Como Viver de Artesanato – Dicas Infalíveis

Mimo Crafts

Publicado em junho 29, 2023

60

Olá, tudo bem? Se você quer saber como viver de artesanato, este conteúdo é especialmente para você! Hoje, vamos te dar algumas dicas infalíveis de como transformar a sua paixão pelo artesanato em uma fonte de renda. 

 

Como viver de artesanato - dicas infalíveis

 

O artesanato é uma atividade que traz muitos benefícios como, por exemplo, relaxamento, criatividade, autoestima e satisfação pessoal. Além disso, é um mercado que está em alta, pois as pessoas valorizam cada vez mais o trabalho manual, personalizado e sustentável. 

Porém, como fazer do artesanato um negócio lucrativo e prazeroso? É o que você vai descobrir neste post. Vamos lá?

Viver de Artesanato Lucrativo

O empreendedorismo artesanal vem crescendo cada dia mais, pois as pessoas estão em busca de uma jornada de trabalho mais flexível para ter qualidade de vida.

Dessa forma, o artesanato se tornou uma ótima opção de negócio. Então, viver de artesanato não é apenas possível, como pode ser mais fácil do que você imagina.

Quando se fala em artesanato, pensamos logo em trabalho manual, mas os tempos mudaram e, hoje, existem diversos equipamentos e ferramentas que conseguem fazer uma boa parte do trabalho por você, além de facilitar muito a produtividade.

Podemos te afirmar isso, pois em nossa Loja Online você encontra ótimos e diversos equipamentos e ferramentas que podem contribuir muito com o seu trabalho artesanal!

Conheça alguns dos equipamentos Mimo e Cricut que podem facilitar a sua vida e a do seu negócio:

As plotters de recorte Cricut

Os equipamentos de corte Cricut te ajudam a cortar diferentes tipos de materiais, como papel, vinil adesivo, transfer para tecido, papel fotográfico, tecidos, feltro, EVA, cartolina, corino sintético, chipboard, papelão e outros.

Ou seja, você não vai precisar passar horas cortando esses tipos de materiais manualmente com tesoura ou estilete, por exemplo. As máquinas de corte já conseguem fazer metade do seu trabalho por você.

Na nossa Loja Online, você encontra diferentes plotters de recorte, cada uma delas servem para um nicho de trabalho específico. Confira quais são elas:

Aproveita também para saber o que cada uma delas tem de benefício, em outro post, aqui no nosso blog!

 

Qual Máquina de Corte Comprar? Cricut Brasil

 

Máquina de Plasticação e Laminação

A Mimo Stamping vai te ajudar a fazer laminação, plastificação, termotransferência e hot stamping (aplicação de foil com impressão a laser) em vários tamanhos: A3, A4 e 15,8 x 15,8 cm.

Essa máquina é muito fácil de usar e ela serve para te ajudar na criação de diversos tipos de artesanatos de papelaria, como scrapbooking, encadernação, scrapfesta, material escolar e muito mais!

Confira como essa máquina funciona  em nosso canal no YouTube:

 

 

Máquina de Relevo e Corte

A Mimo Embossing é uma máquina que faz relevos e cortes personalizados de até 10,6 x 15 cm de tamanho em diversos tipos de materiais. Ela é fácil e prática de usar, pois ela é manual e não precisa de eletricidade e nem baterias.

Com ela, você vai aplicar alto relevo em papéis, cartolinas, EVA, folhas metálicas, papel vegetal, cartões e muitos outros materiais. É só usar os moldes para relevo feitos para serem usados com ela.

 

 

Além disso, usando as facas de corte, você consegue fazer cortes personalizados em diversos materiais, uma folha por vez, tais como: papéis variados, cartolina, EVA, cortiça, manta magnética, feltro, tecidos finos, papéis laminados com BOPP, mídia PU sintética, lonita, etc.

 

Encadernadora

A Encadernadora Mimo Binding faz furo retangular em passo 2:1 (2 furos em 1 polegada ou 2,5 cm) de forma fácil e suave em até 12 papéis de 75g/m² por vez.

Desenvolvemos esse equipamento maravilhoso para facilitar seus trabalhos de encadernação, scrapbook e papelaria personalizada, como por exemplo, planners, agendas, cadernos, bloquinhos e muito mais.

 

Soprador Térmico

O Soprador de ar quente para Embossing Mimo é essencial para projetos em alto-relevo com o pó de embossing Mimo.

Além de fazer peças artesanais com o pó de relevo, você pode usar esse equipamento para secagem rápida das tintas, colas, bem como para criar texturas brilhantes, transparentes.

Ademais, esse produto Mimo é ideal para fazer: embossing com pó e caneta de embossing; aplicar glitter; moldar EVA e Vinil Adesivo; personalizar velas com folha de seda e muito mais!

 

Aerógrafo Elétrico

O Kit de Aerógrafo Elétrico USB Mimo é perfeito para personalizar diversos tipos artesanato personalizado com pinturas feitas com as Canetas Hidrográficas Coloridas. Ele é elétrico e de alimentação via cabo USB.

Com este equipamento para artesanato, você vai conseguir transformar a caneta hidrográfica colorida Mimo em um spray de tinta ideal para criar lindos projetos artesanais exclusivos com efeito degradê, sombreado e muito mais.

O Aerógrafo USB da Mimo é perfeito para scrapbooking, cartões personalizados, convites e muito mais!

 

Além de todos esses equipamentos que vão te ajudar viver de artesanato, vamos te apresentar uma linha de prensas térmicas da Cricut, que são perfeitas para te ajudar a criar artesanatos de estamparia e sublimação.

Mini Prensa Térmica

A Mini Easy Press é uma prensa térmica portátil da Cricut, que apesar do seu tamanho, tem uma potência incrível e pode te auxiliar a fazer coisas maravilhosas!

Ela é compatível com diversos tipos de transfers para tecidos e você pode usá-la para fazer estamparia e sublimação em peças menores.

 

Prensa Térmica Média e Grande

A Cricut também tem a versão da Easy Press no tamanho médio e no tamanho grande, ou seja, você tem opções para escolher qual seria a melhor para o tipo de estampa que você cria.

Pois, se você trabalha com estampas em peças maiores, elas vão te ajudar a entregar o pedido com mais rapidez.

 

 

Prensa Térmica de Canecas

A Cricut Mug Press é uma prensa térmica que permite fazer sublimação personalizada em canecas de cerâmica Cricut compatíveis (sublimáticas) com materiais sublimáticos da linha Cricut Infusible Ink.

A prensa Mug Press não possui configurações manuais de temperatura ou pressão, o que deixa tudo muito mais fácil na hora de personalizar canecas com desenhos e/ou textos exclusivos e sofisticados

 

Prensa Térmica de bonés

A Hat Press Cricut é compacta, mas é poderosa. Ela possui prensa abaulada para curvatura dos bonés e chapéus, ou seja, é projetada para fazer estamparia e sublimação perfeita nesses objetos com muita praticidade e qualidade profissional.

Com essa prensa, você pode oferecer até bonés e chapéus personalizados para seus clientes, já pensou nisso?

 

Prensa Térmica Automática

A AutoPress Cricut é uma prensa térmica profissional ideal para fazer estamparia com transfers comuns e sublimação com a linha Infusible Ink Cricut em diferentes materiais.

A Prensa Plana AutoPress Cricut – 38×30 cm não possui configurações manuais de pressão, isso significa que o seu trabalho será muito mais fácil e prático.

Desse modo, essa prensa térmica Cricut é perfeita para uso comercial, pois une a potência profissional com um design sofisticado e fácil de usar.

Além disso,  prensa AutoPress Cricut tem recursos automatizados de última geração para te ajudar a fazer mais em menos tempo.

 

 

Enfim, com todos esses tipos de equipamentos, você já sabe como viver de artesanato e que ele pode ser muito mais lucrativo do que pensava.

Em seguida, vamos te dar muito mais dicas de como colocar a mão na massa para fazer a sua ideia de negócio sair do papel.

Como Abrir um Negócio de Artesanato

O artesanato é uma atividade que envolve criatividade, habilidade manual e originalidade. É uma forma de expressar sua arte e personalidade através de objetos feitos à mão, que podem ser decorativos, utilitários ou educativos.

Além disso, o artesanato pode atender públicos de diferentes idades e estilos. Desse modo, separamos 4 dicas para você que quer saber como viver de artesanato:

 

como abrir o seu negócio para viver de artesanato

1. Identifique O Que Você Vai Vender

Primeiramente, defina qual é o seu produto principal e qual é o seu diferencial. Dessa forma, você pode se especializar em um tipo de material com, por exemplo, madeira, tecido, papel, etc.. Ou você pode escolher um tema como scrapfesta, papelaria personalizada, estamparia, home decor, etc.

