Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

Mimo Crafts

Publicado em janeiro 4, 2022

60

Oi, tudo bem? Você já pensou em como o tipo de material que você escolhe pode influenciar a qualidade dos seus trabalhos? Principalmente para quem trabalha com arte, escolher qual o melhor papel colorido para desenho pode fazer toda diferença.

 

Qual o Melhor Papel Colorido para Desenho?

 

Os desenhos coloridos devem receber uma atenção ainda maior, por conta da mistura dos tons do lápis de cor, da caneta ou da tinta com a cor do papel. Além disso, alguns materiais também têm diferentes espessuras e os mais finos podem vazar a tinta, no caso das canetas com tinta à base de álcool, por exemplo.

Por outro lado, alguns papéis possuem ácidos em sua composição ou pigmentos de baixa fixação, o que pode manchá-lo ou alterar a cor do desenho conforme o tipo de tinta usada.

Portanto, você vai precisar fazer um bom planejamento antes de escolher o melhor papel colorido para desenho. Estude quais os materiais que você vai usar, e como espera que o aspecto final fique. Depois, é só terminar de ler esse post e ver qual deles se encaixa em seu projeto!

Então, neste material, a gente  te mostra como encontrar o melhor papel colorido para desenho. Afinal de contas, quando a gente põe a mão na massa, é para ser bonito e ter qualidade, não é?

Qual o melhor papel colorido para desenho?

No mercado existem diferentes tipos de material para você conseguir desenhar. A variedade é grande, mas bons resultados só aparecem se você optar pelo melhor papel colorido para desenho. Se estiver difícil de escolher, separamos as principais alternativas de papéis, veja:

  • Papel Kraft
  • Folha de Papel Colorido na Frente
  • Colorido na Frente e no Verso
  • Colorido na Massa
  • Reciclado Colorido 
  • Vegetal Colorido

Porém, entre cada um desses tipos, há muitas variações de características. Por isso, é importante que você conheça como cada um deles pode te ajudar na hora de criar seus desenhos. Para facilitar ainda mais sua escolha, separamos um resumo sobre cada tipo de papel.

1 – Papel Kraft

O Papel Kraft é uma excelente opção se você quiser aproveitar a textura e versatilidade. Ele tem boa resistência, uma aparência mais rústica e recebe bem desenhos feitos tanto com lápis, quanto com canetas, canetinhas e impressoras. Além disso, tem uma superfície que não interfere ou prejudica na hora de criar.

 

Papel Kraft para desenho

 

Porém, ele é mais indicado em casos de técnicas com pigmentos secos (como os lápis e lápis de cor). A coloração não tem uma interferência muito grande nesses casos, mas vale a pena testar antes.

Contudo, ele também tem características preocupantes: cuidado com os materiais com tinturas (canetinhas, canetões, marca texto e magic color). Pois, ele pode ter uma espessura que facilita o atravessamento da tinta. Então, fique de olho na superfície em baixo, que pode manchar!

2 – Papel Colorido na Frente

O papel colorido na frente tem uma receptividade incrível quando se trata de desenhar. Isso porque a espessura é um pouco maior, e ele suporta a maior parte das canetas e lápis sem atravessar a folha.

 

Papel Colorido na frente

 

Além disso, ele tem uma boa resistência e você consegue fazer os traços com uma segurança maior. Porém, como nem tudo são flores, esse tipo de papel também apresenta alguns pontos a se considerar.

A cor, por exemplo, não costuma suportar muito bem os efeitos da borracha, e pode desbotar. Por isso, cuidado na hora de fazer os desenhos.

3 – Papel Colorido com Massa Branca

O Papel colorido na frente e verso é um tipo de material que apresenta as duas faces com coloração. Por isso, ele tem a vantagem de poder usar um ou dois lados do papel para desenhar.

 

Papel Colorido Frente e Verso

 

Contudo, é importante verificar a espessura da folha, porque ferramentas úmidas, como caneta hidrocor ou tinta, podem acabar atravessando o papel. Folhas de marcas diferentes desse tipo de papel colorido para desenho pode ter gramaturas e espessuras diferentes e apresentar resultados mais ou menos adequados para seu projeto. 

Porém, um ponto importante é pensar na coloração. Alguns desses modelos apresentam cores vivas e brilhantes, que podem interferir no resultado, principalmente com técnicas de desenho secas. Os papéis pastéis têm uma interferência menor nesse aspecto.

4 – Papel Colorido na Massa

Papel Color Pop é o nome de um tipo de papel colorido que também serve para desenhos. Ele tem uma excelente resistência e não é comum que desbote com o uso da borracha ou por atrito.

 

Papel Canson para desenho

 

Sendo assim, o melhor papel colorido para desenho é o colorido na massa. Com ele, você nem precisa se preocupar com o desbotamento, porque ele não tem parte branca entre as folhas. Por isso, pode usar sem se preocupar com esse problema.

5 – Papel Reciclado Colorido

Outra opção bem sustentável de papel colorido para desenhar é o reciclado. Ele tem pouca resistência e é bem frágil na consistência, mas é excelente para desenhos com técnicas secas.

 

Papel reciclado colorido

 

Então, as criações com lápis de cor, grafite e mesmo alguns tipos de marcadores menos úmidos ficam com acabamento incrível. A gramatura é alta e a espessura não é tão fina, mas ele é bem sensível.

Porém, vale a pena você verificar antes a absorção da textura, que pode vazar um pouco com técnicas úmidas de desenho. Dessa maneira, o traço pode estourar um pouco dependendo das canetas que você for utilizar. 

