Empreendedorismo Feminino no Artesanato

Mimo Crafts

Publicado em março 10, 2023

60

Olá! Tudo bem? Neste post, vamos falar sobre o empreendedorismo feminino no artesanato e tirar as suas principais dúvidas de como começar o seu negócio nesse mercado.

A valorização do artesanato está diretamente associada ao incentivo da prática da independência feminina, pois o artesanato proporciona um trabalho que permite uma flexibilidade entre a rotina de empreendedora e mãe. 

Afinal, em sua grande maioria, os negócios nascem dentro das casas de milhares de mulheres que buscam conquistar os seus sonhos pelo esforço do seu próprio trabalho. 

Empreendorismo Feminino no Artesanato

 

Como Começar Empreender no Artesanato?

Primeiramente, é preciso compreender que o mercado está sempre em constante mudança e evolução. Atualmente, os negócios inovadores, colaborativos e preocupados com as pessoas estão invadindo o mercado e nos fazem enxergar novas maneiras de encarar o empreendedorismo.

Para começar a entender sobre como empreender, veja esse conteúdo que a Maira Pereira preparou com 3 dicas para começar no empreendedorismo feminino

 

Empreendedorismo Feminino – 3 Dicas de como começar

 

Contudo, empreender com o artesanato exige muita dedicação e amor ao que se produz, a jornada para o sucesso pode ser alcançada com muita perseverança.

Por isso, listamos 4 passos que vão te ajudar nessa jornada de sucesso, confira a seguir.

Descubra o Seu Nicho de Mercado

O primeiro passo para começar empreender é descobrir qual será o seu nicho de atuação, ou seja, em qual área do artesanato você gostaria de atuar.

Como, por exemplo, papelaria, cartonagem, home decor e entre várias outras opções que o artesanato oferece. 

Desta forma, para descobrir o que vai encantar os seus olhos, utilize os recursos disponíveis na internet, como redes sociais e o Blog Mimo Crafts, para conhecer diferentes oportunidades que fazem parte do seu nicho de mercado.

Conheça o Seu Público-Alvo

Logo após definir o seu nicho, conheça o seu público-alvo, que será aquelas pessoas para quais você irá oferecer os seus produtos e serviços. 

Outra dica de ouro, é definir uma persona para a sua marca, ou seja, descrever uma pessoa fictícia com as características que você identificou que pertencem ao seu público, como idade, renda mínima, qual a necessidade dela e como você pode resolver. 

Isso vai ser extremamente importante para você fazer as segmentações do seu negócio e entender com quem você irá se comunicar.

Desse modo, o seu trabalho tem grandes chances de crescer e obter sucesso, pois irá atuar de forma direcionada, isso impactará diretamente no seu foco e produtividade. 

 

Conheça o seu público alvo para crescer no Empreendedorismo Feminino no Artesanato

 

Aprenda a Fazer a Gestão do Seu Negócio

Para começar empreender no artesanato é preciso entender como gerenciar o seu negócio. No começo, você pode encontrar alguns percalços pelo caminho, mas nada que o investimento em capacitação não possa resolver. 

Sendo assim, é preciso compreender 3 coisas importantes para iniciar no empreendedorismo feminino no artesanato:

  1. Como fazer a gestão da sua marca;
  2. Preparar um plano de negócios;
  3. Cuidar das finanças da sua empresa.

Assim como outras empresas no mercado, é necessário estabelecer objetivos e metas bem definidas a serem cumpridas. Dessa maneira, você não vai se perder e irá conseguir crescer com a sua empresa e colocar os seus sonhos em prática. 

 

Saiba fazer a gestão do seu negócio para crescer no empreendedorismo feminino no artesanato

 

Materiais de Qualidade Para Artesanato

Outro ponto importante para você começar no mundo do empreendedorismo feminino no artesanato, é investir em materiais de qualidade e com bom custo-benefício para entregar projetos com profissionais para os seus clientes. 

Contudo, os materiais indicados para começar o seu negócio irá depender do seu nicho de atuação, mas o básico para atender diversos negócios são: 

  1. Papéis Coloridos;
  2. Tesoura Profissional;
  3. Estilete Profissional;
  4. Régua para Corte Profissional;
  5. Base de Corte Regenerativa 

Se você ainda não conhece a nossa Loja Online, conheça mais sobre a Mimo Crafts, neste conteúdo, e saiba mais sobre a nossa marca e os produtos incríveis que irão te ajudar nessa jornada.

 

Conheça a Mimo Crafts, Loja Oficial Cricut

 

Os Desafios do Empreendedorismo Feminino no Artesanato

Uma pesquisa feita pelo Sebrae, 2019, em parceria com o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), revelou que existem 24 milhões de empreendedoras no Brasil. 

Esse mesmo levantamento, apontou que o Brasil ocupa a sétima posição no ranking de países com maior número de donos de negócios iniciais, embora entre os negócios 81% das mulheres empreendem sozinhas.

Felizmente, as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços no mercado de trabalho, mas encontram alguns desafios que tornam a sua jornada mais complexa que a dos homens. 

Inegavelmente, a sociedade na qual vivemos ainda possui muitos preconceitos com relação à mulher no mercado de trabalho. Inclusive, esse assunto vem sendo debatido com afinco em nossa sociedade e muitas conquistas têm sido fruto de tanta luta coletiva das mulheres. 

As mulheres possuem diversas jornadas que é algo extremamente cansativo e desafiante. Portanto, equilibrar as tarefas do lar com as da vida profissional ainda é um grande desafio para as empreendedoras e vencer essa dificuldade passa por diferentes fatores. 

Como, por exemplo, elas possuem dificuldades para ter acesso ao crédito, infelizmente, ainda é uma realidade em nossa sociedade, mesmo a taxa de inadimplência ser menor que a dos homens.

No entanto, é possível contrapor esse preconceito, pois segundo pesquisas as mulheres são 16% mais escolarizadas que os homens.

Contudo, mesmo com todos os desafios, encontramos diversas mulheres que obtiveram grande sucesso com o empreendedorismo feminino no artesanato, um grande exemplo do qual nos orgulhamos é o nosso incrível Time dos Sonhos.

Esse time maravilhoso é composto por mulheres artesãs que acreditaram nos seus sonhos e hoje possuem negócios de grande sucesso.

 

Time dos Sonhos Mimo - Empreendedorismo feminino no artesanato

Como Iniciar a Venda de Artesanato?

Logo após seguir as dicas, citadas anteriormente, para começar um negócio, busque por plataformas digitais que você possa vender os seus projetos. Desta forma, você poderá começar a alcançar um público maior, que está em todo o país. 

As redes sociais também são de extrema importância para o seu negócio, pois é por elas que você vai mostrar o seu trabalho, já que ela irá atuar como uma vitrine dos seus produtos.

Além disso, é uma ótima oportunidade para as pessoas também conhecerem quem está por trás da marca, isso gera identificação com o seu público. 

 

Utilize as redes sociais para divulgar o seu negócio e crescer no empreendedorismo feminino no artesanato

 

Embora seja a última dica, é importante saber precificar o seu produto. A precificação de um trabalho manual deve levar em consideração duas variáveis, que são as suas habilidades e o tempo gasto na confecção dos seus produtos. 

Desse modo, é necessário que o valor calculado cubra os custos de materiais e a mão de obra, cobrando um preço justo pelo seu trabalho, que possibilite o seu sustento e o reinvestimento no negócio.

Aproveite para ver este conteúdo que detalhamos sobre como ganhar dinheiro trabalhando em casa

 

Como Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa

 

Que tal se aprofundar mais ainda nesse assunto? Indicamos esse conteúdo perfeito para você saber como ganhar uma renda extra com o artesanato.

 

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato

 

O Que Está em Alta no Artesanato Hoje?

O mercado vem se reinventando e acompanhando as tendências do momento, identificamos algumas áreas do artesanato que vão estar em alta em 2023 para você conhecer e se inspirar:

Cartonagem

Esse segmento do artesanato possibilita a criação de diversas peças, o papelão cinza e papéis de alta gramatura são muito utilizados nos projetos desse nicho. As peças produzidas são bastante resistentes e duradouras. 

Se interessou pelo assunto? Veja esse vídeo da Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos, no nosso Canal do YouTube sobre a máquina de fazer cartonagem

 

Bijuterias 

A moda sempre é um assunto de grande relevância no Brasil e um mercado muito rentável que movimenta a nossa economia.

As peças artesanais vêm ganhando cada vez mais espaço no guarda-roupa dos brasileiros, esse mercado promete ser uma grande tendência deste ano. 

Neste conteúdo, a Pri Satlher, do nosso Time dos Sonhos, ensina a trabalhar com resina e mostra diferentes ideias de brincos usando essa técnica. 

 

Como Trabalhar com Resina para Artesanato

 

Lembrancinhas Personalizadas 

O mercado de personalizados atrai público de diversas classes sociais. As lembrancinhas personalizadas desempenham um papel muito importante nas festas, pois elas tornam aquele momento ainda mais especial.

Além disso, as lembrancinhas são parte da festa que os convidados vão levar para casa.

Gostou dessa ideia? Então, veja esse conteúdo sobre como ganhar dinheiro com lembrancinhas personalizadas

 

Como Ganhar Dinheiro com Lembrancinhas Personalizadas

 

Papelaria 

Com o retorno das festas e convívio social, o mercado da papelaria está ganhando força novamente.

Esse mercado se adapta perfeitamente às sazonalidades, ou seja, épocas específicas do ano como, por exemplo, a volta às aulas que aquece bastante as vendas deste nicho. 

Quer saber mais sobre como trabalhar com a papelaria personalizada? Veja este conteúdo e saiba por onde começar a empreender no mercado papeleiro

 

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar

 

Saiba Mais Sobre as Possibilidades do Artesanato

Profissionalize o seu negócio com as plotters de recorte Cricut. Neste post, te ajudamos a descobrir qual máquina Cricut comprar para o seu negócio.

 

Qual Máquina Cricut Comprar?

 

Conheça também a linha de equipamentos da nossa Loja Online Mimo Crafts e descubra o que a máquina Mimo faz. São diversos equipamentos para turbinar a sua produção no ateliê.

 

O Que a Máquina Mimo Faz?

 

Neste post, a Pri Sathler, do nosso Time dos Sonhos ensina como tirar fotos para vender dos seus produtos e conquistar mais clientes para fazer o seu negócio crescer.

 

Como Tirar Fotos de Produtos para Vender

 

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts