão. Esse filete facilita a precisão do corte com os Estiletes Mimo e protege a régua da lâmina do estilete.

 

Régua Profissional Mimo é preciso para fazer cartonagem

 

Papel Fotográfico Adesivo

Os Papéis Fotográficos Adesivos Mimo são essenciais para fazer cartonagem. Afinal, eles são perfeitos para personalizar os seus projetos com qualidade profissional.

Eles são ideais para você criar a identidade visual do seu projeto e aplicar na sua caixa cartonada, pois é resistente a água, aceita impressão a jato de tinta e possui secagem instantânea.

Desse modo, ele tem tudo que ajuda garantir que o seu produto fique perfeito para os seus clientes.

Para saber mais sobre essa linha de papel da Mimo, a Mih Pocket, preparou um vídeo para o Canal da Mimo no YouTube.

Neste vídeo, você vai conhecer as diferenças entre os papéis fotográficos Mimo e as vantagens de uso para cada ocasião.

 

 

Filme BOPP para Laminação

Os Filmes BOPP Mimo tem qualidade premium para fazer laminação com perfeição em projetos usando a laminadora Mimo Stamping.

Além disso, esse BOPP para laminação a quente da Mimo pode ser aplicado em vários tipos de papéis com ou sem impressão a jato de tinta, a laser ou offset. Uma outra vantagem é que o BOPP Mimo protege o papel contra umidade.

Ele é transparente e você tem 7 opções diferentes de acabamentos com os Filmes BOPP Mimo: Antirrisco Fosco, Glitter Texturizado, Fosco Aveludado, Fosco, Brilho, Holográfico Estrelas e Holográfico Arco-íris.

 

Filme Bopp Mimo é preciso para fazer cartonagem

 

Laminadora Mimo Stamping

A Mimo Stamping 3 também é um dos materiais que é preciso para fazer cartonagem, pois ela é essencial para fazer acabamentos nos projetos dessa técnica.

A vantagem desse equipamento é que ele é multifuncional, isto é, ela faz laminação, plastificação, termotransferência e hot stamping (aplicação de foil com impressão a laser) em vários tamanhos de projetos.

A Mimo Stamping tem 6 ajustes de temperatura, de 0 a 5, para que você consiga utilizar em diversos materiais de até 0,60mm de espessura.

Um dos seus grandes diferenciais é o desligamento automático, então não se preocupe se  você a esquecer ligada, pois ela se desligará sozinha.

Ela está disponível nas versões 110V e 220V e também na versão Mini, para quem não tem muito espaço no ateliê.

Nesta live, feita pela Mih Pocket, no Instagram da Mimo Crafts, você pode conferir todas as possibilidades de utilização da incrível Mimo Stamping.

 

Como Laminar com Mimo Stamping?

Conforme falei, anteriormente, os Filmes BOPP podem ser aplicados em vários tipos de papéis como, por exemplo, os Papéis Fotográficos Mimo.

O primeiro passo da laminação é medir o Filme BOPP no papel que vamos laminar, e cortar o necessário com o auxílio do Estilete Mimo e da Régua Profissional Mimo em cima da Base Regenerativa.

 

Cortando o Filme Bopp para fazer a laminação

 

Em seguida, vou colocar o Papel Fotográfico juntamente com o Filme BOPP, dentro da Base de Aplicação da Mimo Stamping para fazer a laminação.

Logo depois, escolhi a temperatura 3, pois os materiais utilizados não são espessos.

Lembrando que para chegar nessa temperatura, é necessário esperar que a laminadora ascenda a luz verde, mostrando que está aquecida e pronto para o uso.

 

Fazendo laminação na Mimo Stamping

 

Depois que a Base de Aplicação sair do outro lado da Laminadora, quer dizer que o processo foi terminado.

Então, é só retirar o material de dentro da Base de Aplicação que ele já está pronto para resistir aos fatores externos quando aplicado no projeto.

 

Resultado da laminação feita com o Filme Bopp na Mimo Stamping

 

Por fim, o que é preciso para fazer cartonagem são materiais de boa qualidade e que vão te ajudar a deixar suas peças com um acabamento impecável.

Para conhecer mais detalhes dos materiais necessários para fazer cartonagem e aprender como fazer laminação com a Mimo Stamping, veja o vídeo completo no Canal do YouTube da Mimo Crafts.

 

 

Quer conhecer mais sobre o que é cartonagem e se inspirar em ideias de projetos? Veja esse vídeo que preparei para o Canal da Mimo no YouTube e se inspire em ideais para lucrar com essa técnica do artesanato.

 

CUPOM DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto Loja Online Mimo Crafts

 

E continue de olho no Canal Mimo Crafts no YouTube, pois sempre tem vídeo novo para te levar mais longe no seu negócio craft!

São dicas de uso de equipamentos e ferramentas Cricut e Mimo, passo a passo com arquivos gratuitos, divulgação dos lançamentos de produtos imperdíveis e muito mais para você!

Ká Freitas

Instagram: @KaFreitasPersonalizados

0
0