6 – Papel Vegetal

O Papel Vegetal é o melhor tipo de papel para fazer cópias a mão de desenhos. Ele tem uma transparência que favorece a confecção de decalques. Você pode colocar o material sobre outro desenho e fazer uma cópia perfeita só contornando.

Além disso, ele aceita diversos tipos de canetas e lápis na hora de fazer seus artesanatos. Dessa maneira, com uma ótima resistência e uma gramatura baixa, ele apresenta espessura fina e versatilidade na hora do uso.

Porém, essa mesma espessura pode ser um dos pontos problemáticos, já que esse tipo de papel pode criar dobras e vincos com facilidade. Preste bastante atenção ainda se for fazer dobraduras, porque as marcas não costumam sair fácil.

Qual o melhor papel para imprimir desenho?

Na hora de escolher o melhor papel colorido para desenhar, é importante pensar no efeito final. Principalmente se esse desenho for feito na impressora. Isso porque diferentes papéis podem apresentar diferentes resultados nesse equipamento. 

Então, se você escolher um papel que não é próprio para a impressão, é bem provável que prejudique a qualidade final do projeto. Dessa maneira, ele pode não fixar a tinta, estourar o traço do desenho e ainda acabar soltando da folha.

Confira algumas dicas sobre papel colorido para imprimir no post abaixo da Pri Sathler, também do nosso Time dos Sonhos.

 

papel colorido para imprimir

 

É importante que você escolha o papel certo para imprimir, com uma absorção adequada e que não tenha interferência no decalque. Os melhores materiais com essas características são os que possuem gramatura mínima de 135g e tamanho A4.

Como Fazer Desenho com Lápis de Cor?

Para aprender como desenhar com lápis de cor, é importante primeiro ter um projeto. Você precisa saber qual resultado final quer conseguir. Depois, escolher o melhor papel colorido para desenho com lápis de cor e a técnica que irá usar. 

Então, você só precisa colocar sua criatividade em prática, deixando a imaginação fluir na folha. Mas é bom lembrar que as canetinhas e lápis de cor podem ter um efeito diferente com a sobreposição em papel colorido. Vale a pena testar as alterações antes de desenhar no projeto principal.

 

Desenho com lápis de cor

 

E se você ainda quiser conhecer mais sobre outros materiais para artesanato, fique à vontade para explorar nossos conteúdos. Aqui no blog temos outros posts sobre papel colorido, vale a pena tirar um tempinho para ler como eles podem ficar ótimos em suas lembrancinhas personalizadas!

 

10 DICAS SOBRE PAPEL COLORIDO

Se você gostou desse conteúdo, mas ainda tem dúvidas ou curiosidades sobre esse tipo de material, aqui, no Blog Mimo Crafts, temos outras 10 dicas sobre papel colorido para te ajudar! Confira na lista abaixo e arrase no artesanato!

  1. Papel Colorido Pequeno – Vantagens

    Nesse primeiro, a gente te mostra quais são as vantagens de usar um papel colorido pequeno na sua produção artesanal. Você sabe? Conheça agora mesmo nesse material bem prático e resumidinho!

    Papel colorido pequeno - vantagens

  2. Papel para Print and Cut – Color Pop Mimo é o Melhor!

    Aqui a Fê já te mostra os motivos que fazem o Color Pop Mimo ser o melhor papel para print and cut!

    Papel para Print and Cut – Color Pop Mimo é o Melhor!

  3. O Que é Papel Colorido Criativo?

    Já ouviu falar em papel colorido criativo? Esse post te leva a descobrir um pouco sobre ele!

    O que é papel colorido criativo?

  4. Melhor Papel Colorido para Decoração

    Esse é o tipo do material que serve como um guia prático sobre papéis mais recomendados para fazer artigos e adornos para decorar casas, ambientes, festas e muito mais. Se essa é sua praia, a gente te ajuda a surfar nessa onda papeleira, confira!

    Melhor Papel Colorido para Decoração

  5. Tipos de Papel para Artesanato – Descubra Agora

    Já ouviu falar que existem vários tipos de papel para artesanato? Esse post te leva a descobrir um pouco mais sobre os principais deles!

    Tipos de Papel para Artesanato – Descubra Agora

  6. Papel para Artesanato Color Pop – Mimo

    Já nesse outro material riquíssimo, ela te explica todas as características que fazem do Color Pop o papel colorido nº1 quando o assunto é artesanato de qualidade! Você não vai perder!

    Papel para Artesanato Color Pop – Mimo

  7. Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel? Cricut!

    Contudo, reflita um pouquinho aí: do que adianta ter um papel de altíssima qualidade, se suas ferramentas de trabalho não acompanham esse alto nível? É por isso que a Pri também tratou de criar um tutorial mara explicando qual é a melhor máquina de cortar papel da Cricut para cada tipo de negócio criativo. Dê uma olhadinha, pois tá valendo muito a pena!

    Qual a Melhor Máquina de Cortar Papel?

  8. Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

    Nada do que sugerimos nessa lista te ajudou ainda, pois você quer mesmo é saber como escolher o melhor papel A4 colorido para arrasar nas suas criações? Então, seus problemas acabaram, pois esse conteúdo te mostra exatamente isso!

    Qual o Melhor Papel A4 Colorido – Como Escolher?

  9. Papel para Decoupage – Como Escolher?

    A gente já te mostra como escolher papel para decoupage sem erros!

    Papel para Decoupage – Como Escolher?

  10. Melhor Papel para Scrapbooking

    Por último, mas não menos importante, a Pri te conta qual é o melhor papel para você brilhar muito na arte de fazer scrapbooking, olha só!

    O melhor papel para scrapbooking

Comente o post aqui

Comentários