Portanto, você também pode diversificar sua produção e oferecer vários produtos relacionados ao seu nicho. Por exemplo, se você trabalha com papelaria personalizada, pode oferecer convites, lembrancinhas, etiquetas, adesivos, etc.

Primordialmente, tenha qualidade, atenda às necessidades e desejos dos seus clientes; além de um estilo próprio e reconhecível.

2. Faça uma Pesquisa de Mercado

Antes de abrir um negócio de artesanato, você precisa conhecer bem o seu mercado e os seus concorrentes.

Sendo assim, pesquise quais são as tendências do setor, quais são os produtos mais vendidos e procurados, quais são os preços praticados e os canais de distribuição mais adequados.

Contudo, você também precisa identificar quem é o seu público-alvo e qual é o seu perfil. Ou seja, saiba quais são as características demográficas (idade, gênero, renda, localização), psicográficas (estilo de vida, valores, personalidade) e comportamentais (hábitos de consumo, preferências, necessidades) dos seus potenciais clientes.

Dessa forma, você poderá definir melhor a sua proposta de valor e a sua estratégia de marketing.

 

planejamento de negócio para viver de artesanato

 

3. Elabore um Plano Básico de Negócio

Um plano básico de negócio, é um documento que descreve os objetivos e as ações do seu negócio de artesanato. Isto é, ele serve para organizar as suas ideias e planejar os recursos necessários para colocá-las em prática.

Um plano básico de negócio para viver de artesanato, deve conter os seguintes itens:

  • Sumário executivo: uma síntese do seu negócio, com a missão, a visão, os valores e os principais dados.
  • Análise de mercado: uma descrição do seu mercado-alvo, dos seus concorrentes e das oportunidades do setor.
  • Plano de marketing: uma definição do seu produto ou serviço, do seu preço, da sua promoção e da sua distribuição.
  • Planejamento operacional: uma descrição das atividades que serão realizadas no seu negócio de artesanato, dos equipamentos e materiais necessários e da estrutura física e legal.
  • Plano financeiro: uma projeção das receitas e despesas do seu negócio de artesanato para os próximos meses ou anos.

 

escreva estratégias para viver de artesanato

 

4. Tenha um Bom Arsenal de Ferramentas e Equipamentos 

Para ter sucesso no seu negócio de personalizados, é essencial ter um bom arsenal de ferramentas e equipamentos.

Dessa forma, eles vão te ajudar a produzir peças de qualidade, com rapidez e eficiência. Além disso, você vai economizar tempo e dinheiro, evitando desperdícios e retrabalhos.

Portanto, a Mimo Crafts é uma das marcas que se destaca nesse mercado. Pois, oferecemos uma variedade de produtos para artesanatos personalizados, como equipamentos, ferramentas, suprimentos, papelaria, estamparia e muito mais.

Afinal, prezamos sempre pela qualidade e a durabilidade dos nossos produtos, o que faz com que tenhamos uma ótima reputação entre os profissionais dessa área.

Entretanto, outra marca que vale a pena conhecer é a Cricut, que é líder mundial em máquinas de corte inteligentes, por isso somos representantes oficias da Cricut no Brasil.

A Cricut permite que você crie projetos incríveis com facilidade e precisão, usando diversos tipos de materiais, ferramentas e equipamentos de qualidade premium.

Além disso, a Cricut sabe facilitar a sua vida, pois o seu programa Design Space te dá acesso a milhares de imagens, fontes e ideias para inspirar suas criações.

Portanto, com todas essas ferramentas e equipamentos, você vai poder oferecer aos seus clientes produtos personalizados de alto nível. Dessa forma, eles vão se destacar no mercado e aumentar suas vendas. 

Com tudo planejado e organizado, o próximo passo é partir para a prática. Na teoria parece muito simples, não é mesmo?

Porém na prática nem sempre é assim. Afinal, são tantas dúvidas e opções que muitas empreendedoras não saem nem do primeiro passo. 

Sendo assim, para te ajudar com isso, separamos aqui uma lista com os tipos de artesanato mais comuns no mercado. 

Vamos lá descobrir como viver de artesanato?

 

equipamentos para viver de artesanato

 

Tipos de Artesanato

O mercado de artesanato é muito diversificado e oferece oportunidades para diferentes tipos de produtos.

Por isso, no momento de escolher quais produtos comercializar é importante levar em consideração o nível de dificuldade daquela peça e se você possui as habilidades e as ferramentas necessárias para te auxiliarem na produção. 

Se você está iniciando na produção artesanal, uma boa opção é começar com peças mais simples e talvez, mais pra frente, se aventurar em produções mais complexas.

A papelaria personalizada é uma ótima opção, uma área que está em constante crescimento no mercado. Para conhecer mais, confira o post completo aqui em nosso Blog.

 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar

 

A seguir, separamos 3 opções de nichos do artesanato que são simples de fazer, tem alta procura e muito valor agregado. Veja só:

Scrapbooking

O scrapbooking é uma técnica para criar álbuns, cadernos, livros personalizados com recortes, fotos, adesivos e outros elementos decorativos. 

Esse é um dos nichos do mercado artesanal que você pode se especializar e conquistar muitos clientes. Existem muitos equipamentos e ferramentas que podem facilitar as suas criações.

Com o auxílio de uma plotter de recorte, por exemplo, você consegue cortar materiais de diferentes cores, formas e tamanhos de forma rápida e com ótimo acabamento. Assim, você cria peças únicas e personalizadas para suas clientes. 

Conheça mais sobre a técnica do scrapbook e por onde começar neste vídeo que a Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos, preparou para o nosso canal do YouTube.

 

 

Decoupage

A decoupage consiste em colar recortes de papel ou tecido sobre uma superfície, como madeira, metal ou vidro, criando um efeito de pintura.

Desse modo, você pode usar imagens de revistas, jornais, guardanapos ou tecidos estampados, e aplicá-las sobre caixas, bandejas, garrafas e outros itens decorativos.

Veja mais dicas sobre a Decoupage em um outro post do nosso blog. Nele você irá encontrar várias dicas e materiais para começar o seu negócio.

 

Papel para Decoupage – Como Escolher?

Home Decor

O Home Decor é  uma forma de expressar o estilo, a personalidade e o gosto de quem mora em um ambiente através da escolha de móveis, cores, objetos e acessórios decorativos.

Dessa forma, existem muitas formas de decorar ambientes, desde comprar, restaurar ou personalizar móveis e objetos, assim como criar suas próprias peças artesanais e personalizadas.

Você pode criar objetos ou personalizar com os adesivos vinistransferpapéis, tecidos e ferramentas básicas.

Confira o post, abaixo, e descubra mais sobre o Home Decor e ainda confira 16 ideias fáceis de fazer com essa técnica.

 

Como Personalizar Decoração? 16 Ideias Fáceis

 

Estamparia

O mercado de estamparia é extremamente diversificado e você pode ofertar vários produtos aos seus clientes como, por exemplo, camisas, acessórios e canecas personalizadas.

Sendo assim, para começar nesse ramo é necessário que você defina o produto que será comercializado. Dessa forma, será possível escolher qual prensa térmica será mais adequada para o seu negócio.

Afinal, a Cricut possui 4 tipos diferentes de prensas planas: a família de prensas Easy Press e a prensa térmica AutoPress. Elas são ideais para fazer a aplicação de transfers comuns e transfers sublimáticos em camisas, body de bebê, bolsas, necessaire, porta-copos e muito mais!

Já a prensa Hat Press Cricut é ideal para personalizar bonés e chapéus. Por outro lado, para criar canecas incríveis e únicas, a Mug Press Cricut será sua melhor opção.

Para ter uma sublimação com cores vibrantes e duradouras em seus projetos, recomendamos o uso dos materiais da linha Infusible Ink.

Conheça mais sobre as possiblidades de trabalhar com a estamparia e aprenda como montar uma em casa, neste outro conteúdo do nosso blog.

 

Como Montar Uma Estamparia em Casa?

Encadernação

A encadernação é uma das técnicas mais antigas e conhecidas no mercado de artesanato. Com ela, você pode criar cadernos, agendas, planners e muitos outros objetos aplicando várias técnicas para diferenciar as suas criações no mercado e atrair mais clientes.

Para começar o seu negócio de encadernação personalizada, tenha materiais de qualidade. Na nossa Loja Online, você irá encontrar a encadernadora Mimo Binding.

Ela é perfeita para você começar, pois essa encadernadora é pequena para se adequar ao seu local de trabalho e robusta para fazer furos em até 12 folhas de 75g.

Confira quais são os materiais necessários para começar na encadernação, neste vídeo que está no nosso Canal do YouTube.

 

Cartonagem

A cartonagem é uma técnica do artesanato que possibilita a criação de diversas peças com papelão cinza, que é a base desse tipo de projeto. Por ser um material com gramatura mais grossa, os objetos produzidos serão bastante resistentes e duradouros.

Sendo assim, é possível criar lembrancinhas personalizadas para festas, casamentos, eventos corporativos e muito mais.  Por serem mais resistentes, vão durar por muito tempo.

Para trabalhar com esse tipo de artesanato é preciso que você tenha um equipamento para te auxiliar nos cortes. Pois, o papelão cinza tem uma gramatura alta e com a plotter de corte Cricut Maker você conseguirá fazer cortes com mais facilidade.

Conheça mais sobre o que é cartonagem, neste vídeo, que a Ka Freitas, do nosso Time dos Sonhos, preparou para o nosso Canal do YouTube. Além disso, você pode conferir ideias de projetos para se inspirar.

 

Scrapfesta

A técnica scrapfesta é utilizada para fazer lembrancinhas personalizadas para os mais diversos tipos de festas e comemorações, entretanto, é muito usada em festas infantis.

Essa técnica se assemelha muito ao scrapbook, pois os materiais são muito parecidos. Isto é, o principal material são os papéis, mas você pode usar também ferramentas e suprimentos para fazer peças originais e de qualidade profissional.

Dessa forma, você pode criar peças como bandejas de docinho, lembrancinhas, tags, topos de bolo e muito mais!

Veja como fazer e se inspire para criar uma mini festa na caixa, com esse passo a passo que a Paty Moura fez para o Canal da Mimo no YouTube.

 

Gostou das opções que separamos para você? Todas parecem superinteressantes, não é mesmo?

Mas, antes de definir os produtos para viver de artesanato, você deve seguir o segundo passo: realizar uma pesquisa de mercado.

Assim, você une suas habilidade às demandas de mercado e começa a ganhar dinheiro de forma rápida. 

Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

Depois de tudo isso que apresentamos aqui, você já deve ter percebido que viver de artesanato pode ser mais fácil do que você imaginava.

Então, o segredo é encontrar o nicho certo para você e cobrar um preço justo pelos seus produtos. Isto é, nem menos e nem mais do que eles valem e do que as pessoas estão dispostas a pagar. 

Mas, para alcançar bons resultados, as pessoas precisam saber o que você vende e perceber o valor agregado aos seus produtos. 

Confira todos os passos para ganhar dinheiro em casa com artesanato em um outro post em nosso blog.

 

Como Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa

 

Como Vender Artesanato

Embora muitas pessoas acreditam que vender bem é um talento natural, ou você nasce com ele ou está fadada a mendigar a atenção dos clientes, não é bem assim.

A verdade é que qualquer pessoa pode desenvolver esse talento se utilizar a técnica certa e as ferramentas necessárias.

Veja mais dicas infalíveis que vão te ensinar como viver de artesanato:

Defina o seu preço de forma justa e competitiva

O primeiro passo para viver de artesanato, é cobrar um valor que cubra os seus custos e que te dê lucro, mas que também seja acessível para o seu público-alvo.

Capriche nas embalagens dos seus produtos 

As embalagens são o cartão de visita do seu artesanato e podem fazer a diferença na hora da venda. Dessa forma, você pode usar embalagens criativas, personalizadas, sustentáveis ou temáticas. 

Escolha os tipos de envio mais adequados para o seu negócio

É necessário levar em conta o peso, o tamanho e a fragilidade dos seus produtos na hora de escolher como enviá-los para os clientes.

Invista em um bom relacionamento com os clientes

Manter contato com os clientes antes, durante e depois da venda é essencial. Assim, você pode pedir depoimentos, fotos ou vídeos dos clientes com os seus produtos e compartilhá-los nas suas redes sociais.

Afinal, isso ajuda a criar uma reputação positiva e a fidelizar os clientes.

 

Construa um bom relacionamento com o seu cliente

 

 

Enfim, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas, tenha entendido como viver de artesanato e o que fazer para entrar com o pé direito nesse mundo do empreendedorismo artesanal!

Até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários