Como Fazer Almofadas Personalizadas

Pri Sathler

Publicado em outubro 15, 2019

66

Oi! Eu sou a Pri Sathler, designer do Time dos Sonhos da Mimo Crafts e hoje vou te ensinar a Como Fazer Almofadas Personalizadas. A príncipio, vamos estampar o tecido da almofada usando o transfer termocolante da Cricut.

 

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

 

Topa esse desafio? Então, segue comigo que vou te contar mais sobre esse material que é ótimo de trabalhar, além disso vou te falar das possibilidades de uso dele.

Como Fazer Almofadas Personalizadas

Primeiramente, as almofadas personalizadas podem ser o destaque de uma decoração. Por isso, saiba escolher a cor do tecido e do transfer a serem utilizados na produção.

Pra fazer estas almofadas, você vai precisar de:

Como Fazer Almofadas Personalizadas - materiais para personalizar

Considerações importantes sobre alguns itens da lista de materiais.

Antes de tudo, posso usar meu ferro de passar ao invés da Easy Press? Infelizmente, isso não é recomendado e vamos te explicar o porque nesse passo a passo de como fazer almofadas personalizadas.

Antes de mais nada, o Ferro de passar roupas apenas aquece materiais, sem exercer pressão e sem controle de tempo de aquecimento. Além disso, ele possui apenas poucas temperaturas pré-definidas válidas para grupos de tecidos.

Entretanto, já a Prensa Térmica Easy Press 2 Cricut é completa e muito mais eficiente, pois, regula tempo de aplicação, pressão e temperatura ideais para cada tipo de material a ser aplicado (transfer para tecidos, por exemplo) e também ao que irá receber a aplicação (tecido, sintético, etc).

Em outras palavras, a questão toda aqui é a eficiência do equipamento. Ao contrário do ferro, a Easy Press foi criada para esse trabalho, logo ela aplica o transfer com perfeição.

Temos um post só sobre ela com TUDO que você precisa saber para entender porque ela é tão querida por nós.

 

 

Existe uma infinidade de transfers para tecido. Aqui na Mimo Crafts a lista é imensa. Eu, por exemplo, usei o Everyday da Cricut. Ele é de longa duração e alta fixação. Enfim, ele pode ser usado numa variedade grande de tecidos e tem cores lindas.

Como Personalizar Almofadas Passo a Passo

 

Como Fazer Almofadas Personalizadas passo a passo

Desde já, a primeira parte de todo projeto de como fazer almofadas personalizadas é a arte ou o desenho que será cortado. Sendo assim, o mais certo é começarmos por essa parte. Eu usei um arquivo de imagem que já tinha pronto e vou te mostrar como colocar isso dentro do Design Space para cortar.

Como Abrir Imagem no Design Space

A primeira vista, com o programa aberto, clique em Upload e escolha uma imagem para subir para o programa. Você pode ver aí nessa tela quais os tipos de arquivos são aceitos pelo DS.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Logo em seguida você vai definir qual tipo de imagem você está subindo. Isto é, Você pode escolher entre Simples (para imagens com core chapadas), Moderadamente Complexa (com mais detalhes e várias cores) e Complexa (com gradientes e texturas).

Dessa maneira, clique em Continuar e na próxima tela você vai poder fazer algumas edições como excluir o fundo da imagem ou até alguma parte do desenho. Por fim, quando estiver do jeito que você quer é só salvar.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Agora abra essa imagem no Canvas e comece definindo o tamanho da imagem que irá cortar. Para isso, selecione todas a partes da sua imagem e agrupe para trabalhar tudo de uma vez de uma forma segura.

Em seguida, para definir o tamanho você pode usar o círculo azul no canto direito inferior do quadradinho de seleção da imagem, ou colocar as medidas na ferramenta na barra superior.

