Como Fazer Almofadas Personalizadas

Pri Sathler

Publicado em outubro 15, 2019

6

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Oi! Eu sou a Pri Sathler, designer do Time dos Sonhos da Mimo Crafts e hoje vou te ensinar a Como Fazer Almofadas Personalizadas. Vamos estampar o tecido da almofada usando o transfer termocolante da Cricut.

Topa esse desafio? Então, segue comigo que vou te contar mais sobre esse material que é ótimo de trabalhar, além disso vou te falar das possibilidades de uso dele.

Como Fazer Almofadas Personalizadas 

As almofadas personalizadas podem ser o destaque de uma decoração. Por isso, saiba escolher a cor do tecido e do transfer a serem utilizados na produção.

Pra fazer essa almofada, você vai precisar de:

  • Cricut Explore ou Maker
  • Base corte Leve ou Standard
  • Easy Press + base de aplicação ou ferro de passar
  • Bright Pad
  • Máquina de costura
  • Cortador circular e tesoura para tecido da Cricut
  • Gancho Cricut
  • Base de corte regenerativa Mimo
  • Régua Mimo
  • Transfer para tecido Cricut – usei o rosa e o roxo
  • Tecido estampado e branco 100% algodão – usei 4 pedaços de 35x25cm
  • Pompom ou outro acabamento – ou nada se preferir!
  • Enchimento para almofada
  • Alfinetes, clips e linha de costura

Como Fazer Almofadas Personalizadas - materiais para personalizar

Considerações importantes sobre alguns itens da lista de materiais.

Posso usar meu ferro de passar ao invés da Easy Press? Claro que pode. A questão toda aqui é a eficiência do equipamento. Ao contrário do ferro, a Easy Press foi criada para esse trabalho, logo ela aplica o transfer com perfeição.

Temos um post só sobre ela com TUDO que você precisa saber para entender porque ela é tão querida por nós.

Existe uma infinidade de transfers para tecido. Aqui na Mimo Crafts a lista é imensa. Eu usei o Everyday da Cricut. Ele é de longa duração e alta fixação. Pode ser usado numa variedade grande de tecidos e tem cores lindas.

Como Personalizar Almofadas Passo a Passo

 

Como Fazer Almofadas Personalizadas passo a passo

A primeira parte de todo projeto é a arte ou o desenho que será cortado. Sendo assim, o mais certo é começarmos por essa parte. Eu usei um arquivo de imagem que já tinha pronto e vou te mostrar como colocar isso dentro do Design Space para cortar.

Como Abrir Imagem no Design Space

Com o programa aberto, clique em Upload e escolha uma imagem para subir para o programa. Você pode ver aí nessa tela quais os tipos de arquivos são aceitos pelo DS.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Logo em seguida você vai definir qual tipo de imagem você está subindo. Você pode escolher entre Simples (para imagens com core chapadas), Moderadamente Complexa (com mais detalhes e várias cores) e Complexa (com gradientes e texturas).

Clique em Continuar e na próxima tela você vai poder fazer algumas edições como excluir o fundo da imagem ou até alguma parte do desenho. Quando estiver do jeito que você quer é só salvar.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Agora abra essa imagem no Canvas e comece definindo o tamanho da imagem que irá cortar. Para isso, selecione todas a partes da sua imagem e agrupe para trabalhar tudo de uma vez de uma forma segura.

Para definir o tamanho você pode usar o círculo azul no canto direito inferior do quadradinho de seleção da imagem, ou colocar as medidas na ferramenta na barra superior.

Como Recortar Transfer na Cricut

Eu cortei minha arte com 25 x12 cm mais ou menos, isso porque esse tamanho ficou perfeito para o tamanho da minha almofada. Mas, claro, que você vai adequar o melhor tamanho para o seu projeto.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Para facilitar, na hora de depilar o transfer eu criei um retângulo em torno da minha imagem. É só um detalhe, mas para mim faz toda a diferença. Isso porque, depois de penar várias vezes tentando depilar projetos mais complexos eu fui criando alguns artifícios para facilitar esse momento, e esse é um deles.

No menu lateral esquerdo clique em Formas e escolha o quadrado. Ajuste para o tamanho ideal. Em seguida, com a ferramenta Alinhar na barra superior, centralize os objetos.

Depois você deve clicar em Attach (canto inferior direito da tela, abaixo das camadas) para que esse layout se mantenha dessa forma quando for para base de corte.

Quando não marcamos essa opção, o projeto aparece na base de corte com o layout todo desconfigurado. Isso porque, o DS tenta fazer o melhor aproveitamento do material, então ele separa as partes e as encaixa da forma que ele acha melhor.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Clique em Make it e o seu projeto vai aparecer na base de corte na próxima tela. Eu subi para duas a quantidade de Cópias de Projeto (no canto superior esquerdo da sua tela) porque estava fazendo duas almofadas.

Defina o tamanho do seu material na setinha ao lado de Material Size. Já tem vários tamanhos pré-definidos, principalmente dos produtos da Cricut.
O último passo é muito importante, pois sem ele o seu projeto vai dar errado.

É muito importante que você espelhe sua imagem, para isso clique Mirror. Você vai cortar o seu transfer SEMPRE com a arte invertida, para que a aplicação fique correta. Não se esqueça disso!

Como Configurar a Cricut Maker e Cricut Explore

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Se você estiver usando a Maker na próxima janela você vai definir qual material será cortado. E se você estiver usando a Explore, como eu, você irá girar o botão para escolher o material que vai cortar. Coloque em Iron-on. E agora é só mandar cortar!

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Bom, projeto cortado! Hora de depilar, e pra isso usei mais um equipamento da Cricut: a Brigth Pad. Quando separei as coisas pro tutorial eu nem tinha colocado ela na lista (tanto que ela nem está na foto), mas quando fui depilar o material não estava vendo nada.

Sendo assim, quando coloquei sobre a mesa de luz eu vi tudo!! É surreal como isso ajuda nessa hora. Vi todos os cortes e podia seguir exatamente onde tinha que tirar. O gancho é também essencial para essa tarefa. Agora coloca o transfer de lado aí porque vamos cortar tecido!

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Imagino que você já tenha definido o tamanho da sua almofada, né? Use a fita métrica pra medir e, se necessário, marque com a caneta lavável para tecidos Cricut.

Usei a Base de corte regenerativa da Mimo, régua da Mimo e Cortador Circular da Cricut para essa tarefa. E foi perfeito! Você também pode usar a tesoura para tecido da Cricut, mas o cortador circular garante mais a retidão do corte. Corte frente e fundo da almofada do mesmo tamanho!

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Prensa Térmica Easy Press – Como Aplicar Transfer

Com tudo cortado, é hora de aplicar o transfer!!!! Ligue sua Easy Press e configure o tempo e temperatura. Para este material foram sugeridas pela Cricut 155C˚ e 30s. Para acessar as configurações de temperatura é só acessar o Guia Interativo da Easy Press.

Importante: Se você estiver usando outro transfer ou outro material que não seja 100% algodão acesse o Guia de Temperaturas para que seu projeto saia perfeito.

Espere aquecer e, quando pronta, coloque sobre o transfer já posicionado no seu tecido. Repare que nosso transfer não precisa de ser protegido para ser aplicado com a Easy Press.

Se você for usar um ferro convencional, use um papel manteiga ou tecido fino sobre o seu transfer, ok?

Vire do outro lado e aplique o calor por mais 15 segundos.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Espere ficar morno e retire o liner do transfer. Se a aplicação tiver sido perfeita ele vai sair todo limpinho, sem nada agarrado. Mas se você tiver na dúvida se o seu ficou todo coladinho, vá com calma e, se necessário, volte com o ferro.

Como Costurar Almofadas

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

E a última etapa é costurar a almofada!!! Eu decidi colocar esses pompons de acabamento porque acho eles foférrimos! Mas é enjoadinho de costurar, viu? Pelo menos pra mim que não tenho tanta experiência ainda.

Achei mais fácil não alfinetar, mas faça como preferir. A única regra é costurar do avesso (coloque frente com frente) e deixar um espacinho sem costurar para você virar a almofada.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Feito isso é só encher com a fibra e fechar a abertura. Eu gosto das almofadas bem gordinhas, mas isso pode dificultar na hora de fechar. Até usei uns clipes pra ajudar nesse momento e foram muito úteis!! Porém, você pode fechar à mão também, ok?

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Almofadas prontas! E lindas!!! Gosto muito de trabalhar com transfer, acho um material muito versátil e pouco explorado ainda. Essa técnica toda que usamos aqui nas almofadas podem ser aplicadas em qualquer outro produto de tecido.

É isso que quero mostrar pra você. Que existem possibilidades infinitas e um material pode ser usado de diversas formas. Vou acabar ficando meio repetitiva nisso, mas é porque acho essas possibilidades libertadoras, sabe. O que você quiser fazer, com a Cricut você faz!

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Espero muito que você tenha aprendido curtido esse post e aprendido mais sobre o transfer. E mostra pra gente o seu trabalho com transfer! Pra continuar por dentro do nosso conteúdo siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Nos vemos em breve!
Pri

Quer conhecer mais do meu trabalho?
Me segue aqui ó! @prisathler

Pri Sathler

http://www.prisathler.com.br/

1
0

Comente o post aqui

Comentários