Como Recortar Transfer na Cricut

Então, eu cortei minha arte com 25 x12 cm mais ou menos, isso porque esse tamanho ficou perfeito para o tamanho da minha almofada. Mas, claro, que você vai adequar o melhor tamanho para o seu projeto.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Para facilitar, na hora de depilar o transfer eu criei um retângulo em torno da minha imagem. Enfim, é só um detalhe, mas para mim faz toda a diferença. Isso porque, depois de penar várias vezes tentando depilar projetos mais complexos eu fui criando alguns artifícios para facilitar esse momento, e esse é um deles.

No menu lateral esquerdo clique em “Formas” e escolha o quadrado. Ajuste para o tamanho ideal. Em seguida, com a ferramenta Alinhar na barra superior, centralize os objetos.

Depois você deve clicar em Attach (canto inferior direito da tela, abaixo das camadas) para que esse layout se mantenha dessa forma quando for para base de corte.

Quando não marcamos essa opção, o projeto aparece na base de corte com o layout todo desconfigurado. Isso porque, o DS tenta fazer o melhor aproveitamento do material, então ele separa as partes e as encaixa da forma que ele acha melhor.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Clique em Make it e o seu projeto vai aparecer na base de corte na próxima tela. Eu subi para duas a quantidade de Cópias de Projeto (no canto superior esquerdo da sua tela) porque estava fazendo duas almofadas.

Defina o tamanho do seu material na setinha ao lado de Material Size. Já tem vários tamanhos pré-definidos, principalmente dos produtos da Cricut.
O último passo é muito importante, pois sem ele o seu projeto vai dar errado.

Para esse tutorial de como fazer almofadas personalizadas dar certo, é muito importante que você espelhe sua imagem. Para isso, clique em Mirror. Você vai cortar o seu transfer SEMPRE com a arte invertida, para que a aplicação fique correta. Não se esqueça disso!

Como Configurar a Cricut Maker e Cricut Explore

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Primeiramente, se você estiver usando a Maker na próxima janela você vai definir qual material será cortado. E se você estiver usando a Explore, como eu, você irá girar o botão para escolher o material que vai cortar. Coloque em Iron-on. E agora é só mandar cortar!

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Bom, projeto cortado! Hora de depilar, e pra isso usei mais um equipamento da Cricut: a Mesa de Luz (Brigth Pad). Quando separei as coisas pro tutorial eu nem tinha colocado ela na lista (tanto que ela nem está na foto), mas quando fui depilar o material não estava vendo nada.

 

 

Sendo assim, quando coloquei sobre a mesa de luz eu vi tudo!! É surreal como isso ajuda nessa hora. Vi todos os cortes e podia seguir exatamente onde tinha que tirar. Isto é, o gancho é também essencial para essa tarefa. Agora coloca o transfer de lado aí porque vamos cortar tecido!

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Imagino que você já tenha definido o tamanho da sua almofada, né? Use a fita métrica pra medir e, se necessário, marque com a caneta lavável para tecidos Cricut.

Usei a Base de Corte Regenerativa da Mimo, Régua da Mimo e Estilete Rotativo da Cricut para essa tarefa. E foi perfeito! Você também pode usar a tesoura para tecido da Cricut, mas o cortador circular garante mais a retidão do corte. Corte frente e fundo da almofada do mesmo tamanho!

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Prensa Térmica Easy Press – Como Aplicar Transfer

Com tudo cortado, é hora de aplicar o transfer!!!! Ligue sua Easy Press e configure o tempo e temperatura. Para este material foram sugeridas pela Cricut 155C˚ e 30s. Para acessar as configurações de temperatura é só acessar o Guia Interativo da Easy Press.

Importante: Se você estiver usando outro transfer ou outro material que não seja 100% algodão acesse o Guia de Temperaturas para que seu projeto saia perfeito.

Espere aquecer e, quando pronta, coloque sobre o transfer já posicionado no seu tecido. Repare que nosso transfer não precisa de ser protegido para ser aplicado com a Easy Press.

Se você for usar um ferro convencional, use um papel manteiga ou tecido fino sobre o seu transfer, ok?

Vire do outro lado e aplique o calor por mais 15 segundos.

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Espere ficar morno e retire o liner do transfer. Se a aplicação tiver sido perfeita ele vai sair todo limpinho, sem nada agarrado. Mas, se você tiver na dúvida se o seu ficou todo coladinho, vá com calma e, se necessário, volte com o ferro.

Como Costurar Almofada

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

E a última etapa é costurar a almofada!!! Eu decidi colocar esses pompons de acabamento porque acho eles foférrimos! Mas é enjoadinho de costurar, viu? Pelo menos pra mim que não tenho tanta experiência ainda.

 

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

 

Logo, achei mais fácil não alfinetar. Mas, faça como preferir. A única regra é costurar do avesso (coloque frente com frente) e deixar um espacinho sem costurar para você virar a almofada.

 

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Logo, feito isso, é só encher com a fibra e fechar a abertura. Eu gosto das almofadas bem gordinhas, mas isso pode dificultar na hora de fechar.

Isto é, até usei uns clipes pra ajudar nesse momento e foram muito úteis!! Porém, você pode fechar à mão também, ok?

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

Almofadas prontas! E lindas!!! Gosto muito de trabalhar com transfer, acho um material muito versátil e pouco explorado ainda. Essa técnica toda que usamos aqui nas almofadas podem ser aplicadas em qualquer outro produto de tecido.

 

Como Fazer Almofadas Personalizadas - design space

É isso que quero mostrar pra você. Que existem possibilidades infinitas e um material pode ser usado de diversas formas. Vou acabar ficando meio repetitiva nisso, mas é porque acho essas possibilidades libertadoras, sabe. O que você quiser fazer, com a Cricut você faz!

 

5 Ideias Criativas para Decoração

Além deste tutorial de como fazer almofadas personalizadas, aqui no blog, temos vários outros passo a passos de home decor. Por isso, reuni 5 ideias criativas para decoração que vão te ajudar a vender mais!

  1. Como Fazer Luminária de Parede– Neste passo a passo, te ensino como fazer luminária artesanal com chipboard cortado na Cricut. Tem molde grátis! Também fiz o efeito de cimento queimado da decoração do fio com o Aerógrafo Elétrico Mimo.Como Fazer Luminária de Parede
  2. Totem de Mesa Como Fazer – Neste outro post, mostro como fazer totens de mesa personalizados com mensagens motivacionais usando plastificação feita na Mimo Stamping. Tem shape grátis e, além disso, fica lindo, sai barato e rende muito valor agregado na peça final.Totem de Mesa Como Fazer
  3. Como Fazer Planta Decorativa de Feltro – Esta é uma outra ideia de decoração para casa, e até escritório, que eu ensino a fazer aqui no blog. Mostro todos os passos da criação de folhagens de Costela de Adão Feitas com feltro cortado na Maker.Como Fazer Planta Decorativa de Feltro
  4. Quadro Personalizado para Recém-Casados – A Fernanda Estevão, também do Time dos Sonhos, fez este tutorial lindo com molde grátis para cortar na Cricut. É uma ótima ideia para decorar uma porta da casa nova.Quadro Personalizado para Recém-Casados – Arquivo Grátis
  5. Dicas de Como Reformar Móveis Usados – Neste outro DIY, que também tem arquivo grátis para você baixar e cortar na Cricut, te ensino como reformar móveis com vinil adesivo. Dá outra cara para a mobília.

 

Móvel Usado: Dicas de Como Reformar

Cupom de Desconto é na Loja da Mimo

Por fim, espero muito que você tenha aprendido curtido esse post de como fazer almofadas personalizadas e aprendido mais sobre o transfer. E mostra pra gente o seu trabalho com transfer!

Aliás, para continuar por dentro do nosso conteúdo siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

 

Nos vemos em breve!

Quer conhecer mais do meu trabalho?
Me segue aqui ó! @prisathler

Comente o post aqui

Comentários